Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Que tal organizar uma Oficina de Origami com as famílias dos bebês...

 

23/11/2013

Autor e Coautor(es)
Carolina Shimomura Spinelli
imagem do usuário

FLORIANOPOLIS - SC Universidade Federal de Santa Catarina

Giandréa Reuss Strenzel

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Matemática Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações)
Educação Infantil Matemática Espaço e forma
Educação Infantil Natureza e sociedade Objetos e processos de transformação
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Matemática Grandezas e medidas
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Movimento Coordenação
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Ampliar a interação entre as famílias, as crianças e a escola de educação infantil;
  • Desenvolver a autonomia psicomotora;
  • Dominar operacionalmente os objetos;
  • Trabalhar conceitos matemáticos de medida, tamanho, quantidade;
  • Ampliar o repertório das crianças relacionado à linguagem oral, artística e estética.
Duração das atividades
60 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • É importante que a professora treine a dobradura previamente (Ver Recursos Complementares).
Estratégias e recursos da aula

Esta aula tem como objetivo principal possibilitar a participação das famílias, bem como, ampliar a interação entre elas, as crianças, a professora e a escola, por meio da realização de uma Oficina de Origami. 

Para o desenvolvimento desta aula, é necessária a organização prévia do espaço onde será realizada a oficina, que poderá ser organizada no espaço da sala de aula ou num espaço amplo da escola (sala de artes; hall; etc.). Os materiais para as dobraduras podem ser dispostos sobre uma mesa grande ou algumas mesas pequenas, uma ao lado da outra, com cadeiras para que as famílias possam sentar-se com as crianças. 

 

1º MOMENTO

Organizando a Oficina

 

Material Necessário

  • Folhas coloridas de papel A4 ou cartolina 15X15;
  • Giz de cera coloridos.

 

Organizar o espaço, disponibilizando uma mesa grande ou mesas pequenas, com cadeiras para que as famílias possam sentar durante a Oficina. Sobre as mesas, disponibilizar os papéis coloridos, para que as famílias possam escolher a cor que desejarem  fazer o Origami e alguns potes com giz de cera colorido, para que as crianças possam desenhar e colorir as dobraduras, participando da oficina. Assim que as famílias chegarem, convidá-las para se sentar e antes de iniciar a Oficina, explicar o que e como será feito.

 

origami

Acervo Institucional NDI/CED/UFSC

Foto: Spinelli, 2013

 

2º MOMENTO

Dobrando papel para fazer os Origamis

 

Em primeiro lugar, a professora deve iniciar a Oficina com uma dobradura mais simples, neste caso a dobradura de peixe, para que as famílias aos poucos conheçam as principais dobras do Origami e se familiarizem com a técnica. Em seguida, é importante que a professore demonstre o passo-a-passo de cada dobra respeitando o tempo de cada família. Caso seja preciso, repetir a dobra de forma que todas possam acompanhar a dobradura. 

 

origami 3 origami 1

Acervo Institucional NDI/CED/UFSC

Foto: Spinelli, 2013

 

 3º MOMENTO

Confraternização

 

Material Necessário:

  • Cada família poderá ficar responsável em contribuir com um salgado, doce, bebida para a realização do café;
  • A professora ficará responsável em trazer guardanapo; pratos; copos e talheres.
  • 1 metro de papel pardo;
  • Fita crepe ou fita adesiva.

 

Após o término da Oficina, organizar uma confraternização com as famílias e as crianças, para que as mesmas possam ter um momento para conversar, trocar informações e brincar. Como sugestão a professora pode montar juntamente com as famílias um painel com as dobraduras prontas, colando num papel pardo grudado na parede ou na própria parede ou janela, de forma a socializar com a escola os resultados da Oficina. 

Recursos Complementares
  1.  "Como aproximar a famílias e as crianças resgatando antigas brincadeiras": http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25616
  2. "Os primeiros dias do bebê na instituição de educação infantil: a relação com as famílias":  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=48897
  3. "Os bebês chegaram, e agora?": http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=41195
  4. "Construindo castelos e organizando um baile medieval com as famílias": http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=41446
Avaliação

Com o intuito de avaliar a participação das crianças durante todo o desenvolvimento da aula, a professora deverá registrar e observar o comportamento, o relacionamento das crianças, o movimento, a comunicação, refletindo sobre as seguintes questões: Como se relacionam entre si, com o espaço e os adultos? Como se movimentam pelo espaço: tomam cuidado com o outro? Conseguem realizar o que foi proposto? Como manipulam os objetos e materiais? Como percebem a textura, a cor? Como se comportam na presença das famílias?

Em relação a participação das famílias, sugere-se avaliar: As famílias sentiram-se a vontade na realização da oficina? Houve entrosamento entre elas? Oportunidade de trocas? Houve dificuldades na confecção dos origamis? Foi divertido para todos os envolvidos?  Todas as famílias puderam participar? O horário da realização da oficina foi adequado?

Em relação ao espaço e materiais: o espaço foi adequado? Possibilitou interações entre os adultos? Entre adultos? Entre crianças e crianças? Os materiais foram suficientes?

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.