Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O gênero cartaz

 

19/08/2013

Autor e Coautor(es)
WALLESKA BERNARDINO SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias e Lazuíta Goretti

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Escolar Indígena Línguas Desenvolvimento da linguagem escrita
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Ensino Médio Língua Portuguesa Recursos linguísticos em uso: fonológicos, morfológicos, sintáticos e lexicais
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Análise linguística
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Reconhecer o gênero cartaz, sua composição e sua finalidade .
  • Identificar as regularidades do gênero cartaz.
  • Ter ciência sobre a importância do gênero cartaz em nossa sociedade.
  • Produzir cartazes temáticos para serem afixados na escola.
Duração das atividades
3 aulas de 100 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Modo imperativo do verbo.
Estratégias e recursos da aula

Estratégias e recursos:

  • trabalho em grupo;
  • discussão oral e coletiva;
  • produção do gênero cartaz;
  • construção coletiva de conceito;
  • laboratório de informática com internet ou xerocópias;
  • data show;
  • material para produção de cartaz.

 

Aula 1

Atividade 1

O objetivo dessa atividade é colocar os alunos em contato com o gênero cartaz, sem, no entanto, dizer previamente sobre isso. Esse contato objetiva a um levantamento, por parte dos alunos, das regularidades do gênero.

Professor, essa proposta para ser mais rica pode ser trabalhada após o estudo do modo imperativo do verbo, porque os alunos conseguirão melhor associar o conteúdo verbal observando seu uso no gênero cartaz. Por essa razão, os cartazes escolhidos nessa proposta foram selecionados conforme aparecimento do modo imperativo.

Essa atividade, 1,  deverá ser realizada no laboratório de informática da escola e os alunos não podem saber antecipadamente que lidarão com cartazes. Todavia, caso não seja possível utilizar o laboratório, adeque as sugestões de atividades para o data show ou ainda para xerocópias.

Separados em grupos de até quatro pessoas, os alunos terão de acessar exemplos de cartazes (conforme indicação abaixo) e refletir sobre a amostra, pensando em:

  • o lugar onde ocorrem os textos;
  • quem os produz (pensar em grupos sociais);
  • para quem os textos são produzidos;
  • quais são seus objetivos;
  • por que são produzidos;
  • a ocorrência do tempo e modo do verbo;
  • a escolha lexical;
  • o layout.

 

Professor, para facilitar a visualização dos cartazes sugestionados, crie previamente uma lista de e-mails dos alunos e envie os links pela lista. 

 

Para cada cartaz, os alunos terão que preencher uma planilha de tabulação de dados (feita em tabela, pelo Word, ou no próprio Excel), constando informação levantada acerca de cada ocorrência.

 

Professor, a ideia é que a cada texto exibido, os alunos consigam identificar as questões pontuadas acima para que ao final dessa primeira atividade, eles consigam encontrar as regularidades nesse conjunto de textos, definindo-as e associando-as ao gênero cartaz.

 
1)
 
2)
 
3)
 
4)
 
5) 
 
6)
 
7)
 
 
8)
 
9)
 
10)
 
11)
 
12)
 
13)
 
14)
 
15)
Cartaz
 
16)
 
 
17)
 
 
 

Atividade 2

Essa atividade tem como proposta a formalização da constituição temática, composicional e estilística do gênero cartaz.
 
Momento de exibir à turma, por meio do data show, as planilhas de cada grupo de alunos. Após a exibição de todas as planilhas e discussão dos dados identificados, o professor, junto com os alunos, anotará no quadro as configurações de ordem  temática, estilística e composicional dos textos da atividade anterior, elegendo o enquadramento desse texto a um dos gêneros que circulam socialmente: o cartaz.
 
 
Professor, para ter acesso a considerações sobre o gênero cartaz, acesse:
 
 
 
 
 
 
Para finalizar a identificação das regularidades do cartaz, o professor exibirá o Power Point elaborado pelo Grupo de Educação Visual da Escola EB 2/3 Fernando Pessoa, de Santa Maria da Feira, de Portugal.
3
 
 
Caso queira, outro Power Point bastante interessante é o produzido por Ricardo Gouveia.
4
 
 
Há ainda o Power Point de Luiz Carvalho.
2
 
 
Professor, em todos esses Power Points, a apresentação vai além da função do cartaz e de como se constitui. Há resenhas da história do cartaz assim como mostra de como os elementos multimodais são organizados conforme objetivo do texto.
 
Após a exibição desses Power Points, pergunte aos alunos se eles entendem que devem voltar à definição de cartaz construída coletivamente para alterá-la  e ou acrescentá-la. Provavelmente, será preciso voltar para fazer adequações.
 
 

Atividade 3

O alvo desse momento é ratificar a importância do gênero cartaz em nossa sociedade.

Para que os alunos entendam a importância do gênero cartaz, o professor exibirá à turma o edital de um concurso com premiação em dinheiro, promovido pelo Governo Federal, para a produção de textos, dentre eles o cartaz, sobre a temática  “A Educação na Prevenção ao Uso de Drogas”. A ideia é que  os alunos compreendam a importância de estudar o gênero.
 
 
1

 

Atividade 4

A intenção dessa atividade é a produção de cartazes e sua circulação social, com vistas ao cumprimento de sua função comunicativa.
 
Depois de estudarem o Modo Imperativo do Verbo e o Gênero Cartaz, chegou o momento de produzirem textos a partir desse novo conhecimento. Para isso, os alunos, individualmente ou em grupos, deverão produzir cartazes temáticos que serão afixados na escola, utilizando esse modo verbal. A  proposta é trabalhar com os alunos as temáticas demandadas pela escola, que podem ser:
higiene;
uso do uniforme;
violência na escola;
incentivo à leitura;
preservação do meio ambiente;
a importância de sonhar dentre outras.
Os temas serão sorteados em sala e deverão ser produzidos esboços dos cartazes para serem apreciados pelo professor antes de sua versão final. Os esboços deverão ser discutidos pelo professor e alunos até o aval para sua versão final. 
Ao término dos cartazes, é imprescindível que o professor permita-lhes circulação social para que cumpram sua função comunicativa.
 
 

Professor, formalize com os alunos a necessidade de um estudo prévio quanto a(o):

 

1. Tema e possibilidades de atrair a atenção do público (criatividade para tratar o tema).

2. Imagem e cores que transmitem melhor a ideia.

3. Letras – tamanhos, formatos, espessura e cor.

3.1) Estudo do espaço necessário para escrever a frase.

3.2) Quais frases devem ficar em destaque.

4. Organização dos elementos no espaço: texto, imagem e cor.

5. Texto: curto, legível e sugestivo.

6. Forma: geralmente retangular e visível na vertical, com dimensões grandes.

 
 
Professor, para cada cartaz impresso, os alunos poderão produzir uma versão digital para ser socializada no site  ou blogue da escola. Para as versões digitais, algumas adaptações podem ser feitas. O cartaz em versão digital deverá ser salvo na extensão PDF para que não corra o risco de sofrer modificações. 
 
 

Sugestão de critérios avaliativos:

1. Organização visual (estética);

2. Utilização correta do modo verbal;

3. Uso do tema sorteado e adequação desse tema para o cartaz;

4. Criatividade;

5. Pontualidade na entrega;

6. Caso o trabalho seja feito em grupos, participação do aluno confirmada pelo restante do grupo.

 
 
Professor, veja algumas produções do alunos do 8º A (Ana Mírian Souza, Patrick Fernandes, Ayla Brogio e Débora Camargo, respectivamente) , da Escola de Educação Básica da UFU, no 1º Trimestre de 2008, oriundas dessa sequência didática:
 
Temática: Uso do uniforme
5
 
Temática: Violência escolar
 
6
 
Temática: A importância de sonhar
 
7
 
Temática: Preservação do meio ambiente
 
8
Recursos Complementares

Para leitura do professor:

Artigos:

OLIVEIRA, F.P.L de.; COSTA, M. H. A. A multimodalidade presente no processo de produção de um cartaz. Disponível em: http://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/3413. Acesso em: 17 ago. 2013.

MUSSE, A. B. Apologia ao uso e abuso de álcool entre universitários: uma análise de cartazes de propaganda de festas universitárias. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S1806-69762008000100007&script=sci_arttext  Acesso em: 17 ago. 2013.

ALBERTINO, S. A imagem feminina nos cartazes da Pornochanchada e do Cinema Marginal. Disponível em: http://www.asaeca.org/aactas/albertino__simone_-_ponencia.pdf  Acesso em: 17 ago. 2013.
 
Aulas do Portal do Professor:
 
O cartaz como suporte da comunicação visual. Disponível em:  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=42347 Acesso em: 17 ago. 2013. 
 
Coleção de Aulas - Como ler e produzir folhetos e cartazes informativos? Disponível em:  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=733 Acesso em: 17 ago. 2013. 
 
 
Avaliação

Nessa proposta, os alunos serão avaliados formalmente em dois momentos: o primeiro deles é na exibição e discussão do resultado da catalogação das regularidades encontradas nos cartazes analisados; o segundo momento é por meio da produção de um cartaz temático conforme as orientações prévias. O foco da avaliação deve ser a constatação de que os alunos foram capazes de compreender a função do gênero cartaz na sociedade e sua composição temática, estilística e composicional.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Leandro Vieira, Universidade Federal do Ceará , Ceará - disse:
    lleeaanddrroo@hotmail.com

    20/05/2014

    Cinco estrelas

    Simplesmente maravilhoso, estava pesquisando sobre o gênero a encontrei a sua oficina. Gostei bastante e lavarei para a faculdade, tenho certeza que o resultado será positivo.


  • mariane, sesi 433 , São Paulo - disse:
    mary.annye@hotmail.com

    29/08/2013

    Cinco estrelas

    Adorei esse artigo me ajudou mt com o meu trabalho


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.