Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


A escravidão no Brasil: africano escravizado ao escravo alforriado

 

25/03/2011

Ficha Técnica
Descrição

O Brasil teve a maior e mais longa escravidão urbana que transformava seres humanos em mercadoria. Neste sentido, esta coleção pretende mostrar a história dos escravos marcada pelo sofrimento dos açoites e dos severos castigos que maltrataram o corpo e a alma desses escravos que resistiram a todos os atos desumanos pelos quais foram submetidos e mesmo depois de libertados suas histórias nos ensinam a rever conceitos e preconceitos que ainda precisam ser superados em nossa sociedade.

Autoria

Leila Floresta - Universidade Federal de Uberlândia - MG

Palavras-chave

escravidão, história dos escravos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final História Cidadania e cultura no mundo contemporâneo
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Lista de Aulas da Coleção (16 aulas)
# Aula Autoria
1 O tráfico negreiro e as rotas da migração forçada de africanos para as Américas

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Médio | História

Entender a participação de africanos no tráfico de escravos. Analisar as dificuldades enfrentadas pelos africanos cativos no tráfico de escravos. Identificar as principais rotas do tráfico de escravos e os principais grupos de africanos trazidos para as Américas.

11/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 17478 acessos

ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

História

2 O tráfico de escravos africanos sob o olhar do poeta Castro Alves

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Médio | História

Compreender aspectos do tráfico de escravos africanos para o continente americano, ocorrido entre os séculos XVI e XIX, a partir do poema “Navio Negreiro” de Antônio de Castro Alves. Analisar a relação existente entre texto e contexto histórico.

07/10/2009 Quatro estrelas 12 comentário(s) 23388 acessos

LEIDE DIVINA ALVARENGA TURINI

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

História

3 Participação africana na construção da sociedade colonial brasileira

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Médio | História

Com essa aula os alunos poderão analisar a vida dos escravos no Brasil Colonial, comparar a forma de vida de africanos e portugueses em território colonial e reconhecer o contato entre os grupos étnicos (negros e brancos) através da mediação feminina a luz do clássico texto de...

31/07/2012 Sem estrelas 1 comentário(s) 5981 acessos

Vanessa Maria Rodrigues Viacava

NTE - CURITIBA - (CETEPAR)

CURITIBA PR

História

4 A sociedade patriarcal açucareira: questão de gênero

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Médio | História

Os alunos poderão analisar a estrutura produtiva do açúcar no nordeste brasileiro, identificar o papel da mulher escrava e livre na sociedade colonial brasileira e reconhecer as permanências da sociedade patriarcal açucareira no Brasil contemporâneo.

01/08/2012 Sem estrelas 0 comentário(s) 4036 acessos

Vanessa Maria Rodrigues Viacava

NTE - CURITIBA - (CETEPAR)

CURITIBA PR

História

5 Escravidão em cena

Ensino Fundamental Final | História

O aluno refletirá, utilizando o teatro, sobre a situação dos escravos nos primeiros anos do Brasil Colônia, avaliando a situação dos escravos desde sua captura e vinda da África, até os trabalhos realizados no Brasil, seja nas fazendas de açúcar, nas minas ou nas cidades.

23/03/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 5452 acessos

Doglas Wendll Sorgatto

EE HERCULES MAYMONE

CAMPO GRANDE MS

Filosofia

6 Dançando o maculelê com instrumentos alternativos.

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Médio | Educação Física

- O histórico do maculelê e suas características, resgatando a relação dessa dança com o trabalho escravo e a formação desse grupo social.               - O ritmo dessa dança, improvisando com materiais alternativos.                     - Cooperar com o professor na hora de ut...

19/01/2011 Quatro estrelas 1 comentário(s) 2689 acessos

MIGUEL VICTOR NEVES SARAIVA

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

7 Senzala e a formação da cultura afro-brasileira: o exemplo da capoeira

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Médio | História

Ensino Médio | Sociologia

O conceito de cultura popular, a senzala como dimensão preferencial da composição de manifestações culturais brasileira e a capacidade performática da capoeira.

01/08/2012 Sem estrelas 1 comentário(s) 8665 acessos

Vanessa Maria Rodrigues Viacava

NTE - CURITIBA - (CETEPAR)

CURITIBA PR

História

8 Brincando de capoeira como os escravos

Educação Infantil | Movimento

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Os alunos poderão experimentar a roda de capoeira, ao tentar reproduzir as figuras do jogo e refletindo sobre as características dos movimentos. O objetivo principal da aula não é ensinar os movimentos da capoeira com ênfase na técnica de execução, mas fazer com que os alunos ...

15/09/2009 Cinco estrelas 2 comentário(s) 4618 acessos

CRISTIANE OLIVEIRA PISANI MARTINI

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

9 As marcas da escravidão africana no Brasil

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Médio | História

Relacionar o racismo do presente ao passado escravista do Brasil. Analisar exemplos da desigualdade racial visíveis na atualidade. Debater as chamadas “ações afirmativas”, pensando a igualdade racial no Brasil.

07/12/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 8624 acessos

ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

História

10 Sujeitos sociais e interesses envolvidos na abolição da escravidão no Brasil

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Médio | História

Identificar diferentes sujeitos sociais envolvidos no processo de abolição da escravidão no Brasil. Analisar os interesses de diferentes sujeitos sociais no processo de abolição da escravidão no Brasil.

26/11/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 7778 acessos

LEIDE DIVINA ALVARENGA TURINI

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

História

11 Princesa Isabel e o 13 de maio: desconstruindo a interpretação oficial da abolição da escravidão

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Médio | História

1- Compreender que um mesmo acontecimento histórico pode ter diferentes interpretações. 2- Conhecer e confrontar interpretações históricas distintas sobre a abolição da escravidão no Brasil.

22/09/2009 Quatro estrelas 9 comentário(s) 17974 acessos

Equipe

Geohis

12 Trabalho escravo no Brasil contemporâneo

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Fundamental Final | História

Compreender o que é e quais são as características do trabalho escravo no Brasil contemporâneo. Analisar as possibilidades existentes para a libertação dos trabalhadores escravizados, identificando os desafios colocados para a erradicação do trabalho escravo na sociedade brasi...

28/09/2009 Quatro estrelas 5 comentário(s) 11062 acessos

LEIDE DIVINA ALVARENGA TURINI

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

História

13 Ações pela erradicação do trabalho escravo no Brasil

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Fundamental Inicial | História

Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural

Compreender o que é uma PEC e quais as suas características principais. Conhecer e analisar o texto da PEC 438/2001, no contexto da luta pelo combate ao trabalho escravo contemporâneo. Conhecer propostas e projetos elaborados para a erradicação do trabalho escravo no Brasil, r...

05/11/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 2491 acessos

LEIDE DIVINA ALVARENGA TURINI

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

História

14 Preconceito à brasileira

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Fundamental Inicial | História

Reconhecer a existência do preconceito e da discriminação em relação aos negros na sociedade brasileira, conscientizando-se da necessidade de transformar esta realidade. Propor ações para a denúncia e o impedimento de práticas de discriminação geradas pelo preconceito em relaç...

05/11/2009 Quatro estrelas 8 comentário(s) 17423 acessos

LEIDE DIVINA ALVARENGA TURINI

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

História

15 A diversidade cultural no Brasil: revendo preconceitos e construindo relações de tolerância

Ensino Fundamental Final | História

Analisar e discutir criticamente as questões do preconceito no Brasil atual. Refletir sobre o processo histórico que desencadeou os problemas sociais relacionados ao preconceito na sociedade brasileira.  Reconhecer a necessidade de medidas que promovam o respeito e a tolerânci...

19/11/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 9834 acessos

ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

História

16 Discriminação e Racismo

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural

O aluno deve compreender que a discriminação e o racismo, presentes em nosso cotidiano, trazem consequências gravíssimas para a sociedade. No caso do Brasil, é preciso que o aluno perceba como o preconceito racial contra os negros afeta nossa sociedade.

29/11/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 3416 acessos

Virna Ligia Fernandes Braga

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

História

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações - 2639 acessos

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.