Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A TV pelo olhar de quem vê: refletindo sobre o consumismo nas aulas de Geografia

 

20/09/2013

Autor e Coautor(es)
SUELY APARECIDA GOMES MOREIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Sumaia Barbosa Franco Marra

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Geografia Estrutura e dinâmica de diferentes espaços urbanos e o modo de vida na cidade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Discutir os padrões de consumo impostos cotidianamente pela TV;

- Compreender a relação entre consumo e consumismo;

- Refletir sobre as propagandas veiculadas pela mídia televisiva que incentivam o consumismo.

Duração das atividades
06 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os estudantes deverão ter conhecimentos prévios sobre o sistema capitalista de produção.

Estratégias e recursos da aula

Nesta proposta de aula, em consonância com a Matriz Curricular do ENEM - Eixo temático: Ciências Humanas e suas Tecnologias, a intenção é propiciar situações nas quais os alunos sejam instigados a entenderem que a mídia, em especial a televisiva, influenciam diretamente nos hábitos de consumo na sociedade atual. Por meio da observação, descrição, explicação, interação, comparação e análise, espera-se que as atividades propostas promovam a construção de conhecimentos significativos sobre as relações de consumismo em nosso cotidiano.

 hhh

Sugerimos que estas atividades sejam desenvolvidas em sala, no caso de escolas onde projetos como "Um Computador por Aluno" (UCA) são desenvolvidos, ou em um laboratório de informática, quando existir na escola. Dependendo da realidade da escola, é possível realizar a aula até mesmo utilizando um computador apenas conectado a uma TV.

Para a aula, quando o computador contar apenas com o Linux, os alunos terão contato com os seguintes softwares:

Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos.

Mozila Firefox - ícone “figura de um globo terrestre"  localizado na área de trabalho (Desktop).

KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresentação.

 

Atividade 01

Introdução: "Eu etiqueta"

PASSO A PASSO

Professor (a),

- Inicie a aula comentando com os estudantes sobre as principais programações veiculadas pela TV todos os dias. Recorde alguns dos programas (novela, esporte, jornal, programa de auditório, dentre outros) que são transmitidos em diferentes horários e dias da semana. Problematize:

  • O que mais lhe atrai a atenção nessas programações?

  • No decorrer das programações é possível identificar a divulgação de algum produto ou marca?

 

- Permita que os estudantes expressem suas opiniões e, a partir da sementeira de ideias, convide-os a estudarem as nossas relações de consumo a partir das programações e propagandas veiculadas pela TV.

- Para instigar o interesse do grupo, faça cópias do texto "EU ETIQUETA" de autoria do escritor Carlos Drummond de Andrade, disponível no endereço web <http://pensador.uol.com.br/frase/MjAyODM0/> (acesso em 16/09/2013), distribua aos estudantes e peça que façam uma leitura atenta.

EU ETIQUETA

Em minha calça está grudado um nome 
Que não é meu de batismo ou de cartório 
Um nome... estranho. 
Meu blusão traz lembrete de bebida 
Que jamais pus na boca, nessa vida, 
Em minha camiseta, a marca de cigarro 
Que não fumo, até hoje não fumei. 
Minhas meias falam de produtos 
Que nunca experimentei 
Mas são comunicados a meus pés. 
Meu tênis é proclama colorido 
De alguma coisa não provada 
Por este provador de longa idade. 
Meu lenço, meu relógio, meu chaveiro, 
Minha gravata e cinto e escova e pente, 
Meu copo, minha xícara, 
Minha toalha de banho e sabonete, 
Meu isso, meu aquilo. 
Desde a cabeça ao bico dos sapatos, 
São mensagens, 
Letras falantes, 
Gritos visuais, 
Ordens de uso, abuso, reincidências. 
Costume, hábito, permência, 
Indispensabilidade, 
E fazem de mim homem-anúncio itinerante, 
Escravo da matéria anunciada. 
Estou, estou na moda. 
É duro andar na moda, ainda que a moda 
Seja negar minha identidade, 
Trocá-la por mil, açambarcando 
Todas as marcas registradas, 
Todos os logotipos do mercado. 
Com que inocência demito-me de ser 
Eu que antes era e me sabia 
Tão diverso de outros, tão mim mesmo, 
Ser pensante sentinte e solitário 
Com outros seres diversos e conscientes 
De sua humana, invencível condição. 
Agora sou anúncio 
Ora vulgar ora bizarro. 
Em língua nacional ou em qualquer língua 
(Qualquer principalmente.) 
E nisto me comparo, tiro glória 
De minha anulação. 
Não sou - vê lá - anúncio contratado. 
Eu é que mimosamente pago 
Para anunciar, para vender 
Em bares festas praias pérgulas piscinas, 
E bem à vista exibo esta etiqueta 
Global no corpo que desiste 
De ser veste e sandália de uma essência 
Tão viva, independente, 
Que moda ou suborno algum a compromete. 
Onde terei jogado fora 
Meu gosto e capacidade de escolher, 
Minhas idiossincrasias tão pessoais, 
Tão minhas que no rosto se espelhavam 
E cada gesto, cada olhar 
Cada vinco da roupa 
Sou gravado de forma universal, 
Saio da estamparia, não de casa, 
Da vitrine me tiram, recolocam, 
Objeto pulsante mas objeto 
Que se oferece como signo dos outros 
Objetos estáticos, tarifados. 
Por me ostentar assim, tão orgulhoso 
De ser não eu, mas artigo industrial, 
Peço que meu nome retifiquem. 
Já não me convém o título de homem. 
Meu nome novo é Coisa. 
Eu sou a Coisa, coisamente.

Carlos Drummond de Andrade

 

- Após a leitura, problematize:

  • O que o autor busca retratar neste texto?
  • O que se entende pela frase: "Agora sou anúncio"?
  • Quais são as principais "marcas" anunciadas nos objetos que usamos cotidianamente (roupa, calçado, óculos, bolsa, alimentação, bebida, etc.)?
  • Você já prestou atenção nas "etiquetas" que você mais usa?

- Após os estudantes comentarem o poema, aprofunde na questão do consumismo tão presente hoje pela maioria das pessoas, em especial devido à influência das propagandas veiculadas pela TV cotidianamente.

 

Atividade 02

Pesquisa: Qual a influência da TV sobre o nosso consumo?

PASSO A PASSO

 

- Inicie a aula convidando os estudantes para assistirem TV durante meia hora na sala de aula. Mude de canal algumas vezes, mostrando partes das programações e anúncios divulgados durantes os intervalos (Figura 01). Antes de ligar a TV, solicite que anotem os produtos ou marcas divulgado(a)s em cada canal, incentivando o consumo:

Figura 01: Crianças assistindo TV na sala de aula 

Imagem

Fonte: Disponível em: <http://cageos.wordpress.com/2012/09/05/a-televisao-como-recurso-didatico-no-ensino-da-geografia/>. Acesso em 16/09/2013.

- Problematize:

  • Quais as propagandas que mais lhe atraíram a atenção? Por quê?
  • Você já consumiu ou consome algum dos produtos divulgados? Quais?
  • Algum anúncio/propaganda veiculada pela TV já influenciou a sua decisão por adquirir algum produto ou serviço?

 

- Permita que os estudantes expressem verbalmente suas opiniões. Posteriormente, auxilie-os a construírem um quadro-síntese das principais marcas que conhecem ou usam e que são divulgadas diariamente nas programações televisivas.

 

Atividade 03

Consumo e consumismo: qual a diferença?

PASSO A PASSO

 

- Apresente a charge a seguir (Figura 2) e problematize:

Figura 02: Mafalda: Consumismo.

 

Fonte: Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/galerias/imagem/0000001833/0000022065.jpg>. Acesso em 17/09/2013.

  • Que problema está sendo abordado nesta charge?
  • Qual a diferença entre consumo e consumismo?
  • Quais as causas do consumismo?
  • Quais as principais consequências do consumismo no mundo contemporâneo?
  • Que atitudes simples podem ser adotas para se evitar o consumismo?

 

- Oriente-os a se organizarem em grupos de 4 a 5 estudantes para irem até a biblioteca e pesquisarem em livros geográficos, fazer consulta em sites de busca na internet e outras fontes que abordem a temática, buscando responder as questões anteriores. Sugira a leitura do texto "Consumismo", disponível em: <http://www.brasilescola.com/psicologia/consumismo.htm> (acesso em 16/09/2013).

Comentário: Neste momento é importante orientar para que pesquisem em sites específicos para pesquisas escolares, que dispõem de informações confiáveis, como por exemplo, a Plataforma Multimídia Britannica Escola Online disponível no endereço web <http://escola.britannica.com.br/>, reconhecida pelo MEC/CAPES, de acesso fácil e gratuito para pesquisas escolares.

- Acompanhe cada etapa da atividade orientando-os, esclarecendo possíveis dúvidas e mediando os debates entre os pares com vistas a propiciar a construção de conhecimentos por todos os estudantes. 

 

Atividade 04

Socialização dos resultados e considerações finais

PASSO A PASSO

- Os grupos devem entregar um relatório os resultados de suas pesquisas, além de apresentá-los oralmente, com o auxílio de recursos audiovisuais (computador, TV com DVD, dentre outros que escolherem).

- Solicite aos grupos que montem painéis ilustrativos demonstrando as relações de consumo e consumismo nos dias atuais.

- Apresente imagens mostrando essas relações de consumo e consumismo, e peça-os para diferenciá-las, como, por exemplo, a Figura 02, a seguir:

Figura 02: Consumismo significa, basicamente, o ato de comprar muitas coisas que não são necessárias. 

Consumismo significa, basicamente, o ato de comprar muitas coisas que não são necessárias

Fonte: Disponível em: <http://www.brasilescola.com/psicologia/consumismo.htm>. Acesso em 17/08/2013.

- Problematize:

  • Esta imagem representa a ideia de consumo ou de consumismo?
  • Você concorda que nem tudo que compramos temos necessidade real de usar?
  • O que pode ser feito para minimizar o consumismo?

 

- Permita que os estudantes expressem suas opiniões e ressalte que o consumismo está diretamente vinculado à aquisição de produtos sem utilidade, supérfluos e, que este hábito de gastar com estes produtos tem se tornado cada dia maior, devido aos insistentes incentivos da mídia, em especial a televisiva, que é de fácil acesso à todas as camadas da população.

- Por fim, peça aos estudantes que escrevam um texto explicando os motivos pelos quais adquirem os principais produtos que consomem: roupas, calçados, alimentos, outros objetos. Estimule-os a deixar claro quais os hábitos de consumo que adotam em função da influência da mídia, em especial da TV, e como podem controlar esses hábitos e melhorar as relações de consumo em suas vidas.

 

- Aproveite a relevância dessa temática e realize um trabalho em conjunto com professores de outras áreas. Sugira aos professores que planejem um projeto interdisciplinar para trabalharem de forma integrada, a fim de que os alunos entendam os conceitos estudados e suas aplicações no cotidiano. Em Português, os alunos podem trabalhar com produção e interpretação de textos sobre a temática; com História Sociologia pode-se fazer um estudo sobre como os grupos sociais consomem em diferentes países; em Ciências podem-se fazer estudos sobre as os problemas socioambientais decorrentes das práticas consumistas; em Artes, podem confeccionar painéis temáticos; em Matemática, tabular dados quantitativos e construir gráficos, tabelas, dentre outras inúmeras possibilidades.

Recursos Complementares

Aulas sobre o tema no Portal do Professor

 

Consumo e Consumismo: qual o papel do consumidor consciente? Disponível em <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25673>. Acesso em 15/09/2013.

Consumidor, consumo e consumismo. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=7332>. Acesso em 15/09/2013.

Consumo e Consumismo: Para além de uma questão pessoal. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=50435>. Acesso em 15/09/2013.

Consumismo infantil: Características dos tempos modernos? Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=29465>. Acesso em 15/09/2013.

Globalização - Consumismo e alienação. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=30503>. Acesso em 15/09/2013.

Avaliação

A avaliação deve acontecer durante todo o processo, e deve considerar entre outros, a participação, o desempenho e a colaboração dos alunos em cada atividade proposta. No entanto, é relevante, após o desenvolvimento das atividades, avaliar alguns aspectos:

  • Envolvimento e participação propositiva em todas as atividades propostas;
  • Compreensão sobre o tema estudado.

 

É importante destacar, ainda, que o significado desta proposta didática não está no acúmulo de informações, mas nas descobertas e novos questionamentos que surgem ao longo do caminho. A partir disso, é possível avaliar a continuidade do trabalho, bem como sua reconfiguração. Observando o desenvolvimento das atividades o professor poderá, por meio da análise das discussões e dos trabalhos escritos, avaliar se o processo possibilitou aos alunos do desenvolvimento de atitudes e valores voltados para um trabalho colaborativo, que favoreça o respeito e a cooperação para com seus pares.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.