Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


A escravidão no Brasil - UCA

 

20/05/2011

Autor y Coautor(es)
ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leide Divina Alvarenga Turini

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Ensino Fundamental Final História Cidadania e cultura no mundo contemporâneo
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Descrever as condições de vida dos escravos africanos que trabalhavam nos engenhos de açúcar no Brasil;
  • Caracterizar as formas de desumanização a que os escravos eram submetidos nas senzalas;
  • Identificar formas de luta e resistência à escravidão praticadas pelos escravos africanos no Brasil.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para uma melhor compreensão desse assunto o aluno deverá compreender o conceito de escravidão e as condições em que os escravos eram transportados do continente africano para a América.

Estratégias e recursos da aula

UCA

Professor, para o desenvolvimento das atividades desta aula, os alunos devem ter acesso ao netbook do projeto UCA (Um computador por aluno) e à internet.

Observação: devido ao pequeno espaço na memória dos netbooks, é importante que cada aluno tenha sempre em mãos um pendrive para salvar os seus trabalhos.

 

Abaixo, a discriminação dos softwares utilizados e as especificações para executá-los no sistema Linux do netbook-UCA:

KWord - Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos.

WxCam - Menu K Aba Aplicativos - Multimídia; O Aplicativo “Visualizador de Imagens” abre o aplicativo de mesmo nome que nos permite visualizar as imagens armazenadas no disco do laptop ou em memória externa, como por exemplo, um pendrive.

Firefox - ícone “figura de um globo terrestre"  localizado na área de trabalho (Desktop).

KolourPaint - Menu K - Aplicativos - Aplicações Gráficas - Ferramentas de Pintura.

Krecord- Menu K Aba Aplicativos Multimídia Editores de Áudio

KPresenter - Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresentação

 

Para entender melhor o uso de alguns aplicativos do Linux, consulte:  http://www.slideshare.net/MOISESSGA/apresentao-formao-projeto-uca

uca eseba

 

ATIVIDADE 1: ECONOMIA AÇUCAREIRA, ENGENHO E TRABALHO ESCRAVO

 

A proposta para esta aula é o trabalho com dois documentários organizados pelo blog Grátis Vídeo Aulas e postados no Youtube.  O link do blog é: http://gratisvideoaulas.blogspot.com. O primeiro vídeo tem quase 15 minutos e o segundo vídeo quase 14 minutos de duração. Apresenta-se inicialmente a lógica mercantilista através do Pacto Colonial e o porquê da escolha econômica pelo açúcar.  Os alunos poderão entender a dinâmica da economia brasileira apresentada através do plantation e de outras atividades secundárias econômicas, como a pecuária. Saberão como era feita a apropriação dos negros na África e sua travessia até chegar ao Brasil, ou seja, a desumanidade pela qual os negros eram submetidos. Além disso, serão descritas as classes sociais que faziam parte da sociedade colonial brasileira e a pouca mobilidade social  existente entre esses sujeitos sociais, as principais características dessa sociedade como o patriarcalismo, a forma como a mulher era vista e a organização do engenho com suas principais localidades.

 

UCA

VÍDEO 1:  História 17. Economia açucareira e trabalho colonial no Brasil Parte 1

 

video

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=ZYj1ILcbRmk&feature=related

Acesso em 11 de maio de 2011.

 

VÍDEO 2:  História 17. Economia açucareira e trabalho colonial no Brasil Parte 2

 

video 2

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=W3WMhwUY77M&feature=related

Acesso em 11 de maio de 2011.

ROTEIRO DA ATIVIDADE:

1- Peça aos alunos que acessem os vídeos no www.youtube.com ou diretamente nos links indicados abaixo de cada imagem, para que assim, cada aluno possa visualizar os documentários do seu próprio netbook;

2- Sugira aos alunos que façam  no Kword uma síntese das principais informações contidas nos documentários;

3- Escolha, aleatoriamente, no mínimo cinco sínteses para serem socializadas com todos da turma.

4- Tendo como referencial as informações dos vídeos acima, peça aos alunos que entrem no site: http://sites.unifra.br/rived/ObjetosPedag%C3%B3gicos/Hist%C3%B3ria/tabid/433/language/pt-BR/Default.aspx . Este site é do Centro Universitário Franciscano (UNIFRA) e nele o aluno encontrará  um jogo interativo denominado: ''Engenho" que  ilustrará e simulará o mundo colonial açucareiro para melhor reflexão e entendimento do assunto. Veja, abaixo, a imagem de abertura do jogo:

 

Jogo Engenho

Fonte: http://sites.unifra.br/Portals/17/História/Engenhos/engenho.jpg - Acesso em 11 de maio de 2011

 

Professor, existe um roteiro e um guia explicando tudo sobre o jogo e como ele poderá ser utilizado neste site;

5- Brincando no engenho - Deixe o aluno explorar todo o jogo e aprender com as informações lá contidas;

6- Na última etapa do jogo o aluno terá que sistematizar o que aprendeu fazendo um pequeno texto direcionado por duas perguntas, como podemos ver na imagem abaixo:

  

jogo

Disponível em : http://sites.unifra.br/Portals/17/Hist%C3%B3ria/Engenhos/engenho1.swf

Acesso em 11 de maio de 2011.

 

a) Sugira a todos os alunos que façam este texto tendo como base não só as informações contidas no jogo, mas utilizando também as informações apresentadas pelos vídeos assistidos;

b) Peça que imprimam os textos para socializá-los em sala com todos da turma e para confecção de um mural informativo sobre o assunto que deverá ser afixado na sala de aula;

 

ATIVIDADE 2: SENZALAS - RETRATOS DA VIDA ESCRAVA

 

Professor, através da leitura atenta do texto “Como era uma senzala” e do  trabalho com o vídeo “Senzala e vida escrava. (escravidão)” , os alunos poderão compreender com eram as senzalas e como foram utilizadas durante toda a fase da escravidão no Brasil, reconhecendo-as como lugares entre tantos do engenho marcados pela dor, sofrimento e desumanização dos escravos.

 

TEXTO: Como era uma senzala?

"Acomodação

Em geral, homens, mulheres e crianças ficavam no mesmo cômodo. Algumas fazendas separavam os três grupos e outras mantinham os filhos com as mães até a adolescência.

Punição

Escravos fujões ou rebeldes eram acorrentados a troncos em frente à senzala, como exemplo. Outros tinham que andar com grilhões nos pés e pescoço."

Texo de Roberto Navarro disponível na íntegra em: http://mundoestranho.abril.com.br/historia/pergunta_287563.shtml . Acesso em 11 de maio de 2011.

 

VÍDEO:  Senzala e vida escrava. (escravidão)

senzala

Disponível em:  http://www.youtube.com/watch?v=4yrq0nsdGl8&feature=fvs

Acesso em 11 de maio de 2011.

 

ROTEIRO DA ATIVIDADE:

1- Peça aos alunos que acessem o site do texto e leia-o em sua íntegra;

2- Depois, acessem o link do vídeo, indicado abaixo da imagem e assistam o vídeo;

3- Após a leitura do texto e da exibição do vídeo, peça a todos os alunos que façam um resumo no KWord sobre as principais informações sobre como era a senzala e a vida dos escravos neste lugar. Depois, que resumam em uma só palavra: qual o significado da senzala?

4- Sugira aos alunos que façam quatro grupos. Haverá um sorteio e cada grupo deverá ficar com uma dessas músicas abaixo:      

a) Um dia na senzala- Carolina Soares - Disponível (letra música) em: http://www.youtube.com/watch?v=pJUv4YII1P0&feature=relate

b) Na Senzala  - SÚDITOS DO REGGAE-  Disponível (música) em: http://www.youtube.com/watch?v=b3hxyaV_KLE ; Disponível (letra) em: http://suditos-do-reggae.musicas.mus.br/letras/1190972/

c) "Retirantes" - Dorival Caymmi - Disponível (letra e música) em: http://www.youtube.com/watch?v=XecW-4v-5zo&feature=relate  

d) Lá vem das senzalas – Reginaldo Veloso -  Disponível (letra e música) em http://letras.terra.com.br/reginaldo-veloso/1427912/

Todos os sites foram acessados em 11 de maio de 2011.

5-  Os grupos deverão, com suas respectivas músicas sorteadas:

Primeiro, no  KPresenter, criar uma apresentação com  imagens do Brasil Colonial, retratando a senzala e os castigos que os negros recebiam no Engenho, tendo como fundo musical a versão original da música de cada grupo. Exemplificando, o grupo que ficou com a música: ''Um dia na senzala'', usará esta música em sua versão original como fundo para a apresentação de suas imagens sobre o Brasil Colonial e assim por diante.

Segundo, cada grupo deverá parodiar a sua música sorteada. A paródia deverá ser gravada no  KRecord. Sugestão: A paródia deverá retratar o sofrimento dos escravos na senzala e no engenho. Exemplificando, o grupo que ficou com a música ''Retirantes'', deverá parodiá-la e assim por diante. Lembrar que algumas partes da letra da música podem ser mantidas.

Terceiro, todas as apresentações, tanto no Kpresenter quanto no KRecord, deverão ser socializadas com todos da turma, que poderão ouvir as músicas nas versões originais e parodiadas. 

 

ATIVIDADE 3 - LUTA E RESISTÊNCIA DOS ESCRAVOS NO BRASIL

 

Professor, os textos abaixo explicam quem foi Zumbi e a importância da capoeira para a cultura brasileira. É importante que os alunos conheçam estes dois temas para desmistificar a ideia de que os escravos aceitavam pacificamente todas as violências às quais foram submetidos. Além disso, é importante que os alunos conheçam e entendam um pouco da Capoeira, um dos símbolos da cultura afrobrasileira presente em nossos dias.

 

TEXTOS:

 1- Zumbi, esse desconhecido

Por Reportagem Reinaldo Lopes

“O nome dele era Zumbi, mas talvez o certo fosse Zambi. Ele pode ter nascido na África e ter sido trazido para cá à força, mas há quem diga que ele era brasileiro e livre. Nem temos certeza de que ele era filho de africanos – se ele nasceu no Brasil, é possível que seu pai fosse africano e sua mãe, índia. Sua morte também é envolta em mistério. Só não existem dúvidas a respeito de uma coisa: até seus adversários o definiam como um homem forte, orgulhoso, inconformado com sua condição social, que resolveu enfrentar seus algozes e libertar seu povo. E ele foi longe nesse objetivo. O Quilombo dos Palmares deu trabalho ao governo de Portugal.”

Disponível em: http://historia.abril.com.br/gente/zumbi-esse-desconhecido-435264.shtml  . Acesso em 11 de maio de 2011.

2- Capoeira. O jeito brasileiro de ir à luta

Por Rosangela Petta

"'Quando você vê um filme com Mel Gibson, Eddie Murphy ou Wesley Snipes, pode ter certeza: para fazer aquelas incríveis cenas de ação, eles incluíram a capoeira nos ensaios. É que essa técnica corporal, mistura de dança e exercícios, desenvolvida exclusivamente no Brasil, já ganhou adeptos em 48 países. Ambiciosa, desde o ano passado ela foi reconhecida pelo Comitê Olímpico Brasileiro como esporte olímpico e está em campanha por um lugar nos jogos de 2004. O número de academias vem crescendo rapidamente e já soma 25 000. Veja por que essa luta brasileira está empolgando cada vez mais gente."

Disponível na íntegra em : http://super.abril.com.br/superarquivo/1996/conteudo_34227.shtml . Acesso em 11 de maio de 2011.

 

ROTEIRO DA ATIVIDADE:

1- Fazer a leitura dos textos, na íntegra, com os alunos;

2- Para cada texto, pedir que os alunos façam, no KWord, um resumo contendo as principais ideias tratadas;

3- Peça aos alunos que, em duplas, façam uma  pesquisa para responder as seguintes questões:

UCA

a) Como era um Quilombo?

b) Quem são os quilombolas?

c) Como era a  vida nos Quilombos?

d) Quais foram os principais Quilombos do Brasil? Eles existem até hoje?

e) Além dos quilombos e da capoeira, os escravos tinham outras formas de resistir a  escravidão? Justifique.

Sugestão de sites para a pesquisa dos alunos:

http://www.brasilescola.com/historiab/a-resistencia-dos-escravos.htm

http://novahistorianet.blogspot.com/2009/01/escravido-e-resistncia-no-brasil.html

http://super.abril.com.br/superarquivo/1993/conteudo_113757.shtml

http://historia.abril.com.br/gente/quilombos-urbanos-434120.shtml

Todos os sites foram acessados em 11 de maio de 2011.

3- Socialize as respostas das duplas com todos da turma.

4- Em duplas, os alunos devem criar, no KPresenter,  uma apresentação destacando a importância da Capoeira para a História e Cultura do Brasil e ressaltando a necessidade de se  valorizar esta manifestação;

5- Todas as duplas deverão socializar suas apresentações.

Recursos Complementares

Sugestões de leituras para professores e alunos:

1- Ossos do Ofício - Manual do senhor de escravos - Historiador revela as técnicas de gerência da senzala. Disponível em: http://super.abril.com.br/superarquivo/2005/conteudo_365049.shtml - Acesso em 11 de maio de 2011.

2- Sociedade Açucareira no Brasil Colonial. Disponível em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/brasil-colonia/sociedade-acucareira-no-brasil-colonial.php - Acesso em 11 de maio de 2011.

Slides: Engenhos de Açúcar

Disponível em: http://www.slideshare.net/guestda9e9c/engenho-de-acar-presentation - Acesso em 11 de maio de 2011.

Coleção de Aulas do portal que pode ser consultada pelo professor no planejamento da aula:

A escravidão no Brasil: africano escravizado ao escravo alforriado. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=7 - Acesso em 11 de maio de 2011.

Avaliação

 A avaliação deve permear toda a atividade pedagógica do professor. Desta forma, ao longo das propostas apresentadas, o professor poderá avaliar o aluno segundo sua participação nas atividades realizadas: leitura e interpretação de texto, produção de textos e resumos, apresentações em slides, paródias, interação e análise de jogo, confecção de mural.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • adryan , escola municipal sao jose , Distrito Federal - dijo:
    adryanrocklife@hotmail.com

    08/06/2012

    Cinco estrelas

    adorei pois retrata muito bem a vida nos quilombos isso e muito importante para que a gente saiba do que os escravos sofriam naquele tempo e de tudo oque eles passavam .eu queria saber mais mais e muito mais sobre eles , mas pra falar a verdade nao esta sendo nada facil fazer o meu trabalho sobre os quilombos . aluno Adryan do 5 ano da escola municipal sao jose anápolis 08/06/2012 go


  • Jacira Alves Martins, ESCOLA ESTADUAL ELIAS NASSER , Goiás - dijo:
    jaciracpa03@yahoo.com.br

    04/06/2011

    Quatro estrelas

    Aline Grazoele, parabéns pelo trabalho! Continue sempre assim, empenhada em ajudar a mudar o ensino de história, tornando-o mais atraente e significativo para os alunos e, tabém para muitos professores.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.