Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


Se não tem rima, não é poema?

 

22/08/2011

Ficha Técnica
Descrição

Com base na pergunta “Se não tem rima, não é poema?”, a coleção pretende trabalhar diferentes tipos de poema, possibilitando a compreensão do que caracteriza esse gênero textual, bem como envolver os alunos em práticas de escuta, leitura e produção desses textos. A coleção inicia-se com uma sensibilização quanto a esse gênero textual, objetivando mostrar uma das características dos poemas: a expressão subjetiva. Assim, as aulas 1, 2 e 3 procuram mostrar, respectivamente, a poesia presente nas cores, nas palavras e nos objetos do cotidiano. Em seguida, são apresentadas características do gênero textual poema, a partir da comparação com outros gêneros textuais. Poemas que tem o mesmo tema que reportagens, manuais de instrução e histórias em quadrinhos são analisados nas aulas 4, 5 e 6, mostrando o que caracteriza um poema. As rimas e metáforas, entendidas como importantes elementos de alguns tipos de poemas, são o objeto das aulas 7 a 11. As três aulas seguintes têm como objetivo trabalhar a oralidade por meio da declamação de poemas. As narrativas em verso, os poemas concretos, os hai-kai e a literatura de cordel são os temas das aulas 15 a 18. Por meio delas, espera-se que os alunos entendam que nem tudo que tem rima é poema e nem todos os poemas precisam ser rimados. Para finalizar, são apresentadas aulas nas quais a produção de poemas é estimulada. A última aula da coleção sistematiza os conhecimentos construídos, tornando possível aos alunos responder a questão que deu início à coleção.

Autoria

Maria Carolina da Silva - ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO - MG

Palavras-chave

poemas, poesia, metáforas, rimas, cordel

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Lista de aulas da coleção (22 aulas)
# Aula Autoria
1 A Poesia e as Cores

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

- Conferir significados poéticos as cores    - Conhecer a deusa íris da mitologia grega. - Ler, criar, escutar poesias cuja inspiração seja o tema cores

03/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 16981 acesso(s)

Denise Leipziger

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

2 Poesia : Convite - José Paulo Paes - Criação de uma poesia a partir de outra poesia

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

-reconhecer a estrutura textual de uma poesia -utilizar concordância verbal e nominal -construir um texto poético

02/12/2010 Quatro estrelas 7 comentário(s) 38786 acesso(s)

SANDRA MARIA ROCHA DE ARRUDA

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

3 A Poesia do Cotidiano: meu material escolar

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

-Ressignificar o material escolar , a partir da criação de um elo afetivo -Perceber como a poesia está  em tudo, dependendo da forma como se olha -Observar e comentar como a nossa produção poética se enriquece a partir do contato com o trabalho do outro -Ler, ouvir, brincar, c...

12/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 41586 acesso(s)

Denise Leipziger

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

4 Análise de dois gêneros de texto: notícia e poema

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ao final dessas atividades esperamos que o aluno: Identifique as características principais que compõem os gêneros textuais: poemas e notícias. Compare diferentes gêneros e perceba as características específicas de cada um. Apreenda estratégias de leitura que visam ampliar as ...

17/08/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 21289 acesso(s)

Fernanda Maurício Simões

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

5 Trabalhando com poemas e manual de instruções

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ler um poema com expressividade.  Exercitar a oralidade a partir da declamação de um poema. Reconhecer as especificidades do gênero manual de instrução, através de atividades relacionadas. Produzir um poema a partir de um manual de instruções

24/11/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 19046 acesso(s)

Livia Fagundes Neves

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Língua Portuguesa

6 Interligando textos: poema x história em quadrinhos x texto instrucional

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ampliar seu conhecimento sobre o gênero, realizando a leitura dos textos propostos: poema, história em quadrinhos e texto instrucional. Identificar as características dos gêneros. Interpretar o poema lido. Realizar a comparação entre dois gêneros que versam sobre o mesmo tema....

11/01/2011 Quatro estrelas 2 comentário(s) 17073 acesso(s)

ANA BEATRIZ GAMA DA MOTA

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Língua Portuguesa

7 Trabalho com consciência sonora de rimas através da música

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ampliar a consciência de rimas e terminações de palavras através da música.

30/11/2009 Quatro estrelas 3 comentário(s) 4535 acesso(s)

Mariane Patrícia Madeira Lopes

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

8 TRABALHANDO COM RIMAS

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Reconhecer nos textos palavras que rimam.          Desenvolver a consciência fonológica por parte das crianças.           Comparar a grafia de palavras que se repetem. Identificar as rimas nas palavras.

31/01/2011 Quatro estrelas 6 comentário(s) 117112 acesso(s)

Simone de Alencastre Rodrigues

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Alfabetização

9 Expressões metafóricas: como trabalhar

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Identificar expressões que possuem mais de um significado. Reconhecer o significado das expressões em diferentes contextos. Escrever, de forma coerente e clara, um texto usando expressões com duplo sentido.

28/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 10195 acesso(s)

MIRIAM RAQUEL PIAZZI MACHADO

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Língua Portuguesa

10 Explicando os sentimentos por meio do livro “Mania de Explicação”.

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

• Sensibilizar-se com a linguagem literária; • criar metáforas e comparações que expliquem determinados sentimentos; • ilustrar trechos do livro “Mania de explicação” de Adriana Falcão.

21/11/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 7575 acesso(s)

Daniela Braga de Paula

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

11 Trabalhando delicadezas: vida e obra de Roseana Murray e seus poemas.

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Interpretar  poemas de Roseana Murray; pesquisar a respeito da vida e obra da autora; analisar poemas; observar a presença das figuras de linguagem: comparação e metáfora nos poemas de Roseana Murray.

27/10/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 16844 acesso(s)

Daniela Braga de Paula

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

12 Poesia: um gênero que encanta

Educação Escolar Indígena | Línguas

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ampliar o repertório de poesias; refletir sobre poesias declamadas em vídeo ou áudio; preparar-se para a declamação de poesias.

19/10/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 27956 acesso(s)

WALLESKA BERNARDINO SILVA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

13 Lendo poemas na escola: a arte de interpretar

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Espera-se com as aulas que aqui serão propostas: 1) Propiciar aos alunos uma aproximação com a linguagem poética fortalecendo o hábito de leitura e despertando-os para o universo mágico dos poemas; 2) Ampliar o repertório linguístico através da leitura e da análise dos poemas;...

17/11/2009 Quatro estrelas 4 comentário(s) 13767 acesso(s)

Fabiane de OLiveira Braga Felício

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

14 Trabalhando a oralidade: Recitando poemas

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Reconhecer a linguagem poética como uma das formas de significar o mundo.                     Descobrir a sonoridade existente na linguagem poética, através da leitura oral.                      Recitar um poema valorizando o seu ritmo e rimas.                     Interpretar ...

02/06/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 19537 acesso(s)

ANA BEATRIZ GAMA DA MOTA

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Língua Portuguesa

15 NARRATIVAS EM VERSO

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

- Identificar os elementos organizacionais e estruturais das narrativas em versos e sua finalidade. - Explorar o ritmo e a rima nos textos poéticos.

14/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 11117 acesso(s)

Daniela Amaral Silva Freitas

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

16 Alfabetizando por meio de ”Hai –Kais” (poesia japonesa)

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ao final dessas atividades, esperamos que o aluno: Compreenda o modo de organização e a função social do gênero  textual: “Hai-Kais”.    Compreenda a natureza alfabética do sistema de escrita (para cada “letra”, um “som”).    Leia, compreendendo globalmente as palavras. Elabor...

18/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 4917 acesso(s)

Fernanda Maurício Simões

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

17 Poemas Concretos

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

 -Comparar um poema concreto original com a sua adaptação para poesia digital.  -Reconhecer quais os recursos que foram incluídos na adaptação para a forma digital. -Tentar conceituar a poesia digital.

21/02/2011 Quatro estrelas 7 comentário(s) 100967 acesso(s)

Denise Leipziger

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

18 Cordel

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Identificar os elementos organizacionais e estruturais do cordel. Identificar a finalidade do gênero textual cordel. Identificar a estrutura do cordel. Conhecer as práticas sociais de produção e circulação desse gênero textual.

05/01/2011 Três estrelas 5 comentário(s) 50445 acesso(s)

Maria Carolina da Silva

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

19 PRODUÇÃO DE TEXTO: RELEITURA DE POESIAS

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Esta atividade possibilitará ao/a aluno/a a descoberta da linguagem poética e lúdica, através das rimas, da sonoridade, do formato da poesia em estrofes e versos, o enriquecimento do seu vocabulário por meio da linguagem oral, além de trabalhar a escrita das palavras utilizand...

24/09/2009 Quatro estrelas 12 comentário(s) 43083 acesso(s)

DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

20 Produzindo um texto poético a partir de um texto

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Observar a estrutura e as características de um texto poético.                     Produzir, em duplas, um texto poético com base em outro.                     Realizar a apresentação das poesias produzidas na "Roda da Poesia".                   

26/05/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 12694 acesso(s)

ANA BEATRIZ GAMA DA MOTA

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Língua Portuguesa

21 Leitura e criação de textos poéticos

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

ler, compreender e interpretar textos poéticos; distinguir o ritmo das palavras nos versos; criar textos poéticos e organizá-los em forma de poema.

16/09/2009 Cinco estrelas 4 comentário(s) 16620 acesso(s)

LAZUITA GORETTI DE OLIVEIRA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

22 Poema

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Identificar os elementos organizacionais e estruturais do poema. Identificar a finalidade do gênero textual poema. Compreender a os elementos que compõem um poema (versos, estrofes, rimas, disposição gráfica). Conhecer as práticas sociais de produção e circulação do poema. Env...

05/01/2011 Quatro estrelas 8 comentário(s) 95283 acesso(s)

Maria Carolina da Silva

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações - 22124 acesso(s)

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.