Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


MÚSICA PARA TODOS. APRENDENDO COM A MÚSICA BRASILEIRA.

 

20/08/2014

Autor e Coautor(es)
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria; Leandro Rezende; Cristiane dos Guimarães Alvim Nunes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Tempo e pluralidade
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Pluralidade e educação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Reconhecer a diversidade da música brasileira.
  • Identificar diferentes ritmos e gêneros da música brasileira.
  • Conhecer importantes representantes do samba, da bossa nova e da música popular brasileira.
  • Desenvolver linguagem oral e escrita.
Duração das atividades
5 aulas de uma hora.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta aula destina-se a alunos do terceiro e quarto ano do ensino fundamental, devido aos recursos utilizados e habilidades envolvidas nas atividades.

Estratégias e recursos da aula

AULAS 1, 2 E 3

 

Destine três aulas em sequência para o desenvolvimento desta atividade.

 

1° momento: Para apresentar aos alunos o interesse de uma criança em conhecer um pouco da música popular brasileira, por meio do seu avô, convide os alunos para assistirem ao vídeo “Um menino muito maluquinho - Chove, chuva maluquista.” Vídeo TV ESCOLA. Duração: 25min27seg. Disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/tve/video;jsessionid=512204FA8614EB419C2D817ADF1110CE?idItem=5396. Acesso em 12 de agosto

 

Sinopse: Preso em casa por conta da chuva com seu neto, então com cinco anos, e Bocão, o avô do menino maluquinho fica cansando de tanta energia que eles têm. É então que vem a ideia de apresentar aos dois vários gêneros da MPB, buscando referências na sua velha coleção de discos. Já com 10 anos, uma outra chuva impede a família do Maluquinho de viajar. Para vencer o tédio do garoto, o pai faz uma introdução à história da arte, através de um livro ilustrado que deixa o Menino Maluquinho maluco de entusiasmo.

 

Observação: Apresentar o vídeo “Um menino muito maluquinho - Chove, chuva maluquista” até 14 minutos e 52 segundos, porque o restante do vídeo faz uma introdução à história da arte, que não está contemplada nesta atividade.

 

 

2° momento: Para verificar se os alunos compreenderam a história apresentada, pergunte:

 

  • Pedro e Ana, pais do “menino maluquinho” estão se preparando para uma pescaria, mas um evento inesperado atrapalha o passeio. O que aconteceu?
  • Em outra situação, alguns anos antes, o avô do “menino maluquinho” havia passado por uma situação semelhante, qual foi?
  • Na situação, em que estão com seu avô, os garotos começam a brincar dentro de casa, pulando no sofá, jogando bola, almofadas etc. E o avô fica preocupado com tanta energia que os garotos têm e a bagunça que estão fazendo. Depois de tentar, sem sucesso, brincar com as crianças de jogo de memoria, dominó, mico preto etc., o que o avô resolve apresentar aos garotos?
  • O que os garotos acharam das músicas apresentadas pelo avô?
  • No final, qual a conclusão do “menino maluquinho”?
  • Quem aqui já teve a curiosidade de conversar com seus avós, sobre a Música Popular Brasileira?

 

As informações sobre tais perguntas constam no próprio vídeo, a saber: Enquanto os pais do menino maluquinho procuravam os anzóis para a pescaria, começou a chover e tiveram que ficar em casa, deixando o menino maluquinho impaciente. Alguns anos antes, o menino passou por uma situação semelhante, com seu avô. Tiveram que voltar para a casa por causa de uma chuva ao invés de irem à praia. Dentro de casa, trancados por causa da chuva, os garotos começam a brincar e fazer aquela bagunça, deixando o avô preocupado, que tentou distrai-los com alguns jogos como memória, dominó, mico preto. Mas os garotos não gostaram da ideia até que o avô resolve apresentar a eles sua coleção de discos com grandes cantores da Música Popular Brasileira, como Mário Reis, Elizeth Cardoso, Agostinho dos Santos, Nelson Gonçalves, Luiz Gonzaga, Jorge Ben etc. Inicialmente, os garotos não gostaram muito das músicas, mas com a apresentação de outras, começaram a gostar e apreciá-las. No final, o menino maluquinho reconheceu que o avô apresentou um monte de música legal e, assim, ficou sabendo muito mais da Música Popular Brasileira.

 

 

3° momento: Para dar continuidade à discussão sobre cantores/compositores importantes para a história da Música Popular Brasileira, convide os alunos para assistirem ao vídeo “Chico Buarque – Paratodos”. Vídeo Youtube. Duração: 2min41seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=jCVZpxRqG8w. Acesso em 10 de agosto de 2014.

 

Figura 1- Imagem obtida pela autora do vídeo “Chico Buarque – Paratodos”. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=jCVZpxRqG8w. Acesso em 10 de agosto de 2014.

 

Para que os alunos possam acompanhar a música, distribua a letra. Disponível em: http://www.chicobuarque.com.br/construcao/mestre.asp?pg=paratodo_93.htm. Acesso em 10 de agosto de 2014.

 

4° momento: Para verificar o nível de conhecimento dos alunos quanto à referência musical feita por Chico Buarque na música, pergunte:


  • Qual a mensagem que o cantor e compositor, Chico Buarque, passa através da música Paratodos?
  • Chico Buarque diz vários nomes de outros cantores e compositores na música. Quais deles vocês conhecem?

 

As informações sobre tais perguntas constam no próprio vídeo, a saber: Na música Paratodos, Chico Buarque recomenda “usar”, “cheirar”, “beber” (no sentido se ouvir suas músicas) alguns grandes nomes da Música Popular Brasileira, para se proteger de alguns males como moléstia, crime, solidão etc. Os cantores e/ou compositores lembrados por Chico Buarque são Antônio Brasileiro (Tom Jobim), Dorival Caymmi, Jackson do Pandeiro, Ari (Barroso), Vinícius (de Morais), Nelson Cavaquinho, Luiz Gonzaga, Pixinguinha, Noel (Rosa), Cartola, Orestes (Barbosa), Caetano (Veloso), João Gilberto, Erasmo (Carlos), (Jorge) Ben (Jor), Roberto (Carlos), (Gilberto) Gil, Hermeto (Pascoal), Edu (Lobo), Bituca (Milton Nascimento), Nara (Leão), Gal (Costa), (Maria) Bethânia, Rita (Lee), Clara (Nunes) e “jovens à vista”.

 

Anote na lousa os nomes dos cantores e/ou compositores que os alunos disseram conhecer, para verificar seu nível de conhecimento quanto a importantes figuras da Música Popular Brasileira.

 

 

5° momento: Se a sua escola fizer parte do Projeto Um Computador por Aluno, cada aluno deverá utilizar seu netbook. Caso não seja possível, convidá-los a utilizarem o Laboratório de Informática de sua escola. Realize um sorteio dos músicos lembrados na música “Paratodos”, inclusive o cantor/compositor Chico Buarque, entre os alunos. Solicite que cada aluno realize uma pesquisa sobre seu cantor/compositor. A pesquisa deverá abranger uma breve história do músico, curiosidades de sua carreira, bem como uma lista de pelo menos cinco músicas mais tocadas do artista, identificando o ritmo e gênero de cada música, e sua foto. Apresentar em forma de cartaz. Solicite, ainda, que escolham uma música do artista para ser apresentada, acompanhada da letra, junto com as outras informações ao restante da turma.

 

Abaixo, seguem o nome dos 26 músicos, incluindo o do compositor da música apresentada, “Paratodos”:

 

1.      Ari (Ary) Barroso

2.      Caetano Veloso

3.      Cartola

4.      Chico Buarque

5.      Clara Nunes

6.      Dorival Caymmi

7.      Edu Lobo

8.      Erasmo Carlos

9.      Gal Costa

10.  Gilberto Gil

11.  Hermeto Pascoal

12.  Jackson do Pandeiro

13.  João Gilberto

14.  Jorge Ben Jor

15.  Luiz Gonzaga

16.  Maria Bethânia

17.  Milton Nascimento

18.  Nara Leão

19.  Nelson Cavaquinho

20.  Noel Rosa

21.  Orestes Barbosa

22.  Pixinguinha

23.  Rita Lee

24.  Roberto Carlos

25.  Tom Jobim

26.  Vinícius de Moraes

 

Professor, caso seja necessário, se o número de alunos for maior que o número de músicos, sugere-se a inclusão de nomes como Adoniran Barbosa, Baden Powell, Chiquinha Gonzaga, Elis Regina, João Bosco, Paulinho da Viola etc.

 

 

Sugestão de links para a pesquisa dos alunos:

 

1)   Para biografias e discografias:

 

Brasileirinho. A sua página de música brasileira. Disponível em: http://www.brasileirinho.mus.br/. Acesso em 12 de agosto de 2014.

CliqueMusic. A música brasileira está aqui. Disponível em: http://cliquemusic.uol.com.br/. Acesso em 12 de agosto de 2014.

Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira. Disponível em: http://www.dicionariompb.com.br/. Acesso em 12 de agosto de 2014.

MPBNet. Disponível em: http://www.mpbnet.com.br/. Acesso em 12 de agosto de 2014.

Uol Educação. Pesquisa Escolar. Biografias. Disponível em: http://educacao.uol.com.br/biografias/.Acesso em 12 de agosto de 2014.

Wikipédia. A enciclopédia livre. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:P%C3%A1gina_principal. Acesso em 12 de agosto de 2014.

 

2)   Para ouvir as músicas dos artistas:

 

Música.com.br. Disponível em: http://musica.com.br/. Acesso em 12 de agosto de 2014.

Ouvir Cds. Músicas para ouvir online. Disponível em: http://www.ouvircds.com.br/. Acesso em 12 de agosto de 2014.

Rádio Uol. Disponível em: http://www.radio.uol.com.br/#/home. Acesso em 12 de agosto de 2014.

Vagalume. Muito mais que só letras de músicas. Disponível em: http://www.vagalume.com.br/. Acesso em 12 de agosto de 2014.

 

3)   Sites oficiais e não oficiais dos artistas:

 

Ary Barroso, disponível em: http://arybarroso.com.br/. Acesso em 12 de agosto de 2014.

Caetano Veloso, disponível: http://www.caetanoveloso.com.br/. Acesso em 12 de agosto de 2014.

Cartola, disponível em: http://100anosdecartola.blogspot.com.br/. Acesso em 12 de agosto de 2014.

Chico Buarque, disponível em: www.chicobuarque.com.br/. Acesso em 12 de agosto de 2014.

Clara Nunes, Blog Oficial Clara Nunes - A voz de ouro, disponível em: http://claranunesvozdeouro.blogspot.com.br/. Acesso em 12 de agosto de 2014.

Dorival Caymmi: não possui

Edu Lobo, disponível em: http://www.edulobo.com.br/site_eng/site.html. Acesso em 12 de agosto de 2014.

Erasmo Carlos - Gigante gentil, disponível em: http://www.erasmocarlos.com.br/. Acesso em 12 de agosto de 2014.

Gal Costa, disponível em: http://www.galcosta.com.br/. Acesso em 12 de agosto de 2014.

Gilberto Gil, disponível em: http://www.gilbertogil.com.br/. Acesso em 12 de agosto de 2014.

Hermeto Pascoal, disponível em: http://www.hermetopascoal.com.br/. Acesso em 12 de agosto de 2014.

Jackson do Pandeiro, disponível em: http://www.jacksondopandeiro.mus.br/. Acesso em 12 de agosto de 2014.

João Gilberto, João Gilberto Oficial, disponível em: http://www.showbras.com.br/joaogilberto/. Acesso em 12 de agosto de 2014.

Jorge Ben Jor, disponível em: http://www.jorgebenjor.com.br/. Acesso em 12 de agosto de 2014.

Luiz Gonzaga, Gonzagão Online, disponível em: http://www.gonzagao.com/. Acesso em 12 de agosto de 2014.

Maria Bethânia, Maria Bethânia - Fã Clube Rosa dos Ventos Bahia, disponílve em: http://www.mariabethania.com/. Acesso em 12 de agosto de 2014.

Milton Nascimento, disponível em: http://www.miltonnascimento.com.br/site/. Acesso em 12 de agosto de 2014.

Nara Leão, disponível em: http://www.naraleao.com.br/. Acesso em 12 de agosto de 2014.

Nelson Cavaquinho, disponível em: http://www2.uol.com.br/nelsoncavaquinho/. Acesso em 12 de agosto de 2014.

Noel Rosa, disponível em: http://www2.uol.com.br/noelrosa/home.htm. Acesso em 12 de agosto de 2014.

Orestes Barbosa: não possui

Pixinguinha, disponível em: http://www.pixinguinha.com.br/sitio/index.php. Acesso em 12 de agosto de 2014.

Rita Lee, Rita Lee etc., disponível em: http://www.ritalee.com.br/index_site.php/. Acesso em 12 de agosto de 2014.

Roberto Carlos, Roberto Carlos - Website oficial, disponível em: http://www.robertocarlos.com/. Acesso em 12 de agosto de 2014.

Tom Jobim, Antônio Carlos Jobim, disponível em: http://www2.uol.com.br/tomjobim/index_t.htm. Acesso em 12 de agosto de 2014.

Vinícius de Moraes, disponível em: http://www.viniciusdemoraes.com.br/. Acesso em 12 de agosto de 2014.

 

 

6° momento: Disponibilize um espaço em sala de aula para serem fixados os cartazes. Convide os alunos para darem um nome ao mural, como por exemplo: “Cantinho da Música Popular Brasileira”. Solicite que cada aluno apresente seu cartaz com informações sobre o músico. Disponibilize um computador, com caixinhas de som, em sala de aula, para que a cada apresentação o aluno apresente a música escolhida do cantor/compositor para aos demais alunos.

 

 

Sugestão ao professor

 

Professor, você poderá reunir todo o material elaborado nas atividades para promover uma “Semana da Música Popular Brasileira” e apresentar ao restante da escola. Poderá entrar em contato com o professor de música da escola para fazer uma parceria e incorporar novo material à exposição.

 

 

AULAS 4 E 5

 

Destine duas aulas geminadas para o desenvolvimento desta atividade.

 

1° momento: Para apresentar aos alunos um pouco da história, conceitos e ritmos do samba e da bossa nova, convide os alunos para assistirem ao vídeo "Especial Samba e Bossa Nova". Vídeo Youtube. Duração: 24min55seg. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=mjpYrz5pqIE&list=PLk3FnykYjjlap7cxl9dx5Zal3FanebBU3. Acesso em 12 de agosto de 2014.

 

Observação: Como na apresentação de Philippe Lobo, além da história, conceitos, ritmos de samba e bossa nova, incluem vários exercícios para tocar esses estilos musicais, sugere-se que o vídeo seja apresentado com algumas interrupções, quando o instrutor ensina como tocar o violão. Isto porque esta aula não pretende ensinar os alunos a tocar um instrumento e sim conhecer um pouco sobre os estilos musicais em questão. As sugestões para os cortes são: entre 4min49seg e 6min51seg; entre 10min38seg e 12min01seg; entre 14min04seg e 15min51seg. Sugere-se, ainda, a finalização do vídeo em 17min23seg, porque a partir daí o instrutor passa alguns exercícios dos ritmos do samba e da bossa nova para serem tocados no violão.

 

Figura 2- Imagem obtida pela autora do vídeo "Especial Samba e Bossa Nova". Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=mjpYrz5pqIE&list=PLk3FnykYjjlap7cxl9dx5Zal3FanebBU3. Acesso em 12 de agosto de 2014.

 

2° momento: Para verificar a compreensão dos alunos quanto às informações apresentadas no vídeo, pergunte:

 

  • Qual gênero musical é considerado o mais popular, no Brasil?
  • No início do século passado, o samba foi o carro-chefe da música nacional, representado por alguns cantores/compositores, como?
  • Nas décadas de 40 e 50, o samba passa por um processo de modernização, estabelecendo uma relação com quais gêneros?
  • Quais músicos estavam envolvidos num processo que resultou na consagrada Bossa Nova?
  • Qual foi o marco da Bossa Nova, que surgiu como um jeito diferente de tocar o samba?
  • O mundo inteiro passou a reverenciar a música popular brasileira, através de alguns representantes da Bossa Nova, que alcançaram projeção internacional. Quais foram?
  • A Bossa Nova extrapolou as barreiras do samba e da música brasileira, exercendo influência em quais gêneros musicais?

 

As informações sobre tais perguntas constam no próprio vídeo, a saber: O samba é considerado o mais popular dos ritmos brasileiros, o gênero musical brasileiro por excelência. No início do século passado, no começo da era do rádio no Brasil, o samba foi o carro-chefe da música nacional, embalado com sucessos de artistas como: Donga, Ismael Silva, Noel Rosa, Wilson Batista, Ataulfo Alves, Carmem Miranda. Nas décadas de 40 e 50, o samba passa por um processo de modernização, estabelecendo um com o jazz, a música erudita e a literatura moderna. Nomes como: Pixinguinha, Garoto, Dorival Caymmi, Johnny Alf, Ary Barroso e Vinícius de Moraes, entre outros, estavam envolvidos num processo que iria resultar na consagrada Bossa Nova. Em 1959, foi lançado o disco “Chega de Saudade”, do baiano João Gilberto, com arranjos e direção musical de Tom Jobim. Esse é o marco da Bossa Nova que surgiu como um jeito diferente de tocar o samba. A Bossa Nova tornou-se um movimento de vanguarda na música popular. Seus representantes: Tom Jobim, João Gilberto, Vinicius de Moraes, Nara Leão, Carlos Lyra, Luis Bonfá, entre outros, alcançaram expressiva projeção internacional. A partir de então, o mundo inteiro passou a reverenciar a música popular brasileira. Extrapolando as barreiras do samba e da música brasileira, a bossa nova exerceu influência sobre vários gêneros musicais: a música instrumental, a música pop, e até mesmo o jazz e o rock and roll.

 

 

3° momento: Convide os alunos para os alunos para ouvirem o áudio da música “Samba na areia”, de Pixinguinha, interpretada pelo grupo musical BeBossa Kids. Duração: 3min12seg. Disponível em: http://www.radio.uol.com.br/#/letras-e-musicas/bebossa-kids/samba-na-areia/4653389. Acesso em 13 de agosto de 2014.

 

Professor, a letra da música está disponível em: http://www.radio.uol.com.br/#/letras-e-musicas/bebossa-kids/samba-na-areia/2607622. Acesso em 13 de agosto de 2014.

 

 

4° momento: Solicite que os alunos elaborem um desenho representando a música “Samba na areia”, considerando seus personagens. O desenho poderá ser elaborado em cartolina, utilizando giz de cera, lápis de cor, tinta guache etc.

 

 

5° momento: Convide os alunos para apresentarem seus desenhos aos demais. Ao longo da apresentação, disponibilize o áudio da música “Samba na areia”. Reúna os desenhos com o material elaborado em outra atividade sobre o tema e proponha uma exposição geral na escola para apresentar um pouco da música brasileira para todos os alunos, professores e funcionários.

 

 

Sugestão ao professor

 

Professor, você poderá realizar uma atividade extra, convidando o professor de música da escola, para ensaiar um coral com os alunos da música “Samba na areia”. E a apresentação poderá ser realizada ao mesmo tempo em que se promover a exposição do material elaborado durante as atividades.

Recursos Complementares

MPB nas escolas. Disponível em: http://institutocravoalbin.com.br/projetos/projeto-mpb-nas-escolas/. Acesso em 12 de agosto de 2014.

 

PEREIRA, Eliane Cândida. Música popular brasileira. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23295. Acesso em 12 de agosto de 2014.

 

PEREIRA, Luzia Luzinete. No ritmo da Bossa Nova. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=24985. Acesso em 12 de agosto de 2014.

 

PEREIRA, Luzia Luzinete. Samba: uma viagem às nossas origens. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=24976. Acesso em 12 de agosto de 2014.

 

TEIXEIRA, Iara. Histórias da Música Popular Brasileira para crianças era Livro do Cartola para crianças. Disponível em: http://www.samba-choro.com.br/s-c/tribuna/samba-choro.0310/0205.html. Acesso em 11 de agosto de 2014.

Avaliação

A avaliação deverá ser processual e contínua. Procure identificar, no decorrer das aulas, se os alunos reconheceram a diversidade da música brasileira. E, ainda, se os alunos conseguiram identificar os diferentes ritmos e gêneros da música no Brasil. Verifique o interesse em conhecer diferentes representantes do samba, da bossa nova e da música popular brasileira, muitas vezes, inexistentes no repertório do aluno. E, também, o desenvolvimento e evolução individual quanto à linguagem oral e escrita. Procure identificar a participação individual e coletiva dos alunos e, ainda, o envolvimento com o assunto nas rodas de conversa realizadas nas atividades.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • DEBORA BALEEIRO DE CARVALHO ERICSSON, ESCOLA ESTADUAL DOM BOSCO , Goiás - disse:
    deboraericsson@gmail.com

    06/09/2014

    Cinco estrelas

    Muito bacana, Liliane! Está de parabéns! Sou voluntária do Projeto Mais Educação na área de Canto Coral. Você teria algumas sugestões pra compartilhar? Dou aulas de até 50 min do 1º ao 5º ano. Obrigada desde já! Um abraço.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.