23/11/2010
Elizabet Rezende de Faria
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Fundamental Final | História | Cidadania e cultura no mundo contemporâneo |
Compreender que é possível vivenciar a democracia na Competição Esportiva na escola;
Expor suas ideias e seus interesses durante a realização da Competição Esportiva na escola;
Perceber a importância e a necessidade da representação como instrumento de mediação dos interesses dos alunos nas deliberações sobre o planejamento, a execução e a avaliação de uma Competição Esportiva na Escola;
Conhecer a dinâmica de funcionamento, as regras e a forma de participação de um representante nas reuniões dos Fóruns de Deliberações de uma Competição Esportiva na Escola;
Definir coletivamente os princípios para escolha dos representantes que participarão dos fóruns deliberativos da competição esportiva;
Eleger o/a representante e suplente de cada ano de ensino e turma da escola.
Sugerimos que esta aula seja trabalhada com os/as alunos/as antes da realização de uma Competição Esportiva na Escola.
Sobre competição visitar os links:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15931
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21379
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21399
Aulas 1 e 2
Propor aos alunos a dinâmica do Júri Simulado para estudo do tema: “O regime político democrático é o ideal para defender os interesses dos alunos no processo de planejamento e realização da Competição Esportiva na Escola?”.
Dividir os/as alunos/as de acordo com as funções abaixo e explicar como deve ser a participação dos/as mesmos/as no Júri Simulado:
Sugestões de textos para contribuir com a reflexão e o debate dos/as alunos sobre o tema proposto:
Iniciar a dinâmica respeitando os procedimentos sugeridos nos sites abaixo:
Ao final da dinâmica do Júri Simulado, informar aos alunos que a partir da próxima aula, a Competição Esportiva será implantada na escola.
Se o regime indicado pelo Júri Simulado não for o democrático, a Competição Esportiva será planejada pelo/a professor/a sem a participação dos/as alunos/as.
Se o regime indicado pelo Júri Simulado for o democrático, informar aos/às alunos/as que a partir da próxima aula, será instalado o Fórum de Deliberações da Competição Esportiva na Escola, constituído por um/a representante e um/a suplente de cada ano de ensino da escola.
Definir com os/as alunos/as qual o perfil do/a representante que irá defender os interesses dos/as mesmos/as durante o processo de construção e realização da Competição Esportiva na Escola.
Explicar o que é representar um grupo falando sobre alguns princípios que deverão orientar a escolha dos representantes:
Aulas 3
Explicar aos/às alunos/as, através da apresentação de slides em data show, como será o funcionamento e a participação dos representantes de turma no do Fórum de Deliberações da Competição na Escola:
Informar aos alunos que na próxima aula haverá eleição do representante de cada ano de ensino para o Fórum de Deliberações da Competição Esportiva.
Aula 4
Explicar aos/às alunos/as como será a eleição do/a representante e suplente para representar sua sala nas reuniões do Fórum de Deliberações da Competição Esportiva.
Definir com os/as alunos/as qual será o procedimento utilizado: aclamação, eleição, sorteio.
Ressaltar a importância de garantir a participação de todos/as alunos/as nas discussões e a necessidade de prevalecer à decisão do grupo frente ao interesse pessoal.
Retomar com os/as alunos/as os princípios que orientarão a escolha do representante para que seja eleito o aluno/a que mais se aproxima do perfil definido na aula anterior.
Eleger o representante da turma que irá participar do Fórum de Deliberações da Competição Esportiva na Escola
ANDRADE, E. V.; FARIA, E. R. de; REZENDE, L.; MUÑOZ PALAFOX, G. H. A competição na escola. Revista Olhares e Trilhas, ano V, nº5, 2004. Uberlândia. Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia. Anual.
Observar se durante o processo vivenciado, o/a aluno/a conseguiu se posicionar frente às discussões, emitindo sua opinião, ouvindo a opinião dos/as colegas e respeitando as definições aprovadas coletivamente.
Avaliar, em conjunto com o grupo de alunos/as, durante todo o processo, se as questões discutidas interferiram nas definições individuais e do grupo.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!