03/04/2014
Eliana Dias e Lazuíta Goretti
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: organização estrutural dos enunciados |
Ensino Médio | Literatura | Representação literária: Natureza, função, organização e estrutura do texto literário |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Ensino Médio | Literatura | Estudos literários: análise e reflexão |
Estratégias e recursos:
O objetivo dessa atividade é resgatar o conhecimento prévio dos alunos quanto ao que sabem sobre rima.
A aula deve ser iniciada com o professor distribuindo entre os alunos fichas com palavras diversas. Exemplo:
ENXADA | SORVETE |
RALO | GOIABA |
ENQUETE | MOUSSE |
Depois, pedirá aos alunos:
1) que pensem em outra palavra que rima com a palavra da ficha recebida e
2) que dentro de 5 minutos escrevam uma quadrinha, com as palavras que rimam.
Terminada a atividade, os alunos socializarão com os colegas as quadrinhas e o professor questionará:
Professor, esses questionamentos servem para resgatar o conhecimento prévio que o aluno tem da noção de rima. Em geral, os alunos, em sua maioria, conseguem identificar a rima como um recurso sonoro capaz de conferir musicalidade e ritmo a composições poéticas.
À título de curiosidade, o professor deverá projetar para os alunos a reportagem que conta sobre bancos que disputam um cliente por meio de um duelo de rimas.
20 de Setembro de 2013•09h07 Santander e Itaú fazem "duelo" de rimas por cliente, que fecha com BradescoUm consumidor resolveu fazer uma campanha no Twitter na quinta-feira para escolher seu próximo banco. Na disputa, convocou o Itaú e o Santander a atendenderem a uma solicitação: fazer uma boa rima para garantir a abertura da conta. Os dois bancos entraram no jogo e responderam com bom humor para conseguir o cliente. "Santander é um Banco manero, bom lugar p/ poupar dinheiro. Aqui vc não perde nada, escolha sua conta combinada", começou o Santander. "Você pode conhecer outros bancos e tem a opção de escolher, mas lembre que só o Itaú foi feito para você", respondeu a outra instituição bancária. Na "tréplica", o Santander afirmou no microblog. "Se é pra escolher, o Santander vai responder: Free, Flex, Light, Fit. Decida a que mais combina com você". Ao final da disputa, o consumidor respondeu que quem venceu a batalha de rimas foi "a internet inteira", mas que ele abriria a conta no Bradesco, o banco que ainda não tinha aparecido na história. Ainda assim, o Santander agradeceu a interação com o potencial cliente. Interação com o consumidor Ele afirmou que escolheu um favorito, mas prefere não divulgar. "Ainda estou no aguardo se algum outro queira participar da brincadeira e me impressionar". Ele ficou surpreso com a repercussão da história, que até essa sexta tinha cerca de 600 compartilhamentos no Twitter. "Eu não esperava que fosse repercutir dessa forma. Acho que é porque a imagem que todo mundo tem dos bancos são aqueles funcionários e gerentes de cara fechada e mal humorados. Quando você vê dois bancos concorrentes brincarem de batalha de rimas na internet, é de se espantar mesmo. Independente da brincadeira,acho que quem ganhou no fim das contas foi a internet", diz. Segundo Eduardo Tracanella, superintendente de marketing institucional do Itaú, o banco gostou da interação do cliente e buscou responder de uma forma mais próxima, ressaltando o "humor inteligente" da instituição que está presente nas redes sociais. "O banco responde no Twitter e nas outras redes sociais de forma mais próxima, sem perder a essência e sem perder a identidade. (...) As pessoas estão mudando muito e muito rápido e oque a gente percebe é que as marcas tem que seguir esse movimento", comenta. De acordo com Clau Duarte, superintendente executiva de comunicação externa do Santander a instituição monitora tudo o que é falado do banco nas redes sociais e busca interagir na mesma linguagem que as pessoas usam nesses meios. Esse contato com o consumidor também está em consonância com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (Sac). A resposta "rimada" no Twitter ontem foi uma conjunção dessa estratégia. "O caso de ontem foi muito feliz, conseguimos mostrar proximidade com o consumidor e que somos uma marca legal com a qual os consumidores querem interagir. O número de pessoas que são "curtem" a marca nas redes só aumenta", diz Clau. Disponível em: http://economia.terra.com.br/santander-e-itau-fazem-duelo-de-rimas-por-cliente-que-fecha-com-bradesco,8a1882ddb7f61410VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html Acesso em 20 mar. 2014. |
Após a leitura coletiva, abrir uma discussão rápida sobre a ousadia da proposta do cliente e o aceite dos bancos, provocando:
O objetivo é que o aluno deduza o que é rima.
Os alunos assistirão a um rap improvisado com base em terminações que rimam. Antes de assistir ao vídeo, o professor pedirá que os alunos listem todas as rimas que conseguirem capturar.
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=egRApnt6Ao0 Acesso em 20 mar. 2014.
Depois, o professor pedirá à turma que socialize as anotações quanto às rimas escutadas. Feito isso, perguntará:
Professor, é esperado que pelo raciocínio indutivo os alunos consigam definir rima pela identidade sonora semelhante.
O objetivo dessa atividae é o estudo formal das classificações das rimas quanto à sua disposição, natureza e fonética.
O professor deverá apresentar os tipos de rimas possíveis. Para tanto, por meio de projeção, deverá explicar cada uma delas.
Os conceitos e sua explicação foram retirados de:
FABRE, Mardilê Friedrich. Elementos do poema - rimas. Disponível em: http://www.recantodasletras.com.br/teorialiteraria/254761 Acesso em 20 mar. 2014.
Quanto à disposição, as rimas classificam-se em: FABRE, Mardilê Friedrich. Elementos do poema - rimas. Disponível em: http://www.recantodasletras.com.br/teorialiteraria/254761 Acesso em 20 mar. 2014. |
Quanto à natureza, as rimas classificam-se em: FABRE, Mardilê Friedrich. Elementos do poema - rimas. Disponível em: http://www.recantodasletras.com.br/teorialiteraria/254761 Acesso em 20 mar. 2014. |
Quanto à fonética, as rimas classificam-se em: FABRE, Mardilê Friedrich. Elementos do poema - rimas. Disponível em: http://www.recantodasletras.com.br/teorialiteraria/254761 Acesso em 20 mar. 2014. |
Professor, as atividades que seguem devem ser desenvolvidas no laboratório de informática da escola com acesso à internet. Todas serão virtuais.
Depois da explicação, chegou o momento de os alunos exercitarem. Para tanto deverão reunir-se em duplas para desenvolverem uma atividade de classificação de rimas. A ideia é que os alunos pesquisem na internet sobre os tipos de rimas e organizem um exercício para os colegas. Uma vez organizado o exercício (ver modelo abaixo), os alunos deverão enviar uns aos outros por e-mail. Ao recebimento da atividade, cada dupla de alunos deve respondê-la e devolvê-la para correção ao término. Os propositores de cada atividade deverão corrigi-la e devolver feedbacks aos colegas.
1) Classifique as rimas quanto à sua disposição:
a) Não sei quem seja o autor a interpoladas ou opostas Retirado de: http://profvalmirluis.blogspot.com.br/2011/01/classificacao-das-rimas.html Acesso em 20 mar. 2014. |
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b) Fabrico um elefante branco versos brancos Retirado de: http://profvalmirluis.blogspot.com.br/2011/01/classificacao-das-rimas.html Acesso em 20 mar. 2014. |
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c) Se o casamento durasse a alternadas ou cruzadas Retirado de: http://profvalmirluis.blogspot.com.br/2011/01/classificacao-das-rimas.html Acesso em 20 mar. 2014. |
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d) Vagueio campos noturnos a emparelhadas ou paralelas Retirado de: http://profvalmirluis.blogspot.com.br/2011/01/classificacao-das-rimas.html Acesso em 20 mar. 2014. |
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e)
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2) Classifique as rimas quanto à sua natureza:
a) De repente do riso fez-se o pranto Vinícius de Moraes os vocábulos “pranto/espanto” e “bruma/espuma” pertencem à classe dos substantivos. Retirado de: http://www.portugues.com.br/literatura/rimas-pobres-ricas-raras.html Acesso em 20 mar. 2014. |
b) É tanta a glória que nos encaminha Raul de Leoni semelhança de sonoridade entre “Elêusis / deuses”. Retirado de: http://www.portugues.com.br/literatura/rimas-pobres-ricas-raras.html Acesso em 20 mar. 2014. |
c) A um poeta Olavo Bilac Bilac demonstra seu hábil manejo em combinar “rua/sua” = substantivo com pronome; “construa/nua” = verbo com adjetivo; “emprego/grego” = substantivo e adjetivo. Retirado de: http://www.portugues.com.br/literatura/rimas-pobres-ricas-raras.html Acesso em 20 mar. 2014. |
3) Classifique as rimas quanto à fonética:
a)
“Eu não vou louvar valores,
Dos nossos amores as dores eu não vou contar,
O peito trajado de dores
A boca tragando rancores
E a dúvida nossa era aonde chegar.”
Teatro Mágico
Todas as correspondências A-A e B-B são de rimas perfeitas por serem compostas por sons idênticos nas tônicas.
Retirado de:
http://portuguesaplicado.blogspot.com.br/2011/08/versificacao-parte-24-rima.html Acesso em 20 mar. 2014.
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b)
“Tanto limão, tanta lima,
Tanta silva, tanta amora,
Tanta menina bonita...
Meu pai sem ter uma nora.”
(Versos populares)
O 1º verso rima de maneira imperfeita com o 3º.
Retirado de: http://portuguesaplicado.blogspot.com.br/2011/08/versificacao-parte-24-rima.html Acesso em 20 mar. 2014.
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c) Leito de pedra abaixo rio menino eu saltava saltei até encontrar as terras fêmeas da Mata. João Cabral de Melo Neto Rimas toantes: apresentam igualdade sonora apenas entre as vogais, a partir da última vogal tônica até o final do verso. Retirado de: http://professoramarialucia.wordpress.com/2013/10/18/rimas-pobre-rica-rara-externa-interna-consoante-toante-ou-assoante/ Acesso em 20 mar. 2014. |
O objetivo é os alunos criarem poemas com rimas e compartilhá-los em redes sociais.
Os alunos, ainda em duplas e no laboratório de informática, deverão acessar sítios que contam com programas específicos para rimas.
Rimador. Disponível em: http://www.rimador.net/index-po.php Acesso em 20 mar. 2014.
Palavras que rimam. Disponível em: http://palavras-que-rimam.net/palavras-que-rimam-com-natureza.html Acesso em 20 mar. 2014.
Citador. Disponível em: http://www.citador.pt/rimas/aplicacao Acesso em 20 mar. 2014.
Dicionário de palavras interligadas. Disponível em: http://aulete.uol.com.br/site.php?mdl=interligadas&op=loadInterligadas&palavra=queijo Acesso em 20 mar. 2014.
A ideia é que eles conheçam esses programas e criem poemas com rimas por meio de uma ferramenta para edição e compartilhamento de poemas criados virtualmente: "A fábrica de poesias".
Disponível em: http://educarparacrescer.abril.com.br/poesia/index.shtml Acesso em 20 mar. 2014.
Para essa criação, o professor pode deixá-los livres com relação à temática ou aproveitar para trabalhar interdisciplinarmente, aproveitando para enfatizar algum conteúdo com base no uso do vocabulário específico. Por exemplo, se se está trabalhando a globalização em geografia, o professor sugerirá aos alunos essa temática.
Ainda com relação à forma dos poemas, a ideia é também deixar os alunos escolherem aquela que mais os agrada. Todavia, caso o professor esteja trabalhando alguma forma em específico, é interessante casar a atividade com a forma, por exemplo, o soneto ou o cordel etc.
Após o término do poema virtual, compartilhá-lo em redes sociais e acompanhar sua repercussão na rede.
Para leitura do professor:
Aulas do Portal do Professor:
A avaliação baseia-se na compreensão do aluno quanto à noção de rima e suas possíveis classificações. A atividade 1 do módulo 2 concentra grande parte desse objetivo.
Cinco estrelas 1 classificações
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22/08/2014
Cinco estrelasÓTIMO, GOSTEI MUITO.