23/11/2013
Giandréa Reuss Strenzel
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Matemática | Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações) |
Educação Infantil | Matemática | Espaço e forma |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Objetos e processos de transformação |
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Educação Infantil | Matemática | Grandezas e medidas |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Esta aula tem como objetivo principal possibilitar a participação das famílias, bem como, ampliar a interação entre elas, as crianças, a professora e a escola, por meio da realização de uma Oficina de Origami.
Para o desenvolvimento desta aula, é necessária a organização prévia do espaço onde será realizada a oficina, que poderá ser organizada no espaço da sala de aula ou num espaço amplo da escola (sala de artes; hall; etc.). Os materiais para as dobraduras podem ser dispostos sobre uma mesa grande ou algumas mesas pequenas, uma ao lado da outra, com cadeiras para que as famílias possam sentar-se com as crianças.
1º MOMENTO
Organizando a Oficina
Material Necessário
Organizar o espaço, disponibilizando uma mesa grande ou mesas pequenas, com cadeiras para que as famílias possam sentar durante a Oficina. Sobre as mesas, disponibilizar os papéis coloridos, para que as famílias possam escolher a cor que desejarem fazer o Origami e alguns potes com giz de cera colorido, para que as crianças possam desenhar e colorir as dobraduras, participando da oficina. Assim que as famílias chegarem, convidá-las para se sentar e antes de iniciar a Oficina, explicar o que e como será feito.
Acervo Institucional NDI/CED/UFSC
Foto: Spinelli, 2013
2º MOMENTO
Dobrando papel para fazer os Origamis
Em primeiro lugar, a professora deve iniciar a Oficina com uma dobradura mais simples, neste caso a dobradura de peixe, para que as famílias aos poucos conheçam as principais dobras do Origami e se familiarizem com a técnica. Em seguida, é importante que a professore demonstre o passo-a-passo de cada dobra respeitando o tempo de cada família. Caso seja preciso, repetir a dobra de forma que todas possam acompanhar a dobradura.
Acervo Institucional NDI/CED/UFSC
Foto: Spinelli, 2013
3º MOMENTO
Confraternização
Material Necessário:
Após o término da Oficina, organizar uma confraternização com as famílias e as crianças, para que as mesmas possam ter um momento para conversar, trocar informações e brincar. Como sugestão a professora pode montar juntamente com as famílias um painel com as dobraduras prontas, colando num papel pardo grudado na parede ou na própria parede ou janela, de forma a socializar com a escola os resultados da Oficina.
Como fazer uma dobradura de cata-vento: http://www.youtube.com/watch?v=bPvs4W25nk4
Como fazer uma dobradura de TSURU: http://www.youtube.com/watch?v=Zxe3gRP0bZU
Sugestões de aula com a participação das famílias:
Com o intuito de avaliar a participação das crianças durante todo o desenvolvimento da aula, a professora deverá registrar e observar o comportamento, o relacionamento das crianças, o movimento, a comunicação, refletindo sobre as seguintes questões: Como se relacionam entre si, com o espaço e os adultos? Como se movimentam pelo espaço: tomam cuidado com o outro? Conseguem realizar o que foi proposto? Como manipulam os objetos e materiais? Como percebem a textura, a cor? Como se comportam na presença das famílias?
Em relação a participação das famílias, sugere-se avaliar: As famílias sentiram-se a vontade na realização da oficina? Houve entrosamento entre elas? Oportunidade de trocas? Houve dificuldades na confecção dos origamis? Foi divertido para todos os envolvidos? Todas as famílias puderam participar? O horário da realização da oficina foi adequado?
Em relação ao espaço e materiais: o espaço foi adequado? Possibilitou interações entre os adultos? Entre adultos? Entre crianças e crianças? Os materiais foram suficientes?
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!