20/10/2014
Angela Cristina dos Santos, Antomar Araújo Ferreira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Cálculo |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Álgebra |
Ensino Médio | Matemática | Álgebra |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Tratamento da informação |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Grandezas e medidas |
Ensino Médio | Física | Movimento, variações e conservações |
A fim de desenvolver a competência da área 5 da Matriz de Referência de Matemática e sua Tecnologias do ENEM:
Mais especificamente, avaliar as habilidades:
Para isso são propostos para essa aula os seguintes objetivos:
Essa aula é a continuidade de três outras, listadas abaixo:
Essa aula encerra os cálculos para se decidir qual herói seria o mais adequado para combater o meteoro que ameaça a terra. Seguem a segunda etapa (a velocidade do soco contra o meteoro), terceira etapa (calculando a energia liberada pelo soco de cada herói) e quarta etapa (calculando a energia equivalente à energia liberada por explosivos).
COMENTÁRIO: Caso seja necessário, faça uma síntese da aula anterior. É importante que os(as) alunos(as) retomem o processo, uma vez que um dos propósitos dessa aula é mostrar que a matemática pode ser entendida enquanto um conjunto de ferramentas que traz sentido a fatos da realidade (ou da fantasia, como é o caso).
Professor(a), comente a respeito da segunda etapa. Lembre que as massas foram calculadas na primeira e que resta decidir a velocidade de cada herói em relação à velocidade da luz. Em seguida apresente-a:
OBSERVAÇÃO: Tal como na aula anterior, o que segue é um roteiro direcionado, no qual os comentários para o(a) professor(a) estão destacados em vermelho.
Segundo o site http://mundoestranho.abril.com.br/materia/qual-superheroi-e-mais-rapido-flash-ou-superman (acesso 07 out. 2014) parece difícil eleger, dentre o Flash e o Super-Homem. No entanto, em algumas disputas dos quadrinhos, coloca-se o Flash como vencedor de algumas disputas de velocidade. Informações sobre a velocidade de Hulk são difíceis de se encontrar.
OBSERVAÇÃO: Não será considerada a velocidade do meteoro, apenas a do punho do herói.
Vamos, portanto, adotar as seguintes velocidades:
Quadro 1: Porcentagem das velocidades
Herói |
Porcentagem da velocidade do herói em relação à velocidade da luz |
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Porcentagem |
Representação decimal |
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Hulk |
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Super-homem |
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Flash |
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Fonte: Arquivo do autor
Professor(a), lembre-se que dentre os(as) alunos(as) podem haver conhecedores(as) de quadrinhos que podem contribuir para a estimativa das velocidades.
A partir do preenchimento do quadro, encaminhe a terceira etapa. Ressalte que é o momento de finalizar, uma vez que já possuem todos os dados necessários, bastando retomar à fórmula de Einstein e substituí-los.
Agora que já temos todos os dados necessários podemos substituí-los na fórmula para determinarmos as energias.
OBSERVAÇÃO: Professor(a), caso tenha optado por um relatório, reserve espaço considerável para os cálculos. Lembre-se que irá trabalhar com a velocidade da luz em metros por segundo.
Quadro 2: Calculando as energias dos socos dos heróis
HULK |
m: _____ p: _____
|
SUPER- HOMEM |
m: _____ p: _____
|
FLASH |
m: _____ p: _____
|
Fonte: Arquivo do autor
OBSERVAÇÃO: O resultado de cada fórmula acima apresentado com uma unidade de medida chamada joule (J). O joule (J) mede a energia mecânica como, por exemplo, a energia necessária para acelerar objetos.
Lance um questionamento:
Após o questionamento, encaminhe a quarta etapa.
Para destruir o meteoro que ameaça a terra, seriam necessários explosivos. Um deles é o TNT. Segundo o site http://pt.wikipedia.org/wiki/Equivalente_em_TNT (acesso 20 out. 2014), a explosão de 1 kg de TNT libera 4 184 000 de joules.
Vamos determinar o equivalente, em energia, ao soco de cada herói. Para isso, basta dividirmos a energia encontrada anteriormente para cada um deles, pela quantidade de joules liberados pela explosão de 1 kg de TNT. Portanto, podemos fazer a seguinte consideração.
De modo que Eq representa a quantidade de kg de TNT que seriam equivalentes para representar o soco de cada herói.
Vamos aos cálculos!!!
Quadro 3: Comparando as energias dos socos às energias liberadas por explosões
HULK |
|
SUPER- HOMEM |
|
FLASH |
|
Fonte: Arquivo do autor
Com essa aula recordamos diversos conteúdos da matemática como, por exemplo, algumas grandezas e suas respectivas unidades de medida, porcentagem, regra de três simples, razões, fórmulas, etc. Apesar da situação fantasiosa que utilizamos, podemos refletir sobre a grandiosidade da energia e o quanto seu uso pode trazer benefícios.
Reserve um momento para discussão final, inclusive sobre a opinião dos(as) estudantes a respeito da aula. Além disso, deixe claro que esse não é um momento que busca incentivar a violência, tampouco, valorizar a força física. Na verdade o objetivo é utilizar diversos conteúdos para fundamentar algo fantasioso e verificar as possibilidades (é possível ou não?).
Espera-se que essa aula tenha sido um momento divertido. Espera-se também que ela tenha possibilitado, aos alunos(as), vivenciar uma experiência que lhes tenha mostrado, nitidamente, a necessidade de se compreender e saber utilizar os diferentes conteúdos matemáticos na resolução de problemas. De modo que se possa comparar a situação a partir da comparação com um mecânico que, para resolver um problema de "pane" no motor de um automóvel, por exemplo, deve escolher/selecionar diferentes ferramentas que, quando utilizadas em conjunto e adequadamente, possibilitam a resolução do problema, no caso, o conserto do motor.
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=iItfqDViLcg (acesso 10 out. 2014)
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=ePIcjVyoQ1g (acesso 10 out. 2014).
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=2VFbMTTAZbw (acesso 10 out. 2014).
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=nyS_fYNdL9o (acesso 10 out. 2014).
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=mQHDYtsBz7c (acesso 10 out. 2014).
O processo de avaliação poderá ocorrer em todas as etapas, mediante a participação e o envolvimento dos alunos. Sugere-se ainda a avaliação individualizada com base no preenchimento dos relatórios ao longo da aula (cálculo das velocidades e energias).
Três estrelas 1 classificações
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27/10/2014
Três estrelasBom entendimento.