20/08/2013
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Matemática | Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações) |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Seria interessante já ter introduzido com os alunos o trabalho com o calendário. Este pode ser inserido nos momentos iniciais da aula, quando da discussão da rotina do dia, na roda de conversa.
Atividade 1- Contando sobre as férias – A escrita de um texto coletivo.
1- Professor, essa aula tem como objetivo trabalhar atividades de retorno às aulas, logo depois das férias de julho, com o intuito de recepcionar os alunos nos primeiros dias de aula. São atividades que trazem descontração e interação entre alunos e professores, visando à readaptação ao ambiente escolar.
2- Para iniciar a conversa e instigar essa discussão, sugerimos que o professor converse em roda com os alunos sobre o que fizeram nas férias. Esse deve ser um momento onde o professor precisa ouvir todos os alunos e anotar tudo que eles disserem.
3- Ao terminar a conversa com os alunos, retome com eles tudo o que foi dito, através das anotações feitas pelo professor. Diga que seria interessante contar para os outros colegas da escola e para os familiares, o que essa turma fez nas férias. Instigue os alunos com a seguinte questão:
- Nesse momento podem surgir sugestões como: fazer um desenho, colocar fotos etc. Mas o objetivo da atividade será trabalhar a importância da escrita como função social. Sendo assim, proponha ao grupo, a escrita de um texto coletivo, que pode ser feito através das informações dos registros sobre a aventura das férias.
- Professor, você pode encontrar mais informações sobre como trabalhar a função social da escrita no link: https://sites.google.com/site/ensinandoaescrever/o-que-significa-trabalhar-a-escrita-com-funcao-social-. Acesso em 10 de agosto de 2013.
- O professor irá servir de escriba e em um cartaz, vá elaborando com os alunos escrita desse texto, que terá um caráter informativo. Pondere sobre o que e como escreveríamos um texto informativo, criando uma lógica para a escrita, observando as características deste tipo de texto e instigando a tentativa de escrita das palavras, observando número de letras, bem como quais são necessárias para a escrita das palavras.
- Veja o exemplo da escrita do texto coletivo:
AS FÉRIAS DA TURMA DO COELHO
A TURMA DO COELHO DIVERTIU MUITO NAS FÉRIAS. MUITAS PESSOAS FORAM NA CASA DA VOVÓ E DO VOVÔ. ALGUMAS PESSOAS FORAM AO PRAIA CLUBE E AO SHOPPING. ALGUMAS PESSOAS COMEMORARAM ANIVERSÁRIO, FORAM AO CIRCO, ANDARAM DE TRENZINHO NO PARQUE DO SABIÁ, FORAM NA CASA DA MADRINHA, NA CHÁCARA E NO RECANTO DAS ÁGUAS ANDAREM DE BARCO. ESSAS FÉRIAS FORAM BEM LEGAIS.
TEXTO ELABORADO COLETIVAMENTE PELA TURMA DO COELHO.
Texto coletivo – Turma: 1º período “B” 2013- ESEBA/UFU. Fonte: Imagem da própria autora.
Roda de conversa sobre as férias e escrita do texto coletivo – Turma: 1º período “B” 2013- ESEBA/UFU. Fonte: Imagens da própria autora.
Atividade 2–Pintura no Azulejo.
1- Após explorar a construção do texto coletivo com os alunos, proponha um momento mais lúdico, de descontração. Leve os alunos para fora da sala de aula e faça uma pintura em azulejos, com a temática “Nossas Férias 2013”, com o objetivo de ilustrar o texto coletivo.
Observação: Professor se na sua escola não possuir um espaço para esse tipo de pintura, coloque papel pardo colado na parede, em um espaço fora da sala de aula e proponha a pintura.
Pintura azulejo – Turma: 1º período “B” 2013- ESEBA/UFU. Fonte: Imagens da própria autora.
2- Registre esse momento com fotos e juntamente com o texto coletivo, organize posteriormente uma exposição na parede de fora da sala, para socializar as produções de seus alunos com os outros colegas e seus familiares.
Atividade 3 – Quantos dias nós ficamos de férias?
1- O professor já deve ter trabalhado previamente o calendário com os alunos. Nesse momento, é importante retomar a história do surgimento do calendário, como ele é utilizado em nossas casas e como podemos consultá-lo.
- O surgimento do calendário se deu por meio da necessidade que os homens tinham de contar o tempo e controlar as suas atividades. O calendário foi uma forma de registrar por escrito os dias onde eram marcadas as datas das luas, do plantio e da colheita. Converse também com os alunos sobre a divisão do calendário em doze meses, demonstre o nome dos meses e que dentro do mês existem as semanas. Mostre também que em cada semana temos sete dias e que cada dia do mês corresponde a um número específico.
- Na nossa escola utilizamos o calendário para marcar datas importantes como os dias de aula, de férias, dos aniversários, passeios etc. Sendo assim, antes de começar as férias de julho marcamos o último dia de aula e o dia em que retornaremos a escola.
2- No retorno das férias pergunte aos alunos: como podemos saber quantos dias ficamos de férias? Anote suas hipóteses e confronte com eles quais são as possibilidades para a descoberta exata do número de dias que ficamos de férias. Solicite aos alunos que observem o calendário e proponha que contem os dias que ficamos de férias.
Observação do Calendário – Turma: 1º período “B” 2013- ESEBA/UFU. Fonte: Imagens da própria autora.
3- Logo após descobrir a quantidade exata de dias que ficamos de férias proponha que os alunos representem essa quantidade com material concreto (exemplo: palitos de picolé). Faça a tentativa de escrita do numeral que corresponde à quantidade de dias, no nosso caso foram 16 dias.
Representação com material concreto e por escrito da quantidade de dias que os alunos ficaram de férias. Turma: 1º período “B” 2013 - ESEBA/UFU. Fonte: Imagens da própria autora.
Links do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula:
MACHADO, Miriam Raquel Piazzi. Volta às aulas: as férias de cada um. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22018. Acesso em 10 de agosto de 2013.
LOPEZ, Mariane Patrícia Madeira Lopes. Trabalhando produção de pequenos textos: “Nas minhas férias eu...” Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=10443. Acesso em 10 de agosto de 2013.
Sugestão de livro para trabalhar a temática:
DELVAUX, Nancy. Camila e a Volta às aulas. Editora: Larousse Júnior.
A avaliação será feita através da observação ao longo de todo o processo de envolvimento dos alunos nas atividades desenvolvidas.
As observações podem ser anotadas em uma prancheta disponível para o professor no momento da realização das atividades, contendo espaço para registros individuais de cada aluno.
Perguntas norteadoras para observação de cada aluno:
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!