Uso da Internet.
datashow
Vídeo.
Imagem disponível em:
Acesso em: 15 julho 2014.
MÓDULO 1
ATIVIDADE 1 - SENSIBILIZANDO PARA ESTUDO DO TEMA
- Professor, para começar o estudo sobre as narrativas de terror, entre em sala de aula contando ou lendo o texto abaixo. Use sua criatividade para lê-lo de forma que os alunos fiquem bastante interessados (entonação, gritos etc). Você poderá antes de começar a aula fazer uma maquiagem bem propícia.... escura.
NÃO PISE NAS SEPULTURAS

Em uma noite um grupo de jovens estavam voltando de uma festa ainda animados. eles bebiam e riam alegremente. Até que um deles, ao perceber que estavam chegando perto do cemitério da cidade, decidiu contar histórias de terror. As meninas do grupo foram as que estavam ficando mais assustadas com suas histórias.
- Estamos quase passando pelo cemitério, vocês sabiam que nunca devemos pisar em um túmulo após o sol se por? Se vocês fizerem isto o morto agarra suas pernas e as puxa para dentro da sepultura.
- Mentira. – disse uma delas. – Isto é só uma superstição antiga.
- Se você é tão corajosa, por que não nos mostra? Eu lhe dou R$ 50,00 se você pisar em alguma sepultura.
- Eu não tenho medos de sepulturas e nem dos mortos. Se você quiser faço isso agora.
O menino lhe estendeu uma faca e disse:
- Crave isto em um dos túmulos e então nos saberemos que você esteve lá.
Sem hesitar a garota tomou-lhe a faca e caminhou até a entrada do cemitério, sobre a surpresa dos olhos de seus amigos que duvidavam que ela tivesse esta coragem. A garota entrou no cemitério onde o silencio era total, sombras fantasmagóricas eram formadas pela luz da lua e ela teve a impressão que centenas de olhos a observavam. Chegando ao centro do cemitério olhou em volta.
- Não há nada a temer – disse a si mesmo tentando se acalmar.
Então ela escolheu um túmulo e pisou nele, depois cravou a faca no chão e virou-se para ir embora, mas algo a deteve. Tentou novamente, mas não conseguiu se mover, ficou apavorada!
- Alguém esta me segurando!!! – disse em voz alta e caiu no chão.
Como ela demorava a voltar o grupo de amigos decidiu ir atrás dela, caminharam um pouco e a encontraram sobre um túmulo. Ela estava morta com uma expressão de terror no seu rosto. Inadvertidamente a própria garota havia cravado com a faca sua saia no chão, com muito medo ela pensara que algo sobrenatural a segurava e sofreu um ataque cardíaco morrendo em seguida...
ATIVIDADE 2- CONVERSA SOBRE O TEMA
Faça uma roda com os alunos para conversarem sobre o tema.
- Quem gosta de histórias de terror?
- Alguém conhece uma?
- Por que gostam?
- Por que não gostam?
- O que mais lhe chamam a atenção em uma história de terror?
ATIVIDADE 3 - SOBRE AS NARRATIVAS
- Professor, comece apresentando aos alunos as características da narrativa. Você poderá colocar as informações em slides e apresentá-las em datashow.
SLIDE 1
A Narração é um tipo de texto que relata uma história real, fictícia ou mescla dados reais e imaginários.
O texto narrativo apresenta personagens que atuam em um tempo e em um espaço, organizados por uma narração feita por um narrador.
Tudo na narrativa depende do narrador, da voz que conta a história.
SLIDE 2
Existem três tipos de foco narrativo:
- Narrador-personagem: é aquele que conta a história na qual é participante. Nesse caso ele é narrador e personagem ao mesmo tempo, a história é contada em 1ª pessoa.
- Narrador-observador: é aquele que conta a história como alguém que observa tudo que acontece e transmite ao leitor, a história é contada em 3 pessoa.
- Narrador-onisciente: é o que sabe tudo sobre o enredo e as personagens, revelando seus pensamentos e sentimentos íntimos. Narra em 3ª pessoa e sua voz, muitas vezes, aparece misturada com pensamentos dos personagens (discurso indireto livre).
SLIDE 3
É comum que o texto narrativo apresente a seguinte estrutura:
Apresentação
: é a parte do texto em que são apresentados alguns personagens e expostas algumas circunstâncias da história, como o momento e o lugar onde a ação se desenvolverá.
Complicação:
é a parte do texto em que se inicia propriamente a ação. Encadeados, os episódios se sucedem, conduzindo ao clímax.
Clímax:
é o ponto da narrativa em que a ação atinge seu momento crítico, tornando o desfecho inevitável.
Desfecho:
é a solução do conflito produzido pelas ações dos personagens.
SLIDE 4
Os personagens têm muita importância na construção de um texto narrativo. São elementos vitais.
As personagens são principais ou secundárias, conforme o papel que desempenham no enredo, podem ser apresentadas direta ou indiretamente.
A apresentação direta é quando o personagem aparece de forma clara no texto, retratando suas características físicas e/ou psicológicas, já a apresentação indireta se dá quando os personagens aparecem aos poucos e o leitor vai construindo a sua imagem com o desenrolar do enredo, ou seja, a partir de suas ações, do que ela vai fazendo e do modo como vai fazendo.
Professor, providencie cópias do resumo abaixo para os alunos.
RESUMINDO:
A Narrativa é um tipo textual com características próprias que o distingue dos demais.
A Narrativa tem que ter:
- PENTE (personagens,espaço, narrador, tempo e enredo) + Conflito.
P- personagens (principal e secundários)
E espaço ou lugar onde a história acontece
N narrador : Personagem – narrador de 1ª pessoa (eu);
observador - narrador de 3ª pessoa ( Fofoqueiro – observa tudo para contar depois );
observador onisciente ( deus da Narrativa – sabe e conta tudo dos personagens – o que o personagem pensa, fez ou ainda vai fazer).
T tempo – quando a história aconteceu ( nem sempre está claro ou explícito no texto. Às vezes, descobre-se o tempo pelas descrição dos objetos, costumes e trajes de época, maneira de falar dos personagens, etc).
O tempo pode ser:
Cronológico ( o tempo da sucessão das horas, dias, meses – tempo do relógio)
Psicológico ( só existe na cabeça do personagem. Exemplo: relato de memórias – flash-back )
E enredo é a própria história , os fatos narrados.
Conflito - elemento importantíssimo na Narrativa. Se não houver conflito, não teremos uma Narrativa. O Conflito é a tensão criada entre os personagens a partir dos interesses e comportamentos dos mesmos e/ou a partir dos acontecimentos relatados. É uma espécie de “nó dramático” que determina uma mudança de situação e exige uma solução a partir da qual a Narrativa marchará para o seu final.
MÓDULO 2
ATIVIDADE 1 -
PRODUÇÃO DE UMA NARRATIVA DE TERROR
- Ao começar o filme, os alunos têm que clicar no cadeado de um portão para adentrar o local (escuro, sombrio). Na sequência, o aluno vai clicar na lua para chegar mais próximo de uma enorme casa....e assim vai clicando, seguindo as solicitações expostas no vídeo...até.....surpresa....
- Professor, seus alunos vão gostar da surpresa.
ATIVIDADE 2 - ESCRITA DO TEXTO NARRATIVO DE TERROR
Objetivos:
- Promover aproximação entre as narrativas de terror e filmes policiais.
- Explorar a percepção sensorial e emocional nos textos de suspense.
- Identificar os elementos da narrativa nos textos dos alunos.
Professor, apresente aos alunos as sugestões abaixo e peça que eles escolham uma delas para escrever seu texto.
SUGESTÃO 1
Uma janela aberta com vento batendo, um telefone que toca. A cama parece ter sido usada por alguém recentemente... Mas quem? Aonde foi tão de repente? E quem será que está tentando falar, chamando pelo telefone?
Elabore uma NARRATIVA em que esta cena faça parte. Use sua criatividade para criar o clima de suspense e um desfecho inesperado!
SUGESTÃO 2
A casa parece ser muito velha e abandonada. Não fosse pelo velho sofá perdido
no meio da sala, estaria completamente vazia e desgastada. Quem está aí? E o que faz
com uma serra? O que será cortado de forma tão bruta?
Elabore uma narrativa de terror em que esta cena faça parte. Use sua
criatividade para criar o clima de suspense e um desfecho inesperado!
SUGESTÃO 3
Acesso em: 15 julho 2014.
Numa rua deserta de uma grande cidade, nada parece acontecer. Um carro está estacionado; há uma aparente tranqüilidade, interrompida somente pelo som do carro de polícia ao fundo. De repente, acendem-se as luzes do farol do automóvel: alguém está lá dentro! O que estará esperando? Por que repentinamente acende o farol?
Elabore uma narrativa de terror em que esta cena faça parte. Use sua criatividade para criar o clima de suspense e um desfecho inesperado!
- Professor, recolha os textos para correção.