16/10/2013
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Médio | Geografia | Organização e distribuição mundial da população |
- Identificar motivos naturais, econômicos, políticos e sociais que provocam o deslocamento internacional de pessoas.
- Identificar rotas de saída e de chegada, sob a influência contemporânea da globalização.
- Reconhecer possíveis comportamentos xenofóbicos, que marcam algumas áreas de destino e suas consequências.
- Destacar o Brasil como área de destino de imigrantes e o fenômeno de saída de brasileiros para vários países do mundo.
Movimentos migratórios: definição
Localização espacial das principais áreas de saída e de destino dos imigrantes
Definição de emigração, imigração e migração
Aula sugerida para a segunda série do ensino médio.
Esta aula poderá tornar-se mais rica e proveitosa com a participação dos professores de História, Sociologia, Filosofia e Artes.
O professor deverá iniciar a aula com o seguinte questionamento: O Brasil já foi destino de povos estrangeiros. Continua sendo?
Para responder a esta pergunta o professor deverá levar os alunos ao laboratório de informática e propor a seguinte tarefa: Investigar e selecionar os nomes dos vereadores das câmaras municipais de algumas cidades brasileiras. O quadro 1 apresenta a sugestão de câmaras municipais de cidades de todas as regiões brasileiras. Esta seleção procura mostrar a diversidade das etnias que formam a nação, abrindo possibilidade para o estudo das correntes migratórias mais intensas entre o final do século XIX até meados do século XX.
Caxias do Sul/RS (Região Sul) Colonização italiana Vereadores de Caxias do Sul http://www.camaracaxias.rs.gov.br/site/?idConteudo=109 Pomerode/SC (Região Sul) Colonização alemã Câmara Municipal de Pomerode http://www.cmpomerode.sc.gov.br/ Holambra/SP(Região Sudeste) Colonização holandesa Câmara Municipal da Estância Turística de Holambra http://www.camaraholambra.com.br/?z=vereadores Xapuri/AC Grande presença de nordestinos, com origem portuguesa (Região Norte) Lista de vereadores da Câmara Municipal de Xapuri http://xapuri.aleac.net/noticia/2010/02/lista-de-vereadores-da-camara-municipal-de-xapuri Quixadá/CE (Região Nordeste) Colonização de origem portuguesa e mistura de povos Vereadores http://www.camaraquixada.ce.gov.br/vereadores/ Macapá/AP(Região Norte) Colonização de origem portuguesa Confira lista com nomes dos vereadores eleitos http://www.portalamazonia.com.br/editoria/politica/confira-quem-sao-os-vereadores-eleitos-em-macapa/ Curvelo/MG (Região Sudeste) População com mistura de etnias Vereadores de Curvelo http://www.cmcurvelo.mg.gov.br/legislatura.aspx?id=18 Corumbá/MS(Região Centro Oeste) Presença de imigrantes de origem árabe e mistura de etnias Vereadores http://www.camaracorumba.ms.gov.br/ |
Quadro 1: Sugestão de cidades e sites das câmaras municipais para observação das diferentes etnias que formam o povo brasileiro
GIL, Izabel Castanha, 2013 (Org.)
Em grupo de quatro alunos, cada um deles deverá formar um quadro virtual com algumas fotos e nomes de vereadores, selecionando-os em todas as cidades propostas. A indicação dessa fonte (nomes, fotos e cidades dos vereadores) deve-se ao fato de serem pessoas, que, por opção, candidataram-se à função de representantes do povo, tornando-se, portanto, pessoas públicas. Os sites oficiais das câmaras municipais trazem a relação dos nomes com as respectivas fotos.
Com a ajuda do professor de História, os alunos deverão identificar a origem de alguns desses sobrenomes, destacando a ascendência alemã, polonesa, italiana, portuguesa, japonesa, espanhola, árabe, suíça, e outra.
Com a ajuda dos professores de Sociologia e Filosofia, os alunos deverão ser orientados sobre a responsabilidade no uso da imagem e do nome das pessoas, mesmo que estejam disponíveis na internet. Conceitos como privacidade, respeito, e limite devem ser trabalhados com muito zelo. Após essa etapa da atividade, os arquivos deverão ser apagados, com o acompanhamento do professor. |
Ainda em grupo de quatro pessoas, os alunos deverão responder os questionamentos propostos.
1- Quais etnias podem ser identificadas pelo sobrenome dessas pessoas? 2- Há negros vereadores? Em caso afirmativo: a) eles são tão numerosos quanto os brancos? ( ) Não. ( ) Sim. Como se explica esse fato? b) eles têm sobrenomes africanos? ( ) Não. ( ) Sim. Como se explica esse fato? 3- Há indígenas compondo os legislativos municipais? ( ) Não. ( ) Sim. Como se explica esse fato? 4- Em quais regiões brasileiras são mais presentes imigrantes e descendentes de a) Portugueses? d) Espanhóis? g) Indígenas? b) Italianos? e) Árabes? h) Poloneses? c) Alemães? f) Negros e afrodescendentes? i) Japoneses? 5- Quais outras etnias podem ser detectadas na análise das fotos, dos nomes e dos sobrenomes? |
Quadro 2: Questionamentos para interpretação do painel virtual com fotos e nomes dos vereadores de diferentes municípios brasileiros
GIL, Izabel Castanha, 2013. (Org.)
A socialização da atividade será feita oralmente, no laboratório de informática, com a projeção do painel virtual na tela. Todos os alunos deverão participar expondo as informações levantadas e as interpretações pessoais da experiência realizada.
Esta atividade tem como objetivo pedagógico a presentificação do tema, levando o aluno a percebê-lo na composição da sociedade brasileira, fazendo parte, portanto, do seu próprio cotidiano.
Para esta atividade o professor deverá dividir a sala em dois grandes grupos para que sejam investigados dois aspectos ligados às migrações internacionais envolvendo o Brasil. A) Aspecto 1: Investigação e compreensão do movimento migratório de entrada de estrangeiros no país, desde a colonização até os dias atuais. B) Aspecto 2: Investigação e compreensão do movimento migratório de saída de brasileiros, a partir da segunda metade do século XX.
O quadro 3, apresentado na sequência, refere-se ao aspecto 1 e o quadro 4 refere-se ao aspecto 2. Os temas serão definidos por sorteio e os grupos desenvolverão as temáticas propostas. O grande grupo responsável pelo aspecto 1 será subdividido em oito subgrupos e a cada um deles será atribuído um tema.
Grupo 1: Portugueses no Brasil: colonizadores ou imigrantes?
www.rosauramourao.blogspot.com Investigar aspectos históricos da colonização portuguesa no Brasil e em quais locais do território se fixaram durante o período colonial. Investigar a história contemporânea da imigração portuguesa no país. Investigar as atividades econômicas a que mais se dedicavam e as que se dedicam hoje, aspectos de sua cultura e as contribuições dessa etnia à sociedade brasileira. Identificar a legislação que normatiza a condição especial dos portugueses no Brasil e a de brasileiros em Portugal. Se possível, entrevistar e fotografar imigrantes desta etnia. Fontes de pesquisa: Imigração portuguesa no Brasil http://www.infoescola.com/historia/imigracao-portuguesa-no-brasil/ Portugueses no Brasil http://portuguesesbrasil.com/ Portal das comunidades portuguesas http://www.secomunidades.pt/web/guest/listapaises/BR Decreto nº 70.391, de 12/04/1972. Promulga a Convenção sobre Igualdade de Direitos e Deveres entre Brasileiros e Portugueses. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/D70391.htm Os migrantes hoje http://www.bbc.co.uk/portuguese/especial/migrantes/migrantes.shtml
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Grupo 5: Espanhóis no Brasil: será que a semelhança das línguas os atraiu?
Investigar aspectos históricos da colonização espanhola no Brasil e em quais locais do território se fixaram. Investigar a história contemporânea da imigração espanhola no país. Investigar as atividades econômicas a que mais se dedicavam e as que se dedicam hoje, aspectos de sua cultura e as contribuições dessa etnia à sociedade brasileira. Se possível, entrevistar e fotografar imigrantes desta etnia. Fontes de pesquisa: A imigração espanhola no Brasil http://www.mundoeducacao.com/historiadobrasil/a-imigracao-espanhola-no-brasil.htm Os migrantes hoje http://www.bbc.co.uk/portuguese/especial/migrantes/migrantes.shtml
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Grupo 2: Italianos no Brasil: quando e por que vieram?
http://pt.wikipedia.org/wiki/Imigra%C3%A7%C3%A3o_italiana_em_Minas_Gerais Investigar aspectos históricos da colonização italiana no Brasil e em quais locais do território se fixaram. Investigar a história contemporânea da imigração italiana no país. Investigar as atividades econômicas a que mais se dedicavam e as que se dedicam hoje, aspectos de sua cultura e as contribuições dessa etnia à sociedade brasileira. Se possível, entrevistar e fotografar imigrantes desta etnia. Fontes de pesquisa: Imigração italiana no Brasil http://www.infoescola.com/geografia/imigracao-italiana-no-brasil/ Imigrantes italianos http://www.imigrantesitalianos.com.br/ Os migrantes hoje http://www.bbc.co.uk/portuguese/especial/migrantes/migrantes.shtml
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Grupo 6: Outros povos: árabes, poloneses, suíços, e outros. Por que somos um país cosmopolita?
http://lucianoandancas.blogspot.com.br/2011/03/o-mascate.html www.educadores.diaadia.pr.gov.br Investigar aspectos históricos da colonização desses povos no Brasil e em quais locais do território se fixaram. Investigar a história contemporânea desses grupos minoritários no país. Investigar as atividades econômicas a que mais se dedicavam e as que se dedicam hoje, aspectos de sua cultura e as contribuições dessa etnia à sociedade brasileira. Identificar dificuldades de adaptação desses povos no Brasil. Se possível, entrevistar e fotografar imigrantes desta etnia. Fontes de pesquisa: Imigração árabe: um certo oriente no Brasil http://brasil500anos.ibge.gov.br/territorio-brasileiro-e-povoamento/arabes Imigração polonesa http://www.historiabrasileira.com/brasil-republica/imigracao-polonesa/ Suíços no Brasil http://www.suicosdobrasil.com.br/ Os migrantes hoje http://www.bbc.co.uk/portuguese/especial/migrantes/migrantes.shtml |
Grupo 3: Alemães no Brasil: por que se fixaram no Sul?
http://www.imigracaoalemasc.com.br/conteudo.php?sys=1&id=1113 Investigar aspectos históricos da colonização alemã no Brasil e em quais locais do território se fixaram. Investigar a história contemporânea da imigração alemã no país; as atividades econômicas a que mais se dedicavam e as que se dedicam hoje, aspectos de sua cultura e as contribuições dessa etnia à sociedade brasileira. Identificar dificuldades de adaptação desses povos no Brasil. Se possível, entrevistar e fotografar imigrantes desta etnia. Fontes de pesquisa: Brasil Alemanha http://www.brasilalemanha.com.br/novo_site/paginas/imigracao-alema Imigração alemã http://www.educacional.com.br/reportagens/alemanha/default.asp Da Europa para o Brasil http://www.imigracaoalemasc.com.br/conteudo.php?sys=1&id=1113 Os migrantes hoje http://www.bbc.co.uk/portuguese/especial/migrantes/migrantes.shtml
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Grupo 7: Negros no Brasil: eles são considerados imigrantes?
http://www.imigrantesbrasil.com/2008/05/imigrao-do-negro-africano-at-abolio-da.html#axzz2fZGp0TMV Investigar aspectos históricos da vinda desses povos no Brasil e em quais locais do território se fixaram. Investigar a história contemporânea desses grupos no país. Investigar as atividades econômicas a que mais se dedicavam e as que se dedicam hoje, aspectos de sua cultura e as contribuições dessa etnia à sociedade brasileira. Identificar dificuldades de adaptação desses povos no Brasil. Se possível, entrevistar e fotografar imigrantes desta etnia. Fontes de pesquisa: Negros http://www.saopaulo.sp.gov.br/conhecasp/gente-paulista_negros Imigração http://pt.wikipedia.org/wiki/Imigra%C3%A7%C3%A3o_no_Brasil Os migrantes hoje http://www.bbc.co.uk/portuguese/especial/migrantes/migrantes.shtml
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Grupo 4: Japoneses no Brasil: por que a América atraiu esses asiáticos?
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/junho/dia-nacional-do-imigrante-japones-6.php Investigar aspectos históricos da colonização desses povos no Brasil e locais do território em que se fixaram. Investigar a história contemporânea desses grupos minoritários; as atividades econômicas a que mais se dedicavam e as que se dedicam hoje, aspectos de sua cultura e as contribuições dessa etnia à sociedade brasileira. Identificar dificuldades de adaptação desses povos no Brasil. Se possível, entrevistar e fotografar imigrantes desta etnia. Fontes de pesquisa: Imigração Japão Brasil http://www.saopaulo.sp.gov.br/imigracaojaponesa/historia.php A imigração japonesa http://www.aprendebrasil.com.br/reportagens/japao/ Imigração japonesa na Amazônia merece mais investigação Os migrantes hoje http://www.bbc.co.uk/portuguese/especial/migrantes/migrantes.shtml
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Grupo 8: O Brasil contemporâneo ainda atrai estrangeiros?
http://bulgarosnobrasil.org/tag/estrangeiros/ Investigar as características da imigração contemporânea no Brasil, identificando os grupos mais numerosos e os fatores que o atraem no país. Identificar exigências para se tornar um estrangeiro legalizado no Brasil. Se possível, entrevistar e fotografar imigrantes que tenham entrado no país há pouco tempo. Fontes de pesquisa: Nova onda de imigrantes no Brasil http://www.infoescola.com/atualidades/nova-onda-de-imigracao-no-brasil/ Economia brasileira atrai estrangeiros e imigração aumenta 50% em seis meses Quando um imigrante tem direito de permanecer no Brasil? Imigração: cresce número de estrangeiros no Brasil; há menos brasileiros no exterior http://www.ebc.com.br/noticias/retrospectiva-2012/2012/12/retrospectiva-imigracao Lei nº 6.815, de 19 de agosto de 1980. Define a situação jurídica do estrangeiro no Brasil, cria o Conselho Nacional de Imigração. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l6815.htm Os migrantes hoje http://www.bbc.co.uk/portuguese/especial/migrantes/migrantes.shtml |
Quadro 3: Temas para pesquisa em grupo: imigrantes no Brasil GIL, Izabel Castanha, 2013. (Org.)
A outra metade da turma investigará os temas sugeridos no quadro 4, sendo atribuído a esses alunos o desenvolvimento do aspecto 2. A turma será subdividida em seis grupos e, por sorteio, e cada um deles desenvolverá um dos temas.
Intenciona-se fazer um comparativo entre o movimento de entrada de vários povos no Brasil e o movimento de saída de brasileiros para outros países e continentes. Esses movimentos são motivados por circunstâncias econômicas, políticas, sociais, e até mesmo naturais. Compreender os motivos que geram a saída e os que influenciam a escolha dos destinos ajuda a explicar a dinâmica de uma época e como isso influencia a organização social, econômica e espacial das áreas envolvidas.
Grupo 1: Brasileiros na Europa: passear, estudar ou morar naquele continente?
http://amarelinha.co.uk/2011/09/encontro-da-rede-de-brasileiros-na-europa/ Identificar motivos que levam muitos brasileiros a migrarem para países europeus, traçando o perfil socioeconômico desses migrantes. Identificar os países mais procurados e por quê. Investigar as dificuldades para a quantificação real do número de brasileiros naquele continente, em decorrência da migração clandestina. Investigar os caminhos para a legalização de brasileiros em países estrangeiros. Entrevistar e fotografar brasileiros que estão vivendo em algum país europeu (por meio de contato com familiares, é possível fazer a entrevista e obter as fotos por canais eletrônicos) Fontes de pesquisa Os migrantes hoje http://www.bbc.co.uk/portuguese/especial/migrantes/migrantes.shtml Imigração brasileira na Europa Migrações na Europa http://www.mundovestibular.com.br/articles/4136/1/MIGRACOES-NA-EUROPA-Resumo/Paacutegina1.html
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Grupo 4: Migração de cérebros: o que é? Que consequências traz ao país?
http://geografiaetal.blogspot.com.br/2013/06/fuga-ou-atracao-de-cerebros.html Definir a metáfora migração ou fuga de “cérebros”. Investigar as principais causas da saída dessas pessoas e os principais países para onde vão. Reconhecer as consequências desse movimento migratório para os países em menos desenvolvidos, de onde a maior parte deles se origina. Entrevistar e fotografar brasileiros que estão vivendo em algum país europeu (por meio de contato com familiares, é possível fazer a entrevista e obter as fotos por canais eletrônicos) Fontes de pesquisa Fuga ou atração de cérebros? http://geografiaetal.blogspot.com.br/2013/06/fuga-ou-atracao-de-cerebros.html Cresce número de casos de “fuga de cérebros” no Brasil http://colunas.revistaepoca.globo.com/ofiltro/2011/07/11/cresce-casos-de-fuga-de-cerebros-no-brasil/ |
Grupo 2: Brasileiros nos Estados Unidos: passear, estudar ou morar naquele país?
http://blogdobarath.blogspot.com.br/2012/11/perguntas-e-respostas-como-tirar-visto.html Identificar motivos que levam muitos brasileiros a migrarem para os Estados Unidos, traçando o perfil socioeconômico desses migrantes. Investigar as dificuldades para a quantificação real do número de brasileiros naquele país, em decorrência da migração clandestina. Investigar os caminhos para a legalização de brasileiros em países estrangeiros. Entrevistar e fotografar brasileiros que estão vivendo em algum país europeu (por meio de contato com familiares, é possível fazer a entrevista e obter as fotos por canais eletrônicos) Fontes de pesquisa Os migrantes hoje http://www.bbc.co.uk/portuguese/especial/migrantes/migrantes.shtml O número de imigrantes nos Estados Unidos http://www.brasilescola.com/geografia/o-numero-imigrantes-nos-estados-unidos.htm
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Grupo 5: Xenofobia: brasileiros maltratados no exterior?
Definir xenofobia e os motivos que a provocam. Identificar ações afirmativas para minimizá-las. Reconhecer a necessidade de fortalecimento da solidariedade universal como um valor ético. Entrevistar especialistas (advogados, professores pesquisadores, profissionais da área de segurança) ou até mesmo pessoas que já foram vítima de algum tipo de comportamento xenofóbico. Fontes de pesquisa Os migrantes hoje http://www.bbc.co.uk/portuguese/especial/migrantes/migrantes.shtml Xenofobia na Europa: os novos padrões das migrações internacionais
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Grupo 3: Brasileiros no Japão: de volta às origens?
http://www.mundodastribos.com/vagas-de-emprego-para-brasileiros-no-japao.html Identificar motivos que levam muitos brasileiros a migrarem para o Japão, traçando o perfil histórico e socioeconômico desses migrantes. Investigar as dificuldades para a quantificação real do número de brasileiros naquele país, em decorrência da migração clandestina. Investigar os caminhos para a legalização de brasileiros em países estrangeiros. Entrevistar e fotografar brasileiros que estão vivendo em algum país europeu (por meio de contato com familiares, é possível fazer a entrevista e obter as fotos por canais eletrônicos) Fontes de pesquisa Os migrantes hoje http://www.bbc.co.uk/portuguese/especial/migrantes/migrantes.shtml Imigração brasileira no Japão http://pt.wikipedia.org/wiki/Imigra%C3%A7%C3%A3o_brasileira_no_Jap%C3%A3o Mesmo com dólar baixo, decasséguis preferem investir no Brasil
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Grupo 6: Brasileiros praticam xenofobia contra estrangeiros?
Definir xenofobia e os motivos que a provocam. Identificar ações afirmativas para minimizá-las. Reconhecer a necessidade de fortalecimento da solidariedade universal como um valor ético. Entrevistar especialistas (advogados, professores pesquisadores, profissionais da área de segurança) ou até mesmo pessoas que já foram vítima de algum tipo de comportamento xenofóbico. Fontes de pesquisa Padilha qualifica de xenófoba atitude de médicos que hostilizaram cubanos Xenofobia, homofobia e violência darão o tom da manifestação do Dia do Basta em Rio Branco Xenofobia e bairrismo http://www.guiadedireitos.org/index.php?option=com_content&view=article&id=1038&Itemid=261 Crimes de ódio http://www.guiadedireitos.org/index.php?option=com_content&view=article&id=1035&Itemid=257 |
Quadro 4: Temas para pesquisa: brasileiros fora do Brasil GIL, Izabel Castanha, 2013. (Org.)
A socialização dos resultados será feita por meio de um evento cultural, com a contribuição do professor de Artes. O cenário (auditório, salão nobre, pátio ou quadra esportiva da escola) deverá ser dividido em dois ambientes: a) um deles retratará a entrada de estrangeiros no país; b) o outro retratará a saída de brasileiros para outros países. A xenofobia caracteriza-se como uma temática que perpassa as duas situações, por isso deverá ser representa em ambas.
A encenação deverá trazer elementos informativos sobre os motivos dos deslocamentos, os impactos pessoais e familiares provocados, as expectativas dos dois grupos (os que chegam e os que recebem), a inserção ou não na nova comunidade, peculiaridades culturais de cada povo representado (dança, culinária, vestimenta, língua etc.), influências que recebem e que exercem na comunidade receptora, o papel do Estado nos dois extremos do movimento migratório (na saída e na chegada), entre outros aspectos.
A xenofobia deverá ser representada como um estranhamento da nova realidade, demonstrando a intolerância, o preconceito e a barreira que se coloca em relação às trocas de saberes entre os povos. Os professores de História, Sociologia e Filosofia podem dar valiosa contribuição na abordagem dessa temática.
Em data, horário e local predefinidos, os grupos farão as suas apresentações. O convite poderá ser estendido a outras turmas, proporcionando oportunidade lúdica para o aprendizado.
Para o encerramento da aula propõem-se duas tarefas:
A) Ao final das dramatizações, um aluno previamente orientado pelo professor deverá solicitar aos presentes (os alunos da própria turma e de outras turmas, de acordo com a articulação com os demais colegas professores) que permaneçam no local por mais alguns minutos. Alunos de todos os grupos deverão distribuir um post-it para cada colega da plateia solicitando que escrevam sua opinião sobre a troca de saberes entre os povos, por meio das migrações.
B) Cada grupo deverá elaborar um texto narrativo dissertativo, com cerca de trinta linhas, sintetizando as principais informações apreendidas durante as investigações.
Não há tradução para a palavra post-it. Como se observa na imagem, esse recurso corresponde a pequenos blocos de papel colorido, em que uma das extremidades apresenta material adesivo, que facilita a sua fixação. Trata-se de material facilmente encontrado em papelarias, a preços acessíveis.
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Com orientações do professor, será organizado um mural com fotos do evento cultural, os post-its (pequenos papeis autocolantes) escritos pelos colegas, e os textos sínteses.
Observações: a) Recomenda-se que sejam distribuídos post-its de várias cores, com o objetivo de colorir o mural, tornando-o mais atrativo; b) As sínteses deverão ser digitadas e coladas ao lado das fotos que representam cada tema, contribuindo para ampliar a compreensão do observador.
A construção do movimento para uma dramatização http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=3157
A arte imita a vida: a importância do teatro na formação humana
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=24094
A dramatização como instrumento de ensino
http://educador.brasilescola.com/orientacoes/dramatizacao-como-instrumento-ensino.htm
Participação, interesse, pontualidade, são aspectos comportamentais e atitudinais que devem ser considerados na composição da média final. Em relação ao conhecimento, o professor deverá considerar o desempenho dos alunos nas interpretações propostas.
Cinco estrelas 1 calificaciones
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26/09/2014
Cinco estrelasMuito bom