Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Consumo e consumismo: para além de uma questão pessoal

 

15/07/2013

Autor e Coautor(es)
SELMA GONZAGA SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Controle Ambiental
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Visões de mundo
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Terra como espaço para a vida
Educação Escolar Indígena Ciências Seres humanos e o meio ambiente
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Meio Ambiente
Ensino Médio Biologia Ecologia e ciências ambientais
Ensino Médio Biologia Identidade dos seres vivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Avaliar propostas de intervenção no ambiente, considerando a qualidade da vida humana ou medidas de conservação, recuperação ou utilização sustentável da

    biodiversidade.

  • Avaliar impactos em ambientes naturais decorrentes de atividades sociais ou econômicas, considerando interesses contraditórios.

  •  Relacionar informações apresentadas em diferentes formas de linguagem e representação usadas nas ciências biológicas, como texto discursivo, tabelas, relações matemáticas ou linguagem simbólica.

  • Avaliar propostas de alcance individual ou coletivo, identificando aquelas que visam à preservação e a implementação da saúde individual, coletiva ou do ambiente.

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não requer conhecimentos prévios específicos.

Estratégias e recursos da aula

ESTRATÉGIAS

Estudos individuais e em grupos; discussão em pequenos e grandes grupos; pesquisa; tabulação e discussão de dados; produção de textos; montagem e apresentação de trabalhos; montagem e manutenção de blog.

RECURSOS

Utilização de computadores com acesso à internet; vídeos e textos on line.

Módulo 1- Consumo, consumismo e questões ambientais

consumismo

Imagem disponível em: http://www.brasilescola.com/upload/conteudo/images/88a9abd0096f378c2e0a11e9a6f4f4bb.jpg. Acessado em 11/07/2013.

Atividade 1 –  Introdução ao tema

Sugerimos que a introdução a este tema seja feita por meio de quatro vídeos diferentes que, à medida em que forem sendo vistos, na ordem proposta a seguir,  irão promovendo sentimentos diversos nos alunos que, ao final, deverão estabelecer relações entre eles.

Vídeo 1- The Secret - Planet Earth HD (3:05 min.). Disponível em:http://www.youtube.com/watch?v=a_urxI9L5Ak. Acessado em 09/07/2013. Uma viagem pelo Planeta Terra mostrando a beleza estonteante em diversos ecossistemas.

Vídeo 2- Propaganda do Greenpeace - My Way (1:04 min.). Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=wCmO3OCZX6Q. Acessado em 09/07/2013. Evidencia fenômenos naturais provocados pelas mudanças climáticas decorrentes do aquecimento global.

Vídeo 3 - Banco do Brasil - Sustentabilidade (2:44 min.). Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=StTLavxzpac. Acessado em 09/07/2013. As decisões humanas influenciam no futuro do Planeta Terra.

Vídeo 4- Meio ambiente e sociedade de consumo (2:09 min). Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=DjMwE-rDyks. Acessado em 09/07/2013. Reportagem mostra que as novas gerações devem conhecer os efeitos devastadores que a compra exagerada de produtos desnecessários causa ao meio ambiente.

Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessar os vídeos diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as opções anteriores forem inviáveis, o professor deverá disponibilizá-los em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual. O professor poderá ainda, salvar os vídeos em seu computador e projetá-los utilizando o aparelho data show.

O professor deverá entregar a cada aluno uma cópia impressa de algumas questões para discussão, como as sugeridas a seguir.

Questões para discussão

  • Que sentimentos cada vídeo despertou em você?
  • O que os quatro vídeos têm em comum?
  • Em quais aspectos os quatro vídeos são diferentes?
  • Qual é a posição do homem em cada vídeo?
     

Atividade 2 - Discussão dos vídeos

A discussão dos vídeos deverá acontecer, tendo como ponto de partida as questões propostas pelo professor, primeiramente em grupos pequenos. Cada aluno deverá manter seus registros iniciais e socializá-los para os demais. Após a discussão no grupo, os alunos poderão reformular suas respostas e, havendo consenso, apresentá-las na discussão com toda a turma. Nesta discussão, o professor deverá organizar a sala, disponibilizando as carteiras/cadeiras em círculo, de modo que todos possam se ver e garantir que todos sejam ouvidos.

Atividade 3 - Fechamento da discussão com vídeo

Para fechar a discussão da atividade 2, sugerimos que o professor utilize o vídeo: Akatu - Lançamento do Relatório Estado do Mundo. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=hEuitcwk0lQ. Acessado em 10/07/2013.

Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessar o vídeo diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as opções anteriores forem inviáveis, o professor deverá disponibilizá-los em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual. O professor poderá ainda, salvar o vídeo em seu computador e projetá-lo utilizando o aparelho data show.

Alguns destaques a serem feitos pelo professor:

  • O modelo de padrão de consumo terá que ser diferente para que o Planeta Terra seja preservado.
  • Sair da sociedade do desperdício para uma sociedade que aproveite integralmente tudo o que for produzido e que o acesso a alguns produtos seja mais virtual do que material.
  • O esgotamento de recursos naturais se mantivermos o atual padrão de consumo.
  • Concentração de consumo nas mãos de uma pequena parcela da população que consome muito.
  • A distribuição do consumo no mundo é desigual: enquanto 16% mais ricos são responsáveis por 78% do consumo, 84% da população consome apenas 22% do total mundial.
  • Estamos consumindo 30% mais do que a Terra é capaz de renovar em recursos como água, ar limpo, terra agricultável etc.

 

planetas

Imagem disponível em: http://1.bp.blogspot.com/-RkID5Y53ph0/TfpNyadZ2cI/AAAAAAAADPU/CYOMuXNzMMg/s1600/AKATU+CONSUMO+CONSCIENTE.jpg. Acessado em 11/07/2013.

Módulo 2 – Pesquisa: consumo, consumismo  e felicidade

Atividade 1 : Levantamento de dados

Após o fechamento da atividade anterior e dos destaques, o professor deverá entregar aos alunos as seguintes questões impressas para que respondam por escrito. Os alunos não deverão se identificar. Essas respostas deverão ser recolhidas pelo professor, para uma posterior tabulação de dados e discussão. 

  • Para você o que é felicidade?

  • Do que você precisa pra ser feliz?

  • O que você sente quando compra?

  • Já comprou por impulso? Qual foi a sensação depois desta compra?

  • Que tipo de consumidor você se considera?

Atividade 2- Tabulação dos dados (com interdisciplinaridade)

Os dados coletados por meio deste pequeno questionário, os alunos deverão agrupar perguntas e respostas comuns, criando categorias e tabulando-os. Esse trabalho deverá envolver outros professores, como o de Matemática, em cujas aulas poderão ser construídas as tabelas e os gráficos no computador, utilizando um aplicativo específico para tal finalidade.

Atividade 3- Discussão dos dados 

Para subsidiar a discussão dos dados, sugerimos um vídeo postado por uma empresa de cosméticos, que traz elementos pertinentes ao tema consumo e satisfação, a partir de uma pesquisa feita na rua, com consumidoras e o ponto de vista de um psicólogo a respeito do consumo.

Sugerimos também um texto sobre os resultados de uma pesquisa feita pelo Instituto Akatu que também buscou relações entre consumo e felicidade.

Há contrapontos interessantes a serem estabelecidos na análise dos dois tipos de pesquisa separadamente e em conjunto.

Vídeo - Consumo e satisfação. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=dTtTUcai570. Acessado em 11/07/2013.

Texto - Brasileiro associa felicidade mais a bem-estar do que a posse de bens, indica pesquisa do Akatu. Disponível em: 

http://www.akatu.org.br/Temas/Consumo-Consciente/Posts/Brasileiro-associa-felicidade-mais-a-bem-estar-do-que-a-posse-de-bens-indica-pesquisa-do-Akatu. Acessado em 11/07/2013. A pesquisa indica que brasileiro associa felicidade mais a bem-estar do que a posse de bens.

A pergunta final que deverá ser respondida por meio desta pesquisa é: qual é o perfil da turma ___ em relação ao consumo?

Atividade 4 - Produção de texto com interdisciplinaridade

Os alunos deverão escrever um texto sobre o assunto discutido neste módulo, no qual deverá constar reflexões quanto à discussão e às considerações feitas a respeito da pesquisa. Esse trabalho deverá envolver professores de outras disciplinas como  Língua Portuguesa, Filosofia e Sociologia, em cujas aulas poderão acontecer novas discussões e encaminhamentos.

O texto poderá ser redigido dentro dos parâmetros de redação para o ENEM e, neste caso, sugerimos o tema: Felicidade,  Sociedade de Consumo e meio ambiente.

cons meio amb

Imagem disponível em: http://3.bp.blogspot.com/_5f8TWVrIi64/SpmaWle9SuI/AAAAAAAACaI/TbZNDaD8uJg/s400/consumo.jpg

 . Acessado em 11/07/2013.

Módulo 3 - Revisão do padrão de consumo: reflexões e ações

Atividade 1 - Reflexões por meio de vídeo

Para reflexão sobre a revisão do padrão de consumo, sugerimos que os alunos assistam ao vídeo Consciente coletivo, disponível em:  http://www.youtube.com/watch?v=jL_13S1GmT0&list=PL48D36B34AB11860B. Acessado em 11/07/2013.  O vídeo é composto por 10 episódios. Cada episódio enfatiza um produto de consumo diário, abordando a sua origem, os recursos naturais necessários para produzi-lo, o impacto ambiental de seu consumo, a necessidade de reduzir o consumo e como fazê-lo.

Atividade 2- Cuide do planeta começando pelo cuidado com SEU meio ambiente

Todos os  alunos deverão ler a introdução do texto on line Cuide do SEU meio ambiente o ano todo.  Disponível em: http://www.akatu.org.br/Temas/Consumo-Consciente/Posts/SEMANA-DO-MEIO-AMBIENTE-2013. Acessado em 09/07/2013.

cons consc

Consumo consciente. Imagem disponível em: http://www.akatu.org.br/Content/Akatu/Arquivos/image/akt.jpg. Acessado em 11/07/2013.

Após a leitura desta introdução, o professor deverá distribuir a turma em sete grupos, atribuindo a cada grupo a leitura de um texto especificado abaixo, que dá continuidade à matéria.

Cada grupo deverá ler uma das sugestões de atividades para sete dimensões da vida cotidiana que sejam promotoras de mudanças de comportamento para um estilo de vida mais sustentável – e que, sim, contribuem muito para a proteção do meio ambiente. Para isso, deverão clicar na imagem (como as apresentadas a seguir) que abrirá a página correspondente ao tema atribuído ao grupo.

O grupo deverá uma preparar uma socialização para o professor e demais colegas, ilustrando o conteúdo do texto e apresentando sugestões do que pode ser feito no cotidiano de cada um no sentido de colaborar para este aspecto da sustentabilidade.

1 - Cuide de você

cuide de você

Imagem disponível em: http://www.akatu.org.br/Content/Akatu/Arquivos/image/03_06%282%29.jpg. Acessado em 11/07/2013.

2 - Alimentação saudável

alimentação

Imagem disponível em: http://www.akatu.org.br/Content/Akatu/Arquivos/image/Post02.jpg. Acessado em 11/07/2013.

3 - Cuidados com a casa e resíduos

casa resíduos

Imagem disponível em: http://akatu.org.br/Content/Akatu/Arquivos/image/Post03.jpg. Acessado em 11/07/2013.

4 - Curta seu tempo com a família e amigos

família

Imagem disponível em: http://akatu.org.br/Content/Akatu/Arquivos/image/Post04.jpg. Acessado em 11/07/2013.

5 - Mobilidade

mobilidade

Imagem disponível em: http://akatu.org.br/Content/Akatu/Arquivos/image/Post05.jpg. Acessado em 11/07/2013.

6 - Cuidado com o meio ambiente próximo

ambiente

Imagem disponível em: http://www.akatu.org.br/Content/Akatu/Arquivos/image/Post06.jpg. Acessado em 11/07/2013.

 

7 - Engaje-se

engaje

Imagem disponível em: http://www.akatu.org.br/Content/Akatu/Arquivos/image/Post07.jpg. Acessado em 11/07/2013.

 

Ao final das apresentações, cada aluno deverá responder, por escrito, à pergunta: O que você está fazendo para consumir de um jeito diferente em cada uma dessas dimensões da sua vida?

Atividade 3 – Socialização: consumo na rede

Após o término da atividade 2, toda a produção dos alunos, individuais e em grupo, deverá ser salva em um dispositivo de armazenamento de mídia (cd, dvd ou pendrive) e enviado ao professor para avaliação. Este material deverá ser postado pelo professor, com a ajuda de alunos, no blog ou site da escola. Caso a escola não possua um blog ou site, professor e alunos  deverão criar o blog.  Para criar o blog, basta acessar o endereço eletrônico https://accounts.google.com/ServiceLogin?service=blogger&ltmpl=start&hl=pt-BR&passive=86400&continue=http://www.blogger.com/home#s01 (Acesso em 11/07/2013) e seguir as instruções. É rápido, prático e gratuito.

Postadas as produções, o professor deverá solicitar aos alunos que entrem no endereço eletrônico do blog e que façam comentários sobre os trabalhos desenvolvidos. Todos os alunos deverão seguir este procedimento e o professor, juntamente com os alunos, deverão divulgar o blog na escola, solicitando à comunidade escolar que também participe do blog,  deixando seus comentários e opiniões. Para divulgar o blog, todos os recursos de comunicação disponíveis na escola deverão ser utilizados: site da escola, rádio da escola, cartazes, faixas, comunicados, redes sociais, entre outros.

O professor deverá manter o blog atrativo postando atualidades relacionadas ao tema da pesquisa desenvolvida pelos alunos.

Recursos Complementares

 Para os alunos

Consumo Consciente de Embalagem. Disponível em: http://www.mma.gov.br/responsabilidade-socioambiental/producao-e-consumo-sustentavel/consumo-consciente-de-embalagem/item/7581. Acessado em 11/07/2013.

Saco é um saco. Disponível em: http://www.mma.gov.br/responsabilidade-socioambiental/producao-e-consumo-sustentavel/saco-e-um-saco. Acessado em 11/07/2013.

Separe o lixo e acerte na lata. Disponível em: http://www.separeolixo.gov.br/. Acessado em 11/07/2013.

Vamos tirar o planeta do sufoco. Disponível em: http://www.mma.gov.br/responsabilidade-socioambiental/producao-e-consumo-sustentavel/saco-e-um-saco/vamos-tirar-o-planeta-do-sufoco. Acessado em 11/07/2013.

Sacolas. Disponível em:  http://www.youtube.com/watch?v=D112guXYTZ0&feature=youtu.be. Acessado em 11/07/2013.

Para o professor.

 A história das coisas (vídeo) Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=7qFiGMSnNjw. Acessado em 11/07/2013.

O consumo e os impactos socioambientais. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20704. Acessado em 11/07/2013.

Consumo e Consumismo: qual o papel do consumidor consciente? Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25673. Acessado em 11/07/2013.

Consumidor, Consumo e Consumismo! Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=7332. Acessado em 11/07/2013.

Globalização – consumismo e alienação. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=30503. Acessado em 11/07/2013.

Avaliação

A avaliação deverá ser processual e abranger todas as etapas do processo. Deverão ser consideradas, além da participação dos alunos, as suas produções individuais e coletivas, orais e escritas.

Poderão ser utilizados como instrumentos de avaliação quantitativa as produções escritas individuais ou em grupo.

A tabulação dos dados e a produção de texto deverão ser avaliados quantitativamente, assim como a preparação e a socialização do trabalho em grupo na atividade 2 do módulo 3.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.