Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Reconhecendo as inadequações relativas às concordâncias

 

20/09/2014

Autor e Coautor(es)
WALLESKA BERNARDINO SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias e Lazuíta Goretti

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: variação linguística: modalidades, variedades, registros
Ensino Médio Língua Portuguesa Recursos linguísticos em uso: fonológicos, morfológicos, sintáticos e lexicais
Educação Escolar Indígena Línguas Análise linguística e sociolinguística
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Análise linguística
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Exercitar o uso das regras de concordância nominal e verbal por meio de quiz online.
  • Identificar inadequações quanto às regras de concordância, por meio de uma competição intra e interclasse.
Duração das atividades
4 aulas de 100 minutos cada (Obs.: dependerá do número de turmas existentes)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conteúdos: concordância verbal e nominal.

Estratégias e recursos da aula

Estratégias e recursos:

  • jogo online;
  • atividade competitiva de pergunta e resposta;
  • busca online.

 

Professor, para essa aula ser exitosa, é imprescindível que os conteúdos concordância nominal e verbal já tenham sido ministrados.

  • Para acessar aulas desses conteúdos, busque os seguintes endereços:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=36069 Acesso em 18 set. 2014.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=27302 Acesso em 18 set. 2014. 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=35909 Acesso em 18 set. 2014. 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=16281 Acesso em 18 set. 2014. 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=10394 Acesso em 18 set. 2014. 

 

Módulo 1

Atividade 1

O objetivo é os alunos exercitarem o uso das regras de concordância nominal e verbal por meio de um quiz online.

 

A aula deverá acontecer no laboratório de informática. Os alunos deverão trabalhar em duplas, de modo que um ajude o outro.

 

Deverão acessar os seguintes endereços:

  • Concordância verbal

http://rachacuca.com.br/educacao/portugues/concordancia-verbal/ Acesso em 18 set. 2014. 

 

  • Concordância nominal

http://rachacuca.com.br/educacao/portugues/concordancia-nominal/ Acesso em 18 set. 2014. 

 

Professor, peça aos alunos para que, quando tiverem alguma dúvida, chamem-no!

 

Atividade 2

O objetivo é os alunos identificarem inadequações nos exemplos listados.

 

O professor dividirá a sala em quatro grupos e para cada grupo apresentará 4 ocorrências de inadequações relativas à concordância nominal e verbal.

Quando autorizados pelo professor, os alunos deverão identificar a inadequação de cada exemplo, corrigi-la e citar a regra de concordância que foi infringida.

Exemplo:

Regra infringida:

Substantivos que só são utilizados no plural = caso  estiverem após um artigo, o verbo concordará com o artigo. Caso não, o verbo fica no singular.
  • As Minas Gerais detêm muitos amantes pela natureza.
  • Minas Gerais detém muitos amantes pela natureza.

Correção:

  • EUA não está nem nunca estará em guerra com o Islã, diz Obama.
  • Os EUA não estão nem nunca estarão em guerra com o Islã, diz Obama.

 

 

Sugestões:

http://2.bp.blogspot.com/-UOd4G0CR7Qo/TguKwCtZKMI/AAAAAAAAACU/IJZGlZhq0dY/s1600/pol%25C3%25ADcia+da+l%25C3%25ADngua+2.jpg Acesso em 18 set. 2014. 

 

http://4.bp.blogspot.com/_7fBMwJV7rOg/TOEsY2MO2QI/AAAAAAAABmI/KvMOpnmymQ0/s1600/Confeciona-se.JPG Acesso em 18 set. 2014. 

 

http://2.bp.blogspot.com/_66N8ybuBfFE/TAwmlTB-8tI/AAAAAAAAApg/n_iAMkFSLlQ/s1600/Praca+escola+6-6-10.JPG Acesso em 18 set. 2014. 

 

http://1.bp.blogspot.com/-fZ1QopV9ZWk/TrHoDRe8omI/AAAAAAAAAjo/Xe40oLegmM0/s400/WSCOM_02_11.jpg Acesso em 18 set. 2014. 

 

http://www.e-zap.net/image.axd?picture=2010%2F4%2Farmas.jpg Acesso em 18 set. 2014. 

 

http://4.bp.blogspot.com/-gKq0ZCufaMY/UV19ZizMWfI/AAAAAAAAC-0/zZZtRNGt2_M/s1600/553051_492572547456876_340398473_n.jpg Acesso em 18 set. 2014.

 

 

 

Atividade 3

O objetivo é promover uma competição interclasse sobre o reconhecimento das regras de concordância.

 

Os alunos, ainda trabalhando em quatro grupos, deverão buscar na internet exemplos de inadequações relativas à concordância verbal e nominal. Cada grupo deverá selecionar, pelo menos, 10 ocorrências. 

De posse dessas ocorrências, a ideia é que eles organizem uma competição, que deve atender a seguinte ordem:

  1. disputa entre os quatro grupos da sala;
  2. disputa entre dois grupos semifinalistas da sala;
  3. disputa do campeão de uma sala com outro campeão de outra sala.

 

  • Professor, a ideia é tornar prazerosa a internalização das regras de concordância, por meio de uma disputa interclasse. Ao campeão interclasse o prêmio pode ser desde uma nota significativa durante os períodos avaliativos (bimestre ou trimestre letivo) a um passeio, por exemplo, ao cinema da cidade.
Recursos Complementares
Avaliação
  • Nessa proposta, o foco de interesse é o exercício do reconhecimento das inadequações quanto à concordância verbal e nominal. Para além do reconhecimento, as atividades propostas objetivam a internalização das regras de concordância de uma maneira mais divertida.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.