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CAMPO MAGNÉTCO DE UMA ESPIRA

 

23/06/2010

Autor e Coautor(es)
DANIEL RODRIGUES VENTURA
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VICOSA - MG COL DE APLICACAO DA UFV - COLUNI

Edson Luís Nunes, José Ângelo de Faria, José Marcelo Gomes e Isnard Domingos Ferraz

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Física Oscilações, ondas, óptica e radiação
Educação Profissional Infra-estrutura Técnico em Manutenção de Aeronaves
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Tecnologia e sociedade
Educação Profissional Informação e Comunicação Técnico em Sistemas de Transmissão
Educação Profissional Infra-estrutura Técnico Aeroportuário
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Visões de mundo
Ensino Médio Física Universo, terra e vida
Ensino Médio Física Som, imagem e informação
Educação Profissional Informação e Comunicação Técnico em Geodésia e Cartografia
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Terra e universo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Verificar que um fio passando corrente afeta a direção de uma bússola
  • Estudar como é o sentido do campo magnético de um fio passando corrente quando este tem o formato de espira.
  • Saber determinar a intensidade do campo no interior de uma espira.
  • Verificar a proporcinalidade da intensidade do campo magnético de uma espira com a intensidade da corrente.
  • Verificar a relação entre o campop magnético produzido por uma espira e o seu raio.

Duração das atividades
2 aula ( 100 minutos)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estratégias e recursos da aula

A. Verificação do campo criado por um fio

Antes de iniciar esta aula é bom que o professor tenha estudao a produção de corrente elétrica por um fio passando correte passado pela aula  CORRENTE ELÉTRICA PRODUZINDO CAMPO MAGNÉTICO (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18857 ) já publicada neste portal , que é um co-requesito para o entendimento desta. 

Corrente Produzindo Campo Magnético: Um fio passando corrente pode perturbar a bússola? 

Apresente aos alunos o vídeo onde é realizada a experiência de Oersted a seguir:
http://www.youtube.com/watch?v=_y9sP9khil4 

O professor, orienta os alunos a repetirem a experiência mostrada no filme anterior, em sala de aula, usando os seguintes materiais:
bússola, fio condutor (fino e flexível) e uma pilha de 1,5 V (grande).

Atividade 1

Repetição da Experiência

O professor poderá realizar esta atividade, que  é confirmação da deflexão da bússola pela passagem de corrente por um fio, utilizando os materiais citados acima.
Inicie a investigação realizando um experimento demonstrativo, conforme orientações a seguir, de forma que induza aos conhecimentos.

  • Inicialmente coloque a bússola debaixo do fio, sem que ele esteja passando corrente.
  • A bússola ficará orientada em uma direção?  Questione quem direciona a agulha da bússola e se ela é uma agulha imantada ou não. Depois esclareça que a Terra é um grande ímã como visto na aula campo magnético da Terra em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18834  e que a agulha imantada da bússola se orienta por este campo magnético da Terra. 
  • Coloque o fio de forma que ele fique paralelo ao ponteiro da bússola.
  • Em seguida, ligue o fio à pilha e observe o que acontece com o ponteiro da bússola. Ela deflete. Para onde. Quem causou esta deflexão?
  • Teste novamente o efeito, porém com a corrente tendo sentido oposto ao inicial, isto é, inverta a polaridade trocando os pólos ao ligar a pilha.
  • Observe se a bússola gira para o mesmo lado ou se ocorre inversão.                              

Figura 1. Verificação da deflexão da bússola causada pela passagem de corrente elétrica pelo fio.

Discuta as hipóteses relacionadas a parte A:

Após a exibição do filme ou realização da experiência os alunos deverão discutir em pequenos grupos e apresentar as respostas das seguintes questões:

  • Fio passando corrente cria campo magnético?
  • O que levou você a esta conclusão?
  • A agulha gira sempre na mesma direção quando se muda a polaridade da pilha? Justifique. 

 B. Espira Circular - Forme uma espira circular com o fio, ela modifica a orientação da bússola?   

Atividade 2. Verificação da Orientação do Campo criado por uma espira circular

  • Com fio utilizado na etapa A em forma de circunferência, isto é formando uma espira, mostre que a orientação da bússola dentro e fora da circunferência, veja ilustração na figura 2, abaixo.

Figura 2. Verificação da deflexão da bússola causada pela passagem de corrente elétrica em uma espira circular. Imagem obtida do site:
http://www.cienciamao.if.usp.br/dados/pmd/_pmd2005_0304.2.jpg 

Você poderá consultar o link, a seguir, que nos conduz a um experimento semelhante ao sugerido nesta atividade:
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/7937/Fio%20vira%20im%C3%A3.pdf?sequence=1 

Hipóteses relacionadas à parte B.

Após o estudo da espira circular e teste do campo por ela produzido ou realização da experiência os alunos deverão discutir em pequenos grupos e apresentar a explicação para as seguintes questões:

  • Um fio passando corrente pode perturbar a bússola?
  • Como são os pólos magnéticos de uma espira?   Use um cartaz com as figuras 3 e 4 que ilustram a orientação do campo magnético criado por uma espira circular.
  • O que muda quando se inverte o sentido da corrente, ou seja, passando de anti-horário para horário?
  • A espira da figura 3, continuaria com pólo Norte ?                           

 Figura 3. Representação da orientação do campo magnético criado por uma espira circular passando corrente. http://www.fisicapaidegua.com/teoria/espira-figura-10.jpg    

Figura 4. Ilustração das linhas de campo magnético criadas por uma espira passando corrente. Obtida do site:
 http://boscoguerra.vilabol.uol.com.br/05_Eletricidade/Eletromagnetismo/CampMCentrEspCirc_SF_arquivos/espira40.jpg   

  C. Intensidade do Campo Magnético no Centro de uma Espira Circular de Raio R.

Atividade 3

Professor, nesta etapa induza a proporcionalidade da intensidade do campo magnético com as variáveis corrente (I) e o raio (R) da espira.   Após o estudo da espira circular e teste do campo por ela produzido os alunos deverão discutir em pequenos grupos e apresentar a explicação para as seguintes questôes:

  • Se a intensidade da corrente (I) aumenta, a intensidade do campo magnético no interior da espira será maior ou menor?
  • Quanto maior o raio (R) da espira maior ou menor será a intensidade do campo magnético criado em seu interior?   
  • Como seria a relação entre campo, corrente e raio:

D. Finalização

Conclua a aula ressaltando a orientação do campo de uma espira e como pode ser determinada a intensidade do campo magnético no interior da espira e aplicações e cuidados com o campo produzido pelas bobinas.

 No centro da espira, a intensidade do campo magnético é dada por: B = μoI/(2R) onde R é o raio da espira.  

Agora que o aluno sabe que  espiras ou bobinas , que são fios em formas de rolos, passando corrente produzem campo magnético, ele tem condições de relacionar situações do seu cotidiano em que aparelhos podem estar gerando campos magnéticos intensos. O professor deve  pedir a eles que relacione alguns aparelhos que criam campo magnético intenso. Por exemplo, motores potentes em funcionamento, transformadores e aparelhos de diagnósticos médicos que tenham grandes bobinas.

O aluno deverá saber explicar que estes aparelhos podem danificar fitas magnéticas, cartões magnéticos e interferir em sinais de ondas de  rádio e TV . Estes aparelhos criam campo magnéticos que interferem gravação magnética das fitas e cartões, bem como na transmissão das ondas eletromagnéticas, como ja foi apresentado no estudo sobre  Ondas Eletromagnéticas  , aula  publicada neste portal.

Recursos Complementares

Uma simples observação da deflexão dos ponteiro da bússola quando próxima a uma espira passando corrente pode ser obtida no site:
http://www.cienciamao.if.usp.br/tudo/exibir.php?midia=pmd&cod=_pmd2005_0304 

Avaliação

Após estudar o campo magnético criado por um fio em forma de espira, o aluno deverá saber:

  • Como é a orientação do campo magnético criado por uma espira.
  • Relacionar a relação entre a intensidade da corrente e o valor do campo magnético produzido por uma espira.
  • Relacionar a intensidade do campo magnético e o raio da espira.  
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