19/12/2011
Esta coleção é constituída de aulas que desenvolvem propostas de leitura e de escrita de cartazes e folhetos informativos. Na primeira sequência didática, os estudantes deverão comparar as características do folheto informativo com as de outros gêneros textuais. As demais aulas lhes possibilitarão aprofundar seus conhecimentos sobre o gênero focalizado. Nas aulas 2 e 3 são propostas atividades coletivas de leitura e escrita de cartazes e folhetos, com orientação do professor. Nas sequências de 4 a 7, as crianças deverão produzir em grupos cartazes informativos referentes às diversas temáticas. Por fim, nas aulas de 8 a 10, os alunos se envolverão na produção individual de cartazes informativos e na sistematização das características desse gênero. Ao final da coleção, espera-se que os estudantes aprendam a ler e a produzir com autonomia cartazes e folhetos informativos.
Fernanda Maurício Simões - ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO - MG
cartaz, folheto, leitura, escrita
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
Gêneros textuais do cotidiano
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ao final dessas atividades, esperamos que o aluno: Identifique os gêneros textuais usados no dia a dia e compreenda suas características centrais; Compare a estrutura e os objetivos dos gêneros textuais: bilhetes, folhetos informativos, anúncios e receitas. 14/01/2011 Quatro estrelas 14 comentário(s) 336570 acesso(s) |
Fernanda Maurício Simões ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
2 |
A leitura de folhetos informativos
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ao final dessas atividades esperamos que o aluno: Aprenda estratégias de leitura que visam ampliar as possibilidades de compreensão de textos. Compreenda as características centrais do gênero textual ‘folheto informativo’. 17/08/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 88624 acesso(s) |
Fernanda Maurício Simões ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
3 |
Conhecer e produzir cartazes
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Conhecer e aprender a produzir cartazes considerando as características desse gênero textual. 16/05/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 14187 acesso(s) |
Grazielle Tomaz de Almeida ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
4 |
Produzindo cartazes temáticos
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização - Ler pequenos textos - Escrever pequenas frases - Organização do texto em um cartaz - interagir com colegas, chegando a uma conclusão a um consenso -Desenvolver a oralidade -Refletir sobre a limpeza da rua e sobre os cuidados com lugares públicos e com o meio ambiente 20/11/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 6837 acesso(s) |
Araci Rodrigues Coelho ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
5 |
Textos informativos: Folhetos para o dia mundial da árvore
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Compreender a função social de um folheto e seu caráter informativo; Escrever textos a partir de pesquisa temática; Ampliar o processo de registro e revisão da própria escrita; Discutir questões ambientais e ampliar a percepção em relação à temática... 17/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 20475 acesso(s) |
Mariane Patrícia Madeira Lopes ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
6 |
MONTANDO UM CARTAZ PARA O COMBATE A DENGUE
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização • Elaboração e escrita de cartazes: Combate à dengue. 15/12/2009 Quatro estrelas 29 comentário(s) 210783 acesso(s) |
ELAINE CRISTINE GONZAGA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
7 |
Água: uma paródia ecológica - UCA
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente Reconhecer a importância da água para o meio ambiente e a sobrevivência da humanidade. Conscientizar sobre os prejuízos, que o desperdício da água causa para o meio ambiente e para os seres humanos. Listar situações em seu cotidiano em que observa desperdício de água e o que p... 18/07/2011 Quatro estrelas 10 comentário(s) 70172 acesso(s) |
PRISCILA GERVASIO TEIXEIRA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
8 |
Pesquisa e elaboração de cartazes sobre meio ambiente: produção escrita e conscientização ambiental
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente Aprimorar a noção de pesquisa; Consolidar a escrita alfabética; Discutir questões relacionadas ao meio ambiente. 17/11/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 22552 acesso(s) |
Mariane Patrícia Madeira Lopes ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
9 |
Produção de convite, cartaz_ móbiles
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização O aluno será capaz de desenvolver e aprimorar sua capacidade de produzir texto, neste caso a divulgação de um convite. Poderá ainda, ampliar sua criatividade na linguagem e disposição a ser usada em um texto/cartaz de divulgação. 28/09/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 5756 acesso(s) |
Grazielle Tomaz de Almeida ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
10 |
Cartaz
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa - Identificar os elementos organizacionais e estruturais do cartaz. - Identificar a função do gênero textual cartaz. - Conhecer as práticas sociais de produção e circulação do cartaz. - Produzir cartazes adequados ao uso social. 27/09/2010 Quatro estrelas 4 comentário(s) 31880 acesso(s) |
Daniela Amaral Silva Freitas Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
Sem estrelas 0 classificações - 10639 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!