25/03/2011
O Brasil teve a maior e mais longa escravidão urbana que transformava seres humanos em mercadoria. Neste sentido, esta coleção pretende mostrar a história dos escravos marcada pelo sofrimento dos açoites e dos severos castigos que maltrataram o corpo e a alma desses escravos que resistiram a todos os atos desumanos pelos quais foram submetidos e mesmo depois de libertados suas histórias nos ensinam a rever conceitos e preconceitos que ainda precisam ser superados em nossa sociedade.
Leila Floresta - Universidade Federal de Uberlândia - MG
escravidão, história dos escravos
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | História | Cidadania e cultura no mundo contemporâneo |
Ensino Fundamental Final | História | Nações, povos, lutas, guerras e revoluções |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
O tráfico negreiro e as rotas da migração forçada de africanos para as Américas
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Fundamental Final | História Ensino Médio | História Entender a participação de africanos no tráfico de escravos. Analisar as dificuldades enfrentadas pelos africanos cativos no tráfico de escravos. Identificar as principais rotas do tráfico de escravos e os principais grupos de africanos trazidos para as Américas. 11/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 54812 acesso(s) |
ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG História |
2 |
O tráfico de escravos africanos sob o olhar do poeta Castro Alves
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Fundamental Final | História Ensino Médio | História Compreender aspectos do tráfico de escravos africanos para o continente americano, ocorrido entre os séculos XVI e XIX, a partir do poema “Navio Negreiro” de Antônio de Castro Alves. Analisar a relação existente entre texto e contexto histórico. 07/10/2009 Quatro estrelas 13 comentário(s) 59087 acesso(s) |
LEIDE DIVINA ALVARENGA TURINI Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG História |
3 |
Participação africana na construção da sociedade colonial brasileira
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Fundamental Final | História Ensino Médio | História Com essa aula os alunos poderão analisar a vida dos escravos no Brasil Colonial, comparar a forma de vida de africanos e portugueses em território colonial e reconhecer o contato entre os grupos étnicos (negros e brancos) através da mediação feminina a luz do clássico texto de... 31/07/2012 Sem estrelas 1 comentário(s) 15351 acesso(s) |
VANESSA MARIA RODRIGUES VIACAVA NTE - CURITIBA - (CETEPAR) CURITIBA PR História |
4 |
A sociedade patriarcal açucareira: questão de gênero
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Fundamental Final | História Ensino Médio | História Os alunos poderão analisar a estrutura produtiva do açúcar no nordeste brasileiro, identificar o papel da mulher escrava e livre na sociedade colonial brasileira e reconhecer as permanências da sociedade patriarcal açucareira no Brasil contemporâneo. 01/08/2012 Sem estrelas 0 comentário(s) 16966 acesso(s) |
VANESSA MARIA RODRIGUES VIACAVA NTE - CURITIBA - (CETEPAR) CURITIBA PR História |
5 |
Escravidão em cena
Ensino Fundamental Final | História O aluno refletirá, utilizando o teatro, sobre a situação dos escravos nos primeiros anos do Brasil Colônia, avaliando a situação dos escravos desde sua captura e vinda da África, até os trabalhos realizados no Brasil, seja nas fazendas de açúcar, nas minas ou nas cidades. 23/03/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 15254 acesso(s) |
Doglas Wendll Sorgatto EE HERCULES MAYMONE CAMPO GRANDE MS Filosofia |
6 |
Dançando o maculelê com instrumentos alternativos.
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Final | História Ensino Médio | Educação Física - O histórico do maculelê e suas características, resgatando a relação dessa dança com o trabalho escravo e a formação desse grupo social. - O ritmo dessa dança, improvisando com materiais alternativos. - Cooperar com o professor na hora de ut... 19/01/2011 Quatro estrelas 1 comentário(s) 12815 acesso(s) |
MIGUEL VICTOR NEVES SARAIVA COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
7 |
Senzala e a formação da cultura afro-brasileira: o exemplo da capoeira
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Fundamental Final | História Ensino Médio | História Ensino Médio | Sociologia O conceito de cultura popular, a senzala como dimensão preferencial da composição de manifestações culturais brasileira e a capacidade performática da capoeira. 01/08/2012 Cinco estrelas 2 comentário(s) 25277 acesso(s) |
VANESSA MARIA RODRIGUES VIACAVA NTE - CURITIBA - (CETEPAR) CURITIBA PR História |
8 |
Brincando de capoeira como os escravos
Educação Infantil | Movimento Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Os alunos poderão experimentar a roda de capoeira, ao tentar reproduzir as figuras do jogo e refletindo sobre as características dos movimentos. O objetivo principal da aula não é ensinar os movimentos da capoeira com ênfase na técnica de execução, mas fazer com que os alunos ... 15/09/2009 Cinco estrelas 3 comentário(s) 14357 acesso(s) |
CRISTIANE OLIVEIRA PISANI MARTINI Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG Educação Física |
9 |
As marcas da escravidão africana no Brasil
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Fundamental Final | História Ensino Médio | História Relacionar o racismo do presente ao passado escravista do Brasil. Analisar exemplos da desigualdade racial visíveis na atualidade. Debater as chamadas “ações afirmativas”, pensando a igualdade racial no Brasil. 07/12/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 27495 acesso(s) |
ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG História |
10 |
Sujeitos sociais e interesses envolvidos na abolição da escravidão no Brasil
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Fundamental Final | História Ensino Médio | História Identificar diferentes sujeitos sociais envolvidos no processo de abolição da escravidão no Brasil. Analisar os interesses de diferentes sujeitos sociais no processo de abolição da escravidão no Brasil. 26/11/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 18461 acesso(s) |
LEIDE DIVINA ALVARENGA TURINI Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG História |
11 |
Princesa Isabel e o 13 de maio: desconstruindo a interpretação oficial da abolição da escravidão
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Fundamental Final | História Ensino Médio | História 1- Compreender que um mesmo acontecimento histórico pode ter diferentes interpretações. 2- Conhecer e confrontar interpretações históricas distintas sobre a abolição da escravidão no Brasil. 22/09/2009 Quatro estrelas 9 comentário(s) 43781 acesso(s) |
Equipe Geohis |
12 |
Trabalho escravo no Brasil contemporâneo
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Fundamental Final | História Compreender o que é e quais são as características do trabalho escravo no Brasil contemporâneo. Analisar as possibilidades existentes para a libertação dos trabalhadores escravizados, identificando os desafios colocados para a erradicação do trabalho escravo na sociedade brasi... 28/09/2009 Quatro estrelas 5 comentário(s) 25867 acesso(s) |
LEIDE DIVINA ALVARENGA TURINI Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG História |
13 |
Ações pela erradicação do trabalho escravo no Brasil
Ensino Fundamental Final | História Ensino Fundamental Inicial | História Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural Compreender o que é uma PEC e quais as suas características principais. Conhecer e analisar o texto da PEC 438/2001, no contexto da luta pelo combate ao trabalho escravo contemporâneo. Conhecer propostas e projetos elaborados para a erradicação do trabalho escravo no Brasil, r... 05/11/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 7440 acesso(s) |
LEIDE DIVINA ALVARENGA TURINI Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG História |
14 |
Preconceito à brasileira
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Fundamental Final | História Ensino Fundamental Inicial | História Reconhecer a existência do preconceito e da discriminação em relação aos negros na sociedade brasileira, conscientizando-se da necessidade de transformar esta realidade. Propor ações para a denúncia e o impedimento de práticas de discriminação geradas pelo preconceito em relaç... 05/11/2009 Quatro estrelas 9 comentário(s) 52546 acesso(s) |
LEIDE DIVINA ALVARENGA TURINI Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG História |
15 |
A diversidade cultural no Brasil: revendo preconceitos e construindo relações de tolerância
Ensino Fundamental Final | História Analisar e discutir criticamente as questões do preconceito no Brasil atual. Refletir sobre o processo histórico que desencadeou os problemas sociais relacionados ao preconceito na sociedade brasileira. Reconhecer a necessidade de medidas que promovam o respeito e a tolerânci... 19/11/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 32179 acesso(s) |
ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG História |
16 |
Discriminação e Racismo
Ensino Fundamental Final | História Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural O aluno deve compreender que a discriminação e o racismo, presentes em nosso cotidiano, trazem consequências gravíssimas para a sociedade. No caso do Brasil, é preciso que o aluno perceba como o preconceito racial contra os negros afeta nossa sociedade. 29/11/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 11088 acesso(s) |
Virna Ligia Fernandes Braga COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG História |
Sem estrelas 0 classificações - 9967 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!