Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


CRIANÇA CIDADÃ. GENTILEZA NO TRÂNSITO É FUNDAMENTAL!

 

22/07/2014

Autor e Coautor(es)
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria; Leandro Rezende; Cristiane dos Guimarães Alvim Nunes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Pluralidade e direitos
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Pluralidade e educação
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ética Justiça
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Aprender o conceito de cidadania e conhecer alguns exemplos.
  • Identificar e explicar a importância da gentileza no trânsito para uma convivência harmoniosa entre os próprios motoristas e entre motoristas e pedestres.
  • Destacar a importância de respeitar as regras de uma boa convivência.
  • Desenvolver linguagem oral e escrita.
Duração das atividades
5 aulas de uma hora.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta aula destina-se a alunos do terceiro e quarto ano do ensino fundamental, devido aos recursos utilizados e habilidades envolvidas nas atividades.

 

Professor, esta aula pretende contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Tem a intenção de proporcionar ao aluno um encontro com a leitura e a escrita de forma lúdica, através de um assunto que faz parte do seu cotidiano.

Estratégias e recursos da aula

 

AULA 1

 

1° momento: Para introduzir o tema cidadania, pergunte aos alunos:

 

  • Quem sabe o que é cidadania?
  • Quem pode dar um exemplo de exercício da cidadania?

 

Anote na lousa as palavras que surgirem na medida em que os alunos responderem.

 

2° momento: Apresente aos alunos o conceito de cidadania, cidadão e dê alguns exemplos de direitos e deveres do cidadão.

 

CONCEITOS

 

Cidadania é um conjunto de direitos e deveres que nos permite participar das decisões da sociedade em que vivemos. Ela é construída no nosso dia a dia, a partir da nossa capacidade de participação social e colaboração para o bem comum.” Fonte: Criança Cidadã. Portalzinho da CGU. Disponível em:

http://www.portalzinho.cgu.gov.br/glossario/c. Acesso em 27 de junho de 2014.

 

Cidadão é o indivíduo consciente do seu papel na sociedade. Ser cidadão significa conhecer e reconhecer que temos direitos e deveres que devem ser cumpridos e exercidos para que a vida em sociedade seja possível.” Fonte: Trânsito e Cidadania. Disponível em: http://www.smartkids.com.br/especiais/transito-transito-e-cidadania.html. Acesso em 27 de junho de 2014.

 

ALGUNS EXEMPLOS DE DIREITOS E DEVERES DO CIDADÃO

 

Deveres:

 

  • Respeitar e cumprir a legislação (leis) do país.
  • Respeitar os direitos dos outros cidadãos.
  • Tratar com respeito e solidariedade todos os cidadãos.

 

Direitos:

 

  • Direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade.
  • Direito à educação, saúde, moradia, trabalho e lazer.
  • Seguir a crença religiosa que desejar.

 

Fonte: Direitos e Deveres do Cidadão brasileiro. Disponível em: http://www.suapesquisa.com/religiaosociais/direitos_deveres_cidadao.htm. Acesso em 27 de junho de 2014.

 

3° momento: Se a sua escola fizer parte do Projeto Um Computador por Aluno, cada aluno deverá utilizar seu netbook. Caso não seja possível, convidá-los a utilizarem o Laboratório de Informática de sua escola. Solicite que pesquisem outros direitos e deveres do cidadão e, em grupo, elaborem um cartaz com o título: “Direitos do Cidadão” e outro cartaz “Deveres do Cidadão”. Afixar os cartazes na própria sala de aula e mantê-los durante o tempo de realização de todas as atividades relacionadas ao tema.

 

Sugestão de sites para consulta:

 

Conheça alguns direitos e deveres estabelecidos em lei. Disponível em: http://www.brasil.gov.br/governo/2009/11/direitos-e-deveres-do-cidadao-andam-juntos. Acesso em 28 de junho de 2014.

 

Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/ConstituicaoCompilado.htm. Acesso em 28 de junho de 2014.

 

PORTAL DOS CIDADÃOS. Direitos e deveres dos cidadãos brasileiros! Disponível em: http://www.portaldoscidadaos.com.br/direitos-e-deveres-dos-cidadaos-brasileiros/. Acesso em 28 de junho de 2014.

 

 

Sugestão ao professor

 

Professor, para outras atividades com os alunos sobre cidadania, você poderá trabalhar também com:

 

A Turma da Mônica em: O Estatuto da Criança de do Adolescente. Disponível em: http://www.unicef.org/brazil/pt/monica_estatuto.pdf (acesso em 28 de junho de 2014). História em quadrinhos, de Maurício de Souza, onde os personagens conversam, com uma linguagem simples, sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

 

Criança Cidadã. Portalzinho da CGU. Disponível em: http://www.portalzinho.cgu.gov.br/ (acesso em 27 de junho de 2014). Na página da Controladoria Geral da União, elaborada especialmente para as crianças, estão disponíveis Jogos, Quadrinhos, Glossário e o Canal do professor, que apresenta o seguinte conteúdo: revistas, livros, dicas de filmes, relatos de experiências, atividades e material didático que poderá auxiliá-lo no desenvolvimento dos temas Ética e Cidadania em sala de aula.

 

 

4° momento: Convide os alunos para refletirem sobre a relação entre cidadania e trânsito.

 

Figura 1– Imagem obtida pela autora. Disponível em: http://vidasimples.abril.com.br/images/legado/teste-sua-gentileza-no-transito.jpg. Acesso em 28 de junho de 2014.

 

 

Comece dizendo que: “Vimos que o cidadão é o indivíduo consciente do seu papel na sociedade. Um bom cidadão, geralmente, é um bom motorista e pedestre, reconhecendo seus direitos e deveres também no trânsito. Vocês poderiam citar alguns exemplos de deveres e direitos do cidadão no trânsito, sendo ele motorista ou pedestre?”

 

Anote na lousa os exemplos lembrados pelos alunos com o intuito de levá-los à refletir sobre o fato de que enquanto cidadãos temos direitos e deveres a cumprir, inclusive no trânsito. Tais anotações subsidiarão a discussão em aula e o confronto com as informações que serão apresentadas posteriormente.

 

 

5° momento: Apresente aos alunos um exemplo de dever e direito do cidadão no trânsito:

 

DEVER

 

Não deve oferecer perigo ou ser um obstáculo para os demais elementos do trânsito. Ou seja, nada de atravessar a rua sem olhar, ou correr no trânsito.

 

DIREITO

 

Utilizar vias seguras e sinalizadas. Você pode e deve cobrar das autoridades quando perceber que a rua está mal iluminada ou há falta de semáforo nelas, sendo que você tem o direito de ser atendido e receber uma resposta.

 

Fonte: Trânsito e cidadania. Disponível em: http://www.smartkids.com.br/especiais/transito-transito-e-cidadania.html. Acesso em 28 de junho de 2014.

 

 

6º momento: Cada aluno deverá produzir um texto (de até 15 linhas) direcionado ao condutor do veículo que o leva à escola (motorista de transporte escolar, motorista de ônibus, pai, mãe, dentre outros motoristas) relatando um dever e um direito que tal motorista tem, enquanto cidadão, quando está no trânsito e a importância de ele respeitar as regras de trânsito para garantir o bem comum. Esse texto após corrigido, poderá ser xerocopiado ou reescrito e entregue ao próprio motorista indicado com o intuito de sensibilizá-lo para a questão trabalhada em sala.

 

 

TAREFA DE CASA

 

Solicite que os alunos observem como é o trânsito em seu bairro e anotem os pontos positivos e negativos, seja em aspectos físicos, seja em aspectos comportamentais, tanto do motorista (carro/caminhão/ônibus/moto/bicicleta/outro), quanto do pedestre, para serem apresentados na aula seguinte.

 

 

AULA 2

 

1° momento: Desenhe um quadro na lousa para anotar os pontos positivos e negativos do trânsito no bairro, observados por cada aluno, na tarefa de casa da AULA 1. O professor poderá ainda confeccionar um cartaz com tal quadro para que esse material seja utilizado posteriormente.

 

CARACTERÍSTICAS DO TRÂNSITO

PONTOS POSITIVOS

PONTOS NEGATIVOS

 

 

 

 

 

 

Quadro elaborado pela autora (sugestão).

 

2° momento: Convide os alunos para assistirem ao vídeo "Lenine - Rua da Passagem (Trânsito) Acústico MTV", de Lenine e Arnaldo Antunes. Vídeo Youtube. Duração: 3min59seg. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=A3WbWOBJxks. Acesso em 27 de junho de 2014.

 

Figura 2- Imagem do vídeo "Rua da Passagem (Trânsito)" obtida pela autora. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=A3WbWOBJxks. Acesso em 27 de junho de 2014.

 

 

Para os alunos acompanharem o vídeo, distribua a letra da música “Rua da Passagem (Trânsito)", disponível em: http://letras.mus.br/lenine/250619/. Acesso em 27 de junho de 2014.

 

 

RUA DA PASSAGEM (TRÂNSITO)

 

Os curiosos atrapalham o trânsito

Gentileza é fundamental

 

Não adianta esquentar a cabeça

Não precisa avançar no sinal

 

Dando seta pra mudar de pista

Ou pra entrar na transversal

 

Pisca alerta pra encostar na guia

Pára brisa para o temporal

 

Já buzinou, espere, não insista,

Desencoste o seu do meu metal

 

Devagar pra contemplar a vista

Menos peso do pé no pedal

 

Não se deve atropelar um cachorro

Nem qualquer outro animal

 

Todo mundo tem direito à vida

Todo mundo tem direito igual

 

Motoqueiro caminhão pedestre

Carro importado carro nacional

 

Mas tem que dirigir direito

Para não congestionar o local

 

Tanto faz você chegar primeiro

O primeiro foi seu ancestral

 

É melhor você chegar inteiro

Com seu venoso e seu arterial

 

A cidade é tanto do mendigo

Quanto do policial

 

Todo mundo tem direito à vida

Todo mundo tem direito igual

 

Travesti trabalhador turista

Solitário família casal

 

Todo mundo tem direito à vida

Todo mundo tem direito igual

 

Sem ter medo de andar na rua

Porque a rua é o seu quintal

 

Todo mundo tem direito à vida

Todo mundo tem direito igual

 

Boa noite, tudo bem, bom dia,

Gentileza é fundamental

 

Pisca alerta pra encostar na guia

Com licença, obrigado, até logo, tiau.

 

 

3° momento: Para verificar se os alunos compreenderam a música, pergunte:

 

  • Qual a mensagem principal da música? (Gentileza no trânsito é fundamental!)
  • Quais as dicas que o cantor dá para o motorista ser gentil no trânsito? (não avançar o sinal, dar seta para mudar de direção, usar o pisca alerta quando precisar parar, não buzinar excessivamente, dirigir mais devagar etc.)
  • O que o cantor quis dizer em: “É melhor você chegar inteiro, com seu venoso e seu arterial”? (Que não adianta correr para chegar ao destino. Melhor não correr com o carro para não correr o risco de sofrer algum acidente e não chegar ao destino.)
  • Quais as palavras de gentileza/educação o cantor diz na música? (boa noite, bom dia, com licença, obrigado etc.)
  • Quem, na música, o cantor diz que tem direito à vida, tem direito igual? (motoqueiro, caminhão, pedestre, quem dirige carro importado ou nacional, mendigo, policial etc.)

 

4° momento: Se a sua escola fizer parte do Projeto Um Computador por Aluno, cada aluno deverá utilizar seu netbook. Caso não seja possível, convidá-los a utilizarem o Laboratório de Informática de sua escola. Divida a turma em cinco grupos e solicite que elaborem um cartaz (escrito e ilustrado) com pelo menos CINCO dicas de como se comportar bem no trânsito, estando a pessoa a pé ou em qualquer meio de transporte.

 

Para a pesquisa sobre dicas de como se comportar bem no trânsito, seguem os links abaixo:

 

10 Dicas para Deixar o Trânsito Melhor. Disponível em: http://www.detranmg.net.br/10-dicas-para-deixar-o-transito-melhor/. Acesso em 29 de junho de 2014.

 

7 dicas para praticar um Trânsito+gentil. Disponível em: http://transitomaisgentil.com.br/blog/?p=1718. Acesso em 29 de junho de 2014.

 

Gentileza no Trânsito. Disponível em: http://vivamelhoronline.com/2013/09/18/gentileza-no-transito/. Acesso em 29 de junho de 2014.

 

 

Sugestão ao professor

 

Professor, você pode também convidar os alunos para acessarem e explorarem o site Smart Kids. Disponível em: http://www.smartkids.com.br/ (acesso em 28 de junho de 2014).  No campo “faça sua busca aqui”, solicite que digitem a palavra “trânsito”. Surgirão 14 resultados, entre eles, itens especiais como: Trânsito e cidadania, Trânsito e meio-ambiente, Cuidados no trânsito, Guarda de trânsito, Trânsito (que trata ainda sobre sinalização e os diferentes tipos de placas – de advertência, de regulamentação e de indicação).

 

Como complementação para a aula, sugere-se o link:

 

MELLO, Rosangela Menta; BARROS, Maura Gislaine; MENTA, Eziquiel. Educação no trânsito! Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=12493. Acesso em 29 de junho de 2014.

 

 

AULA 3

 

1° momento: Convide os alunos para assistirem ao vídeo “A Ilha (2008) Brasil [Animação] Curta Metragem”. VídeoYoutube. Duração: 8min46seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=7C3Ug43Xzaw. Acesso em 28 de junho de 2014.

 

Figura 3- Imagem do vídeo "A Ilha" obtida pela autora. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=7C3Ug43Xzaw. Acesso em 28 de junho de 2014.

 

2° momento: Para verificar se os alunos compreenderam a mensagem do vídeo, pergunte:

 

  • Qual a mensagem principal do vídeo? (Devemos prestar mais atenção uns nos outros, agir com mais gentileza e solidariedade. Talvez, desta forma não ficaríamos tantas vezes ilhados, isolados, com os nossos problemas e dificuldades.)
  • Como o personagem se sentiu ao tentar atravessar a rua e se ver preso na “ilha”, sem conseguir se comunicar com ninguém e sair de lá? (Isolado do resto das pessoas, abandonado, privado do convívio social.)
  • Vocês acreditam que o personagem conseguiria sair dali se não houvesse aquela “ajuda do céu” para colocar o semáforo e a faixa de pedestre? (Aparentemente não. Porque os motoristas estavam tão apressados que pareciam não perceber a dificuldade do personagem; não se mostraram solidários o suficiente para permitir que ele atravessasse a rua, sem a necessidade de obedecer a placas de sinalização e quaisquer leis de trânsito.)
  • Quais as dificuldades e as ações que o personagem tomou para conseguir sobreviver na ilha até que saísse da lá? (O personagem tentou fazer fogo e acabou se queimando, passou por uma tempestade, sentiu fome, frio e teve alucinações. Para não morrer de fome precisou comer qualquer coisa que não fosse comida, porque não existia lá.)
  • Mesmo em situação de isolamento, passando por privações e necessidades básicas de sobrevivência, o personagem teve uma preocupação nobre, qual foi? (Mesmo com fome, ao invés de sacrificar um pássaro que por lá pousou, acabou com sua fome comendo seu sapato.)

 

 

3° momento: Após o debate sobre o vídeo, solicite aos alunos que escrevam uma carta de, aproximadamente 20 linhas, como se fossem o personagem da história apresentada no vídeo, contando para um amigo a experiência pela qual passou e o que poderia ser feito para que aquilo não se repetisse com nenhum outro cidadão. Tais cartas poderão ser expostas em mural da escola para que outros alunos, de outras salas, tenham acesso a elas e possam se beneficiar das reflexões em torno das questões trabalhadas com essa turma.

 

Sugestão ao professor

 

 

Se possível, o professor poderá ainda agendar uma atividade cultural no momento do recreio, por exemplo, um Recreio Cultural, para convidar alunos da escola para assistirem ao vídeo trabalhado anteriormente e expor as cartas produzidas pelos alunos em um mural próximo ao local onde será exibido o vídeo. Poderá ainda destinar dois ou mais alunos para conduzirem a reflexão sobre o vídeo, utilizando os conhecimentos construidos ao longo das aulas. 

 

 

AULA 4

 

1° momento: Convide os alunos para assistirem ao vídeo India Driving”. VídeoYoutube. Duração: 2min13seg. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=RjrEQaG5jPM. Acesso em 27 de junho de 2014.

 

Figura 4- Imagem do vídeo India Driving” obtida pela autora. Disponível em:  https://www.youtube.com/watch?v=RjrEQaG5jPM. Acesso em 27 de junho de 2014.

 

2° momento: Para incentivar os alunos a fazerem um paralelo entre os assuntos já tratados e o vídeo sobre o trânsito na Índia, pergunte:

 

 

 

3° momento: Convide os alunos para assistirem ao vídeo “Trânsito na Etiópia”. Vídeo Youtube. Duração: 1min54seg. Disponível em:  https://www.youtube.com/watch?v=xuiv3wpT3Hk. Acesso em 27 de junho de 2014.

 

Figura 5- Imagem do vídeo “Trânsito na Etiópia” obtida pela autora. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=xuiv3wpT3Hk. Acesso em 27 de junho de 2014.

 

4° momento: Para continuar a discussão sobre os itens essenciais para que o trânsito seja harmonioso e traga segurança às pessoas, pergunte aos alunos:

 

  • Quais as semelhanças e diferenças entre o trânsito na Índia e na Etiópia?
  • Vocês acreditam que seja possível melhorar o trânsito nos dois locais? De que forma?

 

5° momento: Divida a turma em cinco grupos e convide os alunos para fazerem um paralelo entre o trânsito apresentado nos vídeos – Índia e Etiópia – e o trânsito de sua cidade. Solicite que escolham e identifiquem um cruzamento de vias e elaborem uma lista das semelhanças e diferenças encontradas no trânsito de cada local.

Na medida em que os grupos falarem sobre as semelhanças e diferenças percebidas, anote na lousa, conforme quadro sugerido abaixo:

 

TRÂNSITO ÍNDIA/ETIÓPIA X TRÂNSITO NA MINHA CIDADE

CRUZAMENTO ENTRE AS VIAS

SEMELHANÇAS

DIFERENÇAS

 

 

 

 

 

 

Quadro elaborado pela autora (sugestão).

 

 

TAREFA DE CASA

 

Solicite aos alunos que entrevistem uma autoridade de sua cidade: guarda de trânsito, político, representante de bairros, representante de igrejas, dentre outras autoridades, para conhecerem a opinião de tais pessoas sobre o trânsito na cidade, bem como sobre suas propostas de ações e medidas para melhorar a qualidade do trânsito.

 

Roteiro de entrevista:

1) O que você acha do trânsito em sua cidade? Descreva-o levando em consideração o seu trajeto diário ou as principais vias da cidade.

2) Na sua percepção, os pedestres respeitam o trânsito em sua cidade? Como você percebe isso?

3) Na sua percepção, os motoristas respeitam o trânsito em sua cidade? Dê exemplos de como identifica isso?

3) Na sua opinião, o que é necessário para que o trânsito em sua cidade seja seguro para as pessoas?

3) Que sugestões você teria para melhorar o trânsito de sua cidade?

 

A entrevista deverá ser registrada em vídeo ou áudio pelos alunos que terão um momento reservado na próxima aula intitulada "Mostra de Conhecimento" para socializá-la juntamente com outras produções dessa aula.

Tal mostra poderá ser planejada para ser realizada em um sábado letivo, ou em horário compatível com a disponibilidade dos pais para participarem e poderem, além de prestigiar o trabalho realizado pelos alunos, se beneficiarem das informações construidas e produzidas ao longo das aulas.

 

AULA 5- Mostra de Conhecimento

 

1º momento: Todos os alunos deverão levar as produções desenvolvidas ao longo das aulas para serem expostas, tais como: cartazes sobre direitos e deveres do cidadão; textos direcionados ao condutor do veículo que os levam à escola; cartaz com pontos positivos e negativos do trânsito no bairro; cartaz com dicas de como se comportar bem no trânsito, dentre outras produções.

 

2º momento: Mediante combinação prévia na turma, alguns alunos escolhidos deverão fazer a apresentação do trabalho realizado ao longo das aulas e caberá ao professor, além de coordenar a apresentação, mediar as discussões que surgirem no decorrer da apresentação. Caso julgue que é pertinente, o professor poderá exibir os vídeos trabalhados em aula como forma de provocar discussões e reflexões nos participantes.

 

Sugestão ao professor

Professor, caso queira complementar sua aula e se, em sua cidade, a Secretaria Municipal de Trânsito desenvolver o projeto “Transitolandia”, com orientações de agentes da secretaria, com vias, faixas de travessia para pedestres e calçadas com rampas de acessibilidade, além de sinalização horizontal, vertical e semafórica como uma mini cidade simulada, convide seus alunos para fazerem uma aula prática e vivenciarem as questões trabalhadas em sala de aula, para fechar de forma lúdica e divertida o tema discutido.

Recursos Complementares

ARAUJO, Liliane dos Guimarães Alvim Nunes. Educação no Trânsito: aprendendo lições de cidadania e regras de convivência. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=48898. Acesso em 27 de junho de 2014.

 

DINIZ, Gláucia Costa Abdala. Motoristas e pedestres: uma relação ética? Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=24643. Acesso em 27 de junho de 2014.

 

GIROTO, Ana Paula Santana; VASCONCELLOS, Laís Ferreira. Projeto Degraus – Criança: um instrumento de cidadania. Disponível em: http://intertemas.unitoledo.br/revista/index.php/ETIC/article/viewFile/1490/1421. Acesso em 27 de junho de 2014.

 

CÂMARA DOS DEPUTADOS. Plenarinho. O jeito criança de ser cidadão. Disponível em: http://www.plenarinho.gov.br/ . Acesso em 28 de junho de 2014. Este site, criado pela Câmara de Deputados, disponibiliza material de vários assuntos relacionados à cidadania, por meio de linguagem acessível e lúdica, para levar a informação até a criança, com assuntos como: cidadania, educação, ecologia, saúde etc.

 

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL. Turminha do MPF. Disponível em: http://www.turminha.mpf.mp.br/ . Acesso em 27 de junho de 2014. A página do Ministério Público Federal tem como proposta a contribuição para a formação cidadã de crianças e adolescentes com linguagem, métodos e recursos próprios. Estão disponíveis vídeos, cartilhas, atividades como o “Continue a história”, jogos e músicas infantis com conteúdos temáticos: meio ambiente, gasto de dinheiro público, direitos da criança e do adolescente, preconceito, diversidade cultural etc.

Avaliação

A avaliação deverá ser processual e contínua. Procure identificar, no decorrer das aulas, se os alunos compreenderam o conceito de cidadania e a importância de cumprir seus deveres em sociedade e exigir seus direitos enquanto cidadãos. Verifique se assimilaram a importância de cumprir as regras para um trânsito mais gentil e harmonioso. Avalie ainda se houve uma evolução da linguagem oral e escrita. Por fim, procure identificar a participação individual e coletiva dos alunos e o envolvimento com o assunto nas discussões em aula, nas produções de atividades, durante o Recreio Cultural e também na Mostra de Conhecimento.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.