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Relações sociais no Brasil Colônia- UCA

 

23/05/2011

Autor y Coautor(es)
ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leide Divina Alvarenga Turini

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Ensino Fundamental Final História Cidadania e cultura no mundo contemporâneo
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Entender as diferentes trocas culturais entre brancos e escravos na sociedade colonial brasileira;  
  • Compreender como se deu a miscigenação da população brasileira;
  • Identificar o sincretismo religioso na cultura de origem africana.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para estas aulas será necessário que o aluno tenha alguma compreensão sobre: Tráfico Negreiro, Escravidão e  Sistema Colonial brasileiro.

Estratégias e recursos da aula

UCA

Professor, para o desenvolvimento das atividades desta aula, os alunos devem ter acesso ao netbook do projeto UCA (Um computador por aluno) e à internet.

Observação: devido ao pequeno espaço na memória dos netbooks, é importante que cada aluno tenha sempre em mãos um pendrive para salvar os seus trabalhos.

 

Abaixo, a discriminação dos aplicativos utilizados e as especificações para executá-los no sistema Linux do netbook-UCA:

KWord- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos.

WxCam - Menu K Aba Aplicativos - Multimídia; O Aplicativo “Visualizador de Imagens” abre o aplicativo de mesmo nome que nos permite visualizar as imagens armazenadas no disco do laptop ou em memória externa, como por exemplo, um pendrive.

Firefox - ícone “figura de um globo terrestre"  localizado na área de trabalho (Desktop).

KolourPaint - Menu K - Aplicativos - Aplicações Gráficas - Ferramentas de Pintura.

Amarok- Tocador de Música – Metasys- Aplicativos- Multimídia – Tocador de Músicas

Krecord- Menu K Aba Aplicativos Multimídia Editores de Áudio

KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresentação

 

Para entender melhor o uso de alguns aplicativos do Linux, consulte:  http://www.slideshare.net/MOISESSGA/apresentao-formao-projeto-uca

 

uca eseba

ATIVIDADE 1: TROCAS CULTURAIS NA SOCIEDADE COLONIAL BRASILEIRA

 

Professor, a matriz africana teve um papel importante na formação e delineamento da identidade cultural afro-brasileira. Desta forma, o texto abaixo, proposto para esta aula,  apresenta a influência cultural dos africanos no Brasil,  evidente, principalmente, na culinária, dança, religião, música e língua. No texto são feitas referências a vários autores renomados que trataram da temática, como Gilberto Freyre e Ronaldo Vainfas.

 

TEXTO:  A INFLUÊNCIA AFRICANA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA

"O escravo africano era um elemento de suma importância no campo econômico do período colonial sendo considerado "as mãos e os pés dos senhores de engenho porque sem eles no Brasil não é possível fazer, conservar e aumentar fazenda, nem ter engenho corrente" (ANTONIL, 1982, p.89). Contudo, a contribuição africana no período colonial foi muito além do campo econômico, uma vez que, os escravos souberem reviver suas culturas de origem e recriarem novas práticas culturais através do contato com outras culturas."'

"Sobre a influência africana Freyre (2001, p. 343) destaca que:

Quantas "mães-pretas", amas de leite, negras cozinheiras e quitandeiras influenciaram crianças e adultos brancos (negros e mestiços também), no campo e nas áreas urbanas, com suas histórias, com suas memórias, com suas práticas religiosas, seus hábitos e seus conhecimentos técnicos? Medos, verdades, cuidados, forma de organização social e sentimentos, senso do que é certo e do que é errado, valores culturais, escolhas gastronômicas, indumentárias e linguagem, tudo isso conformou-se no contato cotidiano desenvolvido entre brancos, negros, indígenas e mestiços na Colônia."

 

Texto disponível na íntegra em : http://artigos.netsaber.com.br/resumo_artigo_17310/artigo_sobre_a_influ%C3%8Ancia_africana_no_processo_de_forma%C3%87%C3%83o_da_cultura_afro-brasilei .Acesso em 13 de maio de 2011.

 

ROTEIRO DA ATIVIDADE:

1- Peça aos alunos que acessem o site indicado e façam a leitura do texto, na íntegra.

2- Promova um debate entre os alunos após leitura do texto, partindo do seguinte questionamento:  Por que, para Freyre, a nossa herança cultural africana é visível no jeito de andar e falar do brasileiro?

3- Sugira aos alunos que se separem em quatro grupos e proponha uma pesquisa. Cada grupo ficará responsável por um aspecto de influência cultural africana.

Exemplo: Grupo da culinária; Grupo da dança; Grupo da religião; Grupo da música.

4- Feita a separação dos grupos e das temáticas, a proposta é que cada grupo crie um vídeo no  WxCam apresentando seu tema , ressaltando a influência africana e a importância dessa influência para a formação da cultura afro-brasileira;

5- Cada grupo deverá socializar a sua apresentação com os demais.

UCA

Professor, oriente os alunos para a produção de um vídeo, reunindo todas as temáticas trabalhadas, o qual poderá ser apresentado em um intervalo cultural ou em outro momento especial de sua escola.

 

ATIVIDADE 2: MISCIGENAÇÃO - A RAÍZ DO POVO BRASILEIRO

 

O texto abaixo explica como ocorreu o processo de miscigenação no Brasil e deixa claro que, assim como o conceito de raça é ambíguo, conceituar miscigenação não é uma tarefa simples como se pensa.

 

TEXTO: Os Povos no Brasil - Miscigenação

"Na história do Brasil, a ocorrência da mestiçagem é bastante pronunciada. Esse fato gerou uma identidade nacional singular e um povo marcadamente mestiço na aparência e na cultura."

"As três raças básicas formadoras da população brasileira são o negro, o europeu e o índio, em graus muito variáveis de mestiçagem e pureza. É difícil afirmar até que ponto cada elemento étnico era ou não previamente mestiçado.

A miscigenação no Brasil deu origem a três tipos fundamentais de mestiço:

Caboclo = branco + índio

Mulato = negro + branco

Cafuzo = índio + negro"

Texto disponível na íntegra em: http://www.coladaweb.com/historia-do-brasil/os-povos-no-brasil-miscigenacao . Acesso em 13 de maio de 2011.

 

ROTEIRO DA ATIVIDADE:

1- Peça aos alunos que acessem o site indicado e façam a leitura do texto, na íntegra.

2- Sugira aos alunos que, no KWord, façam cinco perguntas referentes ao texto lido e, em duplas, cada aluno tentará responder as questões do outro;

3- Socialize com a turma algumas perguntas e respostas;

4- Ainda em duplas, proponha aos alunos que, no KolourPaint, colem uma imagem pesquisada na internet, a qual, para a dupla, simbolize a miscigenação. Além da imagem colada, abaixo dela deverá vir um slogan criado pela dupla e que contemple o título o título “Miscigenação: a raiz do povo brasileiro”;

5- Todas as duplas deverão socializar seus trabalhos com todos da turma;

 

ATIVIDADE 3:  SINCRETISMO - MARCAS DA RELIGIOSIDADE AFRO-BRASILEIRA

 

VÍDEO DA MÚSICA: Sincretismo Religioso

Musica

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=--INnklDTKk . Acesso em 13 de maio de 2011.

LETRA:Sincretismo Religioso - Martinho da Vila

Saravá, rapaziada! - Saravá !
Axé pra mulherada brasileira! - Axé!
Êta, povo brasileiro! Miscigenado,
Ecumênico e religiosamente sincretizado
Ave, ó, ecumenismo! Ave!
Então vamos fazer uma saudação ecumênica
Vamos? Vamos!
Aleluia - aleluia!
Shalom - shalom!
Al Salam Alaikum! - Alaikum Al Salam!
Mucuiu nu Zambi - Mucuiu!
Ê, ô, todos os povos são filhos do senhor!
Deus está em todo lugar. Nas mãos que criam, nas bocas que cantam, nos corpos que dançam, nas relações amorosas, no lazer sadio, no trabalho honesto.
Onde está Deus? - Em todo lugar!
Olorum, Jeová, Oxalá, Alah, N`Zambi. . . Jesus!
E o espírito Santo? É Deus!
Salve sincretismo religioso! - Salve!
Quem é Omulu, gente? - São Lázaro!
Iansã? - Santa Bárbara!
Ogum? - São Jorge!
Xangô? - São Jerônimo!
Oxossi? - São Sebastião!
Aioká, Inaê, Kianda - Iemanjá!
Viva a no Nossa Senhora Aparecida! - Padroeira do Brasil!
Iemanjá, Iemanjá, Iemanjá, Iemanjá
São Cosme, Damião, Doum, Crispim, Crispiniano, Radiema. . .
É tudo Erê - Ibeijada
Salve as crianças! - Salve!
Axé pra todo mundo, axé
Muito axé, muito axé
Muito axé, pra todo mundo axé
Muito axé, muito axé
Muito axé, pra todo mundo axé
Energia, Saravá, Aleluia, Shalom,
Amandla, caninambo! - Banzai!
Na fé de Zambi - Na paz do senhor, Amém

Disponível letra e música em: http://letras.terra.com.br/martinho-da-vila/311204/

 

ROTEIRO DA ATIVIDADE:

1- Peça aos alunos que acessem o site no qual estão disponíveis a letra e a música de Martinho da Vila, denominada “Sincretismo Religioso” e que façam a audição atenta da canção.

2- Partindo da letra da música, pergunte aos alunos:

a) O que vocês entenderam como sincretismo religioso?

b) Em sua opinião, existe no Brasil este sincretismo religioso?

3-  O sincretismo religioso pode ser entendido na associação de duas religiões em um único culto, com suas simbologias e doutrinas. Podemos afirmar que o sincretismo religioso nasceu principalmente nas senzalas onde os escravos continuavam a cultuar seus orixás usando imagens católicas. Sendo assim, peça aos alunos que, em grupos de até quatro alunos, façam uma pesquisa buscando os representantes de santos e santas católicos nos orixás dos escravos. Exemplo: Oxalá era representado por Jesus Cristo; depois os grupos terão que montar imagens e textos, no KPresenter, apresentando os resultados de suas pesquisas.

 

UCA

Sugestão de sites para a pesquisa:

O Sincretismo Católico - Umbanda - Disponível em: http://www.umbandamenor.kit.net/sincretismo.htm

Sincretismo - Disponível em: http://povodearuanda.wordpress.com/2007/02/06/sincretismo-estudo/

Sites acessados em 13 de maio de 2011.

4- Todas as apresentações deverão ser socializadas com todos da turma;

5- Sugira aos alunos que imprimam suas apresentações e que, de seus slides, façam cartazes para serem colocados em toda  a escola, promovendo o respeito a todas as manifestações religiosas.

Recursos Complementares

Sugestões de leituras para professores e alunos:

A Sociedade Colonial - Escravidão e Diversidade Cultural. Disponível  em : http://www.acervoescolar.com.br/index.php?ind=reviews&op=entry_view&iden=189

Sincretismo afro-católico no Brasil: lições de um povo em exílio. Disponível em: http://www.pucsp.br/rever/rv3_2002/p_soares.pdf

 Blog sobre a África. Uma iniciativa do Portal do Professor. Disponível em: http://africaportaldoprofessor.wordpress.com/

 

Vídeos que os alunos e professores podem acessar para aprofundamento das questões propostas nesta aula:

500 ANOS O BRASIL - GENTE COLONIAL EP. 01. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=jff_U4Fcn6k

500 ANOS O BRASIL - DOS GRILHÕES AO QUILOMBO - EP. 04. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=_94ZWfGlbv0

 

Aulas do portal que podem ser consultadas pelo professor no planejamento da aula:

Raízes Africanas na identidade brasileira - contribuições dos povos angolanos. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25225

África e Brasil - laços através da religiosidade. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25186

Todos os sites foram acessados em 13 de maio de 2011.

Avaliação

 A avaliação deve permear toda a atividade pedagógica do professor. Desta forma, ao longo das propostas apresentadas, o professor poderá avaliar o aluno segundo sua participação nas atividades realizadas: leitura e interpretação de texto, resolução de questionários, criação de imagens com slogan, pesquisas, apresentações em slides e vídeos e confecção de mural.

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