24/11/2014
Elizabet Rezende de Faria; Leandro Rezende; Cristiane dos Guimarães Alvim Nunes
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Conservando o ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Natureza |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Manejo e conservação ambiental |
Esta aula destina-se a alunos do quarto ano do ensino fundamental e pretende contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.
Vê-se a importância de trabalhar a conscientização ambiental dos alunos ao longo de todo o ano. No entanto, seria interessante fazer um planejamento para que estas aulas sejam ministradas no mês de Maio e que a última aula, que tem como proposta a realização de uma campanha de conscientização ambiental, seja ministrada na primeira semana de junho, uma vez que o Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado anualmente no dia cinco desse mês.
1° momento: Para uma introdução ao tema, convide os alunos para assistirem ao vídeo “A odisseia de uma garrafa | PNUMA”, postado por ONUBrasil. Duração: 1min. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=EWqnWXnXURw. Acesso em 30 de outubro de 2014.
Figura 1- Imagem, obtida pela autora, do vídeo “A odisseia de uma garrafa | PNUMA”. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=EWqnWXnXURw. Acesso em 30 de outubro de 2014.
2° momento: Para verificar a compreensão dos alunos quanto à mensagem do vídeo, pergunte:
3° momento: Distribua aos alunos uma cópia da crônica “A saga da garrafa pet”, de Ernesto Araújo. Sorteie seis alunos para realizar a leitura em voz alta, sendo um aluno responsável por cada parágrafo.
Ernesto Araújo
[aluno 1] Pet, esse é o nome da garrafinha da nossa estória, cujo maior sonho era chegar ao mar, mais especificamente, oceano atlântico. Seu ponto de partida, Goiânia. Quem iria ajuda-la? Nós mesmos, os seres humanos, moradores da cidade.
[aluno 2] Pet começou sua jornada dentro de uma fábrica de garrafas, de lá partiu para receber o líquido doce e gaseificado que seria consumido por alguém num momento de sede. O grande momento chegou, Pet torceu para que a pessoa que a consumiria não a jogasse no lixo. Batata! Pet foi jogada na rua, de dentro do carro, caiu no chão e rolou pra perto do meio-fio, – maravilha, pensou ela. Por sorte era período chuvoso, Pet poderia ser transportada mais rapidamente para dentro de um bueiro, e de lá para dentro de um rio.
[aluno 3] A espera foi longa, Pet aguardou pacientemente pela água, – nossa, essa água que não cai! Num golpe de sorte uma criança começou a chutar a garrafa, e utilizou justamente a entrada do bueiro como uma espécie de gol. Com um chute certeiro Pet entrou, estava mais segura, poderia aguardar a chuva lá. Alguns dias depois, eis que caem as primeiras gotas, Pet torceu para ser uma chuva forte, e foi. Finalmente, sua jornada começou, Pet chegou a um córrego, que depois foi para um rio.
[aluno 4] Nossa amiga ficou maravilhada com a paisagem, não estava só, logo fez amizade com várias outras garrafas que foi encontrando pelo caminho. Algumas eram veteranas, já estavam no rio havia muito tempo, pois quando o rio enchia, elas iam pras margens e muitas vezes não saiam a tempo quando o rio ficava vazio, ficavam então presas nas margens, aguardando a próxima vez que as águas iriam subir. Pet não desejava isso, queria seguir seu rumo sem interrupções, desejava chegar rápido ao mar.
[aluno 5] A jornada era bem longa, Pet conversou com peixes, não muito contentes com sua presença, viu macacos, florestas, sacolas plásticas, isopores, quanto mais se afastava da cidade, mais a paisagem ia ficando diferente, mais limpa, cheirosa, bonita, e sempre contando com a presença de companheiras como ela, cada qual com seu sonho. Pet passou por corredeiras, cachoeiras. Ficava imaginando como seria seu encontro com o mar. As paradas nos lagos de usinas hidrelétricas foram constantes, Pet ficava aflita cada vez que chegava a um lugar desses, achava que seria quase impossível passar, – nossa, quantos lagos, dizia ela. Pareciam o mar, de tão grandes, mas ela não queria isso, sonhava alto, queria ir longe.
[aluno 6] Seu objetivo ficava cada vez mais perto, tudo isso graças a uma ajuda de uma criança que não havia sido educada para respeitar a natureza. Pet, depois de tantas aventuras, descobertas, alegrias e aflições finalmente chegou a seu destino, o mar. Toda aquela água salgada, as ondas, a paisagem, tudo era muito diferente, Pet estava deslumbrada, o mar era tudo aquilo que ela sonhava. Ela então se juntou a milhares de companheiras no oceano e juntas ficaram a girar e girar e girar, unidas numa gigante redemoinho de lixo.
Fonte: RECANTO DAS LETRAS. A saga da garrafa pet. Disponível em: http://www.recantodasletras.com.br/infantil/4328703. Acesso em 31 de outubro de 2014.
4° momento: Divida a turma em duplas e solicite que cada uma elabore um painel para representar duas atitudes do homem, com relação ao descarte da garrafa pet: a primeira, tal qual a crônica, a garrafa é jogada na rua, pela janela do carro e, em seguida, chutada por uma criança para dentro de um bueiro; a segunda, após esvaziar a garrafa, ao invés de jogá-la na rua, o passageiro do carro guarda a garrafa para mais tarde descarta-la em uma lixeira apropriada para o recolhimento de lixo plástico. Oriente para que as duplas conversem entre si e definam a melhor forma para a representação das atitudes propostas para a atividade.
Distribua cartolina branca, giz de cera, lápis de cor, revista, tesoura sem ponta, cola entre outros materiais para o desenvolvimento do trabalho.
5° momento: Convide as duplas para apresentarem e explicarem suas produções para o restante da turma. Disponibilize um espaço em sala para os trabalhos ficarem afixados até o final de todas as atividades relacionadas ao tema.
Como complementação à aula, você poderá trabalhar com os alunos o tema “coleta seletiva”, conforme as sugestões apresentadas abaixo:
NAVES, Maria Margarida. Amigos do lixo: fazendo coleta seletiva na escola. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=10737. Acesso em 30 de outubro de 2014.
PADIAL, Karina. Coleta seletiva na escola. Conheça o lixo produzido pela escola e garanta o descarte correto. Disponível em: http://gestaoescolar.abril.com.br/administracao/coleta-seletiva-escola-759346.shtml. Acesso em 31 de outubro de 2014.
TAREFA DE CASA
Solicite que os alunos tragam de casa na próxima aula, pelo menos, duas garrafas PET de 2 litros, vazias e limpas.
1° momento: Convide os alunos para assistirem ao vídeo “Akatu Mirim - De onde vem para onde vai? Garrafa D'água”, postado por plataformaterraqueos. Duração: 4min14seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=G91C7HUHiCs. Acesso em 31 de outubro de 2014.
Figura 2- Imagem, obtida pela autora, do vídeo “Akatu Mirim - De onde vem para onde vai? Garrafa D'água”. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=G91C7HUHiCs. Acesso em 31 de outubro de 2014.
2° momento: Para verificar a compreensão dos alunos com a mensagem do vídeo, pergunte:
Em complementação ao vídeo “Akatu Mirim - De onde vem para onde vai? Garrafa D'água”, após a conversa sobre a mensagem do mesmo, apresente o vídeo da TV Escola “Invasão plâncton - Operação plástico.” Duração: 7min32seg. Disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/tve/video?idItem=4833. Acesso em 31 de outubro de 2014.
Sinopse: De repente, uma onda forte leva a Dra. Medusa para o fundo do mar. Imediatamente, o capitão John Star e o sargento Pulpo Callamaris irão atrás dela, deixando-se guiar pelas correntes subaquáticas. Para piorar a situação, o sinal do transporte de Anna desaparece e o capitão e o sargento se separam... Pulpo encontra-se sozinho em um mundo estranho e multicolorido de plástico. Ele terá que enfrentar (ou não) alguns acontecimentos muito estranhos. O que acontecerá?
3° momento: Verifique previamente junto à Direção de sua escola sobre a possibilidade e disponibilidade de algum muro para ser instalada uma horta vertical. Se sua escola já tiver uma horta, sugere-se que substitua as hortaliças, temperos etc. por flores. Convide os alunos para construírem uma horta vertical com as garrafas PET trazidas de casa. Defina em conjunto quais serão as espécies plantadas, de acordo com as necessidades das plantas e as condições do local a ser instalada a horta, como insolação, ventilação etc.
Figura 3- Imagem, obtida pela autora, da horta vertical proposta pelo designer Marcelo Rosembaum. Disponível em: http://dporganizaar.com.br/uploads/imagens/Paisagismo/como_fazer_horta_garrafa_pet1.png. Acesso em 31 de outubro de 2014.
4° momento: O modelo de horta sugerido segue a ideia proposta pelo designer Marcelo Rosembaum, que disponibilizou em seu site o passo a passo para a construção. O material necessário para a montagem da horta vertical corresponde a garrafas PET de 2 litros (vazias e limpas); corda de varal, cordoalha, barbante ou arame (para os que optarem por cordoalhas ou arames, serão necessárias duas arruelas por garrafa); tesoura; terra; adubo e mudas das plantas. Fonte: LEVY, Paula. Horta Vertical com Garrafa Pet. Disponível em: http://dporganizaar.com.br/externo.php/corpocompleto/index/430/horta-vertical-com-garrafa-pet. Acesso em 31 de outubro de 2014.
5° momento: Para auxiliar a construção e montagem da horta vertical, acompanhe o passo a passo disponível em:
CICLOVIVO. Aprenda a fazer a horta de garrafa PET do “Lar Doce Lar”. Disponível em: http://ciclovivo.com.br/noticia/aprenda_a_fazer_a_horta_de_garrafa_pet_do_lar_doce_lar. Acesso em 31 de outubro de 2014.
LEVY, Paula. Horta Vertical com Garrafa Pet. Disponível em: http://dporganizaar.com.br/externo.php/corpocompleto/index/430/horta-vertical-com-garrafa-pet. Acesso em 31 de outubro de 2014.
Caso não seja possível utilizar nenhum muro da escola, para a montagem da horta vertical, sugira que cada aluno faça a sua hortinha com a(s) garrafa(s) PET trazida(s) de casa e plante temperos como hortelã, manjericão, salsa, cebolinha etc. e leve para ser cuidada em casa. Para a hortinha individual serão necessários: 1 tampa de caixa de ovo, 1 garrafa PET de 2 litros, tesoura sem ponta, terra, adubo e sementes ou mudas dos temperos a serem plantados. Para auxiliar a confecção siga o passo a passo apresentado na imagem abaixo.
Figura 4- Imagem obtida pela autora para confecção de hortinha de PET. Disponível em: http://www.smartkids.com.br/uploads/imagens/passatempos/horta_sucata.gif. Acesso em 31 de outubro de 2014.
O professor poderá, ainda, trabalhar a reutilização da garrafa PET, transformando-a em um brinquedo. Convide o professor de artes da escola para auxiliar em uma oficina de confecção de brinquedo com garrafa PET. Solicite que apresente alguns modelos e realize uma votação entre os alunos para verificar em qual brinquedo eles gostariam de transformar suas garrafas trazidas de casa. Seguem abaixo alguns links para consulta:
EBC. Aprenda a fazer brinquedo com garrafa pet. Disponível em: http://www.ebc.com.br/infantil/galeria/imagens/2013/05/aprenda-a-fazer-brinquedo-com-farrafa-pet. Acesso em 30 de outubro de 2014.
PAINEL CRIATIVO. Como Fazer Brinquedo Vai e Vem com Garrafa PET. Disponível em: http://www.painelcriativo.com.br/2013/08/26/como-fazer-brinquedo-vai-e-vem-com-garrafa-pet/. Acesso em 30 de outubro de 2014.
6° momento: Convide os alunos para uma roda de conversa para saber o que eles acharam do assunto tratado na aula e da atividade realizada. Pergunte se a partir deste momento estarão mais atentos ao descarte das garrafas plásticas vazias e das possibilidades de reutilização das mesmas.
Para ampliar seu conhecimento sobre o descarte adequado das embalagens PET, acesse:
ABIPET. LevPet - Descarte adequado das embalagens de PET. Disponível em: http://www.abipet.org.br/index.html?method=mostrarInstitucional&id=40. Acesso em 30 de outubro de 2014.
1° momento: Convide os alunos para assistirem ao vídeo “Sopa Plástica: o Lixão do Oceano Pacífico (Fantástico - Globo)”, postado por Encontro da Nova Consciência. Duração: 7min11seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=XwvYzmk-NjY. Acesso em 31 de outubro de 2014.
Figura 5- Imagem, obtida pela autora, do vídeo “Sopa Plástica: o Lixão do Oceano Pacífico (Fantástico - Globo)”. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=XwvYzmk-NjY. Acesso em 31 de outubro de 2014.
2° momento: Para verificar a compreensão dos alunos quanto ao assunto apresentado no vídeo, pergunte:
3° momento: Solicite aos alunos que escrevam um texto de aproximadamente 20 linhas sobre o tema e os assuntos discutidos desde a primeira aula e dizer o que ele espera para o futuro e o que pode fazer enquanto cidadão para contribuir para a sustentabilidade do planeta.
4° momento: Convide cada aluno para fazer a leitura em voz alta de seu texto para o restante da turma.
1° momento: Convide uma ONG Ambiental de sua cidade ou região para fazer uma palestra de conscientização com a turma, com foco nos problemas gerados pelo uso indiscriminado de plástico e pelo descarte incorreto da garrafa plástica. Converse previamente com os responsáveis pela palestra, solicite que eles apresentem alguma campanha realizada pela entidade e expliquem aos alunos quais são as questões mais importantes que devem ser tratadas em uma campanha de conscientização ambiental.
2° momento: Convide os alunos para criarem uma campanha de conscientização para ser aplicada em toda a escola, durante o recreio, para que todos os alunos conheçam os impactos causados pelo descarte inadequado da garrafa plástica e outros lixos plásticos e se conscientizem da importância de repensar suas atitudes para garantir um planeta saudável.
Para ampliar seu conhecimento sobre campanhas ambientais, bem como sobre mobilização e elaboração de campanhas, acesse:
Como fazer campanhas. Disponível em: http://www.animalmosaic.org/Images/resources_Campaigning_false_Campaigning-Portuguese_tcm46-29170.pdf. Acesso em 01 de novembro de 2014.
DAEMON, Carol. Campanhas ambientais premiadas. Disponível em: http://caroldaemon.blogspot.com.br/2010/01/campanham-ambientais-premiadas.html. Acesso em 01 de novembro de 2014.
EQUIPE GREEN NATION. Campanhas ambientais. Disponível em: http://www.greennation.com.br/pt/dica/60/Equipe-GreenNation/Campanhas-ambientais. Acesso em 01 de novembro de 2014.
FREDERICO, Lívia. Dicas de como mobilizar. Disponível em: http://familiaeducadora.blogspot.com.br/2010/10/dicas-de-como-mobilizar.html. Acesso em 01 de novembro de 2014.
3° momento: Divida a turma em grupos de cinco alunos. Solicite que conversem entre si e elaborem um slogan para a campanha de conscientização ambiental. Posteriormente, realize uma votação considerando a opinião de todos os alunos para elegerem o melhor slogan para a campanha.
Para ampliar seu conhecimento sobre o significado de slogan, acesse: Significado de Slogan. Disponível em: http://www.significados.com.br/slogan/. Acesso em 01 de novembro de 2014.
1) Largue o copinho de mão – Beba na caneca. Fonte: ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA. ENSP lança campanha de conscientização socioambiental. Disponível em: http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/informe/site/materia/detalhe/32786. Acesso em 01 de novembro de 2014.
Figura 6– Imagem, obtida pela autora, do cartaz da campanha “Largue o copinho de mão – Beba na caneca.” Disponível em: http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/informe/site/arquivos/ckeditor/images/campanha_copinho_dentro.jpg. Acesso em 01 de novembro de 2014.
2) Saco é um saco. Pra cidade, pro planeta, pro futuro e pra você. Fonte: MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Saco é um Saco. Disponível em: http://www.mma.gov.br/component/k2/item/7658-saco-%C3%A9-um-saco%20%5B2. Acesso em 01 de novembro de 2014.
Figura 7- Imagem, obtida pela autora, do cartaz da campanha “Saco é um saco. Pra cidade, pro planeta, pro futuro e pra você.” Disponível em: http://www.senado.gov.br/senado/portaldoservidor/jornal/jornal104/Imagens/Senado_verde/Foto3.JPG. Acesso em 01 de novembro de 2014.
3) Sua garrafinha merece uma segunda chance. [Peça da campanha de conscientização do Metrô de São Paulo: “Lixeiras para coleta seletiva do Metrô. Bom para você, melhor ainda para o meio ambiente”]. Fonte: METRÔ. Metrô faz campanha para uso correto de lixeiras de coleta seletiva. Disponível em: http://www.metro.sp.gov.br/metro/marketing-corporativo/campanhas/coleta-seletiva/campanha-coleta-seletiva.aspx. Acesso em 01 de novembro de 2014.
Figura 8- Imagem, obtida pela autora, do cartaz da campanha “Sua garrafinha merece uma segunda chance”. Disponível em: http://www.metro.sp.gov.br/metro/images/campanhas/coleta-seletiva/garrafa.jpg. Acesso em 01 de novembro de 2014.
4) Substitua o descartável. Use, abuse, reuse. A natureza agradece! Fonte: ECOJUS. Disponível em: http://www.tjrs.jus.br/ecojus/paginas/images/cartaz-campanha-substitua-descartavel.jpg. Acesso em 01 de novembro de 2014.
Figura 9- Imagem, obtida pela autora, do cartaz da campanha “Substitua o descartável. Use, abuse, reuse. A natureza agradece!”. Disponível em: http://www.tjrs.jus.br/ecojus/paginas/images/cartaz-campanha-substitua-descartavel.jpg. Acesso em 01 de novembro de 2014.
3° momento: Disponibilize material para confecção de cartazes, panfletos entre outros produtos que fizerem parte da campanha criada pelos alunos. Distribua cartolina branca, revistas, tesoura sem ponta, cola, caneta hidrográfica, lápis de cor, giz de cera, tinta guache, pincel etc.
Convide o professor de artes da escola para auxiliar na produção do material da campanha, podendo ser proposta até mesmo uma instalação sobre o tema, em alguma área comum da escola, previamente definida junto à Direção.
Ponte feita de garrafas plásticas sobre açude atrai curiosos na Paraíba. Disponível em: http://www.assisramalho.com.br/2012/05/ponte-feita-de-garrafas-plasticas-sobre.html. Acesso em 02 de novembro de 2014.
NAVILLE, Natt. Artista realiza ações para conscientizar de forma criativa sobre os problemas ambientais. Disponível em: http://misturaurbana.com/2014/10/artista-realiza-acoes-para-conscientizar-de-forma-criativa-sobre-os-problemas-ambientais/. Acesso em 02 de novembro de 2014.
ZERO HORA. Arte da sustentabilidade: intervenções urbanas ajudam a conscientizar população sobre questões ambientais. Disponível em: http://zh.clicrbs.com.br/rs/entretenimento/artemosfera/noticia/2011/11/arte-da-sustentabilidade-intervencoes-urbanas-ajudam-a-conscientizar-populacao-sobre-questoes-ambientais-3556836.html. Acesso em 02 de novembro de 2014.
4° momento: Convide os alunos para colocarem em prática sua campanha. Combine previamente com a Direção da escola onde poderão ser fixados os cartazes da campanha e em quais momentos os alunos poderão fazer intervenções em sala de aula para apresentar a campanha aos demais alunos.
ARAUJO, Liliane dos Guimarães Alvim Nunes. O lixo que vira luxo: aprendendo a reciclar. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=28575. Acesso em 30 de outubro de 2014.
LOPES, Mariane Patrícia Madeira. Pesquisa e elaboração de cartazes sobre meio ambiente: produção escrita e conscientização ambiental. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=10458. Acesso em 02 de novembro de 2014.
SILVA, Selma Gonzaga. Plástico: um novo olhar. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=56639. Acesso em 02 de novembro de 2014.
A avaliação deverá ser processual e contínua. Procure perceber, no decorrer das atividades, se os alunos foram capazes de discutir sobre a importância do descarte correto da garrafa plástica e outros lixos e, ainda, identificar os impactos ambientais do descarte inadequado do lixo plástico. Verifique se foram capazes de perceber a importância de respeitar a natureza no presente para garantir o futuro do planeta e seres vivos. E, ainda, procure avaliar como os alunos trabalharam a proposta de conscientização dos demais alunos da escola quanto à importância de respeitar a natureza, descartando corretamente o lixo. Avalie o desenvolvimento da linguagem oral e escrita nas atividades e participações individuais e coletivas dos alunos. Por fim, observe o envolvimento com o assunto nas rodas de conversa realizadas ao longo de todas as aulas.
Quatro estrelas 4 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
04/11/2015
Três estrelasA presente aula, é bastante abrangente. Porém, por se tratar de 5 aulas, seria interessante que ao início de cada uma, antes dos vídeos, o professor relembrasse com os alunos o que foi discutido nas aulas anteriores. Fazendo conexões. Como por exemplo na aula nº 1 no 3º momento, a prof. sugeriu a leitura de "a saga da garrafa pet." já na aula nº 2, a professora disponibiliza para os alunos o vídeo, “Akatu Mirim - De onde vem para onde vai? Garrafa D'água”. Depois da exibição do vidéo .........
27/04/2015
Cinco estrelasAula excelente!
30/12/2014
Cinco estrelasÓtima aula
30/11/2014
Quatro estrelasMuito interessante!