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De porto em porto: o transporte marítimo e a paisagem litorânea brasileira

 

14/06/2014

Autor e Coautor(es)
IZABEL CASTANHA GIL
imagem do usuário

ADAMANTINA - SP EUDECIO LUIZ VICENTE PROF ETE

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Geografia O homem criador de paisagem/modificador de paisagem
Ensino Fundamental Final Geografia Construção do espaço: os territórios e os lugares
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Reconhecer a caracterização da paisagem litorânea brasileira.

- Reconhecer os principais ecossistemas costeiros do Brasil.

- Identificar impactos ambientais que ocorrem nas áreas costeiras do país.

- Localizar os principais portos brasileiros.

- Identificar a especialidade dos principais portos marítimos brasileiros.

- Definir navegação de cabotagem.

- Identificar argumentos favoráveis e argumentos contrários à privatização dos portos marítimos brasileiros.

Duração das atividades
04 horas aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Tipos de transporte: identificação e caracterização

Privatização: definição

Paisagem: definição

Ecossistemas: definição e caracterização

Estratégias e recursos da aula

 

Olá, colega professor

 

Esta aula é sugerida para as séries finais do ensino fundamental e para o ensino médio. Ela encerra uma série de quatro aulas referentes ao tema Transportes, podendo ser precedida pelas seguintes aulas:

 

1- Transportes: os desafios do desenvolvimento brasileiro, disponível em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=56172   e

 

2- Marco zero e nomenclatura das rodovias: o que é e para que servem? Esta aula está disponível http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=56222.

 

3- Aprendendo sobre transportes e cidadania a partir da elaboração de roteiros turísticos, disponível em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/verAula.html?aula=56299

 

 

Esta proposta didática visa atender as seguintes finalidades:

 

1- Reforçar definições básicas acerca do tema Navegação de cabotagem, considerando a  potencialidade do litoral brasileiro e a relativa expressividade do uso desse transporte no país, frente ao imenso potencial natural existente.

2- Exercitar o conceito de paisagem por meio de investigação lúdica acerca da heterogeneidade paisagística brasileira.

3- Explicitar impactos ambientais provocados pelas ações humanas sobre o ecossistema costeiro e marinho.

 

Os recursos didáticos selecionados contemplam a interatividade entre as fontes impressas (atlas geográfico, mapas político-administrativos, revistas, jornais etc.) e fontes virtuais (sites, blogs, GPS, imagens de satélites, vídeo documentários etc.).

 

 Para o seu desenvolvimento sugere-se a participação do professor de Biologia.

 

 

 

Atividade 1. Revendo definições e representações cartográficas

 

Os alunos deverão ser agrupados em duplas para que respondam as questões propostas no Quadro 1. As respostas deverão ser anotadas no caderno. Previamente, o professor deverá selecionar algumas fontes apresentadas nas aulas 1, 2, ou 3 (mencionadas no destaque acima). Esse material poderá ser impresso ou acessadosno laboratório de informática.

 

O professor de Biologia deverá orientar os alunos quanto à abordagem da temática do ecossistema costeiro e marinho (Quadro 1), bem como dos impactos ambientais. Ele deverá, inclusive, incluir outras questões que considerar pertinentes.

 

A socialização dos resultados ocorrerá em forma de diálogo, com os alunos dispostos num único grupo. Para esse momento, o professor deverá pendurar na lousa um mapa político e um mapa físico do Brasil, enquanto os alunos, de posse do atlas geográfico (pessoal ou da biblioteca da escola), deverão acompanhar a representação cartográfica dos fenômenos estudados. Essa dinâmica permitirá a percepção espacial dos fenômenos, reforçando a identificação de suas características geográficas.

 

 

Quadro 1. Caracterização biogeográfica do litoral brasileiro

 

 

As fontes (textuais e vídeo reportagens) sugeridas para esta atividade são:

 

1- Litoral de norte a sul, disponível em  http://geografia.uol.com.br/geografia/mapas-demografia/47/artigo

277244-2.asp

 

2- Mar sem fim, disponível em http://marsemfim.com.br/costa-

brasileira-programa-90-arroio-chui-rio-grande-do-sul/#.U5EV8tJdXX4

 

3- Atlas de setores estruturantes do litoral brasileiro, disponível em

http://books.google.com.br/books?id=WTvFAQAAQBAJ&pg=PA7&lpg=PA7&dq=litoral+setentrional+

brasileiro&source=bl&ots=Lyckh5IefP&sig=51NhDPfHZ9D5ML

SNUOdBOVN4i9s&hl=en&sa=X&ei=bxSRU9LEGorK8gH6mYCw

BQ&ved=0CFEQ6AEwBA#v=onepage&q=litoral%20setentrional%20

brasileiro&f=false

 

Roteiro de pesquisa para construção de informações básicas.

1. Em relação ao litoral brasileiro, indique

a) o extremo setentrional e o extremo meridional.

b) a extensão territorial.

 

2. Em relação ao relevo e ao clima, como se caracterizam as áreas do

a) litoral setentrional?

b) litoral oriental?

c) litoral meridional?

 

3. A vegetação costeira forma ecossistemas específicos. Caracterize a vegetação

a) dos manguezais.

b) das dunas.

 

4. Como se explica a formação das franjas litorâneas, caracterizadas por faixas de areia branca, formando as denominadas praias?

 

5. Como se explica a formação

a) das dunas?

b) das restingas?

c) dos recifes de corais?

d) das lagoas encontradas no litoral do Rio Grande do Sul?

e) das ilhas oceânicas brasileiras? Quais são as de maior destaque? Onde se localizam?

 

 

6. Algumas correntes marítimas banham o litoral brasileiro.

a) Quais são elas?

b) Como se caracterizam?

c) Que influências exercem sobre o litoral e até mesmo sobre o continente?

 

7. Identifique e caracterize a fauna marinha composta por

a) crustáceos.

b) moluscos.

c) peixes.

d) cetáceos.

 

8. Identifique e relacione

a) os estados litorâneos brasileiros e suas respectivas capitais.

b) as capitais dos estados litorâneos, que se localizam distante da área costeira.

c) as capitais que se localizam em ilhas.

 

9. Identifique os principais impactos ambientais, apontando os principais fatores para a sua ocorrência.

 

 

 

Atividade 2. Os portos marítimos e a navegação de cabotagem brasileira

 

O Quadro 2, a seguir, traz orientações sobre o desenvolvimento do trabalho.

 

Quadro 2. Conhecendo os portos brasileiros

 

 

Os grupos deverão focar suas pesquisas em dois itens:

 

1- Caracterização do porto nos aspectos econômicos, comerciais, tecnológicos, sociais e ambientais. Para isso deverão identificar:

- nome; município, estado e região administrativa em que se localiza; localização em uma das três subdivisões do litoral brasileiro (setentrional, oriental ou meridional); características econômicas da região em que se localiza; principais produtos embarcados e desembarcados nesse porto; origem dos produtos a serem embarcados; principais destinos dos produtos embarcados; capacidade de movimentação de carga; condição tecnológica do porto (predomínio de operações automatizadas ou manuais); órgão ou empresa responsável pela gestão portuária; impactos ambientais mais acentuados; mecanismos de controle dos impactos ambientais; presença ou não de sindicato de trabalhadores portuários.

 

2- Elaboração de um glossário com termos específicos da atividade portuária e dos ambientes costeiros. Esses termos serão identificados de acordo com as dificuldades apresentadas pelos alunos e observados durante a apresentação dos vídeos sugeridos no Quadro 3, nas informações textuais indicadas no Quadro 1, ou em outras fontes livres, que tenham sido consultadas. São exemplos comuns de termos do glossário: Container; calado; granel; intermodal; aduana; terminal; porto ilha; doca; marina; farol; etc.

 

 

 

Todos os grupos deverão investigar os elementos propostos no item 1 (Caracterização do porto nos aspectos econômicos, comerciais, tecnológicos, sociais e ambientais), com o objetivo de construir o corpo teórico do seu tema. As respostas serão anotadas no caderno do aluno e servirão como subsídios para a socialização dos resultados (descrita após o Quadro 3).

 

O glossário (item 2 do Quadro 2) deverá ser elaborado em forma de um livreto (para os grupos que optarem por cartazes), ou em forma de arquivo interativo (caso os alunos optem pela elaboração de um vídeo documentário).

 

No momento da socialização os professores de Geografia e de Biologia deverão esclarecer dúvidas ou desfazer equívocos demonstrados pelos alunos.

 

Para o desenvolvimento da próxima atividade, os alunos deverão ser divididos em oito grupos e, por sorteio, a cada um deles será definido um tema para pesquisa, conforme orientações dispostas no Quadro 3, que traz os temas e as fontes.

 

A intenção é que todos os alunos criem uma sólida base teórica, cada um com o seu tema, uma vez que cada grupo pesquisará sobre um determinado porto. 

 

Quadro 3. Alguns portos brasileiros e sua movimentação

 

Grupo 1.Porto de Macapá/AP

aj1

www.fotoimagem.fot.br

 

 

Grupo 5. Porto de Vitória/ES

aj5

http://sindaport.tempsite.ws/noticia-interna.php?id=2113

 

 

Grupo 2. Porto de Areia Branca/RN

 

aj2

www.tomislav.com.br

 

Grupo 6. Porto de Santos/SP

 

aj6

http://comercioexteriordescomplicado.wordpress.com/page/37/

 

Grupo 3.Porto de Salvador/BA

 

aj3

http://www.codeba.com.br/eficiente/sites/portalcodeba/pt-br/porto_salvador.php

 

 

Grupo 7.Porto de Paranaguá/PR

 

aj7

http://www.revistaportuaria.com.br/site/?home=noticias&n=CNzmU&t=porto-paranagua-lider-exportaco-gros-america-latina

 

 

Grupo 4.Porto de Recife/PE

 

aj4

http://www.portodorecife.pe.gov.br/

 

 

Grupo 8.Porto de Rio Grande/RS

 

aj8

http://portogente.com.br/noticias/dia-a-dia/portuarios-pedem-a-sep-suspensao-de-leilao-no-porto-do-rio-grande-78053

 

 

 

A apresentação das pesquisas (socialização dos resultados) poderá ser feita de duas maneiras, à escolha dos alunos:

1- Elaboração de cartazes em cartolina, utilizando papel pardo ou papel manilha.

2- Elaboração de um vídeo documentário, utilizando seus aparelhos de telefonia móvel.

 

 

Quadro 4. Roteiro para formatação geral dos trabalhos

 

- Definição de um título.

 

- Mapa do Brasil indicando a localização dos principais portos brasileiros. O porto representado pelo grupo deverá ser destacado com cor ou símbolo diferente dos demais.

 

- Imagens ilustrando a caracterização portuária representada.

 

- imagens ilustrando os principais produtos embarcados e desembarcados naquele porto.

 

- Imagens ilustrando a caracterização do ecossistema original das áreas próximas.

 

- Imagens de impactos ambientais que ocorrem naquela área.

 

- Legendas.

 

 

Observações:

1- Os itens acima deverão ser adaptados para a linguagem de vídeo. Por exemplo: as legendas devem ser faladas e não escritas.

 

2- Os glossários também deverão adaptar-se ao tipo de apresentação. No modo cartaz eles serão confeccionados em formato de livretos ilustrados. No modo vídeo documentário eles poderão trazer o termo e a definição escritos, acrescentados pela ilustração.

 

 

 

 

Atividade 3Privatização dos portos. Por quê? Para quem?

 

Para concluir a aula o professor deverá propor um debate sobre a temática da privatização dos portos no Brasil. Trata-se de um tema polêmico, que divide a opinião da sociedade, daí a importância da sua abordagem na sala de aula.

 

A fim de municiar os alunos acerca dessa temática e dos argumentos opostos o professor deverá levar os alunos ao laboratório de informática ou disponibilizar algumas matérias jornalísticas (previamente selecionadas). Algumas matérias referentes à privatização ou concessão portuária poderão ser consultadas nas fontes sugeridas no Quadro 4 a seguir:

 

Quadro 4. Sugestões de leituras acerca da temática da privatização ou concessão portuária

 

 

1.Especialistas defendem privatização dos portos brasileiros na Intermodal South America: http://agricultura.ruralbr.com.br/noticia/2013/04/especialistas-defendem-privatizacao-dos-portos-brasileiros-na-intermodal-south-america-4093567.html

 

2.Governo anuncia novas regras para privatização de portos brasileiros: http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2013/02/governo-anuncia-novas-regras-para-privatizacao-de-portos-brasileiros.html

 

3.Sobre a privatização dos portos: http://portogente.com.br/colunistas/hermann-marx/sobre-a-privatizacao-dos-portos-68065

 

4.Privatização da gestão portuária: governo não deve ceder aos interesses privados e de grandes oligopólios: http://www.cut.org.br/ponto-de-vista/artigos/4720/privatizacao-da-gestao-portuaria-governo-nao-deve-ceder-aos-interesses-privados-e-de-grandes-oligopolios.

 

5.Privatização e neoliberalismo:http://inverta.org/jornal/edicao-impressa/405/internacional/privatizacao-e-neoliberalismo-1

 

 

Para a realização das leituras o professor deverá solicitar aos alunos que formem grupos de quatro pessoas. As leituras (silenciosas) das matérias seguirão o seguinte critério:

 

Grupos

Matérias

A

1 e 5

B

2 e 5

C

1 e 3

D

1 e 4

E

3 e 4

 

A ideia é proporcionar a oportunidade de leitura de uma matéria favorável e outra contrária à privatização. Considerando o número de alunos por sala, serão formados tantos grupos quanto forem necessários, alternando a indicação das leituras.

 

No momento seguinte, será dado um tempo de vinte minutos para que discutam acerca das informações lidas, distinguindo as argumentações. As informações servirão como subsídios à próxima atividade.

 

No momento da realização deste trabalho, o professor deverá circular pela sala, esclarecendo as possíveis dúvidas dos alunos.

Após essa etapa, a turma deverá ser redividida, agora em dois grandes grupos, sendo que um deles defenderá os argumentos favoráveis e o outro defenderá os argumentos contrários. Cada grupo deverá indicar alguns colegas para apresentar a argumentação, formando uma espécie de mesa redonda. Um colega deverá ser indicado para atuar como mediador. Os debatedores procurarão representar o ponto de vista dos segmentos envolvidos no processo de privatização: o governo federal, os empresários que atuam no ramo do transporte marítimo, os empresários que atuam no ramo da produção de bens exportáveis;  os trabalhadores portuários, e outros segmentos que forem considerados relevantes.

 

Cada expositor terá cinco minutos para apresentar seus argumentos. Ao final, os demais alunos deverão apresentar seus questionamentos, alimentando e enriquecendo o debate. Para isso, os alunos que atuarão como plateia deverão elaborar suas perguntas durante as leituras. O mesmo deverá acontecer com os debatedores: construir suas argumentações a partir das leituras realizadas.

 

Por se tratar de um tema aberto, não se prevê consenso ao final do debate. A intenção é inseri-los numa discussão nacional, disponibilizando informações para que construam a própria opinião.

Recursos Complementares

Amazônia azul: mais uma região brasileira? Disponível em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=45987

Linhas de cabotagem. Disponível em  http://www2.transportes.gov.br/bit/05-mar/cabotagem.html

O espaço geográfico é uma construção humana. Disponível em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=55619

Paisagens climatobotânicas brasileiras: diversidade, recursos e impactos ambientais. Disponível em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=50534

Vídeos marítimos. Disponível em http://www2.transportes.gov.br/bit/05-mar/videos_maritimo.html.

 

Consumo sustentável – Manual de educação. Disponível em http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/publicacao8.pdf

O que é um estudo de caso? Disponível em http://www.insper.edu.br/casos/estudo-caso/.

 

Consumo sustentável – Manual de educação. Disponível em http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/publicacao8.pdf

O que é um estudo de caso? Disponível em http://www.insper.edu.br/casos/estudo-caso/.

Avaliação

O professor deverá estar atento às manifestações comportamentais e pedagógicas dos alunos, valorizando o interesse, participação e pontualidade. Além disso, ele poderá selecionar algumas questões aplicadas em processos seletivos e no ENEM para aplicação em uma prova previamente agendada, visando observar a apreensão dos alunos sobre a temática estudada.  

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