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Quem foi que falou que criança não trabalha? Conversando sobre o trabalho infantil

 

20/09/2013

Autor e Coautor(es)
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria; Leandro Rezende

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Pluralidade e direitos
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Cidadania: diferenças e desigualdades
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ética Justiça
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar problemas sociais relacionados ao trabalho infantil. 

Desenvolver percepção crítica sobre o trabalho infantil.

Valorizar a infância.

Identificar e discutir sobre direitos das crianças.

Estimular leitura e escrita.

Duração das atividades
5 aulas de uma hora
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Sugere-se que essas aulas sejam desenvolvidas com alunos do 4º ano do ensino fundamental em virtude dos recursos e estratégias utilizados.

Comentários iniciais ao professor:

Professor, para o bom desenvolvimento dessa aula sugere-se que você assista aos vídeos disponíveis no Canal TV Escola:

SALTO PARA O FUTURO - EDUCAÇÃO E TRABALHO INFANTIL - PGM 1 - EDUCAÇÃO E TRABALHO INFANTIL. Duração 60 minutos. Disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=21032. Acesso em 13 de setembro de 2013.

SALTO PARA O FUTURO - EDUCAÇÃO E TRABALHO INFANTIL - PGM 2 - TRABALHO INFANTIL E DESEMPENHO ESCOLAR. Duração 60 minutos. Disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=21033. Acesso em 13 de setembro de 2013.

SALTO PARA O FUTURO - EDUCAÇÃO E TRABALHO INFANTIL - PGM 3 - EXPLORAÇÃO SEXUAL. Duração 60 minutos. Disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=21034. Acesso em 13 de setembro de 2013.

SALTO PARA O FUTURO - EDUCAÇÃO E TRABALHO INFANTIL - PGM 4 - TRABALHO INFANTIL DOMÉSTICO. Duração 60 minutos. Disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=21035. Acesso em 13 de setembro de 2013.

SALTO PARA O FUTURO - EDUCAÇÃO E TRABALHO INFANTIL - PGM 5 - TRABALHO INFANTIL NA AGRICULTURA FAMILIAR. Duração 60 minutos. Disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=21036. Acesso em 13 de setembro de 2013.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1:

1º Momento: Convide os alunos para se sentarem no chão e ouvirem a história: Meninos do farol. Autoria: Raul Drewnickl.

Fonte: http://bimg1.mlstatic.com/meninos-do-farol-raul-drewnick-frete-r-400_MLB-F-3206608197_092012.jpg. Acesso em 13 de setembro de 2013.

2º Momento: Refletir sobre o livro a partir das seguintes questões: Quais os sentimentos vividos pelos personagens da história? Por que os meninos trabalhavam no farol? O rapaz do carro de som, ao fazer a propaganda política falou algumas palavras como democracia, honestidade, igualdade e justiça. Qual o significado dessas palavras para vocês?

3º Momento: Anote todas as respostas dos alunos e depois escreva no quadro as quatro palavras em letra de forma DEMOCRACIA, HONESTIDADE, IGUALDADE E JUSTIÇA.

4º Momento: Solicite aos alunos que, em duplas, pesquisem o significado das palavras no dicionário. Montar uma ficha com as informações encontradas referentes ao significado das palavras para serem utilizadas em outra aula.

Sugestão ao professor:

Caso não consiga o livro, explore com os alunos se eles já viram crianças trabalhando: no farol, em feiras, em lavouras, em serviços domésticos etc. Pergunte o que eles pensam sobre o trabalho infantil e se eles sabem o motivo pelos quais algumas crianças trabalham. Você poderá exibir um trecho do filme O som do coração em que mostra o personagem principal, August Rush, um garoto de 11 anos tocando violão numa praça e um adulto responsável por ele recebendo a gorjeta. No caso desse filme, trata-se da história de uma criança que vivia em um abrigo e fugiu do mesmo. Morando na rua encontrou um rapaz que passou a "cuidar' dele exigindo que trabalhasse.

A exibição do filme permitirá ainda que se explore: situação precária das pessoas que moram na rua; os riscos e perigos que sofrem os moradores de rua; a exploração das crianças, dentre outros aspectos.

No endereço a seguir você encontrará a opção de assistir o filme online grátis: http://www.filmesonlinegratis.net/assistir-o-som-do-coracao-dublado-online.html. Acesso em 18 de setembro de 2013.

http://static.filmesonlinegratis.net/thumb.php?src=http://1.bp.blogspot.com/-ToDvgnlln74/T593VO7_LhI/AAAAAAAAAlw/bAjexhhXyUU/s1600/som-do-coracao-poster03.jpg&w=166&h=250

Fonte: http://static.filmesonlinegratis.net/thumb.php?src=http://1.bp.blogspot.com/-ToDvgnlln74/T593VO7_LhI/AAAAAAAAAlw/bAjexhhXyUU/s1600/som-do-coracao-poster03.jpg&w=166&h=250. Acesso em 18 de setembro de 2013.

Filme: O Som Do Coração. Direção: Kirsten Sheridan. Elenco: Robin Williams, Freddie Highmore. Nome Original: August Rush. Ano: 2007. Duração: 113 min. País: EUA. Classificação: Livre. Gênero: Drama.

ATIVIDADE 2:

1º Momento: Solicite aos alunos que utilizem seus notebooks do projeto Um Computador por Aluno e acessem o endereço abaixo para assistirem à reportagem: Crianças mendigam nos semáforos a mando dos próprios pais. Disponível em: http://www.tribunadoceara.com.br/noticias/tag/meninos-do-farol/. Duração: 08min03seg. Acesso em 13 de setembro de 2013.

Fonte: http://www.tribunadoceara.com.br/noticias/tag/meninos-do-farol/. Acesso em 13 de setembro de 2013.

Caso sua escola não participe do projeto, leve os alunos ao Laboratório de Informática e exiba o vídeo.

2º Momento: Explore o vídeo com os alunos por meio das seguintes perguntas: Quais sentimentos o vídeo lhe despertou? Você conhecia a realidade dessas crianças que vivem no farol? Como você pensa que essa realidade possa ser mudada? 

3º Momento: Após a reflexão sobre o vídeo, disponibilizar os seguintes textos para que os alunos, em duplas, escolham um deles para fazerem a leitura:

1) O que é trabalho infantil? Disponível em: http://www.promenino.org.br/Homes/Oque%C3%A9trabalhoinfantil/tabid/282/Default.aspx. Acesso em 15 de setembro de 2013.

2) As crianças devem se dedicar a estudar e a brincar, e não a trabalhar. Disponível em: http://br.guiainfantil.com/direitos-das-criancas/450-trabalho-infantil-no-brasil.html. Acesso em 15 de setembro de 2013.

3) Crianças de 5 anos trabalham em lavouras no sul do Brasil. Disponível em: http://trabalhoinfantilm.blogspot.com.br/2008/05/crianas-de-5-anos-trabalham-em-lavouras.html. Acesso em  15 de setembro de 2013.

4) Trabalho infantil. Disponível em: http://www.educacional.com.br/reportagens/crianca/crianca.asp. Acesso em 15 de setembro de 2013.

4º Momento: Ainda em dupla, os alunos deverão produzir um resumo sobre os textos que leram.

Sugestão ao professor:

Para orientar os alunos na forma de fazer resumos de textos, acesse o endereço abaixo:

Como ensinar os alunos a produzir bons resumos. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/formacao/formacao-continuada/como-ensinar-alunos-produzir-bons-resumos-sintese-formacao-continuada-556128.shtml. Acesso em 17 de setembro de 2013.

Tarefa de casa:

Imprimir as informações disponíveis no endereço abaixo sobre trabalho infantil  para que os alunos leiam em casa e construam um texto, manisfestando sua percepção sobre o trabalho infantil, relacionado-a às palavras democracia, honestidade, igualdade e justiça.

O que é trabalho infantil? Disponível em: http://www3.fundabrinq.org.br/dotnetnuke/quem-somos/perguntas-frequentes/crianca-e-adolescente.aspx#pergunta1. Acesso em 15 de setembro de 2013.

ATIVIDADE 3:

1º Momento:  Informar aos alunos que existe previsto na legislação que é proibido qualquer trabalho a menores de 16 anos de idade, porém no Brasil e em outros países nem sempre os direitos das crianças são respeitados. Muitas crianças trabalham para sobreviver e ajudar no sustento de sua família, prejudicando sua saúde e seu desenvolvimento. Em seguida, apresentar o seguinte livro aos alunos: Declaração Universal dos Direitos Humanos. Autores: Ruth Rocha e Otavio Roth. disponível em: http://img.submarino.com.br/produtos/01/00/item/5799/5/5799559P1.jpg. Acesso em 16 de setembro de 2013.

Fonte: http://img.submarino.com.br/produtos/01/00/item/5799/5/5799559P1.jpg. Acesso em 16 de setembro de 2013.

2º Momento: Explorar o livro por meio das seguintes perguntas: Vocês sabiam que existia esse documento? Vocês acham importante que esse documento tenha sido criado? Por quê? Vocês percebem que esse documento é respeitado?

3º Momento: Explicar aos alunos que assim como foi criada a declaração universal dos direitos humanos, também existe a declaração dos direitos das crianças. Orientá-los a utilizarem seus notebooks do Projeto Um Computador por Aluno para acessarem o endereço abaixo e fazerem a leitura do texto: Declaração dos direitos da Criança. Disponível em: http://www.portaldafamilia.org/datas/criancas/direitosdacrianca.shtml. Acesso em 16 de setembro de 2013.

4º Momento: Após a exploração do texto, oriente os alunos a escolherem um dos direitos anunciados para montarem um cartaz com figuras de revistas ou desenhos produzidos pelos próprios alunos. Todos os cartazes deverão ser expostos na sala.

Tarefa de casa:

Os alunos deverão pesquisar junto aos seus avós ou bisavós sobre como viviam as crianças há mais de cem anos atrás, quando ainda não existia a Declaração dos Direitos das Crianças. Oriente-os a registrar as principais informações sobre como era o trabalho infantil no passado, qual era a rotina das crianças que trabalhavam, se as crianças eram remuneradas, se as crianças que trabalhavam também estudavam, dentre outras informações importantes para serem apresentadas em sala na próxima aula.

ATIVIDADE 4:

1º Momento: Reserve um tempo no início da aula para os alunos apresentarem o que encontraram na pesquisa que fizeram. Incentive todos os alunos a se pronunciarem sobre seus sentimentos a respeito da realidade das crianças que trabalhavam no passado.

2º Momento: Apresente aos alunos o Poema de Pedro Bandeira: “Mais respeito, eu sou criança!”. Autoria: Pedro Bandeira

Fonte: http://www.pedrobandeira.com.br/adm/mods/especific/gco/imgs/entidades/mais_respeito.jpg. Acesso em 15 de setembro de 2013.

Mais respeito, eu sou criança! (Pedro Bandeira)

Prestem atenção no que digo,
Pois eu não falo por mal:
Os muitos adultos que me perdoem,
Mas infância é sensacional!

Vocês já esqueceram, eu sei.
Por isso eu vou lhes lembrar:
Pra que ver por cima do muro,
Se é mais gostoso escalar?

Pra que perder tempo engordando,
Se é mais gostoso brincar?
Pra que fazer cara tão séria,
Se é mais gostoso sonhar?

Se vocês olham pra gente,
é terra o que vêem por trás.
Pra nós, atrás de vocês,
Há céu, há muito, muito mais!

Quando julgarem o que eu faço,
Olhem seus próprios narizes:
Lá no seu tempo de infância,
Será que não foram felizes?

Mas, se tudo o que fizeram
Já fugiu de sua lembrança,
Fiquem sabendo o que eu quero:
Mais respeito, eu sou criança!

3º Momento: Divida o grupo em seis subgrupos para que cada um declame uma estrofe ou verso do poema.

4º Momento: Ainda nos subgrupos os alunos deverão refletir e conversar sobre o poema por meio das seguintes perguntas: Vocês concordam que infância é sensacional? Por quê? Quais são os direitos das crianças anunciados no poema?

5º Momento: Cada subgrupo deverá fazer uma lista de todos os direitos das crianças segundo a sua percepção e de acordo com o que já foi estudado, construírem um poema referente ao tema para ser apresentado ao restante da turma.

Sugestão ao professor:

Todo material produzido pelos alunos ao longo das aulas (textos, pesquisa, poema, cartaz etc) deverá compor um portfólio para ser posteriormente divulgado na escola.

ATIVIDADE 5:

1º Momento: Dividir a turma em pequenos grupos para que realizem uma pesquisa sobre o tema trabalho infantil na comunidade em que vivem. Cada grupo deverá elaborar perguntas para uma entrevista que deverá ser realizada com um líder ou representante de sua comunidade com o objetivo de saber a opinião sobre o que pensa a respeito do trabalho infantil. Sugira algumas perguntas, a saber:

1) Você conhece crianças que trabalham aqui na sua comunidade?

2) O que você pensa sobre o trabalho infantil?

3) Por que você pensa que essas crianças trabalham?

4) Quando uma criança trabalha, o que ela deixa de fazer?

5) Na sua percepção, quais os direitos da criança que estão sendo desrespeitados quando ela trabalha?

6) Existe alguma entidade ou organização não governamental em sua comunidade que colabora com crianças de baixa renda? Se sim, o que tal ONG faz?

2º Momento: Apresentar as entrevistas em sala de aula, por meio de seminário oral e cartazes com informações importantes coletadas no momento da pesquisa.

3º Momento: Propor a realização de um seminário oral na escola, em horário previamente agendado para que os alunos apresentem o projeto realizado sobre Trabalho Infantil para outros alunos divulgando o portfólio construido.

Sugestões ao professor

No Portal “Meia Infância, desafios do combate do trabalho infanto - juvenil” você encontrará várias reportagens sobre Trabalho infantil. Disponível em: http://reporterbrasil.org.br/trabalhoinfantil/combate-ao-trabalho-infantil-passa-por-estruturacao-de-politicas-publicas/. Acesso em 15 de setembro de 2013.

Recursos Complementares

Declaração dos direitos da criança. Disponível em: http://198.106.103.111/cmdca/downloads/Declaracao_dos_Direitos_da_Crianca.pdf. Acesso em 16 de setembro de 2013.

MELLO, Rosângela Menta; MENTA, Eziquiel; MACHADO; Suelen Fernanda. O que é trabalho infantil? Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=6724. Acesso em 16 de setembro de 2013.

DINIZ, Gláucia Costa Abdala. EXPLORAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL: DURA REALIDADE! Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20853. Acesso em 16 de setembro de 2013.

NUNES, Liliane dos Guimarães Alvim Nunes. VIDA DE CRIANÇA É VIDA BOA?! Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=8111. Acesso em 16 de setembro de 2013.

Avaliação

A avaliação deverá ser processual e contínua. Procure observar no decorrer das aulas, nos momentos de discussão em sala e nas tarefas produzidas se os alunos desenvolveram percepção crítica sobre o trabalho infantil e aprenderam a valorizar sua infância. Avalie a evolução da escrita e da leitura no decorrer das aulas. Atribua notas e conceito ao trabalho de pesquisa realizado, buscando identificar se os alunos, de fato, conseguiram perceber os problemas sociais de sua comunidade e sensibilizaram-se com os mesmos. Por fim, solicite aos alunos que produzam um folder sobre os direitos das crianças para ser divulgado na escola e na comunidade pesquisada.

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