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Competição Esportiva x Democracia

 

23/11/2010

Autor y Coautor(es)
LEANDRO REZENDE
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Final História Cidadania e cultura no mundo contemporâneo
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreender que é possível vivenciar a democracia na Competição Esportiva na escola;

Expor suas ideias e seus interesses durante a realização da Competição Esportiva na escola;

Perceber a importância e a necessidade da representação como instrumento de mediação dos interesses dos alunos nas deliberações sobre o planejamento, a execução e a avaliação de uma Competição Esportiva na Escola;         

Conhecer a dinâmica de funcionamento, as regras e a forma de participação de um representante nas reuniões dos Fóruns de Deliberações de uma Competição Esportiva na Escola;

Definir coletivamente os princípios para escolha dos representantes que participarão dos fóruns deliberativos da competição esportiva;

Eleger o/a representante e suplente de cada ano de ensino e turma da escola.

Duração das atividades
Quatro aulas de 50h / Total 200 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Sugerimos que esta aula seja trabalhada com os/as alunos/as antes da realização de uma Competição Esportiva na Escola.

Sobre competição visitar os links:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15931 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21379 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21399 

Estratégias e recursos da aula

Aulas 1 e 2 

Propor aos alunos a dinâmica do Júri Simulado para estudo do tema: “O regime político democrático é o ideal para defender os interesses dos alunos no processo de planejamento e realização da Competição Esportiva na Escola?”.

Dividir os/as alunos/as de acordo com as funções abaixo e explicar como deve ser a participação dos/as mesmos/as no Júri Simulado:

  1. Um Juiz: tem a função de dirigir, coordenar o andamento do júri e explicitar a sentença final.
  2. Um advogado de acusação (promotor) do regime democrático: articular as acusações contra o regime político democrático.
  3. Um advogado de defesa do regime democrático: defender seu regime político e responder as acusações formuladas pelo advogado de acusação.
  4. Jurados: Convocar sete alunos/as para constituir o corpo de jurados. Esse grupo deve escutar todo o processo, avaliar e definir a sentença final. Ao final, cada jurado deve argumentar sobre seu voto, justificando sua decisão.
  5. Dividir o restante dos/as alunos/as em quatro grupos, sendo dois grupos de testemunhas, um que falam a favor e outro que fala contra o regime político democrático, evidenciando as contradições e enfatizando as questões fundamentais desse regime. Os outros dois grupos ficarão com a função de público, um que colabora com o advogado de acusação, preparando argumentos para acusação e outro que colabora com o advogado de defesa preparando argumentos para a defesa desse tema.

Sugestões de textos para contribuir com a reflexão e o debate dos/as alunos sobre o tema proposto:

  1. “Democracia.” O texto sugerido localiza-se no site da Sua Pesquisa.com. Link: http://www.suapesquisa.com/religiaosociais/democracia.htm   acesso em 18/06/2010.
  2. “Democracia em sala de aula.” SOUZA, Roger. O texto sugerido localiza-se no site do Canal do Educador. Brasil Escola. Link: http://www.educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/democracia-sala-aula.htm acesso em 18/06/2010.

Iniciar a dinâmica respeitando os procedimentos sugeridos nos sites abaixo:

  1. Fonte de consulta: http://paulo-henrique.com/site2/index.php?option=com_content&view=article&id=381%3Ajuri-simulado&catid=96%3Adinamicas&Itemid=127  acesso em 18/12/2010.
  2. Fonte de consulta: http://www.pucrs.br/mj/subsidios-dinamicas-18.php acesso em 18/02/2010.

Ao final da dinâmica do Júri Simulado, informar aos alunos que a partir da próxima aula, a Competição Esportiva será implantada na escola.

Se o regime indicado pelo Júri Simulado não for o democrático, a Competição Esportiva será planejada pelo/a professor/a sem a participação dos/as alunos/as.

Se o regime indicado pelo Júri Simulado for o democrático, informar aos/às alunos/as que a partir da próxima aula, será instalado o Fórum de Deliberações da Competição Esportiva na Escola, constituído por um/a representante e um/a suplente de cada ano de ensino da escola.

Definir com os/as alunos/as qual o perfil do/a representante que irá defender os interesses dos/as mesmos/as durante o processo de construção e realização da Competição Esportiva na Escola.

Explicar o que é representar um grupo falando sobre alguns princípios que deverão orientar a escolha dos representantes:

  1. Imparcialidade na transmissão das decisões do grupo, não restringindo ao seu parecer individual;
  2. Iniciativa e liderança para ser ouvido na turma;
  3. Responsabilidade, compromisso e envolvimento;
  4. Respeitar e ser respeitado pelos colegas no ano de ensino.

Aulas 3  

Explicar aos/às alunos/as, através da apresentação de slides em data show, como será o funcionamento e a participação dos representantes de turma no do Fórum de Deliberações da Competição na Escola:

  1. A quantidade de reuniões ordinárias será definida em função da quantidade de questões a serem deliberadas pelo Fórum;
  2. Com antecedência, será comunicado aos/às representantes a pauta para a reunião do Fórum;
  3. Os/As representantes, após discutirem e esgotarem a pauta com seus pares e professores/as no Fórum, devem apresentar as informações para seus colegas debaterem, definirem propostas e apresentá-las na próxima reunião do Fórum;
  4. As turmas serão informadas de que as resoluções de cada sala, dada a diversidade de opiniões, podem ou não ser aprovadas  na plenária geral. Para isso, é importante que os alunos tenham consciência de que a vontade da maioria prevalecerá e será respeitada;
  5. A partir da segunda reunião do Fórum, o mesmo passará a ter caráter deliberativo com a seguinte dinâmica: .1. Cada representante expõe a proposta de sua turma; .2. O/a professor/a registra simultaneamente a proposta apresentada; .3. Quando as propostas coincidirem, o Fórum deliberará por aclamação. Quando não houver consenso, votam as propostas apresentadas ou retornam para a turma do ano de ensino (está definição somente será concretizada após discussão da turma); .4. Votar o regulamento da Competição Esportiva, a partir das propostas apresentadas pelos/as alunos/as; .5. Se durante a realização da Competição Esportiva surgir alguma dificuldade ou problema, o Fórum de Deliberações será convocado extraordinariamente, para apreciar e deliberar sobre o assunto.

Informar aos alunos que na próxima aula haverá eleição do representante de cada ano de ensino para o Fórum de Deliberações da Competição Esportiva.   

Aula 4

Explicar aos/às alunos/as como será a eleição do/a representante e suplente para representar sua sala nas reuniões do Fórum de Deliberações da Competição Esportiva.

Definir com os/as alunos/as qual será o procedimento utilizado: aclamação, eleição, sorteio.

Ressaltar a importância de garantir a participação de todos/as alunos/as nas discussões e a necessidade de prevalecer à decisão do grupo frente ao interesse pessoal.

Retomar com os/as alunos/as os princípios que orientarão a escolha do representante para que seja eleito o aluno/a que mais se aproxima do perfil definido na aula anterior.

Eleger o representante da turma que irá participar do Fórum de Deliberações da Competição Esportiva na Escola

Recursos Complementares

ANDRADE, E. V.; FARIA, E. R. de; REZENDE, L.; MUÑOZ PALAFOX, G. H. A competição na escola. Revista Olhares e Trilhas, ano V, nº5, 2004. Uberlândia. Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia. Anual.

Avaliação

Observar se durante o processo vivenciado, o/a aluno/a conseguiu se posicionar frente às discussões, emitindo sua opinião, ouvindo a opinião dos/as colegas e respeitando as definições aprovadas coletivamente.  

Avaliar, em conjunto com o grupo de alunos/as, durante todo o processo, se as questões discutidas interferiram nas definições individuais e do grupo.

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