Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Brincando com sons.

 

18/10/2013

Autor e Coautor(es)
RUBIA VANESSA VICENTE DEMETRIO
imagem do usuário

FLORIANOPOLIS - SC Universidade Federal de Santa Catarina

Giandréa Reuss Strenzel

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educação Infantil Natureza e sociedade Objetos e processos de transformação
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Perceber os sons produzidos no ambiente interno e externo da instituição;

Movimentar seu corpo de acordo com o ritmo das músicas trabalhadas;

Comunicar seus saberes aos colegas de forma compreensível e organizada;

Ampliar seu repertório musical.

Duração das atividades
Este plano deverá ser vivenciado em 3 dias. Cada momento terá a duração de aproximadamente 30 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta aula é planejada para um grupo de crianças com aproximadamente 3 anos de idade. Para sua efetivação é necessária à articulação entre professor e auxiliar de classe.

Estratégias e recursos da aula

Este plano caracteriza-se como uma ampliação da aula " Que som é esse?" (Ver recursos complementares). A necessidade de ampliação surge no intuito de dar visibilidade ao processo de planejamento contínuo, ampliando os conhecimentos das crianças sobre a produção musical, bem como, as possibilidades de trabalho com esta temática. Diante disto, incluímos neste plano, momentos que envolvem histórias clássicas que abordam o fazer musical, bem como, a possibilidade de ensinar uma brincadeira cantada para grupo, com o objetivo de ensinar-lhes a relação entre os movimentos de nosso corpo e as indicações das canções sugeridas no plano.

 

1º Momento: Percebendo os sons de ambiente.

Materiais Necessários: Tapetes, almofadas, instrumentos musicais.

            Para iniciar a aula o professor deverá convidar as crianças para sentarem em roda. Após auxiliar as crianças a se acomodarem, iniciará a conversa questionando-os sobre as novidades que desejam contar aos colegas. Neste momento as crianças terão a possibilidade de trazer suas demandas para a roda, no entanto, devem respeitar o momento de expressão dos colegas, para isso o professor atuará como mediador.

            Em seguida, o professor deverá convidar as crianças para ouvirem uma história e, para isso, é necessário um espaço aconchegante em que elas possam se acomodar e ouvir a narrativa. A obra sugerida é “Os músicos de Bremen” da escritora Ruth Rocha. Escolhemos essa narrativa, para iniciar a conversa sobre a música e os instrumentos musicais. A narração pode ser realizada criando um ambiente de suspense e curiosidade, dedicando a atenção a cada aventura vivida pelos personagens.

 

História Os Músicos de Bremen.

Escrito por: Ruth Rocha.

Imagem disponível em: http://qrolecionar.blogspot.com.br/2011/01/os-musicos-de-bremen.html

Acesso em: 08/10/2013

 

             Após contar a história, o professor irá questionar as crianças sobre o significado da palavra “som” e qual a diferença entre som e música. Ao ouvir as hipóteses das crianças, o professor solicitará a turma que percebam os sons presentes naquele espaço e identifiquem que objeto o produz. Passado este momento de identificação, as crianças serão convidadas a saírem de sua sala e perceberem os sons que permeiam o espaço externo da instituição. Os adultos que acompanham o grupo, devem chamar a atenção para sons que os pequenos não identifiquem, tais como, de pessoas andando, o canto de pássaros ou outros animais, o barulho de veículos, etc. Reunindo as crianças em roda no pátio, o professor irá explicar às crianças que a nossa vida está repleta de sons, o nosso próprio corpo produz muitos sons, contudo, o percebemos com clareza, ao ouvir esses sons transformados em música.

            Finalizando este primeiro momento, o professor irá envolver as crianças em uma brincadeira chamada apito escondido. A brincadeira é organizada da seguinte forma: algumas crianças com apitos e outros instrumentos musicais se escondem em espaço da instituição e começam a tocar os instrumentos que tem em mãos; o outro grupo será guiado pelo som, até encontrar os colegas; neste momento as crianças trocam de posições e a brincadeira continua.

 

2º Momento: Uma roda de música divertida.

Materiais Necessários: Tapetes, instrumentos musicais, caixa de som e microfone.

No segundo dia, o professor deverá conversar com as famílias e profissionais da instituição, no intuito de proporcionar ao grupo uma roda de música com a presença de um adulto que toque algum instrumento musical e possa enriquecer esse momento. Caso a instituição tenha essa possibilidade de promover esse momento às crianças, o professor deve planejá-lo juntamente com este adulto, selecionado as músicas que desejam apresentar às crianças, pensando em momentos que possibilitem o movimento (dança) e outros em que as crianças possam participar cantando junto. É interessante que o professor selecione algumas músicas que as crianças não conhecem, para que tenham seu repertório musical ampliado.

Após organizar o espaço, o professor irá conduzir as crianças até os tapetes e iniciará a atividade, incentivando a participação das crianças em cada momento da proposição.

 

Momento da Roda de música

Acervo institucional NDI/2013

Fotografia: Saskya Bodemmuller

 

Se a instituição não tenha a possibilidade de um adulto para tocar com as crianças, o professor deverá organizar uma roda de música com crianças, selecionando as músicas que deseja ensinar e organizando o espaço para essa atividade. Ao iniciar a roda, o professor deverá escolher uma canção que as crianças conheçam e em seguida poderá convidar algumas crianças que desejam cantar no microfone. Em seguida, o professor cantará músicas com movimentos e as mais lentas as crianças acompanharão com os instrumentos musicais.

 

3º Momento: Aprendendo uma brincadeira cantada.

Materiais Necessários: aparelho multimídia, tapetes, almofadas e o DVD Brincadeira Cantadas 2 – Palavra Cantada.

No terceiro dia, o professor convidará as crianças para assistirem o vídeo do grupo “Palavra Cantada”, sugerimos a música Ciranda Caracol do álbum “Brincadeira Cantadas”. Inicialmente as crianças serão acomodadas para assistir o vídeo. É interessante que o espaço escolhido proporcione também a possibilidade de dançar. Após assistirem a primeira vez, o professor desafiará o grupo a imitar alguns movimentos indicados pelo vídeo.

Em seguida, as crianças serão convidadas para realizar algumas brincadeiras do vídeo no pátio da instituição. A primeira brincadeira será “A dança das caveiras” organizada da seguinte forma: as crianças formam um círculo e ao iniciar a música, uma criança vai ao centro e cria um movimento que deve ser imitado por todos do grupo. Em seguida é escolhida outra criança que deve criar um movimento diferente e assim segue até a música terminar. Em seguida, o grupo irá experimentar a música “Ciranda Caracol”.

Sugerimos que esse momento seja filmado, assim as crianças terão a possibilidade de avaliar sua participação nesta proposta e vislumbrar a possibilidade de criar novos movimentos.

Recursos Complementares
Avaliação

As observações e o registro têm papel fundamental para a avaliação deste plano, já que é por meio dessas ferramentas que o professor deverá perceber como as crianças se apropriam dos conhecimentos trabalhados em sala. Neste caso, partimos das rodas de conversa, percebendo como as crianças estão se expressando e em seguida como as crianças perceberam os sons produzidos pelos instrumentos musicais e como se organiza a harmonia destes sons, a partir das quais pudemos avaliar o que as crianças aprenderam sobre os diferentes sons e as possibilidades de criação de movimento.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.