Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


Como ler e produzir folhetos e cartazes informativos?

 

19/12/2011

Ficha Técnica
Descrição

Esta coleção é constituída de aulas que desenvolvem propostas de leitura e de escrita de cartazes e folhetos informativos. Na primeira sequência didática, os estudantes deverão comparar as características do folheto informativo com as de outros gêneros textuais. As demais aulas lhes possibilitarão aprofundar seus conhecimentos sobre o gênero focalizado. Nas aulas 2 e 3 são propostas atividades coletivas de leitura e escrita de cartazes e folhetos, com orientação do professor. Nas sequências de 4 a 7, as crianças deverão produzir em grupos cartazes informativos referentes às diversas temáticas. Por fim, nas aulas de 8 a 10, os alunos se envolverão na produção individual de cartazes informativos e na sistematização das características desse gênero. Ao final da coleção, espera-se que os estudantes aprendam a ler e a produzir com autonomia cartazes e folhetos informativos.

Autoria

Fernanda Maurício Simões - ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO - MG

Palavras-chave

cartaz, folheto, leitura, escrita

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Lista de aulas da coleção (10 aulas)
# Aula Autoria
1 Gêneros textuais do cotidiano

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ao final dessas atividades, esperamos que o aluno: Identifique os gêneros textuais usados no dia a dia e compreenda suas características centrais;    Compare a estrutura e os objetivos dos gêneros textuais: bilhetes, folhetos informativos, anúncios e receitas.

14/01/2011 Quatro estrelas 14 comentário(s) 336252 acesso(s)

Fernanda Maurício Simões

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

2 A leitura de folhetos informativos

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ao final dessas atividades esperamos que o aluno: Aprenda estratégias de leitura que visam ampliar as possibilidades de compreensão de textos. Compreenda as características centrais do gênero textual ‘folheto informativo’.

17/08/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 88221 acesso(s)

Fernanda Maurício Simões

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

3 Conhecer e produzir cartazes

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Conhecer e aprender a produzir cartazes considerando as características desse gênero textual.  

16/05/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 13945 acesso(s)

Grazielle Tomaz de Almeida

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

4 Produzindo cartazes temáticos

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

- Ler pequenos textos - Escrever pequenas frases - Organização do texto em um cartaz - interagir com colegas, chegando a uma conclusão a um consenso -Desenvolver a oralidade -Refletir sobre a limpeza da rua e sobre os cuidados com lugares públicos e com o meio ambiente

20/11/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 6677 acesso(s)

Araci Rodrigues Coelho

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

5 Textos informativos: Folhetos para o dia mundial da árvore

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

       Compreender a função social de um folheto e seu caráter informativo;        Escrever textos a partir de pesquisa temática;        Ampliar o processo de registro e revisão da própria escrita;        Discutir questões ambientais e ampliar a percepção em relação à temática...

17/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 20343 acesso(s)

Mariane Patrícia Madeira Lopes

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

6 MONTANDO UM CARTAZ PARA O COMBATE A DENGUE

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

• Elaboração e escrita de cartazes: Combate à dengue.

15/12/2009 Quatro estrelas 29 comentário(s) 209241 acesso(s)

ELAINE CRISTINE GONZAGA

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

7 Água: uma paródia ecológica - UCA

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente

Reconhecer a importância da água para o meio ambiente e a sobrevivência da humanidade. Conscientizar sobre os prejuízos, que o desperdício da água causa para o meio ambiente e para os seres humanos. Listar situações em seu cotidiano em que observa desperdício de água e o que p...

18/07/2011 Quatro estrelas 10 comentário(s) 69885 acesso(s)

PRISCILA GERVASIO TEIXEIRA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

8 Pesquisa e elaboração de cartazes sobre meio ambiente: produção escrita e conscientização ambiental

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente

Aprimorar a noção de pesquisa; Consolidar a escrita alfabética; Discutir questões relacionadas ao meio ambiente.

17/11/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 22438 acesso(s)

Mariane Patrícia Madeira Lopes

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

9 Produção de convite, cartaz_ móbiles

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

O aluno será capaz de desenvolver e aprimorar sua capacidade de produzir texto, neste caso a divulgação de um convite. Poderá ainda, ampliar sua criatividade na linguagem e disposição a ser usada em um texto/cartaz de divulgação.

28/09/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 5658 acesso(s)

Grazielle Tomaz de Almeida

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

10 Cartaz

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

- Identificar os elementos organizacionais e estruturais do cartaz. - Identificar a função do gênero textual cartaz. - Conhecer as práticas sociais de produção e circulação do cartaz. - Produzir cartazes adequados ao uso social.

27/09/2010 Quatro estrelas 4 comentário(s) 31055 acesso(s)

Daniela Amaral Silva Freitas

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações - 10524 acesso(s)

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.