Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Cantigas de roda: vamos brincar, ler e escrever?

 

20/10/2013

Autor e Coautor(es)
ELIANA APARECIDA CARLETO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial História Tempo cronológico
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Ouvir, ler, cantar e transcrever cantigas;
  • Interpretar cantigas;
  • Apreciar e valorizar cantigas populares;
  • Desenvolver habilidades de leitura e de escrita;
  • Desenvolver um comportamento leitor, valorizando diferentes gêneros textuais;
  • Produzir texto com autonomia;
  • Ler diferentes textos de forma autônoma ou com ajuda;
  • Formular hipóteses sobre o tema ou o assunto abordado;
  • Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos.
Duração das atividades
Aproximadamente 300 minutos – 5 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que os alunos tenham habilidades básicas de leitura e de escrita. Além disto, é preciso que saibam o significado de verso, poema e estrofe. (Caso você não tenha trabalhado estes itens, poderá consultar a aula “Poema: verso, estrofe, rima, ritmo” publicada no sítio “Portal do Professor, disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=51886>. Acesso em: 28 de set. 2013.) Também é importante que sejam capazes de expor oralmente suas ideias e de se relacionar com os colegas.

Estratégias e recursos da aula

Informações ao professor

Professor, reconhecendo que a consciência fonológica é uma condição necessária, mas não suficiente para uma criança se alfabetizar, consideramos essencial criar situações por meio das quais nossos alunos possam refletir sobre as formas orais e escritas das palavras. De acordo com a proposta do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa atividades lúdicas possibilitam momentos para que os alunos possam refletir sobre o sistema de escrita alfabética “[...] quando cantamos músicas e cantigas de roda, ou recitamos parlendas, poemas, quadrinhas, ou desafiamos os colegas com diferentes adivinhações, estamos nos envolvendo com a linguagem de maneira lúdica e prazerosa”. (Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional.  Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Os jogos como importante recurso didático para a aprendizagem de SEA. Brasília: MEC, SEB, ano 1, unidade 3, 2012, p. 36-39). Disponível em:<http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_3_MIOLO.pdf>. Acesso em: 25 de set. 2013.

1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Cantigas de roda

Fonte da imagem: Sítio: “Desenhos de carinhas de menino e menina”. Disponível em: <http://www.painelcriativo.com.br/wp-content/uploads/2010/04/desenhos-carinha-menino-menina-pintura-10.jpg>. Acesso em: 27 de set. 2013.

Organize os alunos em uma roda de conversa e estabeleça um diálogo a respeito do que eles sabem sobre cantigas de roda.  Por meio da leitura de imagens, é possível identificar o assunto e antecipar a ideia principal da aula. É também uma boa oportunidade para que os alunos aprendam progressivamente a realizar a leitura de imagens num contexto que lhes possibilitará dialogar sobre elas. Apresente por meio de recurso multimídia, retroprojetor ou confeccione cartaz com imagens que indicam brincadeiras de rodas. Apresente, por exemplo, as cenas a seguir, logo após, estabeleça um diálogo para interpretá-las. As questões são apenas para orientar uma conversa e não há necessidade de que a turma escreva as respostas. O interessante, neste momento, é que os alunos se sintam desafiados a emitir suas impressões e opiniões sobre a temática a ser estudada.

Cantigas de roda  Cirandinha bronze – Sandra Guinle

Fonte: Sítio: “Sandra Guinle”. Disponível em: <http://www.sandraguinle.com.br/expo.php?sessao=exposicao >. Acesso em: 25 de set. 2013.    (Neste mesmo sítio você terá acesso a dados bibliográficos sobre a artista Sandra Guinle.).

Cantigas de roda  Dag França - Brincadeiras de roda em Santa Cruz de Goiás

Fonte: Sítio: “Goiânia”. Disponível em: <http://www.goiania.ws/Artes/Dag/>. Acesso em: 25 de set. 2013.  (Neste mesmo sítio você terá acesso a dados bibliográficos sobre a artista Dag França.).

 

Cantigas de roda  Fonte: Alunas brincando de cantigas de roda - Escola Municipal Eugênio Pimentel Arantes- Uberlândia /MG – 2013. Acervo da própria autora.       


Comece indagando:

a- O que vocês estão vendo em cada imagem apresentada?

b- Qual das imagens é pintura, escultura e fotografia?

c- O que vocês veem nas imagens além das pessoas?

d- Do que as pessoas estão brincando?

e- Só meninas participam da brincadeiras ou meninos também?

f- Vocês gostam desse tipo de brincadeira?

g- Vocês costumam realizar este tipo de brincadeira em suas casas? E aqui na escola, vocês brincam de roda?

h- Quem conhece alguma cantiga que acompanha este tipo de brincadeira? (Se algum aluno se manifestar, permita que ele apresente a cantiga aos colegas.).

Para finalizar esse momento induza os alunos a dizerem o que acharam da atividade. Não se esqueça de pedir que justifiquem sua resposta. Aproveite para informar-lhes que durante alguns dias iremos estudar sobre cantigas de roda.

2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, retome o assunto da aula anterior. Informe que antigamente, no tempo de nossos pais e avós, a prática da brincadeira de roda era muito usada pelas crianças, todas brincavam, principalmente ao anoitecer quando eram agrupadas todas as crianças daquela rua e começavam a brincar até a hora de irem  dormir. (Professor, se você vivenciou estes momentos, dê o seu exemplo. Conte para a turma como eram as suas brincadeiras de roda.).

Na escola essa prática também era muito usada, principalmente na hora do recreio, geralmente as meninas eram a maioria. Mas que pena! Com o passar do tempo estas brincadeiras estão desaparecendo e quase não as vemos acontecer, nem na vida familiar nem na escola.  Questione os alunos:

  • Vocês acham que as brincadeiras de roda estão mesmo desaparecendo? Por que isto está acontecendo?
  • Vocês conhecem algum lugar onde as crianças ainda brincam de roda?
  • O que pode ser feito para que sejam recuperadas estas brincadeiras?
  • Que tal fazermos algumas entrevistas para descobrirmos mais informações sobre as brincadeiras de roda?
  • Para começarmos nossos estudos vamos descobrir quais são as brincadeiras de roda que conhecemos? Então, reúna com um de seus colegas e vamos iniciar!

Professor, depois que os alunos se organizarem, em duplas ou trios, peça-os que façam uma lista com os nomes das brincadeiras de roda que conhecem.

Quando terminar o tempo que você estabeleceu para o trabalho nos pequenos grupos reorganize-os para que possam apresentá-lo aos demais colegas. Antes de iniciar as apresentações informe aos alunos que perguntas, esclarecimentos ou informações a acrescentarem, poderão ser feitas após a exposição do colega.

Produza um cartaz com os nomes das brincadeiras que eles falaram ou recolha as listas e afixe-as no mural da sala. Esta lista pode ser útil para você elaborar outras atividades, como por exemplo, produção de texto, ou simplesmente, para cantar as cantigas mais conhecidas pelos alunos. Isto poderá ser feito em diferentes dias e horários.

Para finalizar esse momento induza os alunos a dizerem o que acharam da atividade. Não se esqueça de pedir que justifiquem sua resposta.

Observação: Se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA, você poderá sugerir que façam o registro utilizando o programa KWord (Área de Trabalho > Processador de Texto) ou  KWord ( Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Suíte de Escritório > Processador de Texto). Essa atividade também poderá ser realizada através do tablet ou utilize o Laboratório de Informática.

3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Cantigas de roda

Converse com os alunos para descobrir quais são suas hipóteses sobre a palavra tradicional. Pergunte a eles: vocês sabem o que quer dizer a palavra tradicional?

Ouça as hipóteses dos alunos e se possível, peça que consultem o dicionário para descobrirem se elas estão corretas.

Destaque que os pais ou avós dos alunos devem se lembrar da cantiga tradicional “Terezinha de Jesus”. Antigamente, muitas crianças brasileiras brincavam com ela. Professor, apresente a letra da música e a melodia para a turma. Você terá acesso à melodia nos sítios a seguir.

Cantigas de roda  Sítio: “Youtube”. Terezinha de Jesus. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=porOx00eXLg >. Acesso em: 26 de set. 2013.

Cantigas de roda  Sítio: “Youtube”. Terezinha de Jesus. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=2ObxbgegRkI>. Acesso em: 26 de set. 2013.

Para obter a letra da música acesse o sítio: “Letras.mus.br” Terezinha de Jesus. Disponível em: <http://letras.mus.br/cantigas-populares/984009/k>. Acesso em: 26 de set. 2013.

Registre a letra da cantiga de roda “Terezinha de Jesus” na lousa e peça que os alunos a copiem  no caderno de Língua Portuguesa. 

Solicite que façam uma leitura silenciosa, pois esse tipo de leitura possibilita a adaptação do aluno às suas características individuais de ritmo, pontuação, compreensão e interpretação. Em seguida faça você uma leitura em voz alta e logo após peça que releiam o texto silenciosamente. Ande pela sala, perguntando para alguns alunos onde está escrita determinada palavra. Isso fará com os alunos busquem ajustar o oral ao escrito e considerem índices gráficos conhecidos, como letras iniciais e finais, por exemplo, até encontrar a palavra certa.

Discuta com os alunos o conteúdo do texto, ressalte que as palavras: primeiro, segundo e terceiro caracterizam ordem e posição. Aproveite para trabalhar ou relembrar os números ordinais, você poderá utilizar as sugestões da aula “Números ordinais: colocando tudo em ordem” postada no Sítio: “Portal do Professor”. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23502>. Acesso em: 26 de set. 2013. Se você quiser fazer uma sondagem oral sobre números ordinais, poderá indagar: 

  • Quais tipos de numerais foram utilizados no texto?
  • Três cavalheiros socorreram a Teresa, isto aconteceu um de cada vez. O que os numerais da segunda estrofe indicam?
  • Teresa deu a mão para apenas um dos cavalheiros. Em sua opinião, porque isto aconteceu?
  • Na última estrofe foram utilizados numerais para indicar o quê?
  • Quais são os verbos que estão presentes no texto?

Após o diálogo solicite que os alunos ilustrem o texto.

Terezinha de Jesus

                 Cantiga popular

Terezinha de Jesus deu uma queda
Foi ao chão
Acudiram três cavalheiros
Todos de chapéu na mão

O primeiro foi seu pai
O segundo seu irmão
O terceiro foi aquele
Que a Tereza deu a mão

Terezinha levantou-se
Levantou-se lá do chão
E sorrindo disse ao noivo
Eu te dou meu coração

 

Dá laranja quero um gomo
Do limão quero um pedaço
Da morena mais bonita
Quero um beijo e um abraço.

Para concluir este momento, cante a cantiga com os alunos. Organize-os em roda com um aluno no centro (este representará a Terezinha). Os três cavalheiros ficarão fora da roda e entrarão à medida que forem sendo apresentados na cantiga. O grupo gira cantando a música. No fim da cantoria, o aluno (Terezinha) que está no centro escolhe seu substituto por meio de um abraço, ou seja, o terceiro cavalheiro. Para continuar a brincadeira é só decidir quem será a nova Terezinha e os outros três cavalheiros.

Ao final pergunte aos alunos o que acharam da brincadeira. É importante que justifiquem suas respostas.

Pesquisando: entrevistando e aprendendo

Você poderá orientar os alunos a realizarem uma entrevista com pessoas idosas da família ou vizinhos, recuperando cantigas que fizeram parte da infância deles.

Planeje com eles as ações que serão necessárias para esta atividade:

  • Definam o dia, horário e local da entrevista;
  • Escolham o/s entrevistado/s;
  • Elaborem um convite para o/s entrevistado/s. Lembre-se de explorar este gênero textual: sua estrutura e as informações que deve conter. Se necessário, leve alguns modelos para eles observarem.
  • Levantem as perguntas que poderão ser feitas. Ajude-os nessa tarefa, para que as questões não se tornem repetitivas ou fora do objetivo da atividade. Oriente-os que, no momento da entrevista, prestem atenção nas respostas, anotando tudo em uma folha de papel.
  • Solicite-lhes que socializem as respostas, caso haja mais de um entrevistado.
  • Registrem esse momento por meio de um texto coletivo, ou seja, um relatório da entrevista. Ele deve ser mediado por você, que deverá orientar a participação ativa dos alunos e coordenar as ideias que forem surgindo. Os alunos vão expondo suas opiniões enquanto você escreve o texto na lousa, você deverá, juntamente com os alunos, fazer a revisão do texto e, finalmente, eles copiam a versão final. É importante que o conteúdo e a forma sejam levados em consideração. Para isso, sempre que necessário, faça intervenções que garantam o encadeamento do texto. Se preferir você poderá digitar o texto e depois dar uma cópia aos alunos, ou ainda, caso eles não consigam fazer o registro através da escrita você poderá pedir que reescrevam os acontecimentos por meio de imagens e palavras, sendo você o escriba quando se fizer necessário. Durante a elaboração do relatório e o registro você deverá observar os alunos no sentido de avaliá-los numa dimensão formativa continuada, tendo uma função diagnóstica, capaz de indicar os níveis de escrita já consolidados pelos alunos.Para ter acesso a um exemplo de entrevista sobre cantigas de roda você poderá acessar aula “Escrita de palavras através da música - O Cravo e a Rosa” postada no Sítio “Portal do Professor”. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20038 >. Acesso em: 26 de set. 2013.
  • Se possível, registrem este momento por meio de filmagem, para isso, utilizem o laptop UCA ou uma câmera digital no modo de filmar. Depois, assistam e discutam o que aprenderam.

Você também poderá marcar um dia para que pais ou avós venham à escola ensinar as cantigas que conhecem. 

4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, de acordo com a proposta do Pacto pela Alfabetização na Idade Certa (Brasil, Avaliação no Ciclo de Alfabetização: Reflexões e Sugestões, 2012, p. 17), algumas capacidades de leitura são muito relevantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tais como:

  • Reconhecer a finalidade do texto;
  • Localizar informações;
  • Identificar o tema/sentido do texto;
  • Compreender o sentido e expressões/palavras do texto;
  • Elaborar inferência;
  • Dentre outras.

Para isso, sugerimos as atividades de escritas registradas a seguir. Elas poderão ser respondidas oralmente, em pequenos grupos, e depois socializadas com todos, ou individualmente por meio da escrita. Essa decisão dependerá da competência leitora que os alunos já alcançaram. Você poderá utilizar uma das cantigas de roda citadas por seus alunos durante a realização da atividade 2 deste planejamento. Registre o texto e as questões na lousa e peça que a turma copie e resolva-as em seu caderno de Língua Portuguesa. Se preferir poderá reproduzir o texto.

Cantigas de roda

Quem conhece a história da Bela Adormecida? A cantiga que vamos usar na atividade a seguir conta uma história parecida com essa. Quem quer contar a história da Bela Adormecida? (Professor, utilize este momento para que um ou mais alunos conte a história citada. Se nenhum deles quiser contar, conte você. Ou se preferir leia a história. O importante é relembrá-la para que a turma possa fazer comparação entre a cantiga que iremos trabalhar e a história da Bela Adormecida.). No sítio a seguir, você terá acesso à história “A Bela Adormecida”.

Cantigas de roda  Sítio: “Contando histórias”. Disponível em: <http://www.contandohistoria.com/a_bela_adormecida.htm>. Acesso em: 29 de set. 2013.

Cantigas de roda  Sítio: “A Bela Adormecida”. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=FBzMDiYtrq0>. Acesso em: 29 de set. 2013.

Cantigas de roda

Leia e copie o texto abaixo. (Professor, se preferir poderá reproduzir o texto.)

 

A linda  rosa juvenil

                   Cantiga popular

A linda rosa juvenil,
Juvenil, juvenil,
A linda rosa juvenil
Juvenil.

Vivia alegre em seu lar,
Em seu lar, em seu lar.
Vivia alegre em seu lar,
Em seu lar.

Um dia veio uma bruxa má,
Muito má, muito má.
Um dia veio uma bruxa má,
Muito má.

Que adormeceu a Rosa assim,
Bem assim, bem assim.
Que adormeceu a Rosa assim,
Bem assim.

E o mato cresceu ao redor,
Ao redor, ao redor.
E o mato cresceu ao redor,
Ao redor.

E o tempo passou a correr,
A correr, a correr.
E o tempo passou a correr,
A correr.

E um dia veio um belo rei,
Belo rei, belo rei.
E um dia veio um belo rei,
Belo rei.

Que despertou a Rosa assim, 
Bem assim, bem assim.
Que despertou a Rosa assim,
Bem assim.

E os dois puseram-se a dançar,

A dançar.

E os dois puseram-se a dançar,

A dançar.

Batemos palmas para o rei,
Para o rei, para o rei.
Batemos palmas para o rei,
Para o rei.

Lá, lá, lá, lá, lá, lá, lá, lá.

Lá, lá, lá, lá, lá, lá, lá, lá.

Solicite que os alunos façam uma leitura silenciosa. Depois leia você em voz alta.

Com a finalidade de ampliar os debates sobre a temática da atividade, sugerimos que use vídeos da música trabalhada. Se a sua escola faz parte do Projeto UCA, solicite que os alunos utilizem seus laptops por meio da ferramenta Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou o tablet. Se não possuírem estas ferramentas, leve-os até ao Laboratório de Informática ou use um projetor multimídia para projetar os vídeos.

Veja os vídeos e proponha que destaquem as diferenças e semelhanças entre elas.

Cantigas de roda  Sítio: “Youtube”.A Linda Rosa Juvenil. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=fdh8HG9aEbI>. Acesso em: 29 de set. 2013.

Cantigas de roda  Sítio. “Youtube”.Os Pequerruchos - A Linda Rosa Juvenil. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=q30ryHS3d1s>. Acesso em: 29 de set. 2013.

 

Para finalizar esse momento pergunte o que os alunos acharam das atividades. É importante que eles justifiquem suas respostas.

Outras possibilidades para trabalhar a cantiga:

1- Você poderá levar os alunos até o pátio da escola para cantarem a cantiga. Ela é uma boa oportunidade para brincar e cantar. Faça assim:

  • Organize os alunos em roda; 
  • Um deles vai para o centro da roda, este será a “Rosa”;
  • Outros dois deverão ficar de fora da roda e serão a “Bruxa” e o “Rei”;
  • Seguindo as estrofes da música, cada um deve agir conforme o seu personagem. Aqueles que estão na roda deverão girar e cantar ao redor da “Rosa”.

2- Proponha aos alunos que ilustrem a cantiga. Você poderá fazer assim:

  • Cada dupla ou trio ilustra uma estrofe da história em uma folha de papel à parte;
  • Recorte as estrofes da história em partes que correspondam às ilustrações produzidas pela turma;
  • Organize os desenhos de acordo com os recortes;
  • Possibilite um momento de socialização das produções;
  • Os alunos poderão fazer desenhos utilizando para isso o laptop Classmate, a partir do programa KolourPaint que poderá ser acessado pelo caminho: (Metasys > Aplicativos > Aplicações Gráficas > KolourPaint). Depois, imprima os trabalhos;
  • Afixe os trabalhos em um mural nos corredores da escola.

5ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Retome a música trabalhada na aula anterior. Registre as atividades a seguir na lousa e peça que os alunos copiem e resolva-as. (Professor, as questões propostas visam analisar o gênero do ponto de vista do seu conteúdo. Elas recuperam informações explícitas, verificam a compreensão global do texto, sua finalidade e incentivam a formulação de hipóteses.). 

     Marchinhascarnaval6

Agora que você leu atentamente a cantiga, responda:

1- Você já conhecia essa cantiga? De que forma isto se deu?

___________________________________________________ (Resposta pessoal.).

2- Qual é o título da cantiga?

___________________________________________________ (A linda rosa juvenil.).

3- Quais são as personagens da cantiga?

_____________________________________________________ (A rosa, a bruxa e o rei.).

4- O que a bruxa má fez à rosa?

____________________________________________________(Fez a rosa adormecer.).

5- O mato cresceu ao redor de quê?

____________________________________________________ (Possivelmente a turma poderá concluir  que o mato cresceu ao redor do lugar onde a rosa morava, já que na cantiga é dito que a rosa vivia alegre no seu lar.).

6- Quem despertou a rosa?

_______________________________________________________ (O belo rei.).

7- Depois que o rei despertou a rosa, o que eles fizeram?

_________________________________________________________ (O rei e a rosa dançaram.).

8- O que você achou desta cantiga? Justifique sua resposta.

_____________________________________________________________ (Resposta pessoal.).

2- Consulte o dicionário e descubra o significado da palavra juvenil.

______________________________________________________________________

3- De acordo com a canção “A linda rosa juvenil”, marque a resposta certa.

a) Na primeira estrofe, os dois primeiros versos da cantiga de roda, a palavra juvenil significa que a rosa é:

(A) cantora

(B) idosa

(C) jovem

(D) triste

b) No trecho “Adormeceu a rosa assim, bem assim...”, a palavra adormeceu

significa que a feiticeira colocou a rosa para:

(A) cantar

(B) dançar

(C) dormir

(D) pular

c) O trecho “O tempo começou a correr...”, significa:

(A) adormecer

(B) dormir

(C) parar

(D) passar

d) O rei despertou a Rosa, porque ela estava:

(A) cantando.

(B) acordada.

(C) correndo.

(D) dormindo.

6ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Cantigas de roda

Professor, proponha que os alunos, individualmente, produzam um texto sobre cantigas de roda.

Instrua que eles deverão, em duplas ou individualmente, escolher uma cantiga de roda e recriá-la, ou seja, produzir uma nova letra para a melodia. Comunique que ao finalizarem suas produções, farão a leitura de seu texto para a professora e demais colegas. Durante a elaboração do texto e registro você deverá observar os alunos no sentido de avaliá-los numa dimensão formativa continuada, tendo uma função diagnóstica, capaz de indicar os níveis de escrita já consolidados pelos alunos.

Você poderá solicitar que os alunos utilizem a informática para escrever as produções. Se eles possuírem o laptop Classmate do Projeto UCA, utilize o programa KWord, acessando ( Metasys > Aplicativo > Ferramentas de Produtividade > Suíte de Escritório > Processador de Textos ).

Os alunos poderão ilustrar o texto utilizando para isso o laptop Classmate, a partir do programa KolourPaint que poderá ser acessado pelo caminho: (Metasys > Aplicativos > Aplicações Gráficas > KolourPaint).

Para finalizar este momento, conforme registrado anteriormente permita que os alunos socializem suas produções.

Trabalho interdisciplinar

Professor, utilize a letra da canção “A linda rosa juvenil” e adote uma metodologia interdisciplinar que permita ao aluno ler, interpretar, analisar, sintetizar e concluir. Sugerimos os conteúdos a seguir para que o trabalho concilie com sua proposta curricular, veja:

Língua Portuguesa:  estrutura de textos, reescrita e reprodução de textos, aspectos gramaticais (ortografia, acentuação gráfica, uso de letras maiúsculas e minúsculas, pontuação, parágrafo, acentuação, concordância verbal e concordância nominal, pontuação etc.) e aspectos semânticos (coerência e  coesão); comunicação oral (falar/ouvir/compreender/interpretar/escuta organizada e apresentação de argumentos: opinião e comentário).

História:  debate sobre a dimensão contínua do tempo, noções de passado, presente e futuro; a medição e organização do tempo: segundo, minuto, hora, dia, mês, ano, década; linha do tempo: ordenação e localização de acontecimentos no tempo; tempo cronológico.

Geografia: características ambientais de diferentes regiões: desmatamento, poluição de rios e mares, sustentabilidade, biodiversidade, as quais tanto interferem na preservação da fauna; natureza.

Matemática:  formulação, interpretação e resolução de situações problema, envolvendo horários; cálculo mental aproximado e exato em situações de atividade matemática oral e escrita.

Ciências: ambientes naturais e ambientes construídos: ações do homem no ambiente; sociedade e meio ambiente.

Temas transversais: ética, cidadania, natureza e sociedade.

Artes: leitura, compreensão, análise e interpretação de imagens; produção de desenhos, pinturas e maquetes.

Informática_ utilize o programas KolourPaint,  Mozilla Firefox  e KWord do laptop Classmate do Projeto UCA para:   

. Pesquisar: Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet).

. Digitalizar textos:  KWord  pelo ícone do processador de textos da área de trabalho ou (Metasys> Aplicativos > KWord).

. Ilustrar: KolourPaint (Metasys > Aplicativos > Aplicações Gráficas > Ferramenta de Pintura).

. Fotografar: WxCam clicando em : laptops ( Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ).

. Fazer pintura digital: Tux Paint  (Mestasys > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital).

Recursos Complementares

Sugestão de links para o aluno:

Sítio: “Kboing” cantigas de roda. Disponível em: <http://www.kboing.com.br/canais/cantigas-de-roda/>. Acesso em: 29 de set. 2013.

Sítio: “Qdivertido.com.br” Disponível em: <http://www.qdivertido.com.br/cantigas.php>. Acesso em: 29 de set. 2013.

Sugestões de links para professores:

Sítio: “Revista Nova Escola”. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/garotada-entra-ritmo-dancas-roda-422968.shtml?page=1>. Acesso em: 29 de set. 2013.

Sugestão de bibliografia para o aluno e o  professor:

PAIVA, Ione Maria de. Brinquedos Cantados. 2. ed. Rio de Janeiro. Sprint, 2000.

ALMEIDA, Theodora Maria Mendes de. Quem canta seus males espanta - 2. São Paulo: Siciliano, 2000.

Avaliação

Professor, a avaliação faz parte de todo o processo aqui sugerido, pois envolverá sua observação cotidiana e registros seus e dos alunos. Ela permite o reconhecimento de conquistas, bem como a verificação das dificuldades e das necessidades dos alunos no processo de ensino e de aprendizagem. Nesse sentido, o aluno tem possibilidade de se conscientizar dos conteúdos que já aprendeu e daqueles nos quais, para construir seu conhecimento, necessita de um maior investimento. Sendo assim, ao longo de todo o trabalho observe se os alunos foram capazes de ouvir, ler, cantar e transcrever cantigas de roda; interpretar cantigas; ler diferentes textos de forma autônoma ou com ajuda; formular hipóteses sobre o tema ou assunto abordado; ampliar o repertório literário; desenvolver atitudes favoráveis à leitura; apreciar e valorizar cantigas de roda e interagir com os pares sabendo respeitar a opinião dos colegas.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 7 classificações

  • Cinco estrelas 6/7 - 85.71%
  • Quatro estrelas 1/7 - 14.29%
  • Três estrelas 0/7 - 0%
  • Duas estrelas 0/7 - 0%
  • Uma estrela 0/7 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.