Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Crise de abastecimento de água e energia hidrelétrica no Brasil: quais são os motivos?

 

17/07/2014

Autor e Coautor(es)
SUELY APARECIDA GOMES MOREIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Antomar Araújo Ferreira e Angela Cristina dos Santos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Ensino Fundamental Final Geografia Ambientalismo: pensar e agir
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Esta proposta didática está orientada pela Matriz Curricular para o ENEM, dentro do eixo "Matriz de Referência de Ciências Humanas e suas Tecnologias", Competência de área 6 - Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos.

 

Para desenvolver esta competência é necessário propiciar condições para que os estudantes possam:

 

Conhecer os problemas relacionados à distribuição e disponibilidade de água e energia elétrica no Brasil;

• Discutir o uso da água para o abastecimento e a produção de energia e avaliar seus limites e possibilidades;

Reconhecer a importância da água para a manutenção da vida no planeta Terra;

Duração das atividades
05 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Reconhecer a água como sendo um recurso natural renovável essencial para a manutenção da  vida.

Estratégias e recursos da aula

Esta proposta didática busca apresentar situações que instiguem os alunos a compreenderem a importância da água para a manutenção da vida no planeta Terra. Espera-se que as atividades propostas, por meio da observação, descrição, explicação, interação, comparação e análise, promovam a construção de conhecimentos significativos sobre as relações entre as ações da sociedade e suas consequências para o ambiente.

imagem 1.1

 

Sugerimos que estas atividades sejam desenvolvidas em um laboratório de informática. No entanto, em escolas onde há projetos como, por exemplo, "Um Computador por Aluno" (UCA), as atividades podem ser desenvolvidas em sala de aula. Dependendo da realidade da escola, a aula também pode ser aplicada utilizando-se um computador conectado a uma TV.

Para a aula, quando o computador contar apenas com o Linux, os alunos terão contato com os seguintes softwares:

 

Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos.

Mozila Firefox - ícone “figura de um globo terrestre"  localizado na área de trabalho (Desktop).

KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade.

 

hh

 

Atividade 01

 

O abastecimento de água e eletricidade no brasil

PASSO A PASSO

 

 

Professor(a),

 

- Inicie a aula resgatando os conhecimentos prévios dos estudantes sobre a atual crise que o nosso país enfrenta em relação ao abastecimento de água e energia elétrica, muito frequentemente veiculada pela mídia. Preferencialmente, entregue uma cópia de alguma reportagem atual sobre a esta questão como, por exemplo, a reportagem "Com pouca chuva, nível do Cantareira atinge 18,7%", publicada pelo jornal Folha de São Paulo, no dia 10/07/2014, disponível no endereço web <http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2014/07/1483706-com-pouca-chuva-nivel-do-cantareira-atinge-188.shtml> (acesso em 07/07/2014), e faça a leitura com os estudantes. Problematize:

  • Qual é o problema tratado nessa reportagem?
  • Quais são as propostas políticas para minimizar esse problema? Você concorda?
  • Qual é a quantidade de água e energia elétrica consumida em sua residência diariamente?
  • Esse consumo vem aumentando ou diminuindo nos últimos cinco anos?

 

- Permita que os estudantes expressem suas opiniões e anote no quadro as principais ideias trazidas pelos mesmos. Sobre esse assunto, entregue uma cópia do artigo "Água", disponível na plataforma multimídia BRINTANNICA ESCOLA ONLINE,  cujo endereço Web é <http://escola.britannica.com.br/article/482837/agua>, (acesso em 08/07/2014), que é uma plataforma multimídia reconhecida pelo MEC/CAPES, que dispõe de informações confiáveis, de acesso fácil e gratuito para pesquisas escolares.

 

- Recorde com os alunos algumas atividades diárias em que a água é indispensável, como na ilustração a seguir:

 

Figura 01: Usos cotidianos da água.

Fonte: Disponível em: <https://www.poupedisicredi.com.br/files/cache/4963f89599409a9268e4e263419d0106.jpg>. Acesso em 09/07/2014.

 

- Em seguida, informe que o tema "Crise no abastecimento de água" será estudado nas próximas aulas, com vistas a promover uma melhor compreensão sobre os usos da água, os limites e as disponibilidades desse recurso em nosso país.

 

 

Atividade 02

 

Água... por quê economizar?

 

PASSO A PASSO

hhh  

 

- Agora, divida a classe em grupos de 4 ou 5 alunos e solicite uma pesquisa bibliográfica sobre o tema, com o objetivo de compreenderem a importância do uso racional da água e da energia elétrica em nosso cotidiano gerando, muitas vezes, o desperdício e a falta de água, afetando direta ou indiretamente a nossa vida cotidiana. Apresente algumas questões-problema para orientar a pesquisa, que poderá ser realizada em casa ou na biblioteca da escola.

 

- Questões:

  • Qual é a quantidade de água e energia elétrica consumida em sua residência diariamente?
  • Esse consumo vem aumentando ou diminuindo nos últimos cinco anos?
  • Como está o nível da água no(s) reservatório(s) que abastece(m) o lugar onde você vive?
  • Tem havido alguma campanha para economizar água em seu bairro/cidade? Em caso positivo, explique.
  • Por que, mesmo com a grande disponibilidade de água potável no Brasil, algumas regiões do nosso país ainda enfrentam crise em relação ao abastecimento de água e energia elétrica?
  • Você concorda com a instituição de planos, em especial por parte das políticas públicas, para aumentar os custos em relação ao consumo de água, como estratégia para diminuir o desperdício e o contribuir para um consumo mais racional?

 

- Para responder a estas e/ou outras questões, peça aos estudantes para analisarem as contas de água e energia elétrica dos 10 últimos meses, e indique fontes de pesquisa consideradas confiáveis, como atlas e livros didáticos de História e Geografia, revistas científicas, site como a BRITANNICA ESCOLA ONLINE, dentre outras que você conheça. A pesquisa poderá ser realizada em casa ou na biblioteca da escola. Neste caso, pode-se, também, procurar o órgão público responsável pelo abastecimento de água de seu município para auxiliar no levantamento de dados e informações a respeito destas e de outras questões que possam surgir. Sugira, ainda, a leitura do artigo "Brasil não consegue se livrar da cultura do desperdício de água", divulgado pela Veja Online no endereço web <http://veja.abril.com.br/noticia/economia/brasil-ainda-nao-consegue-se-livrar-da-cultura-do-desperdicio?>.gclid=CNaHr_2_u78CFZRj7AodnAUAUw#agua>, acesso em 08/07/2014.

 

- Informe aos estudantes que cada grupo deve organizar um relatório com um quadro-síntese com o registro dos resultados da pesquisa em seus cadernos. O quadro dever ser apresentado oralmente, na forma de seminário e, se necessário, com o auxílio de painéis ou recursos audiovisuais (computador, TV com DVD, dentre outros que escolherem). Na apresentação, devem expor suas reflexões sobre as questões anteriores. Esta atividade é importante, pois promove a interação e a troca de conhecimento entre todos os alunos.

 

 

hh

Fonte: Clip-Art.

 

Cartografando...

 

- Evidencie a importância do uso mapas e outras formas cartográficas, além de imagens e documentários, como fontes de representação visual, para propiciar a compreensão e a apresentação das informações.

 

 

Atividade 03

 

Socialização dos resultados

 

PASSO A PASSO

 

 

- Após sistematizarem as informações levantadas, converse previamente com as equipes para saber quais recursos serão usados e qual é o tempo do planejamento da aula que deverá ser destinado à apresentação.

 

- Fique atendo às apresentações dos grupos, observando se contemplam as questões apresentadas anteriormente e, simultaneamente, transcreva no quadro os aspectos mais relevantes, destacando-os. Além disso, faça as complementações que se fizerem necessárias, incentive a troca de informações e medie as discussões de modo a favorecer a construção de conhecimentos de maneira colaborativa.

 

- Comente os resultados das pesquisas de acordo com as fontes consultadas, esclareça eventuais equívocos e/ou lacunas e, ao final, auxilie-os a organizarem um quadro-síntese com as informações mais relevantes, veiculadas por todos os grupos.

 

Professor(a), algumas informações são relevantes e caso não surjam, durante as apresentações, devem ser apontadas, dentre outras, destacam-se:

 

  • Ao lado da biodiversidade e do aquecimento global, a disponibilidade de água está se tornando uma das principais questões socioambientais do mundo atual. Diversas regiões do planeta estão sofrendo a escassez ou estresse hídrico, ou seja, o desequilíbrio entre a demanda e a oferta de água, causado, entre outros fatores, pela contaminação ou uso irracional dos recursos hídricos;
  • De acordo com os dados da Organização das Nações Unidas (ONU), a América Latina como um todo, e o Brasil em especial, apresentam níveis elevados de cobertura de água potável e saneamento básico, mas a ineficiência na gestão dos recursos hídricos faz com que o abastecimento seja insuficiente em algumas regiões. A falta ou a baixa quantidade de chuvas nos reservatórios da região Sudeste e Centro-Oeste compromete o abastecimento de água;
  • Apesar de alguns especialistas argumentarem que se o custo da água fosse maior, o consumo seria racional em nosso país, a maioria defende que a educação da população para um uso mais sustentável ainda é a solução mais inteligente. Dentre algumas medidas simples para economizar água, destacam-se a instalação de:

- Válvulas de descarga com acionamento duplo, que libera entre 3 a 6 litros de água, de acordo com a necessidade do consumidor;

- Registro regulador de vazão, que tem como objetivo reduzir o fluxo de água em diferentes tipos de torneiras;

- Chuveiro economizador, que possui tecnologia de injeção de ar na água que permite utilizar de 6 a 12 litros de água por minuto, enquanto os chuveiros convencionais usam 30 litros por minuto;

- Torneiras com fechamento automático, utilizadas principalmente em estabelecimentos públicos e comerciais;

- Cuba acoplada ao vaso sanitário, em que toda a água utilizada no lavatório é filtrada e enviada para a caixa de descarga, que pode funcionar com 3 a 6 litros de água.

  • Em algumas regiões brasileiras, as empresas responsáveis pelo abastecimento de água vêm adotando ações para reduzir o consumo de água, como o bônus para o consumidor que reduzir seu consumo mensal;

Figura 02: A água e a vida.

 

Fonte: Disponível em: <http://ambientalsustentavel.org/wp-content/uploads/2011/09/gota.jpg>. Acesso em 09/07/2014.

 

 
  • É necessário e urgente olhar sob o ponto de vista da sustentabilidade, a origem, a composição e distribuição da água e seus caminhos pela natureza, aspectos essenciais para compreender sua importância: sem a água não é possível a vida na Terra.

 

- Após as apresentações dos grupos e comentários do professor, entregue uma cópia do artigo "Planejando a crise de energia elétrica", disponível na plataforma "Ambiente Brasil, no endereço web <http://ambientes.ambientebrasil.com.br/energia/artigos_energia/planejando_a_crise_de_energia_eletrica.html> (acesso em 13/07/2014), e faça a leitura do mesmo com os estudantes. Peça para destacarem as principais ideias do texto, em especial:

 

  • De acordo com a reportagem, o situação crítica de abastecimento de energia elétrica não apenas consequência da falta de chuvas. Quais são os outros fatores apontados?
  • De acordo com o texto, o que poderia ser feito para minimizar esse problema?

 

- Promova um debate sobre as questões apontadas no texto, ressaltando os aspectos mais importantes. Posteriormente, proponha que, em grupo, organizem um pequeno encarte de jornal sobre importância do uso sustentável da água. Sugerimos que o jornal seja composto por textos que abordem resumidamente temas como:

  • Importância da água para a manutenção da vida no planeta Terra;
  • Os problemas decorrentes do mau uso da água;
  • Medidas para um aproveitamento sustentável da água.

- Se houver recursos financeiros, peça para imprimirem encartes em número suficiente para distribuir a todos os estudantes da escola. Em caso negativo, auxilie os alunos a organizarem uma exposição dos encartes de jornais em murais distribuídos pela escola.

 

- Por fim, solicite que promovam debates entre os grupos por meio de um fórum temático de discussão na internet. Para saber mais sobre o assunto, acesse o artigo "Uso pedagógico dos fóruns" no endereço web <http://professordigital.wordpress.com/2009/06/08/uso-pedagogico-dos-foruns/>, acesso em 06/07/2013. O uso desse recurso é importante, pois possibilita trocar experiências, refletir sobre as questões levantadas, apresentar sugestões e produzir coletivamente, de forma colaborativa, novos conhecimentos a cerca do assunto estudado.

 

Professor, trabalhe a temática em conjunto com outras áreas!

 

- Aproveite a relevância dessa temática e realize um trabalho em conjunto com professores de outras áreas. Sugira aos professores que planejem um projeto interdisciplinar para trabalharem de forma integrada, a fim de que os alunos entendam os conceitos estudados e suas aplicações no cotidiano. Em Português, os alunos podem trabalhar com produção e interpretação de textos sobre a temática; com História e Sociologia podem fazer um estudo sobre como os diferentes grupos sociais se apropriam da água nas diferentes regiões do planeta; em Ciências podem fazer estudos sobre as os problemas socioambientais decorrentes dos usos da água nas atividades econômicas; em Arte, podem confeccionar painéis temáticos; em Matemática, tabularem dados quantitativos e construirem gráficos, tabelas, dentre outras inúmeras possibilidades.

Recursos Complementares

Agência Nacional de Águas. Disponível em: <http://www.ana.gov.br/>. Acesso em 07/07/2013.

água: uso consciente X desperdício. <http://revistaescola.abril.com.br/creche-pre-escola/sequencia-atividades-agua-uso-consciente-x-desperdicio-679622.shtml?page=all. Acesso em 07/07/2014.

Britânnica Escola Online. Disponível em: <http://escola.britannica.com.br/>. Acesso em 07/07/2013.

Caderno do professor - Caminho das águas: conhecimento, uso e gestão. MMA/ANA/Fundação Roberto Marinho (2006). Disponível em:

<http://www.ana.gov.br/bibliotecavirtual/arquivos/20070315111151_Caminho%20das%20águas%20-%20caderno%20do%20professor%201.pdf>. Acesso em 07/07/2013.

E eu com isso? Parte 1 - água. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1440>. Acesso em 07/07/2014.

Os ciclos da água. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=433>. Acesso em 07/07/2014.

Sabendo utilizar a água. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=665>. Acesso em 07/07/2014.

Avaliação

A avaliação deve acontecer durante todo o processo, e considerar, entre outros, o envolvimento e a participação propositiva em todas as atividades, além do desempenho e a colaboração dos alunos em todas as etapas propostas. A compreensão sobre o tema também deve ser considerada no processo avaliativo. Essa compreensão pode ser avaliada durante os debates, na elaboração do relatório e na produção do encarte de jornal.

É importante destacar, ainda, que o significado desta proposta didática não está no acúmulo de informações, mas nas descobertas e novos questionamentos que surgem ao longo do caminho. A partir daí poderá, por meio da análise das discussões e dos trabalhos escritos, avaliar se o processo possibilitou aos alunos o desenvolvimento de atitudes e valores voltados para um trabalho colaborativo, que favoreça o respeito e a cooperação para com seus pares.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.