20/09/2013
Sumaia Barbosa Franco Marra
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Geografia | Estrutura e dinâmica de diferentes espaços urbanos e o modo de vida na cidade |
- Discutir os padrões de consumo impostos cotidianamente pela TV;
- Compreender a relação entre consumo e consumismo;
- Refletir sobre as propagandas veiculadas pela mídia televisiva que incentivam o consumismo.
Os estudantes deverão ter conhecimentos prévios sobre o sistema capitalista de produção.
Nesta proposta de aula, em consonância com a Matriz Curricular do ENEM - Eixo temático: Ciências Humanas e suas Tecnologias, a intenção é propiciar situações nas quais os alunos sejam instigados a entenderem que a mídia, em especial a televisiva, influenciam diretamente nos hábitos de consumo na sociedade atual. Por meio da observação, descrição, explicação, interação, comparação e análise, espera-se que as atividades propostas promovam a construção de conhecimentos significativos sobre as relações de consumismo em nosso cotidiano.
Sugerimos que estas atividades sejam desenvolvidas em sala, no caso de escolas onde projetos como "Um Computador por Aluno" (UCA) são desenvolvidos, ou em um laboratório de informática, quando existir na escola. Dependendo da realidade da escola, é possível realizar a aula até mesmo utilizando um computador apenas conectado a uma TV.
Para a aula, quando o computador contar apenas com o Linux, os alunos terão contato com os seguintes softwares:
Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos. |
Mozila Firefox - ícone “figura de um globo terrestre" localizado na área de trabalho (Desktop). |
KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresentação. |
Atividade 01
PASSO A PASSO
Professor (a),
- Inicie a aula comentando com os estudantes sobre as principais programações veiculadas pela TV todos os dias. Recorde alguns dos programas (novela, esporte, jornal, programa de auditório, dentre outros) que são transmitidos em diferentes horários e dias da semana. Problematize:
O que mais lhe atrai a atenção nessas programações?
No decorrer das programações é possível identificar a divulgação de algum produto ou marca?
- Permita que os estudantes expressem suas opiniões e, a partir da sementeira de ideias, convide-os a estudarem as nossas relações de consumo a partir das programações e propagandas veiculadas pela TV.
- Para instigar o interesse do grupo, faça cópias do texto "EU ETIQUETA" de autoria do escritor Carlos Drummond de Andrade, disponível no endereço web <http://pensador.uol.com.br/frase/MjAyODM0/> (acesso em 16/09/2013), distribua aos estudantes e peça que façam uma leitura atenta.
EU ETIQUETA
Em minha calça está grudado um nome
Que não é meu de batismo ou de cartório
Um nome... estranho.
Meu blusão traz lembrete de bebida
Que jamais pus na boca, nessa vida,
Em minha camiseta, a marca de cigarro
Que não fumo, até hoje não fumei.
Minhas meias falam de produtos
Que nunca experimentei
Mas são comunicados a meus pés.
Meu tênis é proclama colorido
De alguma coisa não provada
Por este provador de longa idade.
Meu lenço, meu relógio, meu chaveiro,
Minha gravata e cinto e escova e pente,
Meu copo, minha xícara,
Minha toalha de banho e sabonete,
Meu isso, meu aquilo.
Desde a cabeça ao bico dos sapatos,
São mensagens,
Letras falantes,
Gritos visuais,
Ordens de uso, abuso, reincidências.
Costume, hábito, permência,
Indispensabilidade,
E fazem de mim homem-anúncio itinerante,
Escravo da matéria anunciada.
Estou, estou na moda.
É duro andar na moda, ainda que a moda
Seja negar minha identidade,
Trocá-la por mil, açambarcando
Todas as marcas registradas,
Todos os logotipos do mercado.
Com que inocência demito-me de ser
Eu que antes era e me sabia
Tão diverso de outros, tão mim mesmo,
Ser pensante sentinte e solitário
Com outros seres diversos e conscientes
De sua humana, invencível condição.
Agora sou anúncio
Ora vulgar ora bizarro.
Em língua nacional ou em qualquer língua
(Qualquer principalmente.)
E nisto me comparo, tiro glória
De minha anulação.
Não sou - vê lá - anúncio contratado.
Eu é que mimosamente pago
Para anunciar, para vender
Em bares festas praias pérgulas piscinas,
E bem à vista exibo esta etiqueta
Global no corpo que desiste
De ser veste e sandália de uma essência
Tão viva, independente,
Que moda ou suborno algum a compromete.
Onde terei jogado fora
Meu gosto e capacidade de escolher,
Minhas idiossincrasias tão pessoais,
Tão minhas que no rosto se espelhavam
E cada gesto, cada olhar
Cada vinco da roupa
Sou gravado de forma universal,
Saio da estamparia, não de casa,
Da vitrine me tiram, recolocam,
Objeto pulsante mas objeto
Que se oferece como signo dos outros
Objetos estáticos, tarifados.
Por me ostentar assim, tão orgulhoso
De ser não eu, mas artigo industrial,
Peço que meu nome retifiquem.
Já não me convém o título de homem.
Meu nome novo é Coisa.
Eu sou a Coisa, coisamente.
- Após a leitura, problematize:
- Após os estudantes comentarem o poema, aprofunde na questão do consumismo tão presente hoje pela maioria das pessoas, em especial devido à influência das propagandas veiculadas pela TV cotidianamente.
Atividade 02
- Inicie a aula convidando os estudantes para assistirem TV durante meia hora na sala de aula. Mude de canal algumas vezes, mostrando partes das programações e anúncios divulgados durantes os intervalos (Figura 01). Antes de ligar a TV, solicite que anotem os produtos ou marcas divulgado(a)s em cada canal, incentivando o consumo:
Figura 01: Crianças assistindo TV na sala de aula
Fonte: Disponível em: <http://cageos.wordpress.com/2012/09/05/a-televisao-como-recurso-didatico-no-ensino-da-geografia/>. Acesso em 16/09/2013.
- Problematize:
- Permita que os estudantes expressem verbalmente suas opiniões. Posteriormente, auxilie-os a construírem um quadro-síntese das principais marcas que conhecem ou usam e que são divulgadas diariamente nas programações televisivas.
Atividade 03
- Apresente a charge a seguir (Figura 2) e problematize:
Figura 02: Mafalda: Consumismo.
Fonte: Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/galerias/imagem/0000001833/0000022065.jpg>. Acesso em 17/09/2013.
- Oriente-os a se organizarem em grupos de 4 a 5 estudantes para irem até a biblioteca e pesquisarem em livros geográficos, fazer consulta em sites de busca na internet e outras fontes que abordem a temática, buscando responder as questões anteriores. Sugira a leitura do texto "Consumismo", disponível em: <http://www.brasilescola.com/psicologia/consumismo.htm> (acesso em 16/09/2013).
Comentário: Neste momento é importante orientar para que pesquisem em sites específicos para pesquisas escolares, que dispõem de informações confiáveis, como por exemplo, a Plataforma Multimídia Britannica Escola Online disponível no endereço web <http://escola.britannica.com.br/>, reconhecida pelo MEC/CAPES, de acesso fácil e gratuito para pesquisas escolares.
- Acompanhe cada etapa da atividade orientando-os, esclarecendo possíveis dúvidas e mediando os debates entre os pares com vistas a propiciar a construção de conhecimentos por todos os estudantes.
Atividade 04
Socialização dos resultados e considerações finais
- Os grupos devem entregar um relatório os resultados de suas pesquisas, além de apresentá-los oralmente, com o auxílio de recursos audiovisuais (computador, TV com DVD, dentre outros que escolherem).
- Solicite aos grupos que montem painéis ilustrativos demonstrando as relações de consumo e consumismo nos dias atuais.
- Apresente imagens mostrando essas relações de consumo e consumismo, e peça-os para diferenciá-las, como, por exemplo, a Figura 02, a seguir:
Figura 02: Consumismo significa, basicamente, o ato de comprar muitas coisas que não são necessárias.
Fonte: Disponível em: <http://www.brasilescola.com/psicologia/consumismo.htm>. Acesso em 17/08/2013.
- Problematize:
- Permita que os estudantes expressem suas opiniões e ressalte que o consumismo está diretamente vinculado à aquisição de produtos sem utilidade, supérfluos e, que este hábito de gastar com estes produtos tem se tornado cada dia maior, devido aos insistentes incentivos da mídia, em especial a televisiva, que é de fácil acesso à todas as camadas da população.
- Por fim, peça aos estudantes que escrevam um texto explicando os motivos pelos quais adquirem os principais produtos que consomem: roupas, calçados, alimentos, outros objetos. Estimule-os a deixar claro quais os hábitos de consumo que adotam em função da influência da mídia, em especial da TV, e como podem controlar esses hábitos e melhorar as relações de consumo em suas vidas.
- Aproveite a relevância dessa temática e realize um trabalho em conjunto com professores de outras áreas. Sugira aos professores que planejem um projeto interdisciplinar para trabalharem de forma integrada, a fim de que os alunos entendam os conceitos estudados e suas aplicações no cotidiano. Em Português, os alunos podem trabalhar com produção e interpretação de textos sobre a temática; com História e Sociologia pode-se fazer um estudo sobre como os grupos sociais consomem em diferentes países; em Ciências podem-se fazer estudos sobre as os problemas socioambientais decorrentes das práticas consumistas; em Artes, podem confeccionar painéis temáticos; em Matemática, tabular dados quantitativos e construir gráficos, tabelas, dentre outras inúmeras possibilidades.
Aulas sobre o tema no Portal do Professor
Consumo e Consumismo: qual o papel do consumidor consciente? Disponível em <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25673>. Acesso em 15/09/2013.
Consumidor, consumo e consumismo. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=7332>. Acesso em 15/09/2013.
Consumo e Consumismo: Para além de uma questão pessoal. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=50435>. Acesso em 15/09/2013.
Consumismo infantil: Características dos tempos modernos? Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=29465>. Acesso em 15/09/2013.
Globalização - Consumismo e alienação. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=30503>. Acesso em 15/09/2013.
A avaliação deve acontecer durante todo o processo, e deve considerar entre outros, a participação, o desempenho e a colaboração dos alunos em cada atividade proposta. No entanto, é relevante, após o desenvolvimento das atividades, avaliar alguns aspectos:
É importante destacar, ainda, que o significado desta proposta didática não está no acúmulo de informações, mas nas descobertas e novos questionamentos que surgem ao longo do caminho. A partir disso, é possível avaliar a continuidade do trabalho, bem como sua reconfiguração. Observando o desenvolvimento das atividades o professor poderá, por meio da análise das discussões e dos trabalhos escritos, avaliar se o processo possibilitou aos alunos do desenvolvimento de atitudes e valores voltados para um trabalho colaborativo, que favoreça o respeito e a cooperação para com seus pares.
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
27/09/2013
Cinco estrelasAdorei a sugestão! Comecei a dar aulas como eventual para o ensino médio e EJA e estava meio sem saber o que passar para os alunos. Vou utilizar hoje mesmo! Valeu...
22/09/2013
Quatro estrelasCriativa e interessante! Gostei