22/07/2014
Elizabet Rezende de Faria; Leandro Rezende; Cristiane dos Guimarães Alvim Nunes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Pluralidade e direitos |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Pluralidade e educação |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Solidariedade |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Justiça |
Esta aula destina-se a alunos do terceiro e quarto ano do ensino fundamental, devido aos recursos utilizados e habilidades envolvidas nas atividades.
Professor, esta aula pretende contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Tem a intenção de proporcionar ao aluno um encontro com a leitura e a escrita de forma lúdica, através de um assunto que faz parte do seu cotidiano.
1° momento: Para introduzir o tema cidadania, pergunte aos alunos:
Anote na lousa as palavras que surgirem na medida em que os alunos responderem.
2° momento: Apresente aos alunos o conceito de cidadania, cidadão e dê alguns exemplos de direitos e deveres do cidadão.
CONCEITOS
“Cidadania é um conjunto de direitos e deveres que nos permite participar das decisões da sociedade em que vivemos. Ela é construída no nosso dia a dia, a partir da nossa capacidade de participação social e colaboração para o bem comum.” Fonte: Criança Cidadã. Portalzinho da CGU. Disponível em:
http://www.portalzinho.cgu.gov.br/glossario/c. Acesso em 27 de junho de 2014.
“Cidadão é o indivíduo consciente do seu papel na sociedade. Ser cidadão significa conhecer e reconhecer que temos direitos e deveres que devem ser cumpridos e exercidos para que a vida em sociedade seja possível.” Fonte: Trânsito e Cidadania. Disponível em: http://www.smartkids.com.br/especiais/transito-transito-e-cidadania.html. Acesso em 27 de junho de 2014.
ALGUNS EXEMPLOS DE DIREITOS E DEVERES DO CIDADÃO
Deveres:
Direitos:
Fonte: Direitos e Deveres do Cidadão brasileiro. Disponível em: http://www.suapesquisa.com/religiaosociais/direitos_deveres_cidadao.htm. Acesso em 27 de junho de 2014.
3° momento: Se a sua escola fizer parte do Projeto Um Computador por Aluno, cada aluno deverá utilizar seu netbook. Caso não seja possível, convidá-los a utilizarem o Laboratório de Informática de sua escola. Solicite que pesquisem outros direitos e deveres do cidadão e, em grupo, elaborem um cartaz com o título: “Direitos do Cidadão” e outro cartaz “Deveres do Cidadão”. Afixar os cartazes na própria sala de aula e mantê-los durante o tempo de realização de todas as atividades relacionadas ao tema.
Sugestão de sites para consulta:
Conheça alguns direitos e deveres estabelecidos em lei. Disponível em: http://www.brasil.gov.br/governo/2009/11/direitos-e-deveres-do-cidadao-andam-juntos. Acesso em 28 de junho de 2014.
Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/ConstituicaoCompilado.htm. Acesso em 28 de junho de 2014.
PORTAL DOS CIDADÃOS. Direitos e deveres dos cidadãos brasileiros! Disponível em: http://www.portaldoscidadaos.com.br/direitos-e-deveres-dos-cidadaos-brasileiros/. Acesso em 28 de junho de 2014.
Professor, para outras atividades com os alunos sobre cidadania, você poderá trabalhar também com:
A Turma da Mônica em: O Estatuto da Criança de do Adolescente. Disponível em: http://www.unicef.org/brazil/pt/monica_estatuto.pdf (acesso em 28 de junho de 2014). História em quadrinhos, de Maurício de Souza, onde os personagens conversam, com uma linguagem simples, sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Criança Cidadã. Portalzinho da CGU. Disponível em: http://www.portalzinho.cgu.gov.br/ (acesso em 27 de junho de 2014). Na página da Controladoria Geral da União, elaborada especialmente para as crianças, estão disponíveis Jogos, Quadrinhos, Glossário e o Canal do professor, que apresenta o seguinte conteúdo: revistas, livros, dicas de filmes, relatos de experiências, atividades e material didático que poderá auxiliá-lo no desenvolvimento dos temas Ética e Cidadania em sala de aula.
4° momento: Convide os alunos para refletirem sobre a relação entre cidadania e trânsito.
Figura 1– Imagem obtida pela autora. Disponível em: http://vidasimples.abril.com.br/images/legado/teste-sua-gentileza-no-transito.jpg. Acesso em 28 de junho de 2014.
Comece dizendo que: “Vimos que o cidadão é o indivíduo consciente do seu papel na sociedade. Um bom cidadão, geralmente, é um bom motorista e pedestre, reconhecendo seus direitos e deveres também no trânsito. Vocês poderiam citar alguns exemplos de deveres e direitos do cidadão no trânsito, sendo ele motorista ou pedestre?”
Anote na lousa os exemplos lembrados pelos alunos com o intuito de levá-los à refletir sobre o fato de que enquanto cidadãos temos direitos e deveres a cumprir, inclusive no trânsito. Tais anotações subsidiarão a discussão em aula e o confronto com as informações que serão apresentadas posteriormente.
5° momento: Apresente aos alunos um exemplo de dever e direito do cidadão no trânsito:
DEVER
Não deve oferecer perigo ou ser um obstáculo para os demais elementos do trânsito. Ou seja, nada de atravessar a rua sem olhar, ou correr no trânsito.
DIREITO
Utilizar vias seguras e sinalizadas. Você pode e deve cobrar das autoridades quando perceber que a rua está mal iluminada ou há falta de semáforo nelas, sendo que você tem o direito de ser atendido e receber uma resposta.
Fonte: Trânsito e cidadania. Disponível em: http://www.smartkids.com.br/especiais/transito-transito-e-cidadania.html. Acesso em 28 de junho de 2014.
6º momento: Cada aluno deverá produzir um texto (de até 15 linhas) direcionado ao condutor do veículo que o leva à escola (motorista de transporte escolar, motorista de ônibus, pai, mãe, dentre outros motoristas) relatando um dever e um direito que tal motorista tem, enquanto cidadão, quando está no trânsito e a importância de ele respeitar as regras de trânsito para garantir o bem comum. Esse texto após corrigido, poderá ser xerocopiado ou reescrito e entregue ao próprio motorista indicado com o intuito de sensibilizá-lo para a questão trabalhada em sala.
TAREFA DE CASA
Solicite que os alunos observem como é o trânsito em seu bairro e anotem os pontos positivos e negativos, seja em aspectos físicos, seja em aspectos comportamentais, tanto do motorista (carro/caminhão/ônibus/moto/bicicleta/outro), quanto do pedestre, para serem apresentados na aula seguinte.
1° momento: Desenhe um quadro na lousa para anotar os pontos positivos e negativos do trânsito no bairro, observados por cada aluno, na tarefa de casa da AULA 1. O professor poderá ainda confeccionar um cartaz com tal quadro para que esse material seja utilizado posteriormente.
CARACTERÍSTICAS DO TRÂNSITO |
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PONTOS POSITIVOS |
PONTOS NEGATIVOS |
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Quadro elaborado pela autora (sugestão).
2° momento: Convide os alunos para assistirem ao vídeo "Lenine - Rua da Passagem (Trânsito) Acústico MTV", de Lenine e Arnaldo Antunes. Vídeo Youtube. Duração: 3min59seg. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=A3WbWOBJxks. Acesso em 27 de junho de 2014.
Figura 2- Imagem do vídeo "Rua da Passagem (Trânsito)" obtida pela autora. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=A3WbWOBJxks. Acesso em 27 de junho de 2014.
Para os alunos acompanharem o vídeo, distribua a letra da música “Rua da Passagem (Trânsito)", disponível em: http://letras.mus.br/lenine/250619/. Acesso em 27 de junho de 2014.
RUA DA PASSAGEM (TRÂNSITO)
Os curiosos atrapalham o trânsito
Gentileza é fundamental
Não adianta esquentar a cabeça
Não precisa avançar no sinal
Dando seta pra mudar de pista
Ou pra entrar na transversal
Pisca alerta pra encostar na guia
Pára brisa para o temporal
Já buzinou, espere, não insista,
Desencoste o seu do meu metal
Devagar pra contemplar a vista
Menos peso do pé no pedal
Não se deve atropelar um cachorro
Nem qualquer outro animal
Todo mundo tem direito à vida
Todo mundo tem direito igual
Motoqueiro caminhão pedestre
Carro importado carro nacional
Mas tem que dirigir direito
Para não congestionar o local
Tanto faz você chegar primeiro
O primeiro foi seu ancestral
É melhor você chegar inteiro
Com seu venoso e seu arterial
A cidade é tanto do mendigo
Quanto do policial
Todo mundo tem direito à vida
Todo mundo tem direito igual
Travesti trabalhador turista
Solitário família casal
Todo mundo tem direito à vida
Todo mundo tem direito igual
Sem ter medo de andar na rua
Porque a rua é o seu quintal
Todo mundo tem direito à vida
Todo mundo tem direito igual
Boa noite, tudo bem, bom dia,
Gentileza é fundamental
Pisca alerta pra encostar na guia
Com licença, obrigado, até logo, tiau.
3° momento: Para verificar se os alunos compreenderam a música, pergunte:
4° momento: Se a sua escola fizer parte do Projeto Um Computador por Aluno, cada aluno deverá utilizar seu netbook. Caso não seja possível, convidá-los a utilizarem o Laboratório de Informática de sua escola. Divida a turma em cinco grupos e solicite que elaborem um cartaz (escrito e ilustrado) com pelo menos CINCO dicas de como se comportar bem no trânsito, estando a pessoa a pé ou em qualquer meio de transporte.
Para a pesquisa sobre dicas de como se comportar bem no trânsito, seguem os links abaixo:
10 Dicas para Deixar o Trânsito Melhor. Disponível em: http://www.detranmg.net.br/10-dicas-para-deixar-o-transito-melhor/. Acesso em 29 de junho de 2014.
7 dicas para praticar um Trânsito+gentil. Disponível em: http://transitomaisgentil.com.br/blog/?p=1718. Acesso em 29 de junho de 2014.
Gentileza no Trânsito. Disponível em: http://vivamelhoronline.com/2013/09/18/gentileza-no-transito/. Acesso em 29 de junho de 2014.
Professor, você pode também convidar os alunos para acessarem e explorarem o site Smart Kids. Disponível em: http://www.smartkids.com.br/ (acesso em 28 de junho de 2014). No campo “faça sua busca aqui”, solicite que digitem a palavra “trânsito”. Surgirão 14 resultados, entre eles, itens especiais como: Trânsito e cidadania, Trânsito e meio-ambiente, Cuidados no trânsito, Guarda de trânsito, Trânsito (que trata ainda sobre sinalização e os diferentes tipos de placas – de advertência, de regulamentação e de indicação).
Como complementação para a aula, sugere-se o link:
MELLO, Rosangela Menta; BARROS, Maura Gislaine; MENTA, Eziquiel. Educação no trânsito! Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=12493. Acesso em 29 de junho de 2014.
1° momento: Convide os alunos para assistirem ao vídeo “A Ilha (2008) Brasil [Animação] Curta Metragem”. VídeoYoutube. Duração: 8min46seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=7C3Ug43Xzaw. Acesso em 28 de junho de 2014.
Figura 3- Imagem do vídeo "A Ilha" obtida pela autora. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=7C3Ug43Xzaw. Acesso em 28 de junho de 2014.
2° momento: Para verificar se os alunos compreenderam a mensagem do vídeo, pergunte:
3° momento: Após o debate sobre o vídeo, solicite aos alunos que escrevam uma carta de, aproximadamente 20 linhas, como se fossem o personagem da história apresentada no vídeo, contando para um amigo a experiência pela qual passou e o que poderia ser feito para que aquilo não se repetisse com nenhum outro cidadão. Tais cartas poderão ser expostas em mural da escola para que outros alunos, de outras salas, tenham acesso a elas e possam se beneficiar das reflexões em torno das questões trabalhadas com essa turma.
Se possível, o professor poderá ainda agendar uma atividade cultural no momento do recreio, por exemplo, um Recreio Cultural, para convidar alunos da escola para assistirem ao vídeo trabalhado anteriormente e expor as cartas produzidas pelos alunos em um mural próximo ao local onde será exibido o vídeo. Poderá ainda destinar dois ou mais alunos para conduzirem a reflexão sobre o vídeo, utilizando os conhecimentos construidos ao longo das aulas.
1° momento: Convide os alunos para assistirem ao vídeo “India Driving”. VídeoYoutube. Duração: 2min13seg. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=RjrEQaG5jPM. Acesso em 27 de junho de 2014.
Figura 4- Imagem do vídeo “India Driving” obtida pela autora. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=RjrEQaG5jPM. Acesso em 27 de junho de 2014.
2° momento: Para incentivar os alunos a fazerem um paralelo entre os assuntos já tratados e o vídeo sobre o trânsito na Índia, pergunte:
3° momento: Convide os alunos para assistirem ao vídeo “Trânsito na Etiópia”. Vídeo Youtube. Duração: 1min54seg. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=xuiv3wpT3Hk. Acesso em 27 de junho de 2014.
Figura 5- Imagem do vídeo “Trânsito na Etiópia” obtida pela autora. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=xuiv3wpT3Hk. Acesso em 27 de junho de 2014.
4° momento: Para continuar a discussão sobre os itens essenciais para que o trânsito seja harmonioso e traga segurança às pessoas, pergunte aos alunos:
5° momento: Divida a turma em cinco grupos e convide os alunos para fazerem um paralelo entre o trânsito apresentado nos vídeos – Índia e Etiópia – e o trânsito de sua cidade. Solicite que escolham e identifiquem um cruzamento de vias e elaborem uma lista das semelhanças e diferenças encontradas no trânsito de cada local.
Na medida em que os grupos falarem sobre as semelhanças e diferenças percebidas, anote na lousa, conforme quadro sugerido abaixo:
TRÂNSITO ÍNDIA/ETIÓPIA X TRÂNSITO NA MINHA CIDADE CRUZAMENTO ENTRE AS VIAS |
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SEMELHANÇAS |
DIFERENÇAS |
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Quadro elaborado pela autora (sugestão).
TAREFA DE CASA
Solicite aos alunos que entrevistem uma autoridade de sua cidade: guarda de trânsito, político, representante de bairros, representante de igrejas, dentre outras autoridades, para conhecerem a opinião de tais pessoas sobre o trânsito na cidade, bem como sobre suas propostas de ações e medidas para melhorar a qualidade do trânsito.
Roteiro de entrevista:
1) O que você acha do trânsito em sua cidade? Descreva-o levando em consideração o seu trajeto diário ou as principais vias da cidade.
2) Na sua percepção, os pedestres respeitam o trânsito em sua cidade? Como você percebe isso?
3) Na sua percepção, os motoristas respeitam o trânsito em sua cidade? Dê exemplos de como identifica isso?
3) Na sua opinião, o que é necessário para que o trânsito em sua cidade seja seguro para as pessoas?
3) Que sugestões você teria para melhorar o trânsito de sua cidade?
A entrevista deverá ser registrada em vídeo ou áudio pelos alunos que terão um momento reservado na próxima aula intitulada "Mostra de Conhecimento" para socializá-la juntamente com outras produções dessa aula.
Tal mostra poderá ser planejada para ser realizada em um sábado letivo, ou em horário compatível com a disponibilidade dos pais para participarem e poderem, além de prestigiar o trabalho realizado pelos alunos, se beneficiarem das informações construidas e produzidas ao longo das aulas.
1º momento: Todos os alunos deverão levar as produções desenvolvidas ao longo das aulas para serem expostas, tais como: cartazes sobre direitos e deveres do cidadão; textos direcionados ao condutor do veículo que os levam à escola; cartaz com pontos positivos e negativos do trânsito no bairro; cartaz com dicas de como se comportar bem no trânsito, dentre outras produções.
2º momento: Mediante combinação prévia na turma, alguns alunos escolhidos deverão fazer a apresentação do trabalho realizado ao longo das aulas e caberá ao professor, além de coordenar a apresentação, mediar as discussões que surgirem no decorrer da apresentação. Caso julgue que é pertinente, o professor poderá exibir os vídeos trabalhados em aula como forma de provocar discussões e reflexões nos participantes.
Sugestão ao professor
Professor, caso queira complementar sua aula e se, em sua cidade, a Secretaria Municipal de Trânsito desenvolver o projeto “Transitolandia”, com orientações de agentes da secretaria, com vias, faixas de travessia para pedestres e calçadas com rampas de acessibilidade, além de sinalização horizontal, vertical e semafórica como uma mini cidade simulada, convide seus alunos para fazerem uma aula prática e vivenciarem as questões trabalhadas em sala de aula, para fechar de forma lúdica e divertida o tema discutido.
ARAUJO, Liliane dos Guimarães Alvim Nunes. Educação no Trânsito: aprendendo lições de cidadania e regras de convivência. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=48898. Acesso em 27 de junho de 2014.
DINIZ, Gláucia Costa Abdala. Motoristas e pedestres: uma relação ética? Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=24643. Acesso em 27 de junho de 2014.
GIROTO, Ana Paula Santana; VASCONCELLOS, Laís Ferreira. Projeto Degraus – Criança: um instrumento de cidadania. Disponível em: http://intertemas.unitoledo.br/revista/index.php/ETIC/article/viewFile/1490/1421. Acesso em 27 de junho de 2014.
CÂMARA DOS DEPUTADOS. Plenarinho. O jeito criança de ser cidadão. Disponível em: http://www.plenarinho.gov.br/ . Acesso em 28 de junho de 2014. Este site, criado pela Câmara de Deputados, disponibiliza material de vários assuntos relacionados à cidadania, por meio de linguagem acessível e lúdica, para levar a informação até a criança, com assuntos como: cidadania, educação, ecologia, saúde etc.
MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL. Turminha do MPF. Disponível em: http://www.turminha.mpf.mp.br/ . Acesso em 27 de junho de 2014. A página do Ministério Público Federal tem como proposta a contribuição para a formação cidadã de crianças e adolescentes com linguagem, métodos e recursos próprios. Estão disponíveis vídeos, cartilhas, atividades como o “Continue a história”, jogos e músicas infantis com conteúdos temáticos: meio ambiente, gasto de dinheiro público, direitos da criança e do adolescente, preconceito, diversidade cultural etc.
A avaliação deverá ser processual e contínua. Procure identificar, no decorrer das aulas, se os alunos compreenderam o conceito de cidadania e a importância de cumprir seus deveres em sociedade e exigir seus direitos enquanto cidadãos. Verifique se assimilaram a importância de cumprir as regras para um trânsito mais gentil e harmonioso. Avalie ainda se houve uma evolução da linguagem oral e escrita. Por fim, procure identificar a participação individual e coletiva dos alunos e o envolvimento com o assunto nas discussões em aula, nas produções de atividades, durante o Recreio Cultural e também na Mostra de Conhecimento.
Cinco estrelas 1 classificações
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28/04/2015
Cinco estrelasÓtimo material. Vou usar as idéias na primeira oportunidade!