23/06/2010
Edson Luís Nunes, José Ângelo de Faria, José Marcelo Gomes e Isnard Domingos Ferraz
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Física | Oscilações, ondas, óptica e radiação |
Educação Profissional | Infra-estrutura | Técnico em Manutenção de Aeronaves |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Tecnologia e sociedade |
Educação Profissional | Informação e Comunicação | Técnico em Sistemas de Transmissão |
Educação Profissional | Infra-estrutura | Técnico Aeroportuário |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais | Visões de mundo |
Ensino Médio | Física | Universo, terra e vida |
Ensino Médio | Física | Som, imagem e informação |
Educação Profissional | Informação e Comunicação | Técnico em Geodésia e Cartografia |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Terra e universo |
Antes de iniciar esta aula é bom que o professor tenha estudao a produção de corrente elétrica por um fio passando correte passado pela aula CORRENTE ELÉTRICA PRODUZINDO CAMPO MAGNÉTICO (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18857 ) já publicada neste portal , que é um co-requesito para o entendimento desta.
Apresente aos alunos o vídeo onde é realizada a experiência de Oersted a seguir:
http://www.youtube.com/watch?v=_y9sP9khil4
O professor, orienta os alunos a repetirem a experiência mostrada no filme anterior, em sala de aula, usando os seguintes materiais:
bússola, fio condutor (fino e flexível) e uma pilha de 1,5 V (grande).
O professor poderá realizar esta atividade, que é confirmação da deflexão da bússola pela passagem de corrente por um fio, utilizando os materiais citados acima.
Inicie a investigação realizando um experimento demonstrativo, conforme orientações a seguir, de forma que induza aos conhecimentos.
Figura 1. Verificação da deflexão da bússola causada pela passagem de corrente elétrica pelo fio.
Após a exibição do filme ou realização da experiência os alunos deverão discutir em pequenos grupos e apresentar as respostas das seguintes questões:
Figura 2. Verificação da deflexão da bússola causada pela passagem de corrente elétrica em uma espira circular. Imagem obtida do site:
http://www.cienciamao.if.usp.br/dados/pmd/_pmd2005_0304.2.jpg
Você poderá consultar o link, a seguir, que nos conduz a um experimento semelhante ao sugerido nesta atividade:
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/7937/Fio%20vira%20im%C3%A3.pdf?sequence=1
Após o estudo da espira circular e teste do campo por ela produzido ou realização da experiência os alunos deverão discutir em pequenos grupos e apresentar a explicação para as seguintes questões:
Figura 3. Representação da orientação do campo magnético criado por uma espira circular passando corrente. http://www.fisicapaidegua.com/teoria/espira-figura-10.jpg
Figura 4. Ilustração das linhas de campo magnético criadas por uma espira passando corrente. Obtida do site:
http://boscoguerra.vilabol.uol.com.br/05_Eletricidade/Eletromagnetismo/CampMCentrEspCirc_SF_arquivos/espira40.jpg
Professor, nesta etapa induza a proporcionalidade da intensidade do campo magnético com as variáveis corrente (I) e o raio (R) da espira. Após o estudo da espira circular e teste do campo por ela produzido os alunos deverão discutir em pequenos grupos e apresentar a explicação para as seguintes questôes:
No centro da espira, a intensidade do campo magnético é dada por: B = μoI/(2R) onde R é o raio da espira.
Agora que o aluno sabe que espiras ou bobinas , que são fios em formas de rolos, passando corrente produzem campo magnético, ele tem condições de relacionar situações do seu cotidiano em que aparelhos podem estar gerando campos magnéticos intensos. O professor deve pedir a eles que relacione alguns aparelhos que criam campo magnético intenso. Por exemplo, motores potentes em funcionamento, transformadores e aparelhos de diagnósticos médicos que tenham grandes bobinas.
O aluno deverá saber explicar que estes aparelhos podem danificar fitas magnéticas, cartões magnéticos e interferir em sinais de ondas de rádio e TV . Estes aparelhos criam campo magnéticos que interferem gravação magnética das fitas e cartões, bem como na transmissão das ondas eletromagnéticas, como ja foi apresentado no estudo sobre Ondas Eletromagnéticas , aula publicada neste portal.
Uma simples observação da deflexão dos ponteiro da bússola quando próxima a uma espira passando corrente pode ser obtida no site:
http://www.cienciamao.if.usp.br/tudo/exibir.php?midia=pmd&cod=_pmd2005_0304
Após estudar o campo magnético criado por um fio em forma de espira, o aluno deverá saber:
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