Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


29 de agosto: dia nacional de combate ao fumo

 

20/08/2014

Autor e Coautor(es)
SUELY APARECIDA GOMES MOREIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Antomar Araújo Ferreira e Angela Cristina dos Santos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Papel do Estado e das classes sociais e a sociedade urbano-industrial brasileira
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Esta proposta didática está orientada pela Matriz Curricular para o ENEM, dentro do eixo "Matriz de Referência de Ciências Humanas e suas Tecnologias", Competência de área 2 - Compreender as transformações dos espaços geográficos como produto das relações socioeconômicas e culturais de poder.

 

Para desenvolver esta competência é necessário propiciar condições para que os estudantes possam:

 

- Entender o que é tabagismo.

- Conhecer as consequências do uso do cigarro para a saúde.

- Reforçar o combate ao tabagismo, em especial na comunidade escolar.

Duração das atividades
05 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os estudantes devem saber analisar a ação dos estados nacionais no que se refere ao enfrentamento de problemas de ordem econômico-social.

Estratégias e recursos da aula

Esta proposta didática busca apresentar situações que instiguem os alunos a entenderem o que é tabagismo. Espera-se que as atividades propostas, por meio da observação, descrição, explicação, interação, comparação e análise, promovam a construção de conhecimentos significativos sobre as consequências do uso de cigarros para a saúde humana.

 

imagem 1.1

 

Sugerimos que estas atividades sejam desenvolvidas em um laboratório de informática. No entanto, em escolas onde há projetos como, por exemplo, "Um Computador por Aluno" (UCA), as atividades podem ser desenvolvidas em sala de aula. Dependendo da realidade da escola, a aula também pode ser aplicada utilizando-se um computador conectado a uma TV.

Para a aula, quando o computador contar apenas com o Linux, os alunos terão contato com os seguintes softwares:

 

Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos.

Mozila Firefox - ícone “figura de um globo terrestre"  localizado na área de trabalho (Desktop).

KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade.

 

hh

 

Atividade 01

 

Tabagismo... apague esta ideia!

PASSO A PASSO

 

 

Professor(a),

 

- Inicie a aula resgatando os conhecimentos prévios dos estudantes sobre tabagismo. Peça para comentarem uma reportagem qualquer, como por exemplo, esta intitulada "Governo proíbe fumo em locais fechados e amplia alerta nos maços", veiculada pelo porta de notícias G1, disponível no endereço web <http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2014/05/governo-poe-fim-fumodromos-e-amplia-alerta-nos-macos-de-cigarro.html>, que aborda a proibição de fumar em locais fechados e amplia alerta nos maços sobre possíveis doenças causadas pelo fumo. Problematize:

  • Qual é o conteúdo desta reportagem?
  • Você concorda com a proibição de fumar em ambientes fechados?
  • Você considera importante as imagens de alerta aos problemas de saúde veiculadas nos maços de cigarros? Por quê?

 

- Permita que os estudantes expressem suas opiniões e anote as principais ideias no quadro. Em seguida, informe que o tema "tabagismo" será estudado nas próximas aulas, com vistas a promover uma melhor compreensão sobre essa questão, tão presente em nosso cotidiano.

 

 

Atividade 02

 

Tabagismo... O que é isso?

 

PASSO A PASSO

hhh  

 

- Agora, divida a classe em grupos de 4 ou 5 alunos e solicite uma pesquisa bibliográfica sobre o tema tabagismoApresente algumas questões-problema para orientar a pesquisa, que poderá ser realizada em casa ou na biblioteca da escola.

 

- Questões:

  • O que caracteriza o termo "tabagismo"?
  • Quais as principais consequências do consumo de cigarros para a saúde humana?
  • Por que, apesar de confirmados os danos que o cigarro causam à saúde humana, o cigarro não é uma droga proibida?
  • Que medidas são importantes para prevenir o consumo de cigarros? Por quê?

 

- Para responder a estas e/ou outras questões, indique aos estudantes fontes de pesquisa consideradas confiáveis, como atlas e livros didáticos de História e Geografia, revistas científicas, site como a BRITANNICA ESCOLA ONLINE, dentre outras que você conheça. A pesquisa poderá ser realizada em casa ou na biblioteca da escola. Sugerimos os artigos "Tabaco" disponível em <http://escola.britannica.com.br/article/482684/tabaco>, acesso em 12/08/2014, "Tabagismo" disponível em <http://www.brasilescola.com/saude/tabagismo.htm>, acesso em 12/08/2014, e "Cigarro: apague esta ideia", disponível em <http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/fundamentos/cigarro-apague-426246.shtml>, acesso em 12/08/2014.

 

Figura 01: Um cigarro sendo aceso.

 

 

Fonte: Disponível em: <http://educacao.uol.com.br/planos-de-aula/medio/biologia-tabagismo.htm>. Acesso em 12/08/2014.

 

 

- Pode-se, também, procurar o Programa Educacional de Resistências às drogas e à violência - PROERD, um projeto desenvolvido pela polícia militar em parceria com as escolas brasileiras, para auxiliar no levantamento de dados e informações a respeito destas e de outras questões que possam surgir.

 

- Informe aos estudantes que cada grupo deve organizar um relatório e um quadro-síntese com o registro dos resultados da pesquisa em seus cadernos. O quadro dever ser apresentado oralmente, na forma de seminário e, se necessário, com o auxílio de painéis ou recursos audiovisuais (computador, TV com DVD, dentre outros que escolherem). Na apresentação, devem expor suas reflexões sobre as questões anteriores. Esta atividade é importante, pois promove a interação e a troca de conhecimento entre todos os alunos.

 

 

hh

Fonte: Clip-Art.

 

Cartografando...

 

- Evidencie a importância do uso mapas e outras formas cartográficas, além de imagens e documentários, como fontes de representação visual, para propiciar a compreensão e a apresentação das informações.

 

 

Atividade 03

 

Socialização dos resultados e considerações finais

 

PASSO A PASSO

 

 

- Após sistematizarem as informações levantadas, converse previamente com as equipes para saber quais recursos serão usados e qual é o tempo do planejamento da aula que deverá ser destinado à apresentação.

 

- Fique atendo às apresentações dos grupos, observando se contemplam as questões apresentadas anteriormente e, simultaneamente, transcreva no quadro os aspectos mais relevantes, destacando-os. Além disso, faça as complementações que se fizerem necessárias, incentive a troca de informações e medie as discussões de modo a favorecer a construção de conhecimentos de maneira colaborativa.

 

- Comente os resultados das pesquisas de acordo com as fontes consultadas, esclareça eventuais equívocos e/ou lacunas e, ao final, auxilie-os a organizarem um quadro-síntese com as informações mais relevantes, veiculadas por todos os grupos.

 

Professor(a), algumas informações são relevantes e caso não surjam, durante as apresentações, devem ser apontadas, dentre outras, destacam-se:

 

  • O tabaco é uma planta cujas folhas são utilizadas, depois de secas, como fumo, o principal produto dos cigarros, charutos e cachimbos. Além da fumaça que os fumantes inalam da queima do tabaco, este pode também ser mascado ou cheirado em pó.
  • O tabaco possui uma droga viciante denominada nicotina, que faz com que muitos fumantes não consigam parar de fumar, e pode causar sérios problemas de saúde, como o câncer de pulmão, distúrbios respiratórios e doenças cardiovasculares.
  • Os índios americanos iniciaram o cultivo do tabaco, pois utilizavam a planta em rituais e como remédio. Os exploradores europeus conheceram o tabaco no final do século XV e início do século XVI a partir do contato com os índios.
  • Posteriormente, os colonizadores começaram a cultivar o tabaco em grandes propriedades no continente América, além de levar a planta para os seus países de origem. Atualmente o tabaco está presente no mundo todo, e mais recentemente o consumo do tabaco tem sofrido restrições, devido aos males que o seu uso constante provoca à saúde.
  • A pessoa que fuma fica dependente da nicotina, considerada uma droga bastante poderosa, pois atua no sistema nervoso central como a cocaína, heroína, álcool, com a diferença que a nicotina chega ao cérebro em apenas 7 a 19 segundos.
  • A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que um terço da população mundial adulta, ou seja, 1 bilhão e 200 milhões de pessoas (entre as quais 200 milhões são mulheres), sejam fumantes.
  • O tabagismo gera uma perda mundial de 200 bilhões de dólares por ano, sendo que metade dela ocorre em países em desenvolvimento. Este valor, calculado pelo Banco Mundial, é o resultado da soma de vários fatores, como o tratamento de doenças relacionadas ao tabaco, morte de cidadãos em idade produtiva, maior índice de aposentadorias precoces, aumento do índice de faltas ao trabalho e menos rendimento produtivo.
  • A indústria do fumo adota a mesma estratégia no mundo todo, e vai contra a saúde pública e ao bem estar da população mundial. É inaceitável que a indústria do cigarro não se responsabilize pela causa da morte de 4,9 milhões de indivíduos anualmente, sendo que 70% dessas estão concentradas em países em desenvolvimento, a maioria carente de financiamento público para programas sociais.
  • O cigarro, apesar de ser uma droga, tem sua produção e venda permitidos por lei. O estado, embora tenha uma arrecadação de impostos relativamente alta com a venda de cigarros, tem um custo social muito maior. Na verdade, são os planos de saúde que arcam com o ônus das doenças provocadas pelo uso de cigarros, além dos próprios usuários, que além de pagar impostos muito altos para utilizarem a droga, pagam os custos de seus tratamentos, quando não são cobertos por planos de saúde.
  • Toda criança deve aprender desde cedo os males causados pelo consumo e pelo contato com a fumaça do cigarro. O tabagismo é a principal causa de morte evitável do planeta.

 

- Após as apresentações dos grupos e comentários do professor, proponha que organizem um pequeno encarte de jornal sobre o tabagismo. Sugerimos que o jornal seja composto por textos que abordem resumidamente temas como:

  • O que é tabagismo.
  • As principais consequências do consumo de cigarros para a saúde humana.
  • Medidas de prevenção ao consumo de cigarros e combate ao tabagismo.

- Se houver recursos financeiros, peça para imprimirem encartes em número suficiente para distribuir a todos os estudantes da escola. Em caso negativo, auxilie os alunos a organizarem uma exposição dos encartes de jornais em murais distribuídos pela escola.

 

- Por fim, solicite que promovam debates entre os grupos por meio de um fórum temático de discussão na internet. Para saber mais sobre o assunto, acesse o artigo "Uso pedagógico dos fóruns" no endereço web <http://professordigital.wordpress.com/2009/06/08/uso-pedagogico-dos-foruns/>, acesso em 06/07/2013. O uso desse recurso é importante, pois possibilita trocar experiências, refletir sobre as questões levantadas, apresentar sugestões e produzir coletivamente, de forma colaborativa, novos conhecimentos a cerca do assunto estudado.

 

Professor, trabalhe a temática em conjunto com outras áreas!

- Aproveite a relevância dessa temática e realize um trabalho em conjunto com professores de outras áreas. Sugira aos professores que planejem um projeto interdisciplinar para trabalharem de forma integrada, a fim de que os alunos entendam os conceitos estudados e suas aplicações no cotidiano. Em Português, os alunos podem trabalhar com produção e interpretação de textos sobre a temática; com História e Sociologia podem fazer um estudo sobre como os diferentes grupos sociais utilizam o tabaco ao longo da história, para fins medicinais ou em rituais; em Ciências podem fazer estudos sobre as substâncias químicas presentes no tabaco e os problemas decorrentes do uso excessivo dessa droga; em Arte, podem confeccionar painéis temáticos; em Matemática, tabularem dados quantitativos e construírem gráficos, tabelas, dentre outras inúmeras possibilidades.

Recursos Complementares

BRITANNICA ESCOLA ONLINE. Disponível em <http://escola.britannica.com.br/>. Acesso em 08/08/2014.

Cigarro: apague esta ideiaDisponível em <http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/fundamentos/cigarro-apague-426246.shtml>. Acesso em 08/08/2014.

Cigarro? Tô fora!/ Combate ao fumoDisponível em <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1841>. Acesso em 08/08/2014.

Conhecendo os riscos do tabagismo - UCADisponível em <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=36813>. Acesso em 08/08/2014.

Compreendendo a ação do cigarro no organismo humanoDisponível em <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1853>. Acesso em 08/08/2014.

Avaliação

A avaliação deve acontecer durante todo o processo e considerar, entre outros, o envolvimento e a participação propositiva do aluno em todas as atividades, o seu desempenho e a sua colaboração junto aos outros alunos em todas as etapas. Essa compreensão pode ser avaliada durante os debates, na elaboração do relatório e na produção do encarte de jornal.

É importante destacar, ainda, que o significado desta proposta didática não está no acúmulo de informações, mas nas descobertas e novos questionamentos que surgem ao longo do caminho. A partir daí, o professor poderá, por meio da análise das discussões e dos trabalhos escritos, avaliar se o processo possibilitou aos alunos o desenvolvimento de atitudes e valores voltados para um trabalho colaborativo, que favoreça o respeito e a cooperação para com seus pares.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.