Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Conversando sobre a importância da consciência ambiental

 

21/10/2013

Autor e Coautor(es)
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria; Leandro Rezende.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Saúde Correlações entre meio ambiente e saúde
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Ética Justiça
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Geografia Natureza
Ensino Fundamental Inicial Geografia Lugar e paisagem
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Manejo e conservação ambiental
Ensino Fundamental Inicial Geografia Conservando o ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ampliar a percepção sobre preservação do meu ambiente e atitudes sustentáveis.

Reconhecer a importância de se ter consciência ambiental.

Valorizar os recursos naturais e preservá-los.

Desenvolver linguagem oral e escrita.

Duração das atividades
5 aulas de uma hora
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Sugere-se que essas aulas sejam desenvolvidas com alunos a partir do 3º ano do ensino fundamental em virtude dos recursos e estratégias utilizados.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1:

1º Momento: Para iniciar a sensibilização para o tema Consciência Ambiental, convide os alunos para utilizarem seus notebooks do Projeto Um Computador por Aluno e acessarem o endereço abaixo para assistirem ao clipe da música “Papagaio Reginaldo” do grupo Palavra Cantada. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=LHCU4xd4znA&list=PLVTV09BRJBzJMCPOe5iqS_bYOlwGURAhs. Duração: 6min33seg. Acesso em 11 de outubro de 2013.

Fonte: Imagem da própria autora obtida a partir do site: http://www.youtube.com/watch?v=LHCU4xd4znA&list=PLVTV09BRJBzJMCPOe5iqS_bYOlwGURAhs. Acesso em 11 de outubro de 2013.

Caso a escola não participe desse Projeto, leve os alunos ao Laboratório de Informática da escola.

2º Momento: Após assistir ao clipe, divida a turma em trios e disponibilize a letra da música aos pequenos grupos para que respondam algumas questões:

Letra da música: Papagaio Reginaldo (Palavra Cantada)

Havia um papagaio que chamava Reginaldo
Com uma vida natural
No meio do pantanal
Amigo da graúna, tartaruga e do tatu
Vaga-lume, da cotia, jacaré e jaburu
Tinha flores, tinha frutos, tudo era uma beleza.
Todo mundo em equilíbrio com a mamãe natureza.
E na árvore na montanha, tinha um galho e no galho.
Reginaldo fez seu ninho
Oh, que ninho! Lindo ninho!
Ai, ai, ai que amor de ninho!
O ninho no galho, o galho na árvore.
E a árvore na montanha olê ia ô.
A árvore na montanha olê ia ô.
A árvore na montanha olê ia ô.
A árvore na montanha ôôôô...
Mas um dia Reginaldo conheceu um novo bicho
Que surgiu tão de repente
Meio feio e esquisito,
Pois andava em duas patas
Tinha boca sem ter bico.
Quem será esse intruso, que parece um chimpanzé?
Será que come papagaio, o que será que ele quer?
Perguntou ao vaga-lume: Como chama esse bicho?
Esse bicho chama homem, chama humano, chama gente
Chama moço, chama cara, chama como se quiser
O que será que ele quer?
Reginaldo viu que o homem era sem educação,
Pois cortou a sua árvore sem nenhuma explicação.
E cortou aquele galho, nem ligou que tinha um ninho
O seu ninho bonitinho, feito com o maior carinho.
Reginaldo não gostou e foi falar com aquele moço
Por um triz que o machado não cortou o seu pescoço.
Mas a vida continua, foi fazer sua malinha.
Deu adeus à sua casa, foi dormir com as andorinhas.
Que arrumaram uma caminha, toda feita de peninha.
Ai, ai, ai, mas que amiguinhas!
Bonitinhas!
Quando todos já dormiam, acordaram de repente
Era um fogo que queimava o que via pela frente.
Um barulho, gritaria! Jacaré pra todo lado!
Tatu de rabo queimado
E a tartaruga que pedia uma ajuda pra correr
E graúna procurava alguma água pra beber
Reginaldo assustado bateu asas e voou
Quase morre sufocado na fumaça que soprou
Só voltou de manhãzinha para ver o que restava
Onde estava seus amigos e a floresta que ele amava?
Que foi feito do seu mundo?
Oh, que mundo! Vasto mundo.
Ai, ai, ai que amor de mundo!
Reginaldo ali sozinho, bem quietinho ele chorou
Tudo tinha se perdido, o seu mundo acabou
Sentado numa pedra um barulho ele escutou
Quando viu já era tarde era cocô que desabava
De um bumbum de boi malhado que agora ali pastava
Quase enterra Reginaldo de maneira mais bisonha.
Mas que boi mais sem vergonha!
Ainda veio com esse papo que lugar de papagaio é em cima de um galho
Ai meu galho! Lindo galho!
Onde foi parar meu galho?
O galho na árvore
E a árvore na montanha olê ia ô.
A árvore na montanha ôôôô...
Mas o fato é que a floresta virou um imenso pasto
E o pasto é um vazio
Com os bois comendo mato
Sem contar com o cupim
E um monte de carrapato
Reginaldo desolado foi voando assim sem rumo
E falou para si mesmo: Tudo bem, eu me acostumo.
Quando então ó que surpresa! Um pau reto ele avistou
Mas que estranho objeto, era um poste de concreto.
E no alto desse poste ele fez um novo ninho
Oh que ninho bonitinho!
Ai, ai, ai que amor de ninho!
O ninho no poste, o poste no pasto
Reginaldo relaxou e até que ficou legal
Cantava pra esquecer como era o pantanal
E ali se acostumou com os bois parados de bobeira
Comendo capim verde pra acabar na churrasqueira
Mas vejam só a peça que o destino lhe pregou
Foi comer grão de bico, uma arapuca o pegou
Reginaldo foi caçado por um homem bem matreiro
E vendido na gaiola para um grande fazendeiro
E aprendeu falar palavras, repetir tantas bobagens
Pra quê serve um papagaio aprender nossa linguagem?
E cortaram sua asa, suas penas bem no meio
Pra que ele não voasse e vivesse num puleiro
Ai, ai, ai mas que fuleiro!
O puleiro no galho, o galho da árvore.
E a árvore na montanha olê ia ô.
A árvore na montanha olê ia ô. (15x)

Letra da música: Papagaio Reginaldo. Disponível em: http://letras.mus.br/palavra-cantada/papagaio-reginaldo/. Acesso em 11 de outubro de 2013.

Questões a serem respondidas em trios:

1)      Sobre o que retrata essa música?

2)      Onde o Papagaio Reginaldo vivia? Descreva o que havia no lugar.

3)      O que aconteceu com o Papagaio Reginaldo?

4)      Vocês consideram que histórias semelhantes à do Papagaio Reginaldo acontecem, na realidade, ou se tratam apenas de ficção?

5)      O que vocês acham que é necessário fazer para evitar que histórias como essas se repitam?

3º Momento: Convidar a turma para sentar em círculo e apresentar as suas respostas ao restante dos colegas. Registre as respostas diferentes apresentadas na lousa e promova uma reflexão sobre a importância da preservação do meio ambiente para a preservação das espécies. Discuta sobre o quanto o homem tem tido atitudes irresponsáveis em relação à natureza, provocando desmatamentos e reduzindo de forma significativa a cobertura vegetal no Brasil. O desmatamento é causado pela utilização das terras para a agricultura e pecuária, pela exploração das madeiras, pela urbanização, pela criação de pontes e estradas, dentre outros.

ATIVIDADE 2:

1º Momento: Convide os alunos para utilizarem seus notebooks do projeto Um Computador por Aluno e assistirem ao vídeo: O que é sustentabilidade? Duração: 1min20seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=HAtJgPODRs4. Acesso em 15 de outubro de 2013.

Fonte: Imagem da própria autora, obtida a partir do site: http://www.youtube.com/watch?v=HAtJgPODRs4. Acesso em 15 de outubro de 2013.

Caso a escola não participe desse Projeto, leve os alunos ao Laboratório de Informática da escola.

2º Momento: Explore o vídeo com os alunos por meio das seguintes perguntas: O que é sustentabilidade? Quais são os princípios da sustentabilidade? Que atitudes podemos adotar no nosso dia a dia para respeitarmos os princípios da sustentabilidade?

3º Momento: Solicite aos alunos que, individualmente, produzam um jogo de Cruzadinha da Sustentabilidade. Forneça o seguinte quadro aos alunos e oriente-os a construírem, com base nas discussões realizadas até então sobre o tema, palavras ou ações relacionadas à sustentabilidade. Como por exemplo: usar verso das folhas, apagar luz da sala, evitar desperdício, economizar copo descartável, economizar água, diminuir consumismo, dentre outros. Cada aluno deverá fazer o enunciado para as ações ou palavras a serem preenchidas e construir sua cruzadinha sem preenchê-la. Depois de pronta o aluno trocará a sua cruzadinha com seu colega e tentará preenchê-la. Após concluir o preenchimento verifique os acertos e erros. Veja o exemplo a seguir:

CRUZADINHA DA SUSTENTABILIDADE

 

-

-

U

S

A

 R

-

V

E

R

S

O

-

D

A

S

-

F

O

L

H

A

S

A

P

A

G

A

R

-

A

-

L

U

Z

-

D

A

-

S

A

L

A

-

-

-

-

E

V

I

T

A

R

-

D

E

S

P

E

R

D

Í

C

I

O

-

-

-

-

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

T

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

E

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

N

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

T

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

B

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

I

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

L

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

I

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

D

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

D

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

E

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Imagem da própria autora.

ATIVIDADE 3:

1º Momento: Dividir a turma em trios para utilizarem seus notebooks do Projeto Um Computador por Aluno para acessarem um dos textos abaixo e fazerem a leitura:

Texto 1: A Importância da consciência Ambiental para o Brasil e para o Mundo. Disponível em: http://ambientes.ambientebrasil.com.br/gestao/artigos/a_importancia_da_consciencia_ambiental_para_o_brasil_e_para_o_mundo.html. Acesso em 15 de outubro de 2013.

Texto 2: A Importância de Uma Sustentabilidade Ambiental Para Todos. Disponível em: http://www.atitudessustentaveis.com.br/noticias/a-importancia-sustentabilidade-ambiental-todos/ . Acesso em 15 de outubro de 2013.

Texto 3: NERY, Sophia. Conscientização ambiental. Disponível em: http://www.metodista.br/maiscidadania/reportagens/conscientizacao-ambiental. Acesso em 15 de outubro de 2013.

Texto 4: MESQUITA, Tiago. O despertar da consciência ambiental – A hora de agir é agora. Disponível em: http://www.vivaviver.com.br/consciencia_ambiental/o_despertar_da_consciencia_ambiental_a_hora_de_agir_e_agora/422/. Acesso em 15 de outubro de 2013.

Caso sua escola não participe do projeto, imprima os textos e disponibilize-os aos trios.

2º Momento: Cada trio deverá extrair do texto três perguntas para serem remetidas a um ecologista, ambientalista ou outro profissional da área de Preservação do Meio Ambiente da cidade. Além disso, os alunos deverão produzir um cartaz com imagens e informações sobre a reportagem lida e após a produção dos mesmos, expor os trabalhos na sala de aula.

3º Momento: Tendo conseguido o contato com o profissional que trabalha na área de Preservação do Meio Ambiente para ir à escola, utilize esse momento para os alunos, inicialmente, apresentarem seus cartazes à ele, como forma de ilustrarem o que estão estudando. Após essa primeira apresentação, um representante de cada trio deverá escolher uma pergunta para ser feita ao convidado. Se der tempo, todas as perguntas poderão ser remetidas à ele. Caso não encontrem profissionais disponíveis na cidade, sugere-se que os alunos façam uma busca virtual e entrem em contato por e-mail com profissionais que trabalhem em ONG´s ou em entidades independentes. Outra opção seria fazer uma apresentação/discussão virtual, em espaços como blogs ou fóruns virtuais.

ATIVIDADE 4:

1º momento: Convide os alunos para utilizarem seus notebooks do Projeto Um Computador por Aluno para acessarem o endereço abaixo e assistirem ao vídeo: Consciência Ambiental: Episódio 1 – Cidades. Duração: 20 min. Disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=12909. Acesso em 15 de outubro de 2013.

 

Fonte: Imagem da própria autora obtida a partir do site: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=12909. Acesso em 15 de outubro de 2013.

Caso a escola não participe do Projeto, leve os alunos ao Laboratório de Informática.

2º momento: Explore o vídeo com os alunos por meio das seguintes perguntas: O que vocês acharam da reportagem com Marcelo Bueno? Quem vocês consideram que deveriam ser responsáveis pelo lixo que produzem? Vocês acham possível viver como o arquiteto Marcelo Bueno?

3º momento: Propor um jogo: CONCORDO E DISCORDO. Dividir a turma em dois subgrupos. Apresentar algumas informações extraídas do vídeo, sendo que um grupo deverá apresentar argumentos concordando com a informação e o outro grupo, discordando da informação.

Cada um deve se responsabilizar pelo lixo que produz.

É possível viver sem energia elétrica.

É possível viver sem televisão.

O poder público não tem condições de arcar sozinho com a sustentabilidade.

A cidade, para ser ecológica, depende das pessoas.

4º Momento: Em trios, os alunos deverão fazer uma lista de ações possíveis para implementar em suas próprias residências para aproximar das ideias difundidas na reportagem assistida, de forma a usar os recursos naturais de maneira responsável, adotando atitudes sustentáveis.

Recursos Complementares

NUNES, Liliane dos Guimarães Alvim. Aprendendo princípios de sustentabilidade. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=51400. Acesso em 15 de outubro de 2013.

SILVA, Rosilene Tomaz. Desenvolvimento sustentável: Uma solução para os problemas ambientais – UCA. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=34882. Acesso em 15 de outubro de 2013.

LOPES, Leandro Faber. Por um mundo sustentável. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25666. Acesso em 15 de outubro de 2013.

Avaliação

A avaliação deverá ser processual e contínua. Procure identificar no decorrer das discussões e nas produções dos alunos se eles conseguiram ampliar a percepção sobre preservação do meu ambiente e a importância de se ter consciência ambiental. Pergunte aos alunos se eles perceberam a importância da valorização dos recursos naturais para a preservação da vida. Avalie a evolução da produção escrita e participação oral dos alunos ao longo das aulas. Analise a pertinência das propostas feitas pelos alunos em relação a atitudes sustentáveis. Como avaliação final, solicite aos alunos que produzam uma redação com o seguinte título: Consciência ambiental: cada um precisa fazer a sua parte.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Adriana , UNIC , Mato Grosso - disse:
    adrisme@hotmail.com

    31/10/2013

    Quatro estrelas

    muito bom poder observar esses planos de aula maravilhoso


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.