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Minas Gerais... quem te conhece não esquece jamais!

 

19/06/2014

Autor e Coautor(es)
SUELY APARECIDA GOMES MOREIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Antomar Araújo Ferreira e Angela Cristina dos Santos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Construção do espaço: os territórios e os lugares
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Esta proposta didática está orientada pela Matriz Curricular para o ENEM, dentro do eixo "Matriz de Referência de Ciências Humanas e suas Tecnologias", competência de área 2 - Compreender as transformações dos espaços geográficos como produto das relações socioeconômicas e culturais de poder.

 

Para o desenvolvimento desta competência será necessário propiciar aos estudantes atividades que lhes possibilitem:

 

- Conhecer a história do estado de Minas;

- Entender a origem do nome deste estado;

- Reconhecer os principais aspectos geográficos que caracterizam o estado de Minas Gerais.

Duração das atividades
05 aulas de cinquenta minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os estudantes devem conhecer a organização política do Brasil, inclusive a regionalização do território.

Estratégias e recursos da aula

Nesta proposta de aula, a intenção é propiciar situações, por meio da observação, descrição, explicação, interação, comparação e análise, nas quais os alunos sejam instigados a conhecer as principais características do estado de Minas Gerais, com destaque para suas riquezas naturais e culturais que constituem este estado.

 

imagem 1.1

 

Sugerimos que estas atividades sejam desenvolvidas em um laboratório de informática. No entanto, em escolas onde há projetos como, por exemplo, "Um Computador por Aluno" (UCA), as atividades podem ser desenvolvidas em sala de aula. Dependendo da realidade da escola, a aula também pode ser aplicada utilizando-se um computador conectado a uma TV.

Para a aula, quando o computador contar apenas com o Linux, os alunos terão contato com os seguintes softwares:

 

Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos.

Mozila Firefox - ícone “figura de um globo terrestre"  localizado na área de trabalho (Desktop).

KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade.

 

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Atividade 01

 

Minas Gerais...  localização geográfica

PASSO A PASSO

 

 

Professor(a),

 

- Inicie a aula resgatando os conhecimentos prévios dos estudantes sobre o estado de Minas Gerais, um dos estados que compõem a região Sudeste do Brasil. Apresente a imagem a seguir (Figura 01), disponível no endereço web <http://escola.britannica.com.br/assembly/145937/null>, (acesso em 07/06/2014), e problematize:

  • Qual é o estado brasileiro representado neste mapa?
  • O que você conhece sobre este estado?

      Figura 01: Estado de Minas Gerais

 

Fonte: Disponível em <http://escola.britannica.com.br/assembly/145937/null. Acesso em 07/06/2014.

 

- Permita que os estudantes expressem suas opiniões e anote no quadro as principais ideias trazidas pelos mesmos. Em seguida, informe que o tema "Minas Gerais" será estudado nas próximas aulas, com vistas a promover uma melhor compreensão sobre a história e as principais características deste estado.

 

 

 

Atividade 02

 

Minas Gerais... como tudo começou?

 

PASSO A PASSO

 

 

- Agora, entregue aos estudantes uma cópia da música "Seio de Minas", escrita e interpretada pela cantora Paula Fernandes, disponível no endereço web <http://letras.mus.br/paula-fernandes/1603654/>, acesso em 06/06/2014.

 

 

Seio de Minas

 

 

Paula Fernandes

 

Eu nasci no celeiro da arte
No berço mineiro
Sou do campo, da serra
Onde impera o minério de ferro

Eu carrego comigo no sangue
Um dom verdadeiro
De cantar melodias de Minas
No Brasil inteiro

Sou das Minas de ouro
Das montanhas Gerais
Eu sou filha dos montes
Das estradas reais

Meu caminho primeiro
Vi brotar dessa fonte
Sou do seio de Minas
Nesse estado, um diamante

Eu nasci no celeiro da arte
No berço mineiro
Sou do campo, da serra
Onde impera o minério de ferro

Eu carrego comigo no sangue
Um dom verdadeiro
De cantar melodias de Minas
No Brasil inteiro

Sou das Minas de ouro
Das montanhas Gerais
Eu sou filha dos montes
Das estradas reais

Meu caminho primeiro
Vi brotar dessa fonte
Sou do seio de Minas
Nesse estado, um diamante

 

- Ouçam e cantem juntos a música e, posteriormente, peça aos estudantes para se organizarem em grupos de 4 a 5 pessoas, para discutirem as seguintes questões-problema:

  • O que a cantora quer dizer ao intitular a música “seio de minas”?
  • O que é um celeiro? Por quê a cantora considera Minas Gerais um “celeiro da arte”?
  • Interprete o trecho “sou do canto da serra, onde impera o minério de ferro”.
  • Por quê sempre se faz referencia a Minas Gerais a partir de seu relevo e suas riquezas minerais? Transcreva partes da música que enfatizam essas características.
  • Na cidade em que você mora encontram-se as características do relevo e as riquezas minerais descritas nesta música? Por quê?
  • Explique o trecho "Eu sou filha dos montes, das estradas reais".

 

- Permita que os grupos apresentem suas compreensões sobre as questões anteriores. Resumidamente, ressalte as principais características dos relevo mineiro, bem como as riquezas minerais encontradas no estado durante o "ciclo da mineração". A exploração em grande escala do ouro e do diamante promoveu a construção da "estrada real", caminho utilizado pelos bandeirantes para transportar o ouro e o diamante até o porto de Paraty (RJ), além de ser a única via de acesso para a circulação de pessoas (tropeiros, mineradores e outros viajantes), alimentos, medicamentos, dentre outros recursos necessários à sobrevivência durante o ciclo da mineração.

 

 

 

Atividade 03

 

Minas Gerais... terra dos minérios e das montanhas gerais!

 

PASSO A PASSO

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- Solicite aos alunos que continuem organizados em grupos para realizarem uma pesquisa sobre o estado de "Minas Gerais". Apresente algumas questões-problema para orientar a pesquisa, que poderá ser realizada em casa ou na biblioteca da escola. Ressalte que podem consultar livros, revistas e computadores conectados à internet.

 

- Questões:

 

  • Em que região do Brasil se localiza o estado de Minas Gerais?
  • Por que este estado tem este nome?
  • Quais são os fatos mais relevantes que se destacam na história de constituição do estado de Minas Gerais?
  • Qual é a atual capital do estado de Minas Gerais? Qual foi a primeira capital deste estado?
  • Qual é a posição de Minas Gerais em relação aos outros estados brasileiros (considere tamanho da área)?
  • Quais estados fazem divisa com Minas Gerais?
  • Quantos habitantes vivem atualmente em Minas Gerais?
  • Quais são as principais características do relevo e do clima predominantes neste estado?
  • Quais são as principais características vegetação presente no estado de Minas Gerais?
  • Como se caracteriza o povo mineiro (origem, aspectos culturais, modo de vida, dentre outros)?
  • Quais são os principais poetas, cronistas e escritores brasileiros que nasceram em Minas Gerais?
  • Qual é o principal estilo de arte pelo qual Minas Gerais ficou conhecida mundialmente?
  • Quais são as principais características geográficas do estado de Minas Gerais?
  • Qual o significado da bandeira de Minas Gerais (Figura 02)?

Figura 02: Bandeira de Minas Gerais

IBandeira do Estado de Minas Gerais

Fonte: Disponível em: <http://www.mg.gov.br/governomg/portal/c/governomg/conheca-minas/5661-nossos-simbolos/26841-bandeira/5146/5044>. Acesso em 07/06/2014.

 

- Para facilitar a compreensão por parte dos estudantes, de algumas das questões propostas, entregue uma cópia do artigo "Minas Gerais", disponível na Britannica Escola Online, cujo endereço Web é <http://escola.britannica.com.br/article/481027/comunicacao>,(acesso em 08/06/2014), que é uma plataforma multimídia reconhecida pelo MEC/CAPES, que dispõe de informações confiáveis, de acesso fácil e gratuito para pesquisas escolares. Indique, também, como fonte de pesquisa, o Portal do Governo de Minas Gerais, disponível no endereço web <http://www.mg.gov.br/governomg/portal/c/governomg/conheca-minas/5661-nossos-simbolos/26841-bandeira/5146/5044>, acesso em 08/06/2014. 

 

- Informe aos estudantes que cada grupo deverá organizar um relatório com um quadro-síntese com o registro dos resultados da pesquisa. O quadro dever ser apresentado oralmente, na forma de seminário e, se necessário, com o auxílio de painéis ou recursos audiovisuais (computador, TV com DVD, dentre outros que escolherem). Na apresentação, devem expor suas reflexões sobre as questões anteriores. Esta atividade é importante, pois promove a interação e a troca de conhecimento entre todos os alunos.

 

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Fonte: Clip-Art.

 

Cartografando...

 

- Evidencie a importância do uso mapas e outras formas cartográficas, além de imagens e documentários, como fontes de representação visual, para propiciar a compreensão e a apresentação das informações.

 

 

Atividade 04

 

Socialização dos resultados e considerações finais

 

PASSO A PASSO

 

 

- Após sistematizarem as informações levantadas, converse previamente com as equipes para saber quais recursos serão usados e qual é o tempo do planejamento da aula que deverá ser destinado à apresentação.

 

- Fique atendo às apresentações dos grupos, observando se contemplam as questões apresentadas anteriormente e, simultaneamente, transcreva no quadro os aspectos mais relevantes destacando-os. Além disso, faça as complementações que se fizerem necessárias, incentive a troca de informações e medie as discussões de modo a favorecer a construção de conhecimentos de maneira colaborativa.

 

- Comente os resultados das pesquisas de acordo com as fontes consultadas, esclareça eventuais equívocos e/ou lacunas e, ao final, auxilie-os a organizarem um quadro-síntese com as informações mais relevantes, veiculadas por todos os grupos.

 

- Professor(a), algumas informações devem ser destacadas, e caso não surjam, devem ser apontadas, dentre outras destaca-se:

  • Minas Gerais (MG), localizado na região Sudeste do Brasil, é o quarto maior estado brasileiro, o segundo maior populoso (censo IBGE de 2010), faz divisa com os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Goiás e Mato Grosso do Sul;;
  • A origem do nome do estado está associada à rica atividade mineradora, (Minas) onde se instalaram os primeiros núcleos de exploração de grande quantidade e variedade de pedras preciosas (Gerais) do território brasileiro;
  • No século XVI aconteceram as primeiras ocupações do território mineiro, com a chegada de bandeirantes (observadores em busca de riquezas) à procura de ouro e outras pedras preciosas. A primeira vila foi fundada em 1711, onde hoje se localiza a cidade de Mariana, que também foi a primeira "capital" do estado. Em 1720 formou-se a capitania de Minas Gerais e a capital oficial passou a ser Vila Rica (atual Ouro Preto - figura 03). A exploração do ouro foi realizada com a mão de obra escrava. Por volta de 1950 houve um esgotamento dos veios de ouro e, para compensar, Portugal (que colonizava o Brasil) passou a cobrar mais impostos da população, provocando uma revolta que gerou em 1789 um movimento separatista conhecido como Inconfidência Mineira. Esta revolta foi mal sucedida e o líder, denominado Joaquim José da Silva Xavier (conhecido como Tiradentes), foi enforcado. A decadência do ouro fez com que grande parte da população migrasse para outras regiões, expandindo o território mineiro no decorrer do século XIX. A capital mudou para Belo Horizonte, cidade planejada para para promover o crescimento do estado. A exploração e exportação do café trouxe um crescimento significativo a Minas Gerais no início do século XX e, a partir de 1930 desenvolveu-se a indústria, iniciando-se um processo d modernização;

Figura 03: Vista aérea de Ouro Preto, uma cidade histórica mineira, que até 1823 era chamada Vila Rica.

Fonte: Disponível em: <http://media.escola.britannica.com.br/eb-media/37/160937-050-DD3DD8C1.jpg>. Acesso em 07/06/2014.

 

  • Segundo dados do IBGE (2010) o estado de Minas gerais tem cerca de 19.595.309 habitantes, distribuídos numa área de 586.528 quilômetros quadrados. A maioria da população mineira é descendente de portugueses e escravos africanos que vieram para a região na época da mineração e, em menor número, descendentes de italianos e de povos indígenas;
  • O relevo que caracteriza o estado é predominante de planaltos com escarpas e depressão na região central, e o pico mais alto é denominado Pico da Bandeira. o clima predominante é o tropical de altitude e a vegetação é caracterizada por cerrado na porção oeste, faixa de transição na região central, caatinga na porção norte e mata atlântica na região leste do estado. O clima predominante no estado é tropical de altitude.
  • O povo mineiro ganhou a fama de ser introspectivo devido ao fato de morar distantes do mar, mas destacam-se alguns poetas, cronistas e escritores que nasceram neste estado: Carlos Drummond de Andrade, João Guimarães Rosa, Adélia Prado e Fernando Sabino, dentre outros. Minas Gerais é considerada o berço do barroco brasileiro (figura 04), uma forma de arte representada, especialmente, pelo arquiteto Aleijadinho.

 

Figura 04: Estátua de Ezequiel, um dos profetas da Bíblia, esculpida pelo Aleijadinho.

Fonte: Disponível em: <http://media.escola.britannica.com.br/eb-media/40/93340-050-401CD26F.jpg>. Acesso em 07/06/2014.

  • Minas Gerais é considerado o terceiro estado mais rico do país, cuja atividade principal é a indústria, principalmente nas áreas de extração de minérios, automóveis, tecidos, alimentos, construção civil, produtos químicos e tecnologia. Em relação à produção agrícola, Minas destaca-se pela produção de banana, café, cana-de-açúcar, feijão, milho e soja. A pecuária leiteira é forte, garantido a produção de queijos de boa qualidade e laticínios em geral (figura 05). A tradição alimentícia derivada do queijo, em especial o pão de queijo, é destaque na culinária mineira; 

Figura 05: O queijo de minas é produzido tradicionalmente no estado de Minas Gerais.

Fonte: Disponível em: <http://media.escola.britannica.com.br/eb-media/48/142148-050-830F7613.jpg>. Acesso em 07/06/2014.

  • Um triângulo vermelho (que remete à Santíssima Trindade) com fundo branco compõe a bandeira do estado, destacando a expressão em latim "libertas qaue será tamem" (liberdade ainda que tardia), lema da Inconfidência Mineira. O triângulo que remete à Santíssima Trindade foi proposto por Tiradentes;
  • Apesar de não possuir um hino oficial, o estado de Minas Gerais ganhou várias canções em sua homenagem, e a música "Oh, Minas Gerais", ganhou maior popularidade, inclusive fora do estado, destacando-se como a canção mais adotada pelos mineiros, inclusive entoada nas escolas, como o hino do estado.

 

Após as apresentações dos grupos e comentários do professor, retome as perguntas anteriores e proponha que, em grupo, elaborem um texto com as descobertas da pesquisa. 

 

- Por fim, solicite que promovam debates entre os grupos por meio de um fórum temático de discussão na internet. Para saber mais sobre o assunto, acesse o artigo "Uso pedagógico dos fóruns" no endereço web <http://professordigital.wordpress.com/2009/06/08/uso-pedagogico-dos-foruns/>, acesso em 15/05/2014. O uso desse recurso é importante, pois possibilita trocar experiências, refletir sobre as questões levantadas, apresentar sugestões e produzir coletivamente, de forma colaborativa, novos conhecimentos a cerca do assunto estudado.

 

 

Professor, trabalhe a temática em conjunto com outras áreas de conhecimento!

 

- Aproveite a relevância dessa temática e realize um trabalho em conjunto com professores de outras áreas. Sugira ao grupo de professores de sua escola que planejem um projeto interdisciplinar para trabalharem de forma integrada, a fim de que os alunos entendam os conceitos estudados e suas aplicações no cotidiano. Em Português, os alunos podem trabalhar com produção e interpretação de textos sobre a temática; com História Sociologia podem fazer um estudo sobre as diferentes manifestações culturais presentes no estado de Minas Gerais; em Ciências podem fazer estudos sobre os principais impactos ambientes decorrentes da apropriação do espaço em diferentes épocas no território mineiro; em Artes, podem confeccionar painéis temáticos e, em Matemática, tabularem dados quantitativos e construírem gráficos, tabelas, dentre outras inúmeras possibilidades.

 

Recursos Complementares

 

BRITANNICA ESCOLA ONLINE. Disponível em: <http://escola.britannica.com.br/>. Acesso em 07/06/2014.

 

A exploração do ouro em Minas GeraisDisponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=42360>. Acesso em 07/06/2014.

 

Irmandades leigas nas Minas Gerais do século XVIIIDisponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=37918>. Acesso em 07/06/2014.

 

Danças típicas de Minas GeraisDisponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=49896>. Acesso em 07/06/2014.

 

Minas Gerais. Instituto de Geociências Aplicadas. Atlas de Festas Populares do Estado de Minas Gerais. Belo Horizonte: IGA/ FAPEMIG. 1998.102 p.

 

FELIPE, Carlos. O Grande Livro do Folclore. Belo Horizonte: Editora Leitura, 2004.

 

Portal do Governo de Minas GeraisDisponível em: <http://www.mg.gov.br/governomg/ecp/comunidade.do?app=governomg>. Acesso em 07/06/2014.

 

Minas GeraisDisponível em: <http://www.brasilescola.com/brasil/minas-gerais.htm>. Acesso em 07/06/2014.

 

Minas GeraisDisponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Minas_Gerais>. Acesso em 07/06/2014.

Avaliação

 

A avaliação deve acontecer durante todo o processo e considerar, entre outros, o envolvimento e a participação propositiva do aluno em todas as atividades, o seu desempenho e a sua colaboração junto aos outros alunos em todas as etapas. Essa compreensão pode ser avaliada durante os debates, na elaboração do relatório e na produção do encarte de jornal.

É importante destacar, ainda, que o significado desta proposta didática não está no acúmulo de informações, mas nas descobertas e novos questionamentos que surgem ao longo do caminho. A partir daí, o professor poderá, por meio da análise das discussões e dos trabalhos escritos, avaliar se o processo possibilitou aos alunos o desenvolvimento de atitudes e valores voltados para um trabalho colaborativo, que favoreça o respeito e a cooperação para com seus pares.

 

Opinião de quem acessou

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