Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A importância da água para a vida no planeta Terra

 

22/04/2014

Autor e Coautor(es)
SUELY APARECIDA GOMES MOREIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Antomar Araújo Ferreira e Angela Cristina dos Santos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Ambientalismo: pensar e agir
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Esta proposta didática está orientada pela Matriz Curricular para o ENEM, dentro do eixo "Matriz de Referência de Ciências Humanas e suas Tecnologias", Competência de área 6 - Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos.

Para desenvolver esta competência é necessário propiciar condições para que os estudantes possam:

• Conhecer os diversos usos da água;

• Entender o ciclo da água;

• Reconhecer a importância da água para a manutenção da vida no planeta Terra.

• Desenvolver atitudes e valores voltados para um trabalho colaborativo, que favoreça o respeito e a cooperação para com seus pares.

Duração das atividades
05 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Reconhecer a água como sendo um recurso natural renovável essencial para a manutenção da  vida.

Estratégias e recursos da aula

Esta proposta didática busca apresentar situações que instiguem os alunos a compreenderem a importância da água para a manutenção da vida no planeta Terra. Espera-se que as atividades propostas, por meio da observação, descrição, explicação, interação, comparação e análise, promovam a construção de conhecimentos significativos sobre as relações entre as ações da sociedade e suas consequências para o ambiente.

imagem 1.1

 

Sugerimos que estas atividades sejam desenvolvidas em um laboratório de informática. No entanto, em escolas onde há projetos como, por exemplo, "Um Computador por Aluno"  (UCA), as atividades podem ser desenvolvidas em sala de aula. Dependendo da realidade da escola, a aula também pode ser aplicada, utilizando-se um computador conectado a uma TV.

Para a aula, quando o computador contar apenas com o Linux, os alunos terão contato com os seguintes softwares:

Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos.

Mozila Firefox - ícone “figura de um globo terrestre"  localizado na área de trabalho (Desktop).

KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresentação.

 

Atividade 01

Os principais usos da água em nosso dia a dia

PASSO A PASSO

 

  Professor (a),

- Inicie a aula conversando com os alunos sobre os diferentes usos da água no lugar onde vivem:

  • Que usos fazemos da água em nosso cotidiano?

- A partir desse questionamento, oriente-os a recordarem sobre suas atividades diárias e o quanto o uso da água é imprescindível. Os estudantes devem relatar suas observações diretas sobre os usos cotidianos da água no lugar onde vivem: residências, comércio, indústria, lazer, dentre outros.

 

- Medie uma roda de conversa para que possam expressar suas observações e opiniões e, a partir da "sementeira de ideias", informe que o tema “água” será estudado nos próximos dias, com vistas a promover uma melhor compreensão de seu uso sustentável para a manutenção da vida no planeta Terra.

 

Atividade 02

Os principais usos da água em nosso dia a dia

PASSO A PASSO

- Entregue aos estudantes um cópia do artigo “Água”, disponível na Britannica Escola Online <http://escola.britannica.com.br/article/482837/agua>, que é uma plataforma multimídia reconhecida pelo MEC/CAPES, que dispõe de informações confiáveis, de acesso fácil e gratuito para pesquisas escolares.

- Solicite que façam uma leitura atenta do artigo e, posteriormente, questione:

  • Qual é a composição química da água e quais são seus estados físicos?
  • Quais as atividades em que se utilizam a água nas residências, nos comércios e nos diferentes estabelecimentos industriais?
  • Nas atividades agrícolas, quais são os principais usos da água?
  • Como funciona o “ciclo da água”?
  • Quais são os principais problemas decorrentes do mau uso da água?

- Para responderem a estas questões, oriente-os a se organizarem em grupos de 4 a 5 pessoas. Além da leitura do artigo “Água”, os estudantes podem pesquisar em livros didáticos de Geografia e Ciências, sites de busca na internet (sugira sites institucionais que disponibilizem informações confiáveis, como por exemplo, a Agência Nacional de Águas, disponível em <http://www.ana.gov.br/>, acesso em 15/03/2014),e outras fontes que abordem a temática.

- Os grupos devem entregar um relatório com os resultados de suas pesquisas, além de apresenta-los em forma de seminário, com o auxílio de recursos audiovisuais (computador, TV com DVD, dentre outros que escolherem).

 

CartoGrafrando...

 

Evidencie a importância do uso mapas e outras formas cartográficas, além de imagens e documentários, como fontes de representação visual, para propiciar a compreensão e a apresentação das informações. Com exemplo, indique o vídeo "O ciclo da água" disponível na plataforma multimídia Britannica Escola Online<http://escola.britannica.com.br/assembly/149575/Detalhes-do-ciclo-da-agua-desde-a-formacao-de-nuvens>, (Figura 02) que mostra detalhes do ciclo da água, desde a formação de nuvens, até o escoamento aos oceanos pelos rios superficiais subterrâneos. Acesso em 07/04/2014.

Figura 02: O ciclo da água.

bb

Fonte: <http://escola.britannica.com.br/assembly/149575/Detalhes-do-ciclo-da-agua-desde-a-formacao-de-nuvens>. Acesso: 15/04/2014.

Importante:

 

Ressalte que do dia 22 de março comemora-se mundialmente o Dia Mundial da Água. Esta celebração surgiu no âmbito da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento e Ambiente, que aconteceu na cidade brasileira do Rio de Janeiro, no ano de 1992, e tem por objetivo alertar as populações e os governantes do mundo todo para a urgente necessidade de preservar e poupar este recurso natural tão precioso.

 

Atividade 03

Socialização dos resultados e considerações finais

PASSO A PASSO

Após sistematizarem as informações levantadas, converse previamente com as equipes para saber quais recursos serão usados e o tempo que isso poderá tomar em seu planejamento.

- Fique atendo às apresentações dos resultados pelos grupos, observando se contemplam as questões apresentadas anteriormente e, simultaneamente, transcreva no quadro os aspectos mais relevantes destacando-os. Faça as complementações que se fizerem necessárias e promova a troca de informações, mediando a construção de conhecimentos de maneira colaborativa.

- Comente os resultados das pesquisas de acordo com as fontes consultadas, esclareça eventuais equívocos e/ou lacunas e, ao final, auxilie-os a organizarem um quadro-síntese com as informações mais relevantes, como por exemplo:

  • água é considerada o líquido mais importante existente na Terra, cobrindo quase 75% da superfície do planeta, na forma de oceanos, rios e lagos. Todos os seres vivos, como as plantas e os animais necessitam de água para sobreviver;
  • A água tem inúmeras funções, servindo para se beber, para limpeza geral, cozinhar, tomar banho, irrigar campos e plantações, para sistemas de ar-condicionado e de aquecimento, para produzir eletricidade, dentre outras;
  • A água pura não possui cheiro nem sabor. Ela é composta por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio - sua fórmula química é H2O - todavia, um conjunto de outras substâncias como, por exemplo, sais minerais juntam-se a ela. Nos oceanos, por exemplo, existe uma grande quantidade de sal misturada à água.
  • Como pode-se observar na ilustração a seguir (Figura 03), os estados físicos da água são determinados pela estrutura de suas moléculas que, por sua vez, é afetada pela temperatura. Conforme o gelo derrete, as moléculas passam a se mover mais e com mais liberdade. À medida que a água se aquece, as moléculas vão se movendo cada vez mais rapidamente até se dispersarem e formarem vapor.

Figura 03: Molécula de água, segundo seu estado físico.

 ff

Fonte: <http://escola.britannica.com.br/assembly/135926/Os-estados-fisicos-da-agua-sao-determinados-pela-estrutura-de>,acesso em: 13/03/2014.

 

  • A água existente no planeta Terra é reciclada continuamente, num processo denominado de “ciclo da água”. Quando cai no solo como chuva ou neve, a água é levada pelos rios ou lençóis aquáticos até os rios e mares, sobe para a atmosfera como vapor de água e finalmente volta para o solo, como se observa na figura 04 a seguir:

Figura 04: Ciclo da água.

ff

Fonte: <http://escola.britannica.com.br/assembly/135927/A-agua-da-Terra-e-reciclada-continuamente>, acesso em 13/03/2014.

 

- Após as apresentações dos grupos e comentários do professor, proponha que, em grupo, organizem um pequeno encarte de jornal sobre a importância do uso sustentável da água. Sugerimos que o jornal seja composto por textos que abordem resumidamente temas como:

  • Importância da água para a manutenção da vida no planeta Terra;
  • Os problemas decorrentes do mau uso da água;
  • Medidas para um aproveitamento sustentável da água.

- Se houver recursos financeiros, peça para imprimirem encartes em número suficiente para distribuir a todos os estudantes da escola. Em caso negativo, auxilie os alunos a organizarem uma exposição dos encartes de jornais em murais distribuídos pela escola.

- Por fim, solicite que promovam debates entre os grupos por meio de um fórum temático de discussão na internet. Para saber mais sobre o assunto, acesse o artigo "Uso pedagógico dos fóruns" no endereço web <http://professordigital.wordpress.com/2009/06/08/uso-pedagogico-dos-foruns/>, acesso em 06/07/2013. O uso desse recurso é importante, pois possibilita trocar experiências, refletir sobre as questões levantadas, apresentar sugestões e produzir coletivamente, de forma colaborativa, novos conhecimentos a cerca do assunto estudado.

 

Professor, trabalhe a temática em conjunto com outras áreas!

- Aproveite a relevância dessa temática e realize um trabalho em conjunto com professores de outras áreas. Sugira aos professores que planejem um projeto interdisciplinar para trabalharem de forma integrada, a fim de que os alunos entendam os conceitos estudados e suas aplicações no cotidiano. Em Português, os alunos podem trabalhar com produção e interpretação de textos sobre a temática; com História e Sociologia podem fazer um estudo sobre como os diferentes grupos sociais se apropriam da água nas diferentes regiões do planeta; em Ciências podem fazer estudos sobre as os problemas socioambientais decorrentes dos usos da água nas atividades econômicas; em Arte, podem confeccionar painéis temáticos; em Matemática, tabularem dados quantitativos e construirem gráficos, tabelas, dentre outras inúmeras possibilidades.

Recursos Complementares

Agência Nacional de Águas. Disponível em: <http://www.ana.gov.br/>. Acesso em 15/05/2013.

água: uso consciente X desperdício. <http://revistaescola.abril.com.br/creche-pre-escola/sequencia-atividades-agua-uso-consciente-x-desperdicio-679622.shtml?page=all> . Acesso em 07/04/2014.

Britânnica Escola Online. Disponível em: <http://escola.britannica.com.br/>. Acesso em 15/05/2013.

Caderno do professor - Caminho das águas: conhecimento, uso e gestão. MMA/ANA/Fundação Roberto Marinho (2006). Disponível em:

<http://www.ana.gov.br/bibliotecavirtual/arquivos/20070315111151_Caminho%20das%20águas%20-%20caderno%20do%20professor%201.pdf>. Acesso em 15/05/2013.

E eu com isso? Parte 1 - água. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1440>. Acesso em 07/04/2014.

Os ciclos da água. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=433>. Acesso em 07/04/2014.

Sabendo utilizar a água. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=665>. Acesso em 07/04/2014.

Avaliação

A avaliação deve acontecer durante todo o processo, e considerar, entre outros, o envolvimento e a participação propositiva em todas as atividades, além do desempenho e a colaboração dos alunos em todas as etapas propostas. A compreensão sobre o tema também deve ser considerada no processo avaliativo. Essa compreensão pode ser avaliada durante os debates, na elaboração do relatório e na produção do encarte de jornal.

É importante destacar, ainda, que o significado desta proposta didática não está no acúmulo de informações, mas nas descobertas e novos questionamentos que surgem ao longo do caminho. A partir daí poderá, por meio da análise das discussões e dos trabalhos escritos, avaliar se o processo possibilitou aos alunos o desenvolvimento de atitudes e valores voltados para um trabalho colaborativo, que favoreça o respeito e a cooperação para com seus pares.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 2/3 - 66.67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33.33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.