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É DIA DE FEIRA! CONVERSANDO SOBRE CONSUMISMO E DESCOBRINDO NOVOS SIGNIFICADOS ATRAVÉS DAS RELAÇÕES DE TROCA

 

19/09/2014

Autor e Coautor(es)
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria; Leandro Rezende; Cristiane dos Guimarães Alvim Nunes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Ética Justiça
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial História Tempo da duração
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Descobrir novos significados de objetos antigos/usados.
  • Afirmar que as relações não precisam ser pautadas na compra.
  • Analisar criticamente os apelos comerciais e modismos.
  • Desenvolver habilidades como paciência, compreensão e respeito ao negociar a troca de um brinquedo.
  • Identificar que o que não tem utilidade para uma pessoa pode ser interessante para outra.
  • Identificar com clareza a diferença entre os verbos querer e precisar.
  • Identificar a ligação do consumismo com o gasto em produtos desnecessários.
  • Desenvolver habilidade oral e escrita.
Duração das atividades
9 Aulas de uma hora.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta aula destina-se a alunos do terceiro e quarto ano do ensino fundamental, devido aos recursos utilizados e habilidades envolvidas nas atividades.

Professor, esta aula pretende contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Tem a intenção de proporcionar ao aluno um encontro com a leitura e a escrita de forma lúdica, através de um assunto que faz parte do seu cotidiano.

Estratégias e recursos da aula

AULAS 1-2

 

1° momento: Para introduzir o tema escambo (ou troca direta de mercadorias), apresente e sorteie cinco alunos para lerem o texto (um aluno por frase) da imagem abaixo:

 

Figura 1– Imagem sobre escambo obtida pela autora. Disponível em: http://www.edufin.com.br/edukids/2013/04/01/voce-sabia-escambo-ou-troca-direta/. Acesso em 10 de setembro de 2014.

 

 

2° momento: Para iniciar um diálogo com os alunos sobre a origem do escambo (ou troca direta de mercadorias), com relação a figura apresentada, pergunte:

 

  • Vocês sabiam que, no início da civilização, as mercadorias eram adquiridas através da troca?
  • Vocês acreditam que as trocas eram realizadas motivadas pelo desejo ou pela necessidade?
  • Vocês sabiam que, normalmente, era trocado o excesso da produção, que a pessoa não fosse precisar mais? (Aproveite para citar o exemplo: quem pescasse mais peixe do que o necessário para si e seu grupo trocava este excesso com o de outra pessoa que, por exemplo, tivesse plantado e colhido mais milho do que fosse precisar. Fonte: BANCO CENTRAL DO BRASIL. Origem e Evolução do Dinheiro. Disponível em: http://www.bcb.gov.br/?ORIGEMOEDA. Acesso em 10 de setembro de 2014.)
  • Alguém já realizou alguma troca com algum amigo, como brinquedo, livro, roupa ou conhece alguém que tenha realizado?
  • Com qual intenção a troca foi realizada? Acredita que valeu a pena realizar a troca? Participaria novamente de uma sessão de trocas?

 

 

3° momento: Convide os alunos para fazerem a leitura do livro “Você Troca?”, de Eva Furnari. Caso não exista nenhum exemplar do livro na biblioteca de sua escola, o download no formato “pdf” pode ser baixado pela internet, através do link disponível em: http://www.scribd.com/doc/123067526/LIVRO-VOCE-TROCA-EVA-FURNARI. Acesso em 10 de setembro de 2014.

 

Figura 2- Imagem obtida pela autora da capa do livro “Você troca?”. Disponível em: http://1.bp.blogspot.com/-r-evXJ3xYFM/UQmygAfLR-I/AAAAAAAAGo8/y5rjwsUvhj0/s1600/Slide1.PNG. Acesso em 10 de setembro de 2014.

 

 

4° momento: Convide a turma para se sentar em círculo para facilitar a sequência da leitura. Inicie a leitura do livro, com a fala “você troca” e intercale com a pergunta dos alunos. Dê sequência de leitura no sentido horário. Para a leitura completa são necessários 24 alunos. Se sua turma for menor, quando chegar ao final da roda, o aluno que iniciou a leitura deverá continuar e, assim, sucessivamente até o final do livro. Solicite que cada aluno leia um “produto” da troca, intercalando com a fala do professor (“você troca”), por exemplo:

 

Professor: - Você troca

Aluno 1: - Um gato contente

Aluno 2: - Por um pato com dente?

 

Professor: - Você troca

Aluno 3: - Um canguru de pijama

Aluno 4: - Por um urubu na cama?

 

Professor: - Você troca

Aluno 5: - Um leão sem dente

Aluno 6: - Por um dragão obediente?

 

 

5° momento: Pergunte aos alunos quais trocas do livro eles acreditam que são viáveis e por que. E, ainda, quais trocas sugeridas eles aceitariam fazer. Em seguida, solicite que a turma se divida em duplas para elaborarem perguntas troca-troca seguindo o mesmo padrão de rimas utilizado no livro. No entanto, as trocas propostas deverão ser possíveis de serem realizadas, por exemplo:

 

Você troca:

- uma figurinha autocolante por um alimento sem conservante?

- um chapéu florido por um vestido comprido?

- uma pequena caderneta por uma bela clarineta?

- uma pipa com rabiola por uma mágica cartola?

 

Segue abaixo, sugestão de site para auxiliar na formação das rimas:

Dicionário de Rimas. Língua Portuguesa – Brasil. Disponível em: http://rimas.mmacedo.net/. Acesso em 10 de setembro de 2014.

 

 

6° momento: Solicite que cada dupla elabore um desenho dos produtos propostos para a troca. Cada aluno deverá elaborar um desenho, que deverá ser em cartolina recortada no tamanho 20x20cm. Disponibilize cartolina, régua, tesoura sem ponta, lápis de cor, giz de cera etc. Solicite que abaixo do desenho esteja escrito a pergunta sobre a troca com o nome do “produto”, conforme o exemplo abaixo:

 

Exemplo:

Exemplo elaborado pela autora, através do programa Microsoft PowerPoint 2010, utilizando figuras do recurso Clip-Art do referido programa.

 

7° momento: Convide os alunos para fazerem uma brincadeira com o troca-troca proposto por eles. Embaralhe os desenhos e distribua um para cada aluno. Solicite que não mostrem o desenho sorteado uns para os outros. Solicite que de um lado fiquem os alunos com o desenho com frase iniciada com “um ou uma” (Grupo I) e de outro lado fiquem os alunos com o desenho com frase iniciada com “por um ou por uma” (Grupo II).

 

Sorteie um aluno do Grupo I para iniciar a pergunta e o aluno do Grupo II que estiver com o produto proposto pela troca, considerando a rima, deverá se manifestar e a dupla formada deverá discutir o interesse pela troca de um produto pelo outro. Caso concordem em trocar seus produtos, a dupla estará formada. Caso não concordem, solicite que aguarde todas as propostas serem feitas, com base na rima entre as palavras. E, no final, os alunos que não encontraram seus pares poderão fazer nova proposta de troca, independente da rima entre seus produtos.

 

 

8° momento: Após a realização da brincadeira, convide os alunos a montarem um painel em sala de aula, com o troca-troca, obedecendo à rima entre os produtos oferecidos na troca. Mantenha o painel exposto até o final de todas as atividades relacionadas ao tema.

 

 

 

AULAS 3-4

 

1° momento: Convide os alunos para visitarem a biblioteca de sua escola. Caso na escola não possua uma biblioteca ou, ainda, se a biblioteca da escola não possuir em seu acervo os livros sugeridos nesta aula, convide os alunos para visitarem a biblioteca de sua cidade. Se houver dificuldade em encontrar os livros nestas bibliotecas, realize uma busca pela internet, através da ferramenta Google, de versões dos livros disponibilizadas na extensão “pdf” ou outra. Em último caso, converse com a Direção da escola sobre a possibilidade dos exemplares serem adquiridos.

 

 

2° momento: Divida a turma em quatro grupos e solicite que cada um faça a leitura de um livro da lista sugerida abaixo:

 

GRUPO I – livro “Troca-troca”, de Ana Maria Machado e Claudius. Editora Salamandra, 22p. Resumo: “A história começa quando André se interessa pelo caminhão de Benedito e propõe trocar pela sua antiga bicicleta. A irmã de Benedito pede para André perguntar se sua irmã trocaria uma de suas muitas bonecas por uma cesta de frutas. Desta forma as crianças tomam conhecimento do troca-troca, gostam da ideia, e a notícia vai sendo espalhada. No final a pracinha é tomada por crianças realizando trocas”. Fonte: Troca-troca, o Livro e a Feira. Disponível em: http://crecheladybug.blogspot.com.br/2012/10/troca-troca.html. Acesso em 10 de setembro de 2014

 

Figura 3- Imagem obtida pela autora da capa do livro “Troca-troca”, de Ana Maria Machado e Claudius. Disponível em: http://www.livrariascuritiba.com.br/Imagens%5CLivros%5CNormal%5CLV102654_N.jpg. Acesso em 10 de setembro de 2014.

 

 

Sugestão ao professor

 

Existe a opção de “história narrada” para o livro “Troca-troca”, de Ana Maria Machado e Claudius. A narração de Selma Rosana (duração: 1min53seg) está disponível em: http://plenarinho.camara.gov.br/sala_leitura/ouca-uma-historia/troca-troca. Acesso em 10 de setembro de 2014.

 

 

GRUPO II – livro “A troca”, de Bia Hetzel, ilustrado por Jean-Claude R. Alphen. Editora Manati, 24p. Resumo: “Quanto vale um baú cheio de ouro? Será que vale só um copo de água e um alfinete? Você vai dizer que não. E pensar que quem faz uma troca dessas não tem juízo. Maluquinho da Silva! Mas se estivesse sozinho no deserto, sem ver ninguém há dias, carregando um baú pesadão e morto de sede, será que valeria a pena a troca? Pois assim muda tudo, não é? Morrer de sede ou proteger o tesouro?” Fonte: CARARO, Aryane. A Troca. Disponível em: http://blogs.estadao.com.br/estadinho/2012/07/31/a-troca/. Acesso em 10 de setembro de 2014.

 

Figura 4- Imagem obtida pela autora da capa do livro “A troca”, de Bia Hetzel. Disponível em: http://blogs.estadao.com.br/estadinho/wp-content/blogs.dir/112/files/2012/07/troca.jpg. Acesso em 10 de setembro de 2014.

 

 

GRUPO III – livro “João Felizardo. O rei dos negócios”, de Angela Lago. Editora Cosac Naify, 32p. Resumo: “João Felizardo era um menino que  vivia em um cemitério, até que um belo dia recebeu uma moeda de ouro de herança, caminhando pela vila de volta para sua casa, ele encontrou um homem com um cavalo e  trocou sua moeda pelo animal, mas não ficou satisfeito, pois o cavalo era muito veloz e resolveu trocar com outro homem por um burro, mas o  burro era tão lento que ele encontrou outro homem e trocou por uma cabra, mas ela era tão esperta quanto o João Felizardo que resolveu novamente trocar por um porco, mas o porco era tão sossegado que João Felizardo trocou por um pássaro, o pássaro era tão bonito que João Felizardo antes de cuidar não deixou  que o passarinho voasse e sobrou apenas uma pena, mas era tão leve que João Felizardo, o rei dos Negócios, foi feliz por um imenso segundo.” Fonte: SANTOS, Wanusa Zago dos. João Felizardo, o rei dos negócios. Disponível em: http://comotempoaprendemoscertascoisas.blogspot.com.br/2013/12/joao-felizardo-o-rei-dos-negocios.html. Acesso em 10 de setembro de 2014.

 

Figura 5- Imagem obtida pela autora da capa do livro “João Felizardo. O rei dos negócios”, de Angela Lago. Disponível em: http://oglobo.globo.com/blogs/arquivos_upload/2011/06/428_1523-joaofelizardo.jpg. Acesso em 10 de setembro de 2014.

 

 

GRUPO IV – livro “Um balão por um bacamarte”, de Alastair Reid e Bob Gill. Editora Cosac Naify, 36p. Resumo: “Um balão por um bacamarte é um livro dos anos 60 criado em parceria pelo designer e ilustrador norte-americano Bob Gill e pelo poeta escocês Alstair Reid. Trata-se de um diálogo entre personagens ocultos – sem nome, idade ou descrição física – sobre uma hipotética troca de objetos. Uma borboleta por um ossinho da sorte, uma bandeira por um chapéu de palha ou até um exército por uma cidadezinha. No final, tem-se tudo e nada ao mesmo tempo. Uma crítica ao consumismo e à ilusão de poder embutida na posse de objetos. Funciona também como uma espécie de inventário do mundo por meio dos brinquedos.” Disponível em: http://editora.cosacnaify.com.br/Upload/SaiuImprensa/6/8/7/30092011111110_fsp.JPG. Acesso em 10 de setembro de 2014.

 

Figura 6- Imagem obtida pela autora da capa do livro “Um balão por um bacamarte”, de Alastair Reid e Bob Gill. Disponível em: http://skoob.s3.amazonaws.com/livros/184543/UM_BALAO_POR_UM_BACAMARTE_1403475082P.jpg. Acesso em 10 de setembro de 2014.

 

 

3° momento: Solicite aos grupos que façam a leitura do livro e elaborem um cartaz com um desenho que ilustre a história do livro. Disponibilize cartolina, lápis de cor, giz de cera, tinta guache, pincel etc.

 

 

4° momento: Em seguida, os grupos deverão apresentar o livro, através da leitura integral da história, para o restante da turma em conjunto com a apresentação do cartaz elaborado.

 

 

5° momento: Inicie um diálogo com os alunos sobre o tema abordado nos livros.

 

  • Vocês, normalmente, verificam seus armários para retirarem e doarem ou se desfazerem de objetos (roupas, calçados, brinquedos, livros etc.) que não estão utilizando mais? Por quê? – o que é antigo para um pode ser novo para outro! – por que acumular coisas que não usamos?
  • Vocês já pararam para pensar que quando compram algo se é por vontade ou necessidade? – nem tudo que a gente quer a gente precisa!
  • Vocês já pararam para pensar que trocar objetos pode ser mais divertido do que comprar? – as feiras de troca são uma ótima oportunidade de fazer novas amizades!
  • O que vocês acham de fazer trocas sem utilizar dinheiro? – uma troca permite uma conversa entre as partes e, por exemplo, as duas pessoas saem ganhando.

 

 

Não usar dinheiro implica uma lógica diferente e mais solidária do que a lógica do mercado, em que eu passo a valorizar mais as relações com as pessoas, o trabalho que elas fazem e o uso que eu faço das coisas, em vez de valorizar os produtos e o dinheiro.” Fonte: Por que fazer trocas sem usar dinheiro? Disponível em: http://feiradetrocaubatuba.wordpress.com/. Acesso em 10 de setembro de 2014.

 

 

6° momento: Após o fechamento desta aula, disponibilize um espaço em sala para a exposição dos cartazes elaborados, durante o desenvolvimento da atividade relacionada ao tema.

 

 

 

AULAS 5-7

 

1° momento: Para promover uma reflexão dos alunos sobre o consumo exagerado e desnecessário, apresente imagens de diferentes produtos publicados em revistas, jornais, internet. Escolha propagandas de produtos que não sejam “essenciais” como celulares de última geração, brinquedos ultramodernos, produtos com personagens etc. Atividade sugerida adaptada de BARRETO, Renata Inah Gomes. “Será mesmo que... eu preciso, tanto?”. Disponível em: http://issuu.com/maristavilavelha/docs/tanto. Acesso em 12 de setembro de 2014.

 

Figura 7– Imagem, obtida pela autora, de produtos com estampa de personagem. Disponível em: http://lh5.ggpht.com/_D0emG4bujsk/TTVW4XeOHaI/AAAAAAABycc/dVd1MFgLRqM/s1600/25619_TA_VOLTAULAS_150x2502_.menor2.jpg. Acesso em 11 de setembro de 2014.

 

Figura 8– Imagem, obtida pela autora, de produtos escolares com estampa de personagem. Disponível em: http://1.bp.blogspot.com/-2d83J7mOPDw/UqsiVwjuGQI/AAAAAAAAJRg/iHzm68N9xdo/s1600/linha-material-escolar-chiquititas-2014.jpg. Acesso em 17 de setembro de 2014.

 

Figura 9– Imagem, obtida pela autora, de produtos diversos com estampa de personagem. Disponível em: http://apontodesign.com/blog/wp-content/uploads/2012/11/produtos_design.jpg. Acesso em 17 de setembro de 2014.

 

Figura 10– Imagem, obtida pela autora, de produtos de higiene com estampa de personagens. Disponível em: http://dicaspaisefilhos.com.br/wp-content/uploads/2014/05/Imagem12-600x269.png. Acesso em 17 de setembro de 2014.

 

Figura 11– Imagem, obtida pela autora, de brinquedo moderno. Disponível em: http://blogdebrinquedo.com.br/wp-content/uploads/2007/12/rc_ferrari-enzo.jpg. Acesso em 17 de setembro de 2014.

 

Figura 12– Imagem, obtida pela autora, de jogo eletrônico ultramoderno. Disponível em: http://img546.imageshack.us/img546/3055/nintendo3dslite.jpg. Acesso em 17 de setembro de 2014.

 

Figura 13– Imagem, obtida pela autora, de celular ultramoderno. Disponível em: http://i-cdn.phonearena.com/images/articles/136971-image/That-wrap-around-edge-on-the-Note-Edge-comes-with-three-main-features.jpg. Acesso em 17 de setembro de 2014.

 

 

 

2° momento: Com relação às imagens apresentadas, de diferentes produtos publicados em revistas, jornais, internet,  pergunte aos alunos:

 

  • Vocês gostariam de comprar ou ganhar algum desses produtos? Por quê?
  • Vocês acreditam que algum desses produtos é indispensável em suas vidas? Por quê?
  • Vocês conseguem perceber a diferença entre desejo e necessidade?

 

 

3° momento: Para dar continuidade à reflexão sobre o consumo excessivo e desnecessário, convide os alunos para fazerem a leitura do livro “Eu preciso tanto!”, de Shirley Souza. Editora Escala Educacional, 48p. Resumo: “Como saber a diferença entre querer e precisar? Sempre que Gabriela pede algo a seus pais eles a fazem pensar sobre isso: ela simplesmente quer ou ela precisa do que pediu? Sua melhor amiga ganha tudo o que pede. Por que com ela não é fácil assim? A partir de situações do dia a dia, o leitor reflete sobre o consumismo cada vez mais presente entre as crianças.” Fonte: SOUZA, Shirley. Eu preciso tanto! Disponível em: http://www.shirleysouza.com.br/livros-preciso-tanto.html. Acesso em 11 de setembro de 2014.

 

Figura 14- Imagem obtida pela autora da capa do livro “Eu preciso tanto!”, de Shirley Souza. Disponível em: http://www.shirleysouza.com.br/capas/capinha-preciso-tanto.jpg. Acesso em 12 de setembro de 2014.

 

Realize um sorteio de alguns alunos para fazerem a leitura do livro. O número de alunos deverá ser igual ao número de páginas escritas do livro.

 

 

Sugestão ao professor

 

Verifique junto à biblioteca de sua escola, se existe um exemplar do livro “Eu preciso tanto!”, de Shirley Souza. Caso na escola não possua uma biblioteca ou, ainda, se a biblioteca da escola não possuir em seu acervo o livro sugerido nesta aula, procure fazer uma visita à biblioteca de sua cidade. Se houver dificuldade em encontrar o livro para o desenvolvimento desta aula nestas bibliotecas, realize uma busca pela internet, através da ferramenta Google, de versões dos livros disponibilizadas na extensão “pdf” ou outra. Em último caso, converse com a Direção da escola sobre a possibilidade do exemplar ser adquirido.

 

 

4° momento: Com relação ao tema geral do livro, pergunte aos alunos:

 

  • Qual a diferença entre QUERER e PRECISAR?
  • Normalmente, quando vocês pedem para seus pais comprarem algo, avaliam antes se realmente precisam daquilo ou apenas pedem porque querem mesmo? Justifique.

 

5° momento: Apresente aos alunos um breve conceito e exemplo de querer e precisar, discutido por Rosely Sayão no texto “Querer é uma coisa, precisar é outra”. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/equilibrio/25683-querer-e-uma-coisa-precisar-e-outra.shtml. Acesso em 11 de setembro de 2014.

 

PRECISAR

"[...] diz respeito a uma NECESSIDADE, a uma carência que exige satisfação.

Por exemplo: temos fome e sede, por isso precisamos de líquido e de alimento para a satisfação dessas necessidades."

X

QUERER

"[...] diz respeito a uma INTENÇÃO, a uma aspiração.

O querer é algo que nos move, mas NÃO É uma necessidade.

Por exemplo: querer um celular novo quando o antigo ainda funciona."

 

 

IMPORTANTE!

 

QUEM QUER pode esperar, pode trocar o objeto do querer para que se torne mais acessível e pode, inclusive, perceber que terá de desistir desse querer.

 

QUEM PRECISA pode esperar por pouco tempo, não pode trocar o objeto da necessidade e tampouco pode desistir dele.

 

 

6° momento: Solicite que os alunos elaborem uma lista de três "vontades - querer" e três "necessidades - precisar". Em seguida, solicite que cada aluno leia em voz alta suas listas. Na medida em que forem lendo, anote na lousa. Após todos apresentarem suas listas, convide os alunos a refletirem sobre a lista, com base nas informações passadas anteriormente. Se o que eles listaram como necessário, de fato o são. Como também, analisarem qual a importância dos itens listados como “vontades”.

 

 

7° momento: Solicite que cada aluno elabore uma redação de, aproximadamente, 15 linhas, considerando seu ponto de vista sobre os assuntos discutidos até o momento: escambo, troca, querer, necessitar, consumo.

 

 

8° momento: Convide os alunos a fazerem a leitura de sua redação para o restante da turma. Posteriormente, reserve a redação para integrar a avaliação final das atividades.

 

 

9° momento: Convide os alunos para organizarem uma "Feira de Troca de Brinquedos" em sala de aula, na semana seguinte. Solicite que cada aluno escolha em casa, com a ajuda dos pais, um brinquedo em bom estado que já foi “deixado de lado” porque para ele já não é mais interessante. Solicite que cada aluno escreva uma carta com uma breve história daquele brinquedo, desde que ele passou a fazer parte de sua vida, sua importância e o que o brinquedo representa para ele. É importante deixar claro para os alunos que a partir do momento em que aceitarem a troca do brinquedo, ele passará a ser do outro, desta forma eles precisam escolher de forma consciente, considerando o valor afetivo para si e o valor de uso para o novo dono, procurando minimizar uma possível frustração decorrida da troca.

 

 

Sugestão ao professor

 

Enviar um comunicado aos pais sobre o tema das aulas desenvolvidas nas últimas semanas, bem como a proposta da “Feira de Troca de Brinquedos” a ser realizada entre os alunos, torna-se importante na medida em que os pais de cada aluno podem auxilia-lo na escolha do brinquedo e na compreensão da proposta da feira.

 

Para organizar a feira de troca de brinquedos, acesse o site do Instituto Alana, “Organize sua própria feira de troca de brinquedos”. Disponível em: http://feiradetrocas.com.br/organize-a-sua/ . Acesso em 10 de setembro de 2014. 

 

O material e as dicas para ajudar a fazer uma feira de trocas de brinquedos foram elaborados pelo Instituto Alana, que é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que reúne os projetos que apostam na busca pela garantia de condições para a vivência plena da infância. Para conhecer melhor os projetos do Instituto Alana, acesse: http://alana.org.br/#projetos. Acesso em 10 de setembro de 2014.

 

Figura 15- Imagem obtida pela autora da capa do Guia para Feira de Troca de Brinquedos. Disponível em: http://feiradetrocas.com.br/wp-content/uploads/2013/08/Alana_FeiraTroca_Guia.pdf. Acesso em 10 de setembro de 2014.

 

 

 

AULAS 8-9

 

Destine duas aulas geminadas para a realização da Feira de Troca de Brinquedos e permitir que os alunos tenham tempo suficiente para conversarem entre si e negociarem a troca dos brinquedos de forma que todos saem satisfeitos com suas trocas.

 

Figura 16- Imagem obtida pela autora. Disponível em: http://chidneris.files.wordpress.com/2011/12/dia-da-troca.jpg. Acesso em 05 de setembro de 2014.

 

 

A "Feira de Troca de Brinquedos" poderá acontecer inicialmente em sala de aula. Para deixar o ambiente mais divertido, disponibilize um aparelho de som para tocar músicas infantis durante o evento. Experimente solicitar, antecipadamente, que os alunos tragam de casa alguns quitutes e frutas para serem servidos durante a feira e deixa-la ainda mais descontraída.

 

 

No dia "Feira de Troca de Brinquedos", convide os alunos a organizarem suas mesas em circulo e colocarem o brinquedo levado para a troca sobre a mesa, junto com a carta explicando a história do brinquedo. Posteriormente, convide os alunos a circularem pela sala e conhecerem os brinquedos uns dos outros. E na medida em que forem surgindo interesse pela troca, iniciarem um diálogo de negociação para que seja efetivada.

 

 

No final da atividade, solicite que os alunos completem a frase “Eu gostei da Feira de Troca de Brinquedos porque...” A frase deverá ser escrita e lida por cada aluno para o restante da turma.

 

 

Sugestão ao professor

 

 

Após a experiência em sala de aula, faça a sugestão à Diretoria da escola que seja realizada uma "Feira de Troca de Brinquedos" com todos os alunos da escola. Sugira, por exemplo, que seja instituído "o Dia da Troca", para que seja incluída no calendário de eventos da escola, de preferência, próximo e anterior ao Dia das Crianças.

Recursos Complementares

ARAUJO, Liliane dos Guimarães Alvim Nunes. Propaganda e consumo: pensando e aprendendo sobre o consumismo. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=53107. Acesso em 07 de setembro de 2014.

 

ARAUJO, Liliane dos Guimarães Alvim Nunes. Todo dia é dia da criança: refletindo sobre o consumismo na infância. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=53032. Acesso em 07 de setembro de 2014.

 

EQUIPE AKATU. Crianças e consumo, uma relação delicada. Disponível em: http://www.akatu.org.br/Temas/Consumo-Consciente/Posts/Criancas-e-consumo-uma-relacao-delicada. Acesso em 10 de setembro de 2014.

 

PIMENTEL, Gilka Silva. O escambo e o sistema de trocas. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23506. Acesso em 02 de setembro de 2014.

 

RUAS, Desirée. Feira de Troca de Brinquedos, uma experiência simples e complexa. Disponível em: http://www.ecologiaintegral.org.br/feira_brinquedos2.html. Acesso em 10 de setembro de 2014.

Avaliação

A avaliação deverá ser processual e contínua. Procure perceber, no decorrer das atividades, se os alunos foram capazes de afirmar que as relações não precisam ser pautadas na compra. E, ainda, se foram capazes de descobrir novos significados de objetos usados e identificar que o que não tem utilidade para uma pessoa pode ser interessante para outra. Verifique se os alunos conseguiram analisar criticamente os apelos comerciais e modismos discutidos em sala de aula, bem como identificaram com clareza a diferença entre os verbos querer e precisar e, ainda, a ligação da prática do consumo exagerado com o gasto em produtos desnecessários. Avalie se no evento realizado para a troca de brinquedos, os alunos conseguiram desenvolver algumas habilidades como paciência, compreensão e respeito ao realizar a negociação de troca. Avalie, também, o desenvolvimento da linguagem oral e escrita nas atividades e participações individuais e coletivas dos alunos, por exemplo, na redação produzida na aula 5, sobre assuntos relacionados ao tema central, entre outras produções. Por fim, observe o envolvimento com o assunto nas rodas de conversa realizadas ao longo de todas as aulas.

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