08/06/2010
Claudia Helena Azevedo Alvarenga
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Médio | Artes | Música: Canal |
Ensino Médio | História | Cultura |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico |
Ensino Médio | Artes | Música: Estruturas sintáticas |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Cultura e diversidade cultural |
Ensino Fundamental Final | História | Cidadania e cultura no mundo contemporâneo |
Ensino Médio | História | Memória |
Ensino Médio | Artes | Música: Estruturas morfológicas |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Ser humano como agente social e produtor de cultura |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Outros | Construção do espaço: os territórios, os lugares, o campo e a cidade |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes | Música: desenvolvimento da linguagem musical |
Ensino Médio | Artes | Música: Contextualização |
Ensino Médio | Sociologia | Indivíduo, identidade e socialização |
Caro(a) professor(a), esta série de aulas é destinada a discutir por meio de experiências práticas a serem desenvolvidas em sala de aula, os conceitos de música identificados nos sensos comuns cotidianos. Sugerimos para aprofundamento da noção de 'sensos comuns' a leitura do artigo do professor Luís Carlos Lopes (vide link 1 em Recursos Complementares).
Ao mapear ‘preconceitos’ sonoros, buscamos transpor a visão de música limitada à noção de ‘gosto estético’ para uma perspectiva crítica do fenômeno sonoro, que é anterior às categorizações e aos gêneros musicais historicamente estabelecidos. É essencial que antes da aula o professor possa aprofundar a reflexão sobre os seus próprios conceitos do que considera música ou não. Neste processo pessoal recomendamos experimentar outros olhares sobre padrões históricos e de sensos comuns para absorver e compreender também as manifestações musicais difundidas nas mais diversas mídias presentes no cotidiano de seus alunos.
Como base teórica de apoio, sugerimos a leitura do texto do livro “O ouvido pensante” de R.Murray Schafer (vide link 2 em Recursos Complementares), especialmente as páginas 25 a 36 e 119 a 124. Este material constitui uma rica fonte de insights para desdobramentos posteriores em sala de aula.
Professor, para a discussão com os alunos peça que deem exemplos de estilos de música ouvidos em suas comunidades ou na escola.
Proponha algumas perguntas problematizadoras:
1) O que nos leva a se identificar com determinada música? Será o ritmo, o texto da letra, a forma de cantar, a dança, o modo de vestir?
2) Estes elementos reunidos fazem parte de uma cultura em comum, ou seja, são identificáveis em determinados grupos e caracterizam uma identidade coletiva?
3) Como a música pode expressar as características de um determinado grupo social?
A partir das respostas dadas, debata as diversas opiniões. Provoque os alunos para que construam argumentos que possam justificar seus pontos de vista.
Para situar esta discussão com exemplos práticos, peça aos alunos que se organizem em grupos de 4 a 6 integrantes e listem características culturais observadas em suas comunidades e no espaço da escola.
a) Oriente os alunos para que elaborem uma pequena composição selecionando como temática os aspectos descritos de sua escola ou comunidade. Estes elementos devem formar um ‘banco de palavras’ que podem ser conectadas em frases que serão depois ‘musicadas’. Segue um exemplo possível de banco de palavras:
praça |
campo de futebol |
funk |
pipa |
árvore |
história |
feira |
feijão com arroz |
biblioteca |
Este banco pode ser ampliado de acordo com a criatividade e a observação dos alunos. Estimule os grupos a pesquisarem histórias sobre seus lugares de origem, a descobrir aspectos que possam ser valorizados e ressignificados. Pergunte:
Faça desta tarefa um trabalho de resgate da autoestima e aposte na inventividade de seus alunos para transformar estas palavras em música.
b) Proponha agora que os alunos conectem as palavras criando frases. Por exemplo:
“A praça tem muitas histórias,
tem feira, pipa e futebol.
Comemos feijão com arroz,
de noite dançamos o funk”.
Perceba que nesta pequena estrofe algumas estruturas foram modificadas. Por exemplo: de 'campo de futebol' usou-se apenas a palavra futebol. As palavras conectivas são livres. A estratégia do banco de palavras é estimular e oferecer parâmetros para a criação. Desta maneira, é mais fácil quebrar a inibição e aflorar a criatividade dos alunos. Vale frisar que é apenas uma das formas possíveis testadas na prática. O professor com seus alunos pode e deve criar novas soluções a partir desta.
c) Dê um tempo para a elaboração das composições. Estimule os alunos a experimentarem algumas formas diferentes de cantar o mesmo trecho antes de fazerem suas escolhas. Comece a se relacionar com o texto, falando em voz alta, e percebendo as possibilidades sonoras e rítmicas das palavras.
Instigação: Uma fala organizada de forma intencional também é música?
Ouça com os alunos o exemplo:
Canção "Falta de sorte" - Comadre Fulozinha: http://www.myspace.com/comadrefulozinha
Organize este momento para que os alunos apresentem suas composições. É importante que respeitem o momento de cada grupo e que possam se ouvir atentamente. Após as apresentações, incentive que cada aluno dê sua opinião e também receba os comentários dos colegas, exercitando tanto a fala quanto a escuta crítica.
Se possível, grave as apresentações para que possam recorrer às execuções sonoras do material musical criado ao longo da discussão.
Se achar necessário, oriente o debate com perguntas:
Obs.: Para maiores informações sobre música, recepção, gosto e identidade, veja os links 3, 4 e 5.
Link 1 - Artigo: A espiral da opinião comum: a televisão aberta do Brasil, argumentos e culturas - Luís Carlos Lopes
http://www.cartamaior.com.br/templates/colunaMostrar.cfm?coluna_id=3071
Link 2 - O ouvido pensante - R.Murray Schafer
Sobre "Música - Recepção, gosto e identidade"
Link 3 - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=9133
Link 4 - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=9436
Link 5 - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=9479
Ao final da atividade os alunos devem ser capazes de ampliar seus conceitos de música. Avalie:
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