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Educação no Trânsito: aprendendo lições de cidadania e regras de convivência

 

21/06/2013

Autor e Coautor(es)
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria e Leandro Rezende

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Ética Justiça
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Pluralidade e educação
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Pluralidade e direitos
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Espaço e pluralidade
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Tempo e pluralidade
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conscientizar sobre a importância dos sinais de trânsito para a vida em sociedade.
  • Sensibilizar as crianças para os perigos no trânsito.
  • Aprender posturas e comportamentos éticos e respeitosos com pessoas nos trânsito.
  • Aprender lições de cidadania.
  • Aprender a necessidade de respeitar as regras de convivência.
  • Desenvolver linguagem oral e escrita.
Duração das atividades
5 aulas de uma hora.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para o bom aproveitamento dessa aula faz-se necessário que os alunos estejam cursando pelo menos o quarto ano do ensino fundamental e já estejam alfabetizados. Além disso, se a sua escola fizer parte do Projeto Um Computador por Aluno- UCA, é fundamental que os alunos saibam utilizar recursos do Classmate como navegar com o Mozilla Firefox, utilizar a Webcame o TuxPaint.

Estratégias e recursos da aula

COMENTÁRIOS INICIAIS AO PROFESSOR

Professor, com o crescimento da população nos grandes centros urbanos, tem aumentado cada vez mais o trânsito de veículos e pessoas nesses locais, elevando também números de acidentes e desastres envolvendo pessoas. Nesse sentido, torna-se fundamental a conscientização da população na utilização das regras de trânsito para a preservação da vida e para a melhor organização das pessoas na convivência em sociedade. As aulas aqui propostas não se limitam a ensinar aos alunos as regras de trânsito, mas a aplicabilidade delas no cotidiano de suas vidas para uma convivência segura, justa, solidária e ética.

ATIVIDADE 1:

1º Momento: Para introduzir o tema, diga aos alunos que todos os grupos precisam de certas regras para conviverem e se organizarem. Pergunte aos alunos se eles acreditam que seria possível não haver regras em um jogo de futebol, de vôlei, basquete, dentre outras modalidades esportivas, ou no trânsito (todos os veículos andando no mesmo sentido ou sentido contrário sem uma prévia organização); nos aeroportos (todos os aviões partindo juntos), na escola, em casa etc.

2º Momento: Após essa reflexão inicial, convide os alunos para ouvirem a história Aconteceu em Talvez.

PERLMAN, A. Aconteceu em Talvez. São Paulo: Difusão Cultural do Livro, 1998.

Sinopse: Este livro fala de um planeta diferente onde você pode fazer tudo ou pode fazer nada. E através da visão de Dani, um menino da Terra que por acidente vai parar neste planeta, você vai perceber que repressão demais ou liberdade demais podem ser um problema!

Imagem e sinopse disponíveis em: http://doceleitura.blogspot.com.br/2009/09/aconteceu-em-talvez-alina-perlman.html. Acesso em 10 de junho de 2013.

3º Momento: Após a leitura do livro, pergunte aos alunos: Que sentimentos lhes despertaram essa história? Se essa história acontecesse com vocês, como se sentiriam? Vocês gostariam de viver em um planeta onde tudo é permitido? Vocês gostariam de viver em um planeta onde tudo é proibido?

4º Momento: Montar dois grupos de discussão sendo que um grupo deverá apresentar argumentos que convençam o outro de que o melhor lugar para vivermos é aquele onde tudo é permitido e que não há regras! O outro grupo deverá questionar apresentando argumentos que defendam a posição de que é impossível viver sem regras.

O papel do mediador, nesse momento, é auxiliar os alunos a compreenderem o papel das regras na convivência em sociedade.

ATIVIDADE 2:

1º Momento: Propor aos alunos a leitura do seguinte poema:

As placas falantes (Ricardo da Cunha Lima)

Pra resolver o problema

Do trânsito na cidade,

A prefeitura de Icó

Teve grande habilidade.

Implantou uma novidade

Que no mundo não tem par:

As novas placas de trânsito

São capazes de falar.

Uma avisa: “Devagar!”

E completa na sequência:

“Vai tirar o pai da forca?

Tenha santa paciência!!”

“Perigo: curva fechada”.

Tem uma que grita: “Pare!”,

Outra diz: “Olha a lombada!”.

Tem uma que dá risada

E a seguir um assobio.

Só depois é que fala:

“Ponte estreita sobre o rio”.

Um delas diz: “Desvio”,

Outra berra: “Contramão!”.

Outra ainda diz bem brava: “Proibido caminhão!”.

Uma diz com ar chorão:

“Não pare neste local”.

Tem outra que fala manso:

“Não buzine! Hospital!”...

Texto disponível em: http://sempreeraumavez.blogspot.com.br/2007/09/as-placas-falantes.html. Acesso em 17 de junho de 2013.

Referência:

LIMA, R. da C. Cambalhota. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2003.

2º Momento: Após a leitura coletiva, propor aos alunos que desenhem todas as placas anunciadas no poema. Para isso os alunos poderão utilizar seus notebooks/Um Computador por Aluno ou folhas de cartolina, caneta hidrocor. Após a confecção das placas, solicite aos alunos que apresentem as mesmas ao grupo da sala de aula. Abra a discussão sobre o poema fazendo uma associação com as regras e normas da escola a partir das seguintes perguntas: Em nossa escola existem placas? Se essas placas falassem, o que elas diriam?

3º Momento: Andar pela escola procurando observar situações de desorganização, ou de desrespeito entre as pessoas ou com o espaço escolar que justifiquem a necessidade de se construir ou retomar regras que garantam uma melhora na situação apresentada. Convide os alunos a proporem a produção de placas que sinalizem às pessoas na escola, sejam professores, alunos, pais, demais atores desse espaço, indicando posturas ou ações que deverão ter enquanto estiverem nesse local. Seguem alguns exemplos: “Silêncio! Alunos estudando!”; “Proibido jogar papel no chão!”; “Proibido desperdício de alimentos!”; “Respeite o patrimônio público!”; dentre outras.

4º Momento: Conversar com os alunos sobre a função dos guardas de trânsito, bem como outros oficiais que são responsáveis por zelar pela ordem e pela justiça na sociedade. Divida o grupo em duplas e solicite aos alunos que utilizem seus notebooks/ Projeto Um Computador por Aluno- UCA e acessem os links citados sobre guardas de trânsito por meio do Mozilla Firefox (metasys> favoritos>navegador de internet). Na falta desse recurso, leve os alunos ao laboratório de informática. Após esse momento, os alunos deverão fazer uma lista de tarefas destinadas a esses profissionais.

Recursos da TV ESCOLA

Sinal verde: guardas de trânsito. Disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=1136. Acesso em 10 de junho de 2013.

Sinal verde: pedindo ajuda ao guarda. Disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=1158. Acesso em 10 de junho de 2013.

5º Momento: Os alunos deverão percorrer o espaço da escola para afixar as placas confeccionadas por eles. Além disso, deverão permanecer ao lado de algumas placas com o objetivo de observar o cumprimento das regras. Por outro lado, em situações em que houver descumprimento das regras, a função dos alunos, semelhante à dos guardas de trânsito, será sensibilizar, orientar, esclarecer e até mesmo advertir as pessoas sobre a infração. 

ATIVIDADE 3:

1º Momento: Dividir a turma em subgrupos de cinco ou seis alunos para assistirem no laboratório de informática ou em seus notebooks/Projeto Um Computador por Aluno -UCA os seguintes vídeos disponíveis na TV ESCOLA:

1)    Sinal Verde: Semáforo de pedestres. Disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=1134. Acesso em 10 de junho de 2013.

2)    Sinal Verde: Não jogue o lixo pra fora do carro. Disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=1152. Acesso em 10 de junho de 2013.

3)    Sinal Verde: ajudando quem precisa. Disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=1144. Acesso em 10 de junho de 2013.

4)    Sinal Verde: as ambulâncias têm sempre preferência. Disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=1139. Acesso em 10 de junho de 2013.

2º Momento: Cada subgrupo deverá socializar com os demais colegas por meio de seminários o que foi abordado no vídeo assistido. Para fomentar a discussão e reflexão apresente algumas afirmações e pergunte aos alunos se eles concordam ou não com tais afirmações, a saber.

1.    Os semáforos de pedestres foram criados para garantir que as pessoas que andam a pé pelas ruas tivessem um momento específico e seguro para atravessar as vias urbanas.

2.    Quando os passageiros ou motoristas de carros lançam lixos ou outros objetos para fora do carro, esse comportamento pode provocar acidentes.

3.    Quando as pessoas caminham pelas ruas se deparam com outros transeuntes que requerem auxílio para atravessar algumas vias. É papel das pessoas da comunidade em geral colaborar com aqueles que apresentam necessidades especiais.

4.    As ambulâncias, carros de bombeiros e de polícias geralmente atendem situações de emergência e, por essa razão, têm prioridade em transitar nas vias públicas.

Professor, você poderá buscar informações sobre como preparar e apresentar seminários na escola acessando o seguinte link:

Como preparar e apresentar seminários. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/como-preparar-apresentar-seminarios-oralidade-547498.shtml. Acesso em 15 de junho de 2013.

3º Momento: Aula de campo: Caminhe com os alunos a pé, nas ruas próximas à escola e oriente-os a observarem como as pessoas caminham no trânsito. Sugerem-se alguns pontos a serem observados: faixa de pedestre; pedestres que requerem ajuda (idosos, deficientes, dentre outros); respeito ao sinaleiro; respeito à ambulâncias, carros de bombeiros, policiais; velocidade dos automóveis; trânsito de bicicletas; estacionamento em locais proibidos; dentre outros. Para essa atividade é importante que o professor disponibilize aos alunos pranchetas, folhas de sulfite e canetas para que façam registros do que observaram. De volta à escola os alunos deverão socializar com os colegas e professores suas impressões e percepções sobre questões relacionadas ao trânsito e às atitudes da população no entorno da escola. Organizar, com os alunos, uma lista de problemas identificados e, em seguida, fazer uma relação de sugestões para buscar solucionar tais problemas.

Disponibilizar o seguinte endereço do portal do trânsito para que os alunos, em duplas, pesquisem sobre notícias referentes ao tema. Disponível em: http://portaldotransito.com.br/noticias/acontecendo-no-transito. Acesso em 10 de junho de 2013.

4º Momento: Os alunos deverão selecionar uma notícia e fazer um resumo da mesma constando os seguintes tópicos:

1)    Título da notícia.

2)    Principais informações.

3)    Reflexão crítica do leitor.

Os resumos deverão ser entregues ao professor para compor o portfólio produzido pelos alunos com as principais atividades realizadas no decorrer das aulas.

Professor, caso sinta necessidade, acesse os links abaixo para saber mais sobre o uso dos portfólios na prática pedagógica.

Qual é a finalidade dos portfólios. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/formacao/formacao-continuada/qual-finalidade-portfolios-627214.shtml. Acesso em 10 de junho de 2013.

Como organizo os portfólios que me ajudam a acompanhar a aprendizagem dos alunos. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/blogs/coordenadoras/2013/02/14/como-organizo-os-portfolios-que-me-ajudam-a-acompanhar-a-aprendizagem-dos-alunos/. Acesso em 10 de junho de 2013.

5º Momento: Marcar, com o setor responsável pelo trânsito na cidade, uma visita ao estabelecimento para que os alunos possam conhecer o trabalho específico de tais profissionais no local em que vivem. Nessa ocasião, os alunos apresentarão a lista de problemas identificados no entorno de sua escola, acompanhada de alternativas vislumbradas por eles para solucionar as situações.

Recursos Complementares

A importância da educação no trânsito para crianças e os adolescentes. Disponível em: http://www.agencia.unama.br/index.php?option=com_content&view=article&id=320:-a-importancia-da-educacao-no-transito-para-criancas-e-os-adolescentes&catid=44:cidadania&Itemid=278. Acesso em 10 de junho de 2013.

Educação e o trânsito. Disponível em: http://www.criancasegurapedestre.org.br/oguia/como-desenvolver-o-programa/parte-4/educacao-e-o-transito.html. Acesso em 10 de junho de 2013.

Educação para o trânsito: parceria que dá certo - UCA. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=31277. Acesso em 10 de junho de 2013.

Como o trabalho de conscientização de trânsito, pode favorecer a cidadania. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=38494. Acesso em 10 de junho de 2013.

Aprendendo sobre as regras do trânsito. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=26612. Acesso em 10 de junho de 2013.

Educação no trânsito. Disponível em:  http://educacaotransitoportalprofessor.wordpress.com/. Acesso em 10 de junho de 2013.

Avaliação

A avaliação deverá ser processual e contínua. Ao longo das aulas, durante as rodas de conversa e discussões, procure observar se os alunos se conscientizaram sobre a importância dos sinais de trânsito para a vida em sociedade, bem como os perigos que o trânsito oferece, caso a população não siga as normas estabelecidas. Solicite aos alunos que em trios listem, e, posteriormente apresentem ao grupo, algumas posturas e comportamentos que deveremos adotar com pessoas nos trânsito. Avalie, nesse momento, o desenvolvimento da linguagem oral e escrita dos alunos. Utilize os portfólios para resgatar com os alunos tudo o que foi construído sobre o tema ao longo das aulas, manipulando o material. Aproveite a oportunidade para identificar se as estratégias utilizadas foram realmente promotoras de aprendizagem e desenvolvimento dos alunos.

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