21/09/2013
Graziela Maria Beretta Lopez
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Objetos e processos de transformação |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Estabelecer um diálogo de forma coerente;
Desenvolver a criatividade e a imaginação por meio da história;
Compreender a função social da escrita em nossa sociedade;
Testar e reconhecer os movimentos do seu corpo.
Esta aula é indicada para crianças de 3 á 4 anos de idade. Para a efetivação deste plano é necessário a articulação entre dois profissionais, professor e auxiliar.
Ouvir histórias para quê? Percebemos nas mais diversas experiências que as histórias, principalmente aquelas ouvidas na infância nos marcam, e de certo modo, impactam nossa constituição como sujeitos no mundo, estas histórias, indiferentemente de sua origem, nos auxiliam a conhecer o mundo e exercem de imediato uma influência fortíssima sob a imaginação das crianças pequenas. Compreendemos que "é importante para a formação de qualquer criança ouvir muitas, muitas histórias... Escutá-las é início da aprendizagem para ser um leitor, e ser um leitor é ter um caminho absolutamente infinito de descoberta e de compreensão do mundo..." (ABRAMOVICH, 1997. p. 18)
1º Momento: Conhecendo a história.
Materiais Necessários: livro indicado no plano, tapetes e almofadas.
Iniciando este momento, o professor deverá convidar as crianças para ouvirem uma história e, para isso, é necessário um espaço aconchegante em que elas possam se acomodar e ouvir a narrativa. A obra sugerida é “Aladim e a lâmpada maravilhosa”, do escritor Peter Holeinone. A narração pode ser realizada criando um ambiente de suspense e curiosidade, dedicando a atenção a cada aventura vivida pelo personagem.
Livro: Aladim e a lâmpada maravilhosa
Peter Holeinone
.
Acesso em: 26/08/2013
Com o término da narração, o professor irá conversar com as crianças sobre a história, procurando perceber as impressões que as crianças tiveram sobre o enredo e, principalmente, sobre as peripécias vividas por Aladim. Em seguida, a conversa pode ser orientada com algumas perguntas que auxiliarão na reflexão sobre alguns aspectos da história, deste modo o professor deve perguntar:
Observar a participação das crianças, neste momento, é importante para compreender de que forma os meninos e as meninas estão se apropriando dos conhecimentos trabalhados e como estes estão contribuindo para a objetivação da realidade e da fantasia e, por conseguinte, para refletir de que maneira o professor pode ampliar essas experiências. Além de observador, o professor, deve atuar como mediador auxiliando as crianças a se expressarem de forma adequada, fazendo as perguntas, de modo a proporcionar reflexões no grupo.
2º Momento: A carta de Abu e a lâmpada perdida.
Materiais Necessários: tapetes, almofadas, a carta de Abu.
Neste dia, o professor, deverá organizar a roda com as crianças, auxiliando-as no momento de acomodação. Em seguida irá conversar com as crianças no intuito de relembrar a história do dia anterior, questionando-os sobre o que aprenderam naquele dia. Logo após, a professora irá mostrar as crianças uma carta que recebeu quando chegou a instituição, anunciando que a carta está endereçada ao grupo, instigando a turma a adivinhar quem enviou uma carta para o grupo. Sugerimos que o professor solicite a uma criança que abra a carta e a passe de mão em mão, para que possam perceber a escrita bem como as impressões deixadas no papel. Neste momento, o professor irá chamar atenção do grupo para a marca logo abaixo do texto, questionando-as sobre de quem poderia ser esta carta. Após ouvir as hipóteses do grupo, o professor deverá solicitar a autorização do grupo para ler a carta em voz alta, bem como, pedir a atenção de todo o grupo neste momento.
OLÁ AMIGOS!
PRECISO MUITO DE AJUDA E FIQUEI SABENDO QUE NESTA TURMA EXISTEM CRIANÇAS VALENTES, POR ISSO, LHES ESCREVO, PEÇO QUE ME AJUDEM, SOU ABU, AMIGO DE ALADIM, ACABAMOS DE DESCOBRIR QUE PERDEMOS NOSSA LÂMPADA, TUDO INDICA QUE ELA CAIU QUANDO ESTÁVAMOS VIAJANDO EM NOSSO TAPETE MÁGICO. DEPOIS DE MUITO PENSAR CHEGAMOS À CONCLUSÃO DE QUE A LÂMPADA SÓ PODE TER CAÍDO NA ESCOLA DE VOCÊS, POR FAVOR, ENCONTREM NOSSA LÂMPADA, ANTES QUE ALGUM BRUXO OU BRUXA A ENCONTRE.
OBSERVAÇÃO SEGUE MEU ENDEREÇO: RUA DA AREIA MOVEDIÇA, Nº 001 – PÂNTANO ENCANTADO. CEP: 456- 56232
ATÉ LOGO QUERIDOS AMIGOS.
ABU
A seguir orientados pelo professor o grupo deverá conversar sobre o conteúdo da carta, analisando se juntos podem ajudar Abu e Aladim a encontrarem a lâmpada perdida. É necessário questionar sobre os lugares em que devem procurar a lâmpada e a necessidade de trabalharmos em grupo, para encontrarem a lâmpada o mais rápido possível, antes que ela chegue a mãos erradas.
3º Momento: Uma aventura divertida.
Materiais Necessários:mesas, cadeiras, colchões, túnel ou caixas de papelão, cordas, madeiras, banco e outros materiais que possam auxiliar na construção do circuito.
Ao sair da sala o professor irá conduzir o grupo aos lugares combinados anteriormente para que possam procurar o objeto perdido. Ao chegarem ao parque da instituição, as crianças irão se deparar com um desafio, um grande circuito que levará as crianças até uma caixa no alto do escorregador. Atenção, este circuito deverá ser organizado com antecedência, para a sua elaboração o professor pode contar com o auxílio do professor de Ed. Física, ou de outro profissional da escola, no caso de não haver o professor de educação física. O professor poderá, ainda, solicitar a contribuição de algum familiar da escola (preferencialmente familiares das crianças do grupo) que possua a disposição para tal.
Nos recursos complementares existem algumas possibilidades de elaboração destes circuitos, sugerimos a organização de um espaço para saltar, pode ser uma mesa ou escada pequena e um colchão; um túnel para engatinhar, uma ponte e o caminho das pedras (algumas madeiras que as crianças deverão caminhar, sem tocar no chão).
Circuito
Arquivo Institucional – NDI/2013
Fotografia: Keila Berwanger
No final do percurso há uma caixa e dentro dela a lâmpada preciosa. Reunidos na sala de referência, o grupo irá enviar um recado para Abu, juntamente com a caixa, contando-lhes as aventuras que viveram. Nesta situação a professora atuará como escriba do grupo, auxiliando-os no momento de organizar sua fala, ensinando-lhes a melhor forma de expressar-se em uma carta. É necessário contemplar a fala das crianças neste bilhete, neste sentido, o professor deverá organizar a roda para que as crianças tenham seu momento de falar e de escutar. Na sequência, o professor irá ler a carta em voz alta para o grupo combinando de colocar a correspondência no correio.
Aula do portal com sugestões de percursos e circuitos:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21879
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22847
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=38795
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=49740
Os professores devem observar como as crianças se manifestaram, nos vários momentos propostos, percebendo como se envolveram nas situações e de que modo atribuíram sentido e significado ao que viveram junto aos seus pares. Devem observar, também, como as crianças reagiram diante do desafio proposto, de que forma perceberam os limites de seu corpo, como se comunicaram entre si e com os adultos e como relacionaram a história com a aventura vivenciada no parque, percebendo quem apresentou medo ou receio diante das propostas. Os professores terão a possibilidade de criar situações em que as crianças possam desenvolver outras habilidades motoras e sociais.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!