02/06/2010
Claudia Helena Azevedo Alvarenga
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Pluralidade e educação |
Vivenciar a pulsação e a subdivisão rítmica em jogos musicais por meio do canto e do movimento corporal.
Resgatar e ampliar o repertório de jogos de mãos e brinquedos cantados.
Aprender sobre o processo de transmissão dos jogos musicais.
Adaptar o gestual de mãos dos jogos "Adoleta" e "150" para o brinquedo cantado "Pombinha Branca".
Mesclar os gestuais de mãos dos dois jogos com diferentes níveis de dificuldade.
Realizar os jogos propostos em aula.
O hábito do canto nas aulas de música.
Associação do estímulo sonoro ao movimento corporal livre ou não.
Gestual pertencente a jogos de mãos.
Introdução
Os jogos de mãos fazem parte do repertório de brincadeiras da infância comum a quase todos os países e culturas, apresentando características similares no que diz respeito a temas, personagens, finalizações, gestos e formas de transmissão. Violeta Hemsy de Gainza, educadora musical argentina, aponta sua importância para a formação da criança e para o desenvolvimento de habilidades motoras, linguísticas e mentais, além de favorecerem o lado social e afetivo da criança. Quanto ao processo de musicalização, constituem importante ferramenta para o desenvolvimento do senso rítmico e do pulso musical, ao possibilitar a incorporação de padrões musicais por meio do canto e do movimento, de forma natural. Ver:
GAINZA, Violeta Hemsy. Juegos de Manos: 75 rimas y canciones tradicionales com manos y otros gestos. Buenos Aires: Guadalupe, 1996.
http://www.violetadegainza.com.ar/
Caro(a) professor(a), chegamos ao terceiro momento da coleção de aulas “Jogos de Mãos” e partiremos para a composição de gestual de mãos para brincadeiras cantadas que não apresentem qualquer dinâmica espacial ou regras preestabelecidas. Para tal, é necessário que os alunos já estejam familiarizados com alguns jogos e gestuais diversos (ver da aula 1 à aula 5), pois assim terão repertório para sugestão.
Atividade 1
Proponha uma rápida revisão da cantiga “Pombinha Branca”, adaptada para os jogos de mãos “150” e “Adoleta”.
“Pombinha Branca”
Pombinha branca
Que está fazendo
Lavando roupa
Pro casamento
Vou me lavar
Vou me sentar
Vou na janela
Pra namorar
Passou um homem
De terno branco
Chapéu de lado
Meu namorado
Mandei entrar
Mandei sentar
Cuspiu no chão
Limpa aí seu porcalhão
Tenha mais educação!
Obs.: Veja os links com diferentes versões para a canção "Pombinha Branca" em Recursos Complementares.
“Pombinha Branca” adaptada para o jogo de mãos “150”
(Para conhecer o jogo de mão "150", veja o link da aula 1 desta coleção em Recursos Complementares)
Como brincar?
A turma será organizada em duplas com os alunos uns de frente para os outros. A música “Pombinha Branca” inicia-se e as duplas começam a fazer o movimento de mãos juntas e paralelas, para cima e para baixo, marcando a pulsação (o movimento começa no primeiro tempo do primeiro compasso). Ao final da frase “Tenha mais educação”, quem estiver com as mãos por baixo não deverá deixar seu oponente bater. Caso isso aconteça, o perdedor deve deixar a dupla, e outra criança assume o seu lugar.
"Pombinha Branca" adaptada para o jogo de mãos "Adoleta"
(Para conhecer o jogo de mão "Adoleta", veja o link da aula 2 desta coleção em Recursos Complementares)
Como brincar?
Organize a turma em uma grande roda. Todos devem estender os braços para os lados, na altura da cintura, e encostar suas mãos nas mãos de quem está dos dois lados. As mãos estão abertas, de modo que o dorso da mão direita de cada aluno fique apoiado em cima da palma da mão esquerda de quem está ao seu lado direito. Esta arrumação deve ser mantida por toda a roda, pois, assim que a música “Pombinha Branca” iniciar, desloca-se a mão direita de forma a bater com a palma na mão direita de quem está ao seu lado esquerdo, e assim por diante, numa espécie de reação em cadeia (o movimento inicia-se no primeiro tempo do compasso, e não na anacruse). As mãos batem umas nas outras de acordo com a pulsação da música. Após a frase “Tenha mais educação”, o participante que irá receber o tapa deve tirar a sua mão. Se isso acontecer, quem não acertou o tapa deverá sair da roda; caso contrário, quem recebeu o tapa sai da brincadeira. O jogo segue até a eliminação de todos da roda, estabelecendo um vencedor.
Atividade 2
Após algumas execuções, peça aos alunos que identifiquem o gestual de mãos/movimento de mãos que predomina nas duas versões. A partir desta constatação, sugira à turma que pense em uma nova forma de brincar “Pombinha Branca”, mesclando os dois gestuais até então praticados. Você deve recolher as sugestões e, junto com a turma, decidir pela mais adequada em termos de acentuação, regularidade na forma e nível de dificuldade adequado ao grupo.
Sugerimos, como ponto de partida, uma primeira variação para a brincadeira “Pombinha Branca”.
Como brincar?
Organize a turma em uma roda com a mesma arrumação do jogo de mãos “Adoleta” – braços que se estendem para os lados, na altura da cintura, de modo que as mãos de cada criança encontrem as mãos de quem está ao seu lado na roda. A mão direita repousa sobre a palma da mão de quem está ao lado direito, a outra (mão esquerda) serve de base para a mão de quem está ao lado esquerdo. A música se inicia e um dos participantes desloca a mão direita de forma a bater com a palma na mão direita de quem está ao seu lado esquerdo, e assim por diante, numa espécie de reação em cadeia (o movimento inicia-se no primeiro tempo do compasso, e não na anacruse). As mãos batem umas nas outras de acordo com a pulsação da música. No trecho “Vou me lavar, vou me secar”, as mãos se deslocam e batem umas nas outras apenas no primeiro tempo de cada compasso. A partir da frase “Vou na janela pra namorar”, as mãos voltam a se deslocar marcando a pulsação.
A partir da segunda parte da música (“Passou um homem...”), os alunos, ainda em roda, deverão virar para suas duplas, previamente estabelecidas (como recurso facilitador, numere-os e combine que os que são número “1” deverão virar para aqueles de número “2” no momento oportuno). Inicia-se então o gestual de mãos do jogo “150”, que marcará a pulsação até o final da música: movimento de mãos juntas e paralelas para cima e para baixo.
Dica
1) Professor(a), muitas são as variações que você pode propor. Como exemplo, você pode selecionar trechos em que os alunos irão fazer coreografias, como na parte: “Vou me lavar, vou me secar, vou na janela pra namorar”. Pode também estabelecer um objetivo de eliminação para a brincadeira em que ao final da parte falada “Tenha mais educação”, quem estiver com as mãos por baixo não deve deixar seu oponente bater. Quem receber o tapa ou quem não conseguir bater, deve deixar a roda.
2) Não esqueça de observar que os gestuais de mãos criados a partir da mescla dos jogos "Adoleta" e "150" devem ser adequados ao grupo. Proponha mesclas de gestuais e movimentos cujo nível de complexidade ofereça um desafio para a turma que seja possível de ser superado.
Atividade 3
Proponha uma segunda variação, mais complexa em termos de arrumação e quantidade de informações gestuais.
Como brincar?
Organize a turma em duas rodas, uma dentro da outra. O número de alunos deve ser par, de modo que cada aluno esteja de frente para outro, para a posterior formação de duplas. A roda que está por fora está voltada para o interior do círculo; a roda de dentro deve estar virada para fora do círculo. Ambas as rodas estão arrumadas conforme o jogo “Adoleta” (ver descrição na Atividade 2).
A música “Pombinha Branca” se inicia e um participante desloca e bate a sua mão, na mão de quem está ao seu lado direito, iniciando uma reação em cadeia. As mãos se deslocam no primeiro tempo de cada compasso ternário – o movimento, portanto, fica mais “lento”. Como desafio, sugira que a movimentação das mãos nas rodas seja em sentidos opostos: enquanto a roda de fora faz o movimento para a esquerda, a roda de dentro o faz para a direita.
No trecho “Vou na janela pra namorar”, as mãos marcam a pulsação (iniciando no primeiro tempo e não na anacruse, portanto, na sílaba “ne”, de “janela”).
A partir de “Passou um homem”, as mãos se soltam e as duplas se formam. Lembre-se de que os alunos já estão virados uns para os outros enquanto estão em suas rodas. O gestual do jogo “150” se inicia: movimento de mãos paralelas para cima e para baixo. As mãos se batem no primeiro tempo de cada compasso ternário; nos tempos 2 e 3, cada integrante da dupla deve bater os pés, alternadamente. Este movimento prossegue até a palavra “chão”. A partir de então, cada aluno entoa as frases finais para a sua dupla, realizando um gesto de advertência (como se estivesse chamando a atenção do outro).
Recursos da Aula
Sugerimos o uso de um instrumento harmônico (piano, teclado, violão, cavaquinho, acordeon, etc) para o acompanhamento da canção.
Links das aulas 1 e 2 da coleção "Jogos de Mãos":
Aula 1: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=8929
Aula 2: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=9578
Links para a canção "Pombinha Branca" (letra e áudio):
http://letras.terra.com.br/palavra-cantada/1357704/
http://musicanasaladeaula2008.blogspot.com/2008/11/pombinha-branca.html
http://www.youtube.com/watch?v=7qEvG64v8Aw
http://www.youtube.com/watch?v=gl5TnBdmJGE
Textos acadêmicos:
SOUZA, Fernanda de. O brinquedo popular e o ensino de música na escola. Revista da ABEM, Porto Alegre, V.19, p. 75-81, mar.2008.
http://www.abemeducacaomusical.org.br/Masters/revista19/revista19_artigo8.pdf
“A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL”
http://www.revistacefac.com.br/revista82/artigo01.pdf
SILVA, Gabriela Flor Visnadi e. Um estudo sobre brincadeiras cantadas da infância: jogos de mãos apresentados por crianças de Florianópolis. Trabalho de Conclusão de Curso. Florianópolis, Universidade do Estado de Santa Catarina, 2004. Disponível em:
http://pages.udesc.br/~c7apice/arquivos/download/TCC%20Gabriela%20Flor.pdf
Texto sobre brincadeira de roda:
Imagem (foto) da brincadeira “Adoleta”:
http://www.faberludens.com.br/pt-br/node/230
Projeto Lenga La Lenga: jogos de mãos e copos
O(a) professor(a) deverá observar se os alunos realizaram as versões propostas para a brincadeira “Pombinha Branca” utilizando diferentes níveis de complexidade gestual e se cooperaram para um bom rendimento das atividades.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!