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Escassez, desperdício e contaminação: a água pode acabar?

 

20/05/2014

Autor e Coautor(es)
IZABEL CASTANHA GIL
imagem do usuário

ADAMANTINA - SP EUDECIO LUIZ VICENTE PROF ETE

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Geografia Questões ambientais, sociais e econômicas
Ensino Fundamental Final Geografia Ambientalismo: pensar e agir
Ensino Médio Geografia O homem criador de paisagem/modificador de paisagem
Ensino Fundamental Final Geografia Ambiente urbano, indústria e modo de vida
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Conhecer conceitos referentes ao ciclo da água.

- Identificar impactos ambientais nos corpos d´água provocados pelas atividades econômicas e grandes concentrações populacionais.

- Localizar no mapa mundi, a partir do uso do atlas geográfico, os principais rios do mundo e as principais concentrações urbano-industriais existentes em suas margens.

- Identificar mecanismos básicos para a gestão da água.

- Identificar o papel dos governantes, empresários, sociedade civil e o de cada indivíduo nos projetos e propostas para a preservação da água.

Duração das atividades
04 horas aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Coordenadas geográficas: conceituação e localização espacial

- Bacias hidrográficas: definição e representação gráfica

- Hidrografia: conceituação e distribuição espacial

- Hidrografia brasileira: conceituação e distribuição espacial

- Água e assentamentos humanos: histórico e caracterização

- Conhecimentos básicos de informática  

- Blog, podcast e redes sociais: criação e uso    

- Leitura e interpretação de gráficos 

- Noções de estatística: porcentagem 

Estratégias e recursos da aula

Aula sugerida para as séries finais do ensino fundamental.

O professor de língua portuguesa deverá ser convidado a participar para contribuir com esta atividade.

 

Atividade 1: O ciclo da água – revendo ou aprendendo conceitos

 

Em sala de aula, o professor deverá provocar os alunos com a seguinte pergunta: A água pode acabar? Oralmente, os alunos deverão expressar suas opiniões sobre o assunto, enquanto o professor, utilizando parte da lousa, elenca as respostas obtidas. Em seguida, com a intenção de embasar conceitos básicos sobre a dinâmica da água na natureza, o professor deverá disponibilizar uma imagem ou um vídeo que representa o ciclo da água.

 

AguaA  AguaB

  

Imagem: http://pt.dreamstime.com/imagens-de-stock-ciclo-da-%C3%A1gua-image31812744

Vídeo: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/14472

 

 

A partir da imagem ou do vídeo indicado acima, os alunos, oralmente, deverão sintetizar o funcionamento do ciclo da água, enquanto o professor elenca na segunda metade da lousa as principais informações manifestadas, agora fundamentadas pelo recurso apresentado. As duas relações deverão ser colocadas em paralelo, favorecendo um comparativo entre o senso comum e o conhecimento científico. A partir dos conhecimentos adquiridos os alunos, por fim, concluirão que a água não se acaba.

 

O professor, então, deverá provocar novamente os alunos com o seguinte questionamento: Se a água existente no planeta não se acaba, por que se diz: “Se não cuidar, pode acabar”? As observações deverão ser anotadas na lousa, pelo professor, e registradas nos cadernos dos alunos, como hipóteses. Elas serão retomadas no final da atividade 2 para que sejam validadas ou negadas.

 

 

Atividade 2. Água doce no planeta Terra: distribuição espacial, uso e abuso

 

AguaC

http://www.mma.gov.br/estruturas/167/_publicacao/167_publicacao28012009044356.pdf

 

 

O professor deverá apresentar o atlas geográfico para que os alunos visualizem a distribuição espacial das águas doces superficiais no planeta. Outra opção é levar a turma ao laboratório de informática para que acessem mapas com esta mesma temática. Em grupos de quatro estudantes eles deverão responder as questões propostas no quadro 1.

 

Na lousa deverá ser pendurado um mapa mundi físico e um mapa mundi político para facilitar a visualização da distribuição espacial dos oceanos, mares, rios e lagos. O professor deverá solicitar aos alunos para que venham até a lousa mostrar onde se localizam os rios, que investigaram no atlas geográfico. Cada grupo ficará responsável pela localização espacial de alguns rios no mapa mundi, seguindo o critério dos continentes: cada grupo será responsável por apontar os rios de um determinado continente e descrever suas características.

 

Esta atividade – a identificação dos rios no mapa mundi e os comentários referentes a sua caracterização (conforme solicitado nas questões do quadro 1) servirá como atividade de encerramento, contemplando a visualização espacial dos principais eixos fluviais do globo terrestre.

 

 

Quadro 1. Localização espacial dos principais rios terrestres

 

 

1- Identifique a latitude das áreas onde se localizam as principais geleiras do globo terrestre.

 

2- Como se explica a localização de geleiras no extremo norte e no extremo sul do globo terrestre?

 

3- Identifique os principais rios localizados nos seguintes continentes e subcontinentes:

a) América do Norte.       e) África

b) América Central.         f) Ásia

c) América do Sul.          g) Oceania

d) Europa

 

4- Identifique países banhados pelos rios:

a) Mississipi.                    h) Tâmisa.

b) Amazonas.                   i) Volga.

c) Paraná.                         J) Ganges.

d) Nilo.                             k) Indos.

e) Danúbio.                      l) Yang-Tsé-Kiang

f) Reno.                           m) Darling.

g) Ruhr.

 

5- O que são bacias hidrográficas? Como podem ser representadas graficamente?

 

 

 

Atividade 3. Por que alguns rios são tão maltratados?

 

  Agua1 Agua2 Agua3

Sede da Volkswagen, em Wolfsburg               Rio Tietê, em São Paulo.                                    Rio Ganges, na Índia.

Alemanha.

 

http://professormarcianodantas.blogspot.com.br/2011/09/conheca-um-pouco-sobre-alemanha.html

http://www.sampaonline.com.br/postais/marginalTiete2007set08.jpg

http://thumbs.dreamstime.com/x/el-ganges-en-varanasi-12545700.jpg

 

Ainda com o atlas geográfico na mão ou pelo acesso a sites temáticos, o professor deverá propor aos grupos a confecção de cartazes com imagens referentes à temática em estudo, para que visualizem a caracterização dessas concentrações industriais e dos impactos ambientais provocados nas águas continentais e marítimas, em cada continente.

 

Cada grupo deverá ocupar-se da ilustração das concentrações industriais de um únicocontinente. O continente americanodeverá ser investigado por três grupos, considerando a divisão geográfica do mesmo.

 

Com o intuito de abarcar a temática da água no campo e na cidade, um dos grupos deverá representar com imagens os principais impactos ambientais sofridos pela água fora do perímetro urbano: desperdício com os sistemas de irrigação, contaminação com venenos e adubos químicos, erosão e assoreamento provocados pelo desmatamento e maus cuidados com o solo, despejo de esgotos e de lixos urbanos, entre outros.   

 

As imagens deverão ser recortadas de jornais e revistas disponíveis na biblioteca da escola ou de material trazido pelos alunos, mediante solicitação do professor. Cada grupo deverá montar um cartaz utilizando cartolina ou papel pardo. Todos os cartazes deverão ter um título e as imagens deverão ser acompanhadas de uma legenda respectiva redigida pelos alunos.

 

 

Todos os grupos deverão elaborar um glossário, com os termos específicos referentes ao seu tema. Ele deverá ser digitado em papel sulfite ou escrito em folha de caderno, com letra cursiva. Além das definições os alunos deverão citar as fontes de pesquisa. Poderão também ilustrar os termos com uma pequena imagem.

 

O professor de Língua Portuguesa deverá orientar os alunos em relação à confecção do material, indicando a forma de organização e revisando os trabalhos. O professor de Ciências Físicas e Biológicas (ou de Biologia) deverá orientá-los quanto aos termos específicos dessa área do conhecimento e as fontes de pesquisa. O mesmo será feito pelo professor de Geografia.

 

Para passar a ideia de material didático sugere-se que seja formatado em tamanho de livro, contendo na capa: título (Glossário), nome dos autores, nome das disciplinas e dos professores envolvidos, logotipo da escola, cidade e sigla do Estado onde está localizada.

 

A socialização deverá ser feita durante a fase em que os grupos apresentam os seus cartazes. Além das imagens legendadas, eles deverão mostrar e explicar o significado dos termos específicos presentes nos trabalhos.

 

O mural formado com os cartazes, os glossários já prontos, bem como os alunos fazendo suas apresentações poderão ser fotografados pelo professor ou por algum aluno para disponibilização das imagens no blog da turma, no jornalzinho ou no site da escola. É possível também criar uma seção no blog ou no jornalzinho para publicação de alguns termos de maior significância.

 

 

 

Atividade 4. A água na escola e no bairro: qual é a sua qualidade? Quem cuida?

 

O objetivo desta atividade é contextualizar a condição ambiental das águas próximas com aquelas distantes.

Os professores das disciplinas envolvidas deverão contribuir com esta atividade. O primeiro poderá orientá-los sobre as técnicas básicas de fotografia, enquanto os demais deverão orientar sobre os conceitos básicos específicos referentes à qualidade da água.

 

Para esta atividade o professor poderá formar grupos de quatro estudantes e realizar uma aula passeio no ambiente interno da escola ou em seus arredores. Intenciona-se identificar, quantificar e caracterizar os pontos de água existentes: bebedouros, pias, reservatórios, locais de drenagem das águas pluviais, bocas de lobo etc. Nas imediações deverão ser observados os reservatórios, córregos ou rios mais próximos, principalmente aqueles utilizados para captação da água consumida na escola.

 

Além da observação direta os alunos deverão fotografar e ou filmar os locais visitados, entrevistando também algumas pessoas. No ambiente escolar , por exemplo, o diretor da unidade poderá ser questionado acerca da gestão da água; os funcionários da limpeza poderão ser indagados sobre conhecimentos básicos com os serviços que desempenham; aos professores das disciplinas relacionadas à temática estudada os questionamentos deverão ser consultados sobre aspectos referentes à qualidade da água, e os próprios colegas poderão ser indagados sobre a origem, o destino e a qualidade da água que consomem, e sobre cuidados básicos que cada pessoa deve ter em relação a sua preservação.

 

Em relação à água presente nas imediações da escola os alunos deverão entrevistar moradores vizinhos e gestores do sistema local de água. Questões básicas sobre esse assunto estão relacionadas no quadro 3.

 

Quadro 2. Regras básicas para a realização de uma aula passeio

Para maior aproveitamento da aula passeio o professor deverá definir, previamente, algumas regras de procedimentos comportamentais e alguns parâmetros didáticos para a observação e coleta de dados.

 

Sugestões de regras comportamentais:

- Efetuar todo o percurso e desenvolver as atividades em grupo visando a segurança pessoal, cooperação e eficácia na coleta de dados. Cada um é responsável por si e pelo colega.

- Evitar qualquer tipo de descarte na rua, tais como embalagens de alimentos, sobras de papel etc.

- Atenção ao atravessar ruas, cruzamentos etc.

- Uso do uniforme da escola, facilitando a identificação.

- Evitar qualquer tipo de barulho, que incomode moradores, comerciantes, transeuntes etc.

- Limitar-se ao percurso previamente estabelecido.

- Respeitar o horário de retorno previamente estabelecido pelo professor.

- Os entrevistadores deverão identificar-se (pessoalmente e nominar a escola em que estudam), explicar a finalidade do trabalho e respeitar a negação do entrevistado, caso não tenha interesse em dar informações.

- Agradecer o entrevistado após a realização da atividade.

 

 

Parâmetros didáticos para a observação do meio e para a coleta de dados:

- Os alunos deverão observar o percurso identificando a sua caracterização: bairro residencial, comercial, industrial, ou misto.

- Escolher algumas pessoas para uma breve entrevista. A escolha deve ser aleatória, porém atendendo a alguns critérios: transeuntes, comerciantes notadamente estabelecidos no local há algum tempo, morador antigo, algum trabalhador presente naquele momento (tais como funcionários da limpeza pública, entregadores de mercadorias, policiais, entre outros).

- As respostas devem ser anotadas no caderno do aluno. Caso a pessoa autorize, os alunos poderão fotografar e gravar a entrevista com seus aparelhos de telefonia móvel.

 

 

 

 

Quadro 3. Sugestões de perguntas a serem feitas aos entrevistados

 

Diretor da escola

1- De onde vem a água que consumimos?

2- Como é feita a limpeza da caixa d´água? Quem a faz? Com que periodicidade é feita a limpeza?

3- Existem parâmetros que apontam a qualidade da água que consumimos internamente? Quem os estabelece?

4- O/a senhor/a está satisfeito/a com os serviços de água oferecidos? (pela prefeitura ou pela concessionária) Por que?

5- Para onde vão a água servida e o esgoto sanitário da escola? Essas águas são tratadas antes de voltar à natureza?

6- Existe algum mecanismo interno para evitar desperdício e ou contaminação? Em caso afirmativo, quais? Em caso negativo, por que?

7- Como é feita a manutenção dos equipamentos vinculados à água (torneiras, pias, caixas d´água etc.)?

8- Qual é o consumo diário ou mensal de água da escola? Existem parâmetros para identificar se o consumo é adequado ou se há desperdício? Em caso afirmativo, quem os estabelece?

9- Quem paga a conta da água da escola? Qual é a média mensal da escola em metros cúbicos e em reais?

 

Funcionário da escola

1- O senhor tem alguma dificuldade para efetuar os serviços de limpeza da caixa d´água e manutenção dos pontos de água (torneiras, pias etc.)?

2- São oferecidos treinamentos para o senhor/a utilizar a água de maneira adequada? Em caso afirmativo, quem proporciona os treinamentos? Em caso negativo, quais parâmetros são seguidos?

3- Considera que há desperdício no uso da água da escola? Em caso afirmativo, quem os pratica? Como evita-lo?

 

Moradores vizinhos de algum corpo d´água existente próximo à escola

1- O/a senhor/a pode nos dizer seu nome, sua idade, e sua profissão?

2- Há quanto tempo mora ou trabalha neste bairro ou neste local?

3- Este córrego, rio ou reservatório sempre teve essa caracterização (limpeza, aparência, qualidade)?

4- O/a senhor/a está satisfeito com a caracterização da água aqui no bairro?

5- Está satisfeito/a com os serviços de água? (Prefeitura municipal ou concessionária) Por que?

6- O senhor pratica ou conhece algum mecanismo para evitar desperdício ou contaminação da água? Em caso afirmativo, quais? Em caso negativo, por quê?

 

Responsável pelo sistema de água local

1- Onde e como é captada a água consumida na escola?

2- Como é feito o tratamento dessa água, antes da distribuição?

3- Há tratamento da água servida e do esgotamento sanitário da escola e do bairro onde ela está localizada? Em caso afirmativo, qual é o percentual? Quem o faz? Em caso negativo, por que não é feito?

4- Quais são os parâmetros seguidos para detectar a qualidade da água distribuída à população? Como as pessoas podem ter acesso a essas informações?

5- Quais cuidados são feitos para a manutenção dos estoques de água (preservação da mata ciliar nas nascentes e nas margens, construção de reservatórios artificiais etc.)?

 

 

Visando estimular a criatividade, interatividade e o envolvimento dos alunos, a socialização dos resultados da aula passeio, incluindo as entrevistas, deverá considerar a escolha dos alunos quanto à forma de socialização do trabalho. Assim, ela poderá ser feita de duas maneiras: a) elaboração de cartazes (em cartolina ou papel pardo), com as imagens coletadas. Neste caso, o professor deverá solicitar o apoio da coordenação pedagógica ou da direção para que as imagens selecionadas sejam impressas na secretaria da escola, disponibilizando cópias coloridas para o trabalho, b) produção de vídeos, pelos alunos, a partir das imagens e das entrevistas efetuadas.

Por se tratar de algo próximo e que envolve toda a comunidade escolar, a socialização dos resultados poderá ser feita com a participação dos demais professores envolvidos. Em data e horário pré-estabelecidos poderão ser convidadas outras turmas para participar da apresentação dos trabalhos, quando todos poderão se envolver na representação da temática da água tanto no ambiente interno quanto nas imediações da escola.

 

O mural elaborado na atividade 1 poderá ser aproveitado como parte do cenário neste momento de socialização, favorecendo a contextualização da escola na temática universal da água.

 

Ao final das apresentações o professor deverá retomar o questionamento da atividade anterior: A água do planeta pode acabar? É o momento da validação da hipótese: ela se confirma ou se nega? Os alunos deverão manifestar-se livremente (sem a necessidade de estarem organizados em grupo), enquanto o professor deverá fazer os comentários pertinentes e sintetizar os principais conceitos desenvolvidos.

 

O professor deverá conduzir o encerramento desta atividade relacionando-a com a temática da gestão da água. Para isso, os alunos deverão acessar os sites http://www.ecodebate.com.br/2013/10/10/gestao-de-recursos-hidricos-no-brasil-representa-um-problema-critico/(Gestão dos recursos hídricos no Brasil representa um problema crítico) e http://www2.ana.gov.br/Paginas/servicos/planejamento/planoderecursos/pnrh.aspx(Plano Nacional de Recursos Hídricos).

 

O quadro 4 traz perguntas que poderão ser respondidas com base nos sites acima mencionados.  As perguntas deverão ser respondidas no caderno do aluno. Os mesmos grupos que elaboraram os cartazes deverão responder as questões propostas, objetivando a construção de subsídios para melhor compreensão acerca da gestão da água no Brasil. As respostas serão apresentadas oralmente, com a mediação do professor, prevendo dificuldades ou equívocos quanto à compreensão dos alunos em relação a conceitos básicos referentes à temática da gestão da água.

 

A socialização dos resultados deverá ocorrer por meio de um debate, a partir da seguinte organização: o professor deverá dividir a turma em três grupos. O grupo 1defenderá os argumentos favoráveis ao uso responsável da água, considerando-a como um recurso finito, já que o consumo humano e animal prescindem de água limpa, livre de contaminação ou de poluição.  O grupo 2 defenderá os argumentos favoráveis à água como mercadoria, isto é, o consumo relaciona-se diretamente aos hábitos das pessoas, à necessidade de uso, e à capacidade de pagamento da conta mensal de água. O grupo 3 manterá um comportamento indiferente, demonstrando-se alheio às campanhas decorrentes da preocupação internacional pela preservação da qualidade desse líquido precioso. Neste último caso, os alunos serão desafiados a concluir que não existe neutralidade. Se nada fazemos para mudar hábitos e atitudes, o que permanecerá  serão as práticas inconsequentes.

 

Quadro 4: Gestão das águas no Brasil

 

1. O que se entende por gestão das águas? Por que ela é importante?

 

2. Na matéria Gestão dos recursos hídricos no Brasil representa um problema crítico, especialistas entrevistados destacam os problemas referentes às águas fluviais no país.

a) Quais fatores são apontados como responsáveis pela condição crítica da gestão dos recursos hídricos no Brasil?

b) Quais instrumentos são apontados pelos especialistas como facilitadores da gestão das águas?

c)Como caracterizam o uso racional da água? Qual é o custo de sua não utilização?

 

3. Faça uma síntese sobre a matéria Plano Nacional de Recursos Hídricos, indicando a data de sua criação, o órgão responsável pela sua implantação, e sua finalidade e abrangência.

 

4. O cidadão comum pode participar da Política Nacional de Recursos Hídricos? Ela pode ser percebida em nosso cotidiano? Comente.

 

 

 

Atividade 5: Minuto da água: o conhecimento nas ondas do rádio

 

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Para concluir a aula o professor deverá propor a socialização do aprendizado dos alunos utilizando o rádio ou o jornal como veículos de divulgação. As matérias prontas poderão ser veiculadas na rádio ou jornal da escola (se houver), rádios comunitárias ou jornais comunitários e até mesmo nas rádios ou jornais comerciais. Muitos destes veículos de comunicação (comerciais) costumam ser receptivos a iniciativas escolares. Outra forma de divulgação é por meio de podcasts postados no facebook ou na página web da escola ou no blog da turma (se houver). Propõe-se a criação de um quadro denominado Minuto da água.

 

Cada grupo ficará encarregado de desenvolver um dos temas sugeridos pelo professor. Sob a perspectiva pedagógica trata-se da construção de sínteses do conteúdo desenvolvido. A radiofonização da atividade tem a pretensão de introduzir metodologias dinâmicas e interativas, que, além de envolver os alunos pretende levar seus novos conhecimentos adquiridos à comunidade. O contato com as técnicas radiofônicas proporciona uma gama de desafios e oportunidades aos alunos.

 

Dicas sobre como criar um programa de rádio podem ser acessadas em http://webeduc.mec.gov.br/midiaseducacao/material/radio/radio_basico/pdfs/naescola.pdf

 

Dicas sobre como criar um podcast podem ser acessadas em

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/ListarMensagensForum.html?idTopico=89.

 

O professor deverá contatar a direção da rádio para verificar a possibilidade de desenvolvimento da atividade e solicitar a presença de um profissional para orientar os alunos sobre os procedimentos básicos.

 

Cada grupo deverá desenvolver um dos temas propostos no quadro 5, construindo sua argumentação a partir das pesquisas desenvolvidas.  Com a orientação do professor de Língua Portuguesa, cada grupo adaptará seu texto para o tempo máximo de sessenta segundos (um minuto) de leitura. Eles deverão também treinar a dicção e a fluência na leitura.

 

Quadro 5. Sugestões de temas para os textos do rádio

 

1-        Gestão da água: o que é e para que serve?

2-        A água do planeta pode acabar?

3-        O ciclo da água: como a natureza nos fornece água limpa?

4-        Há diferença entre poluição e contaminação da água?

5-        É possível produzir sem poluir a água?

6-        É possível ter rios limpos em nossas cidades?

7-        Como despoluir um rio?

8-        Toda água existente no campo é limpa?

9-        Como reduzir o consumo de água em casa?

10-    Há leis que cuidam das águas?

11-    Se as empresas precisam de água limpa para seus processos produtivos, por que devolvem água suja no ambiente?

12-    Se precisamos de água limpa para viver, por que devolvemos água suja no ambiente?

 

Recursos Complementares
Avaliação

O professor deverá estar atento a todas as atividades desenvolvidas pelos alunos, considerando seu interesse e participação, bem como o domínio de conteúdo e a argumentação.

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