17/12/2009
Marco G. B. Burlamaqui
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
RECURSOS DIDÁTICOS
Material Cuisenaire industrializado ou confeccionado pelo professor, folha de papel quadriculado e lápis de cor.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
Em sala de aula (2 aulas)
Professor, peça aos alunos que, em duplas, juntem as carteiras para que tenham espaço suficiente para utilizar o material e acompanhar as atividades.
Fonte: http://www.cambauba.org.br/images/2008/prat_ped_divisores_4ano/0.jpg
Converse com eles sobre a necessidade de trabalhar com frações, http://pessoal.sercomtel.com.br/matematica/fundam/fracoes/fracoes.htm#m10401, e apresente a eles o vídeo http://www.dominiopublico.gov.br/download/video/me003575.wmv, até 1 minuto e 17 segundos o restante do material destina-se aos professores. Comente também que para representar uma fração, com o material Cuisenaire, faremos da seguinte forma:
Ou seja, teremos duas linhas de barras para representar uma fração, onde a de cima representa o numerador e a debaixo, o denom inador. Aproveite o momento, e trabalhe a leitura das frações, http://pessoal.sercomtel.com.br/matematica/fundam/fracoes/fracoes.htm#m10405. Para que os alunos possam praticar um pouco, providencie:
Elabore uma lista de exercícios para que eles pratiquem um pouco, com exercícios do tipo:
1) Represente as frações com o material Cuisenaire e escreva com se lê:
Classificação das frações
a) Próprias - quando o numerador é menor que o denominador. Mostre aos alunos o exemplo abaixo e peça a eles que cada um monte um exemplo de fração e peça ao colega que verifique se esta certa.
b) Impróprias - quando o numerador é maior que o denominador. Proceda da mesma forma descrita anteriormente.
c) Aparentes – quando o numerador é múltiplo do denominador, ou seja, quando o denominador é divisível pelo denominador. Proceda da mesma forma descrita no frações próprias.
Professor, apresente algumas frações representadas na forma de material Cuisenaire e peça a eles que as leiam. Após, isto apresente alguma atividade lúdica para que eles possam praticar um pouco. Nos sítios abaixo temos algumas sugestões e em “Recursos complementares” também:
No laboratório de informática (1 aulas)
Professor, leve seus alunos ao laboratório de informática e acomode-os em duplas. Peça a eles que acessem o sítio http://www.arcytech.org/java/integers/integers.html. Trata-se de uma aplicação que trabalha com material Cuisenaire em ambiente informatizado. O detalhamento de utilização do aplicativo esta em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=3570.
Agora que seus alunos conhecem como utilizar o aplicativo, peça a eles façam as atividades realizadas em sala de aula, servirá como fixação e será um estímulo para realizar atividades de uma forma dif erente.
Aplicativos on-line:
Outros sítios sobre o assunto:
Vídeos:
Jogos:
Fotos:
Professor, recolha as atividades produzidas pelos alunos e procure observar e registrar os procedimentos sobre subtração, as ações e os comentários dos seus alunos durante a realização das tarefas escritas e na utilização do software. Utilize esses registros para avaliação.
Cinco estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
17/12/2014
Cinco estrelasGostei
21/08/2010
Cinco estrelasExcelente. Todos gostaram e participaram, pois é dinâmica e de fácil entendimento.