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DIFERENTES CULTURAS: PLURALIDADE, IDENTIDADE E RESPEITO

 

21/08/2013

Autor e Coautor(es)
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elisabeth Rezende de Faria; Leandro Rezende; Gabriela Martins Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Cidadania: diferenças e desigualdades
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Espaço e pluralidade
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Pluralidade e educação
Ensino Fundamental Inicial Geografia Lugar e paisagem
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·         Despertar o interesse por diferentes culturas.

·         Identificar a diversidade de culturas e modos de vida.  

·         Ampliar seu conhecimento de mundo.

·        Reconhecer-se como parte de uma cultura.

Duração das atividades
4 aulas de 1 hora.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para o bom aproveitamento dessa aula faz-se necessário que os alunos estejam cursando pelo menos o quarto ano do ensino fundamental e já estejam alfabetizados. Além disso, se a sua escola fizer parte do Projeto Um Computador por Aluno – UCA, é fundamental que os alunos saibam como navegar com o Mozilla Firefox.

Estratégias e recursos da aula

COMENTÁRIOS INICIAIS AO PROFESSOR

Professor, atualmente a globalização e a interculturalidade estão presentes em nosso cotidiano, aspectos propiciados especialmente pelas mídias e novas tecnologias. No cotidiano das salas de aula, a educação deve atentar-se para esta transformação social, promovendo a educação para a cidadania, para o respeito à pluralidade cultural e para a valorização das diversas expressões humanas. Neste sentido, as aulas aqui apresentadas têm o intuito de provocar a reflexão sobre a diversidade e a pluralidade cultural, reconhecendo a pertença a um grupo cultural e valorizando a convivência entre os diferentes.

 

ATIVIDADE 1:

1º Momento: Convidar os alunos para assistirem o vídeo “Salto reportagem - Cosplayers”. A partir deste vídeo, os alunos deverão identificar elementos da cultura japonesa que propiciam o surgimento dos Cosplayers.  Neste momento, podem haver comentários de estranhamento, que devem ser aproveitados pelo professor para promover a discussão sobre o respeito à diversidade e à pluralidade.

TV ESCOLA. Salto reportagem - Cosplayers. Duração: 5min. Disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=7609 . Acesso em 14 de Agosto de 2013.

Fonte: Imagem do próprio autor, obtida a partir do site http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=7609. Acesso em 14 de Agosto de 2013.

Sinopse: A reportagem apresenta os cosplayers, jovens que se vestem como seus heróis dos desenhos animados japoneses e um evento no Rio de Janeiro dedicado aos cosplayers.

2º Momento: Após a exibição do vídeo, iniciar uma conversa com os alunos tematizando a cultura japonesa, suas diferenças e costumes. Neste momento, perguntas como “vocês conheciam os cosplayers?”, “vocês conhecem desenhos japoneses?”, “qual é a diferença entre um desenho japonês e um desenho brasileiro?” e “por que os desenhos são diferentes a partir das regiões onde são feitos” podem fomentar as discussões relevantes.

3º Momento: Divida os alunos em duplas e, utilizando seus notebooks/UCA, solicite que pesquisem sobre diferentes temáticas ligadas ao Japão, acessando o site http://pt.wikipedia.org (Acesso em 18 de Agosto de 2013) . Na falta desse recurso, leve os alunos ao Laboratório de Informática. Cada dupla deve pesquisar sobre um assunto ligado ao Japão, como exemplos: cultura japonesa; desenho japonês e cosplayers; arte japonesa; aspectos geográficos do Japão (localização, clima, relevo, vegetação, língua etc.); religiões japonesas; música japonesa; tecnologia japonesa; escolas do Japão; datas comemorativas; comidas típicas; costumes japoneses e quantos mais forem necessários para que todos da turma possam pesquisar sobre um assunto diferente.

4º Momento: Solicite aos alunos que socializem o que encontraram para os colegas, apresentando as informações coletadas, imagens etc., para os colegas. Para isso, cada dupla deve ir à frente da sala, uma de cada vez, fazer a sua apresentação, enquanto os demais alunos assistem à sua fala. Os alunos podem apresentar as informações preparadas oralmente ou usando slides. Aproveite este momento para promover discussões, ressaltando as diferenças culturais e valorizando-as como forma de expressão humana.

 

ATIVIDADE 2:

1º Momento: Converse com os alunos, relembrando alguns aspectos trabalhados na atividade 1 e convidando-os a continuar a reflexão sobre as diferenças culturais, dessa vez pesquisando sobre o Brasil. Convide os alunos para assistirem ao vídeo Desenho Aquarela do Brasil. Duração: 8min04seg. Disponível em http://www.youtube.com/watch?v=_mQHr8bAojU . Acesso em 18 de Agosto de 2013.

Fonte: Imagem do próprio autor, obtida a partir do site http://www.youtube.com/watch?v=_mQHr8bAojU. Acesso em 18 de Agosto de 2013.

Sinopse: Desenho animado sobre o Brasil, ilustrando o primeiro encontro de Pato Donald com o personagem Zé Carioca.

2º Momento: Após a exibição do vídeo, converse com os alunos sobre os aspectos culturais apresentados. Perguntas como “O que o vídeo mostrou que vocês reconhecem como sendo do Brasil?”, “De qual região os personagens falavam?”; “Em que lugar do Brasil está o Rio de Janeiro?”, podem ser perguntas disparadoras de conversas relevantes.

3º Momento: Solicite aos alunos que façam um exercício semelhante ao da aula anterior, mas dessa vez, pesquisando o Brasil. Divida os alunos em duplas e solicite que pesquisem sobre os diferentes estados do Brasil, utilizando seus notebooks do Projeto UCA e acessando o site http://pt.wikipedia.org . Na falta desse recurso, leve os alunos ao Laboratório de Informática. Cada dupla deve pesquisar sobre um estado ou região do país, a depender do número de duplas formadas. Para cada estado ou região, solicite que os alunos pesquisem: aspectos geográficos (localização, clima, relevo, vegetação etc.); música; comidas típicas; costumes; sotaque; capitais; festas e datas comemorativas; religiões; etc.

4º Momento: Solicite aos alunos que socializem o que encontraram para os colegas, apresentando as informações coletadas, imagens etc. Para isso, cada dupla deve ir à frente da sala, uma de cada vez, fazer a sua apresentação, enquanto os demais alunos assistem à sua fala. Os alunos podem apresentar as informações preparadas oralmente ou usando slides. Aproveite este momento para promover discussões, ressaltando as diferenças culturais, comparando Japão e Brasil, bem como as diferentes regiões brasileiras apresentadas, com a região em que os alunos moram, valorizando as diferenças como forma de expressão humana.

 

ATIVIDADE 3:

1º Momento: Retome as atividades anteriores, conversando brevemente com os alunos sobre o que já foi pesquisado e discutido. Em seguida, convide-os a assistirem os vídeos abaixo, cada um com uma música de um país diferente.

African pop music - Hamid Bouchnak - Bambara. Duração: 6min56seg. Disponível em http://www.youtube.com/watch?v=2UCJ4bXYN54. Acesso em 18 de Agosto de 2013.

Fonte: Imagem do próprio autor, obtida a partir do site http://www.youtube.com/watch?v=2UCJ4bXYN54. Acesso em 18 de Agosto de 2013.

Sinopse: Música de Hamid Bouchnak, artista sul africano, de estilo pop, lançada em 2010 .

 

Rab Kare Tujhko Bhi-Song- Mujhse Shaadi Karogi. Duração: 4min01seg. Disponível em http://www.youtube.com/watch?v=abgBvAB9hhQ. Acesso em 18 de Agosto de 2013.

Fonte: Imagem do próprio autor, obtida a partir do site http://www.youtube.com/watch?v=abgBvAB9hhQ. Acesso em 18 de Agosto de 2013.

Sinopse: Música por indiana, trilha do filme Mujhse Shaadi Karoge, de 2004, cantada por Alka Yagnik and Udit Narayan.

 

Congado BH - Brasil 2012. Duração: 1min19seg. Disponível em http://www.youtube.com/watch?v=4QxLEVKT34o. Acesso em 18 de Agosto de 2013.

Fonte: Imagem do próprio autor, obtida a partir do site http://www.youtube.com/watch?v=4QxLEVKT34o. Acesso em 18 de Agosto de 2013.

Sinopse: O Congado é uma festa religiosa e cultural, que acontece em algumas regiões do Brasil. Tem uma música bastante característica, com vários instrumentos de percussão.

 

U-MV053 - Pizzicato 5 - Twiggy Twiggy. Duração: 4min14seg. Disponível em http://www.youtube.com/watch?v=z22nzBVLCto. Acesso em 18 de Agosto de 2013.

Fonte: Imagem do próprio autor, obtida a partir do site http://www.youtube.com/watch?v=z22nzBVLCto. Acesso em 18 de Agosto de 2013.

Sinopse: Pizzicato Five foi uma banda japonesa de música pop. a Música Twiggy Twiggy foi gravada em 2000.

 

2º Momento: Converse com os alunos sobre cada vídeo, explicando o país de origem de cada música e o contexto de cada uma delas (no caso de uma música típica de uma festa popular, como é a festa do Congado, explicar a origem da festa).

3º Momento: Solicite aos alunos que, individualmente, escolham uma música de sua preferência e pesquisem as seguintes informações sobre ela: gênero, ritmo, origem dos cantores (país ou região do Brasil), língua e outras informações sobre a música que julgarem interessantes. Para essa pesquisa, solicite que utilizem seus notebooks do Proeto UCA, acessando os sites www.google.com.br e http://pt.wikipedia.org . Na falta desse recurso, leve os alunos ao Laboratório de Informática.

4º Momento: Solicite aos alunos que, individualmente, socializem o que responderam para os colegas, apresentando a música escolhida e as informações coletadas. Para isso, cada aluno deve ir à frente da sala, um de cada vez, fazer a sua apresentação, enquanto os demais assistem à sua fala. Os alunos podem cantar a música escolhida ou colocá-la para tocar em um som portátil e podem apresentar as informações sobre ela oralmente ou usando slides.

 

ATIVIDADE 4:

1º Momento: Converse com os alunos relembrando as atividades anteriores e as discussões realizadas, ressaltando a pluralidade cultural conhecida por eles. Questione-os sobre as experiências mais marcantes e sobre o que mais gostaram nas atividades anteriores.

2º Momento: Solicite aos alunos que façam uma produção de texto individual sobre a experiência com as atividades realizadas, discorrendo sobre a temática “As diferentes formas de viver”. Oriente-os a produzirem um texto de no máximo uma página, onde abordem as seguintes questões: O que você aprendeu com o contato com as diferentes línguas e costumes? Das culturas estudadas, qual foi a mais marcante para você? Considerando as culturas estudadas, de qual delas você se sente parte? Por quê? Que outra cultura você gostaria de conhecer? Por quê?

3º Momento: Exposição das produções textuais para toda a escola, em um mural, a ser afixado em local de passagem, onde outros alunos e professores possam ter contato com as produções realizadas.

Recursos Complementares

PALAVRA CANTADA. Canções do Brasil. 2001. Disponível em http://www.palavracantada.com.br/products/ver/48/Can%C3%A7%C3%B5es-do-Brasil. Acesso em 18 de Agosto de 2013

CASTRO, Luciana Xavier. Moda e pluralidade cultural - UCA. Disponível em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=38625. Acesso em 19 de Agosto de 2013.

CASTRO, Luciana Xavier. Música e pluralidade cultural - UCA. Disponível em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=37943. Acesso em 19 de Agosto de 2013.

CASTRO, Luciana Xavier. O que é pluralidade cultural? Disponível em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=34732. Acesso em 19 de Agosto de 2013.

Avaliação

A avaliação deverá ser contínua e processual. Observe a concentração, a atenção e o envolvimento dos alunos nos momentos das discussões e de produção das pesquisas, avaliando se a aula está conseguindo cumprir o objetivo de despertar-lhes o interesse por conhecer diferentes culturas. Avalie nas produções dos alunos, a capacidade da expressão escrita, a capacidade de identificar a diversidade de culturas e modos de vida, o reconhecimento de si como parte de uma cultura, além de seu envolvimento com a própria apresentação e com a apresentação dos colegas, considerando-os como parte do processo de construção do respeito ao outro e a si mesmo.

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