Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


AVENTURA NO TEMPO: FAÇA O TEMPO BOM PRA VIVER!!

 

21/08/2013

Autor e Coautor(es)
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria; Leandro Rezende

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Metodologia de resolução de problemas
Ensino Fundamental Inicial História Tempo da duração
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial História Ritmos de tempo
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial História Tempo cronológico
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ampliar a percepção sobre o significado do tempo presente, passado e futuro.

Discutir o aproveitamento do tempo pelas crianças.

Analisar maneiras de aproveitar bem o tempo.

Estimular leitura e escrita.

Ampliar possibilidades de imaginação, criatividade e estratégias para resolução de problemas.

Duração das atividades
Cinco aulas de uma hora.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Sugere-se que essas aulas sejam trabalhadas com alunos do quarto ano do ensino fundamental, que já estejam alfabetizados.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1:

1º Momento: Para introduzir o tema, convide os alunos para utilizarem seus notebooks do Projeto Um Computador por Aluno para acessarem o endereço abaixo e assistirem ao vídeo: Viajantes da História - Uma breve história do tempo. Duração: 23 minutos. Disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?&option=com_zoo&view=item&item_id=1130. Acesso em 12 de agosto de 2013.

Caso a escola não conte com tal projeto, levar os alunos ao Laboratório de Informática para assistirem ao vídeo supracitado.

 

Fonte e Sinopse disponíveis em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=1130. Acesso em 12 de agosto de 2013.

Sinopse: Episódio da série "Viajantes da História", na qual um casal jovem é capaz de voltar a qualquer época da história, ajudando dois adolescentes a entenderem a origem e a evolução de certos costumes, fatos e fenômenos da sociedade contemporânea.

2º Momento: Após exibição do vídeo, explore o mesmo com os alunos por meio das seguintes perguntas:

1) Na sua percepção, que novidades e curiosidades o vídeo apresentou?

2) Quais fatos da história mencionados no vídeo lhe despertaram maior interesse?

3) Como é pra vocês perceber que muita coisa que já existiu no passado hoje não existe mais?

4) Que sentimentos e sensações você experimenta quando se depara com a constatação de que o tempo passa e o mundo se transforma?

3º Momento: Dividir a turma em duplas para que produzam cartazes representando algumas mudanças históricas ocorridas ao longo do tempo e apontadas no vídeo. Expor os cartazes na sala.

Sugestão ao professor: Professor, caso sinta necessidade de aprofundar no tema sobre o tempo com os alunos utilize o vídeo da TV Escola: Para entender – o Tempo. Duração: 46 min. Disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?&option=com_zoo&view=item&item_id=5179. Acesso em 17 de agosto de 2013.

Fonte: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?&option=com_zoo&view=item&item_id=5179. Acesso em 17 de agosto de 2013.

Sinopse: A série "Para Entender..." examina os conceitos científicos fundamentais que cercam nosso cotidiano, por meio de animações, imagens microscópicas e depoimentos de especialistas.
Faz tempo que filósofos, cientistas e pessoas comuns discutem o tempo, buscando sempre uma referência para entender o ritmo das coisas. Este programa da série mostra que existem vários conceitos e noções de tempo, e o trabalho sugerido pelo professor de Física propõe a resolução de problemas relacionados a esses diversos conceitos.

ATIVIDADE 2:

1º Momento: Dando continuidade à exploração do tema, convide os alunos a assistirem ao vídeo: De Volta para o Futuro Desenho- Episódio 2 - A Família sai de férias. Duração 21minutos. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=u3SG1PenkQ4. Acesso em 10 de agosto de 2013.

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=u3SG1PenkQ4. Acesso em 12 de agosto de 2013.

2º Momento: Discutir o vídeo com os alunos, por meio das seguintes questões: Vocês acham que é possível viajar no tempo? Se vocês pudessem vocês gostariam de viajar no tempo? Vocês gostariam de ir para o passado ou para o futuro?

3º Momento: Propor aos alunos que fechem os olhos e imaginem entrando numa máquina do tempo. Orientá-los a imaginar: o lugar em que estão; com quem estão; qual a sua idade; o que estão fazendo; se estão tristes, felizes, assustados, tranquilos, dentre outros.

4º Momento: Afixar na lousa três fichas com as seguintes palavras: PRESENTE, PASSADO, FUTURO. Orientar aos alunos a abrirem os olhos e procurarem relatar o que viram quando eles fizeram a viagem no tempo.  Após a rodada de socialização da experiência de cada um, os alunos deverão produzir um cartaz com desenhos, ou gravuras da revista que represente a situação experimentada na viagem no tempo. Caso haja crianças que não tenham conseguido se transportar no tempo, essas deverão ser orientadas a desenhar o momento presente.

5º Momento: Escolher um lugar na sala para afixar os cartazes de acordo com as fichas anteriormente mencionadas (presente, passado e futuro) e deixar tais cartazes expostos ao longo das aulas sobre o tema.

Tarefa de casa: Os alunos deverão conversar com seus familiares sobre viagem de férias da família no passado e sobre os planos da família para uma viagem de férias no futuro. Se possível, pesquisar fotos da família para resgatar situações do passado. Após esse momento, os alunos deverão produzir um texto curto relatando as situações sobre as quais conversaram.

ATIVIDADE 3:

1º Momento: Propor a realização de uma roda para dialogar sobre os textos produzidos na tarefa de casa. Garantir que todos os alunos socializem suas tarefas.

2º Momento: Escrever as seguintes frases na lousa:

1) De que forma consegui aproveitar meu tempo ontem?

2) Como tenho aproveitado meu tempo na atualidade?

3) Quais são meus planos para aproveitar o meu tempo amanhã, no futuro?

Ler em voz alta as três questões e deixar livre para que as crianças emitam suas opiniões. Esclarecer aos alunos que quando forem mencionar sobre ontem, hoje e amanhã não necessariamente estarão se referindo ao momento exato, mas de uma forma mais ampliada.

2º Momento: Solicitar aos alunos que façam um quadro contendo todas as atividades que realizam na atualidade. Em seguida deverão assinalar: atividades que sentem prazer em realizar; atividades que realizam por obrigação; atividades que consideram que trazem contribuição à sua vida; atividades que, na percepção deles, não contribuem.

Atividade que realizo/participo na atualidade

Realizo/participo porque gosto

Realizo/participo por obrigação

Realizo/participo porque contribui com a minha vida

Realizo/participo, mas não considero que contribua com a minha vida

1)

 

 

 

 

2)

 

 

 

 

3)

 

 

 

 

4)

 

 

 

 

5)

 

 

 

 

6)

 

 

 

 

7)

 

 

 

 

8)

 

 

 

 

9)

 

 

 

 

10)

 

 

 

 

Fonte: Imagem da própria autora

Depois do preenchimento do quadro os alunos deverão analisar: quantas atividades realizam que são prazerosas; quantas realizam que não são prazerosas, dentre outras análises e reflexões.

Propor a construção de outro quadro, com planos para o futuro. Nesse quadro orientar os alunos a fazerem uma previsão de atividades que gostariam de realizar futuramente, por exemplo, no próximo ano, e sugestões de ações para viabilizar a realização das mesmas.

Exemplo:

Atividade que desejo realizar/participar futuramente

Sugestões de ações para viabilizar a realização das mesmas:

1)

 

2)

 

3)

 

4)

 

5)

 

6)

 

7)

 

8)

 

9)

 

10)

 

Fonte: Imagem da própria autora

Após a confecção dos quadros, orientar os alunos a levarem os mesmos para casa, para socializar com as famílias e conversar sobre suas percepções a respeito da administração de seu tempo.

ATIVIDADE 4:

1º Momento: Dividir o grupo em dois subgrupos para que assistam aos clipes das seguintes músicas:

Clipe 1: Turma da Mônica – Uma aventura no tempo – Máquina do tempo. Duração: 2min50seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=Lsr6THv7ay8. Acesso em 12 de agosto de 2013.

Fonte: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=Lsr6THv7ay8. Acesso em 12 de agosto de 2013.

Disponibilizar a letra para os alunos acompanharem a música.

Máquina do tempo (9Volts)

Vamo embora, ta na hora
Vamo nessa, to com pressa
To sem tempo
Já to indo, tchau

Que bom seria, não ter essa correria
E ter mais horas do meu dia pra poder dormir legal

Vamo embora, ta na hora
Vamo nessa, to com pressa
To sem tempo
Já to indo, tchau

Que bom seria, não ter essa correria
E ter mais horas do meu dia pra poder dormir legal

Refrão:
Eu preciso de uma máquina do tempo
Pra chegar num só momento onde eu devo estar
Com minha máquina eu passo minha hora,
Sem stress, sem demora e sem nunca me atrasar

Vamo embora, ta na hora
Vamo nessa, to com pressa
To sem tempo
Já to indo, tchau

Que bom seria, não ter essa correria
E ter mais horas do meu dia pra poder dormir legal

Vamo embora, ta na hora
Vamo nessa, to com pressa
To sem tempo
Já to indo tchau

Que bom seria, não ter essa correria
E ter mais horas do meu dia pra poder dormir legal

O tempo do tempo é o tempo que o tempo tem pra passar
E passa o tempo que passa e não para nem pra descansar
Passado, presente, futuro,
Segundo, minuto, hora,
Dia, mês, ano, década, século, milênio

O tempo não para nenhuma vez
Não para nenhuma vez
Não para nenhuma vez

Eu preciso de uma máquina do tempo
Pra chegar num só momento onde devo estar
Com minha máquina eu passo minha hora,
Sem stress, sem demora e sem nunca me atrasar

Eu preciso de uma máquina do tempo
Pra chegar num só momento onde devo estar
Com minha máquina eu passo minha hora,
Sem stress, sem demora e sem nunca me atrasar

Eu preciso de uma máquina do tempo
Eu preciso de uma máquina do tempo
Eu preciso de uma máquina do tempo
Eu preciso de uma máquina do tempo
Eu preciso de uma máquina do tempo

Letra disponível em: http://letras.mus.br/turma-da-monica/964253/#selecoes/930406/. Acesso em 12 de agosto de 2013.

Clipe 2: Banda 9Volts. Uma aventura no tempo. Duração: 2min26seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=_L14OWC8zmQ#at=13. Acesso em 12 de agosto de 2013.

Fonte:http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=_L14OWC8zmQ#at=13. Acesso em 12 de agosto de 2013.

Disponibilizar a letra para os alunos acompanharem a música.

Aventura no Tempo (9Volts)

Olhe o tempo, pegue o tempo,
vire o tempo, mude o tempo,
faça o tempo bom pra viver,
toda hora, todo o dia,
toda a vida, toda a história,
tem o tempo que
tem que ter[2 vezes]

A vida é um relógio,
que faz um seguindo o
tempo do coração,
e a sua vida não para,
é vento, é brisa às vezes um furacão.[repete refrão].

Olhe o tempo que vai, olhe o tempo
que vem,
a nossa aventura no tempo chegou.
Olhe o tempo que vai, olhe o tempo
que vem,
é nessa aventura no tempo é
que eu vou![2 vezes]

Letra disponível em: http://www.ouvirmusica.com.br/turma-da-monica/964253/#mais-acessadas/964253. Acesso em 12 de agosto de 2013.

2º Momento: Selecione alguns trechos das músicas, escreva em fichas e coloque dentro de uma caixa. Coloque o aparelho de CD para tocar as músicas trabalhadas e convide os alunos para se sentarem em círculo e brincarem de batata quente. A cada interrupção da música, os alunos deverão abrir a caixa e tentar responder a questão: “O que o compositor quis dizer nesse trecho da música.....”

Sugestões de trechos a serem trabalhados:

1)“Eu preciso de uma máquina do tempo, pra chegar num só momento onde devo estar, com minha máquina eu passo minha hora, sem stress, sem demora e sem nunca me atrasar.”

2)“Que bom seria, não ter essa correria e ter mais horas do meu dia pra poder dormir legal!”

3) “Olhe o tempo, pegue o tempo, vire o tempo, mude o tempo, faça o tempo bom pra viver”

3º Momento: Disponibilizar aos alunos não tecido branco e tinta guache para confeccionarem uma faixa que será disponibilizada no pátio da escola com a seguinte frase:

FAÇA O TEMPO BOM PRA VIVER!

 

4º Momento: Posteriormente os alunos deverão produzir um cartaz para ser afixado ao lado da faixa com as orientações a outras crianças para que deixem mensagens interessantes sobre como podemos fazer o tempo bom pra viver.

5º Momento: Incentive os alunos prepararem as duas músicas trabalhadas no decorrer das aulas para serem apresentadas em um dia no recreio. Convide o professor de música da escola para auxiliá-lo na preparação e ensaio dos alunos.

Sugestão ao professor: Para ampliar sua aula, faça uma sessão de cinema com as crianças com direito a pipoca. Reserve um dia para assistir o filme completo da Turma da Mônica: Uma aventura no tempo. Tem duração de 1h20min13s. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=-ATiybIuQRQ. Acesso em 12 de agosto de 2013.

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=-ATiybIuQRQ. Acesso em 12 de agosto de 2013.

Recursos Complementares

Vídeo Youtube: Turma da Monica Maquina do Tempo de Novo. Duração: 7min11seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=mBR74jBl4vQ. Acesso em 12 de agosto de 2013.

Como trabalhar a noção de tempo em História. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/historia/fundamentos/como-trabalhar-nocao-tempo-historia-611933.shtml. Acesso em 12 de agosto de 2013.

BERNARDELLI, Kellen Cristina Costa Alves. O Tempo em minha Vida – UCA. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=30452. Acesso em 12 de agosto de 2013.

MUNIZ, Luciana Soares. Tic Tac – Parte 1 – UCA. Disponível em:  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=33350. Acesso em 12 de agosto de 2013.

Avaliação

A avaliação deverá se contínua e processual. Procure perceber se os alunos ampliaram sua percepção sobre o tempo presente, passado e futuro. Observe a concentração, atenção e interesse dos alunos no momento das discussões em rodas de conversa. Avalie a criatividade e envolvimento dos alunos na realização das tarefas de casa e em sala. Identifique se os alunos conseguiram analisar sobre como tem utilizado seu tempo e a importância de aproveitar bem o mesmo. Atribua uma nota ou conceito às produções escritas e participação ao longo das aulas, buscando avaliar a evolução da escrita e da leitura dos alunos. Por fim, produza um relatório final sobre suas percepções sobre o envolvimento dos alunos e das famílias e utilize-o para aprimorar a abordagem do tema em outros momentos.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.