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Uma ameaça contra a terra, três super-heróis, a Matemática e a Física – Parte 2

 

20/10/2014

Autor e Coautor(es)
MARIO LUCIO ALEXANDRE
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Angela Cristina dos Santos, Antomar Araújo Ferreira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Cálculo
Ensino Fundamental Final Matemática Álgebra
Ensino Médio Matemática Álgebra
Ensino Fundamental Final Matemática Tratamento da informação
Ensino Fundamental Final Matemática Grandezas e medidas
Ensino Médio Física Movimento, variações e conservações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

A fim de desenvolver a competência da área 5 da Matriz de Referência de Matemática e sua Tecnologias do ENEM:

 

  • Modelar e resolver problemas que envolvem variáveis socioeconômicas ou técnico-científicas, usando representações algébricas.

 

Mais especificamente, avaliar as habilidades:

 

  • Identificar relações algébricas que expressem relações entre grandezas (H19).
  • Resolver situação-problema cuja modelagem envolva conhecimentos algébricos (H20).
  • Utilizar conhecimentos algébricos/geométricos como recurso para a construção de argumentação (H22).

 

Para isso são propostos para essa aula os seguintes objetivos:

 

  • Realizar cálculos de proporcionalidade.
  • Utilizar o Princípio de Arquimedes para calcular o volume de um corpo irregular.
  • Utilizar a densidade para discutir a relação massa/volume da água.
  • Utilizar porcentagem como comparação entre duas grandezas.
  • Mesclar a fantasia das histórias em quadrinhos com o estudo da álgebra, sobretudo das fórmulas.
Duração das atividades
3 horas/aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Razão.
  • Proporção.
  • Regra de três.
Estratégias e recursos da aula

Essa aula é a continuidade de três outras, listadas abaixo:

 

 

Essa aula encerra os cálculos para se decidir qual herói seria o mais adequado para combater o meteoro que ameaça a terra. Seguem a segunda etapa (a velocidade do soco contra o meteoro), terceira etapa (calculando a energia liberada pelo soco de cada herói) e quarta etapa (calculando a energia equivalente à energia liberada por explosivos).

 

COMENTÁRIO: Caso seja necessário, faça uma síntese da aula anterior. É importante que os(as) alunos(as) retomem o processo, uma vez que um dos propósitos dessa aula é mostrar que a matemática pode ser entendida enquanto um conjunto de ferramentas que traz sentido a fatos da realidade (ou da fantasia, como é o caso).

Professor(a), comente a respeito da segunda etapa. Lembre que as massas foram calculadas na primeira e que resta decidir a velocidade de cada herói em relação à velocidade da luz. Em seguida apresente-a:

 

OBSERVAÇÃO: Tal como na aula anterior, o que segue é um roteiro direcionado, no qual os comentários para o(a) professor(a) estão destacados em vermelho.

 

SEGUNDA ETAPA: A VELOCIDADE DO SOCO CONTRA O METEORO

 

Segundo o site http://mundoestranho.abril.com.br/materia/qual-superheroi-e-mais-rapido-flash-ou-superman  (acesso 07 out. 2014) parece difícil eleger, dentre o Flash e o Super-Homem. No entanto, em algumas disputas dos quadrinhos, coloca-se o Flash como vencedor de algumas disputas de velocidade. Informações sobre a velocidade de Hulk são difíceis de se encontrar.

 

OBSERVAÇÃO: Não será considerada a velocidade do meteoro, apenas a do punho do herói.

 

Vamos, portanto, adotar as seguintes velocidades:

 

 

Quadro 1: Porcentagem das velocidades

Herói

  Porcentagem da velocidade do herói em relação à velocidade da luz

Porcentagem

Representação decimal

Hulk

 

 

Super-homem

 

 

Flash

 

 

Fonte: Arquivo do autor

 

 

Professor(a), lembre-se que dentre os(as) alunos(as) podem haver conhecedores(as) de quadrinhos que podem contribuir para a estimativa das velocidades.

A partir do preenchimento do quadro, encaminhe a terceira etapa. Ressalte que é o momento de finalizar, uma vez que já possuem todos os dados necessários, bastando retomar à fórmula de Einstein e substituí-los.

 

TERCEIRA ETAPA: CALCULANDO A ENERGIA LIBERADA PELO SOCO DE CADA HERÓI

 

Agora que já temos todos os dados necessários podemos substituí-los na fórmula para determinarmos as energias.

 

OBSERVAÇÃO: Professor(a), caso tenha optado por um relatório, reserve espaço considerável para os cálculos. Lembre-se que irá trabalhar com a velocidade da luz em metros por segundo.

 

 

Quadro 2: Calculando as energias dos socos dos heróis

HULK

   formula1

 

   m: _____

   p: _____

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

       SUPER-  HOMEM 

   formula1

 

   m: _____

   p: _____

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

FLASH

   formula1

 

   m: _____

   p: _____

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Arquivo do autor

 

 

OBSERVAÇÃO: O resultado de cada fórmula acima apresentado com uma unidade de medida chamada joule (J). O joule (J) mede a energia mecânica como, por exemplo, a energia necessária para acelerar objetos.

 

Lance um questionamento:

 

- E se fossemos comparar os valores da  energia determinada para cada um dos três super-heróis  a uma explosão, o que resultaria?

 

Após o questionamento, encaminhe a quarta etapa.

 

QUARTA ETAPA:  CALCULANDO A ENERGIA EQUIVALENTE À QUANTIDADE DE ENERGIA LIBERADA POR EXPLOSIVOS

 

Para destruir o meteoro que ameaça a terra, seriam necessários explosivos. Um deles é o TNT. Segundo o site http://pt.wikipedia.org/wiki/Equivalente_em_TNT (acesso 20 out. 2014), a explosão de 1 kg de TNT libera 4 184 000 de joules.

Vamos determinar o equivalente, em energia, ao soco de cada herói. Para isso, basta dividirmos a energia encontrada anteriormente para cada um deles, pela quantidade de joules liberados pela explosão de 1 kg de TNT. Portanto, podemos fazer a seguinte consideração.

 

 

formula2

 

 

De modo que Eq representa a quantidade de kg de TNT que seriam equivalentes para representar o soco de cada herói.

 

Vamos aos cálculos!!!

 

 

Quadro 3: Comparando as energias dos socos às energias liberadas por explosões

HULK

   formula3

 

 

 

 

 

 

 

 

   SUPER-  HOMEM 

   formula3

 

 

 

 

 

 

 

FLASH

formula3

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Arquivo do autor

 

 

Com essa aula recordamos diversos conteúdos da matemática como, por exemplo, algumas grandezas e suas respectivas unidades de medida, porcentagem, regra de três simples, razões, fórmulas, etc. Apesar da situação fantasiosa que utilizamos, podemos refletir sobre a grandiosidade da energia e o quanto seu uso pode trazer benefícios.

 

- Mas, e aí, a opção marcada inicialmente é a mesma que concluímos?

 

Reserve um momento para discussão final, inclusive sobre a opinião dos(as) estudantes a respeito da aula. Além disso, deixe claro que esse não é um momento que busca incentivar a violência, tampouco, valorizar a força física. Na verdade o objetivo é utilizar diversos conteúdos para fundamentar algo fantasioso e verificar as possibilidades (é possível ou não?).

 

Espera-se que essa aula tenha sido um momento divertido. Espera-se também que ela tenha possibilitado, aos alunos(as), vivenciar uma experiência que lhes tenha mostrado, nitidamente, a necessidade de se compreender e saber utilizar os diferentes conteúdos matemáticos na resolução de problemas. De modo que se possa comparar a situação a partir da comparação com um mecânico que, para resolver um problema de "pane" no motor de um automóvel, por exemplo, deve escolher/selecionar diferentes ferramentas que, quando utilizadas em conjunto e adequadamente, possibilitam a resolução do problema, no caso, o conserto do motor.

Recursos Complementares

Qual o soco mais forte?

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=iItfqDViLcg (acesso 10 out. 2014)

 

E = mc2 [1 - Energia]

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=ePIcjVyoQ1g (acesso 10 out. 2014).

 

E = mc2 [2 - Massa]

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=2VFbMTTAZbw (acesso 10 out. 2014).

 

E = mc2 [3 – Velocidade da luz]

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=nyS_fYNdL9o (acesso 10 out. 2014).

 

E = mc2 [4 - Relatividade]

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=mQHDYtsBz7c (acesso 10 out. 2014).

Avaliação

O processo de avaliação poderá ocorrer em todas as etapas, mediante a participação e o envolvimento dos alunos. Sugere-se ainda a avaliação individualizada com base no preenchimento dos relatórios ao longo da aula (cálculo das velocidades e energias).

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