25/08/2011
Pirâmide alimentar: é preciso ter uma alimentação saudável - UCA
MARIANE ELLEN DA SILVA, Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz e Priscila Gervásio Teixeira
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz e Priscila Gervásio Teixeira
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Tratamento da informação |
Professor, para que você possa auxiliar o aluno a buscar compreender o que é pirâmide alimentar e qual a importância de se ter uma alimentação saudável e balanceada é necessário que ele tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. Deverá também ser capaz de expor seu pensamento através da linguagem oral, bem como interagir com o laptop Classmate.
Para a quarta atividade, solicite que cada aluno traga de casa uma fruta para sala de aula.
Professor, comece esse momento organizando a turma em uma roda de conversa. Indague aos alunos se comeram alguma coisa antes de chegarem a escola, e, em caso afirmativo, pergunte o que comeram. Dê oportunidade para todos falarem.
Continue questionando:
Estimule o diálogo abordando o assunto alimentação.
Em seguida, organize a turma em 4 grupos e disponibilize para cada um algumas imagens sobre alimentos. Se preferir, solicite que acessem a internet utilizando o laptop e procurem diversas imagens de alimentos, seguindo os seguintes passos: Mozilla Firefox ( Metasys > Favoritos > Navegador de Internet). Em seguida, peça para digitarem com atenção os sítios abaixo:
http://caioogladiador.blogspot.com/2009/09/eu-quero-batata-frita-e-voce.html
http://www.akila.com.br/cgi-bin/index.pl?rm=Opina&a=21
http://todaperfeita.com.br/a-nova-dieta-das-frutas/
http://kzateliernoivas.blogspot.com/2010/07/arroz-e-feijao.html
http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=820&sid=8
http://matheusanapolino.blogspot.com/2011_05_01_archive.html
http://hidroponicocalderaro.com.br/receitas.html
Mediante a apresentação das imagens, solicite que cada aluno fale o que mais gosta de comer. Faça um levantamento com a turma sobre os alimentos mais desejados pelas crianças.
Nesse momento você poderá fazer um gráfico com os alunos utilizando o KWord ( Área de Trabalho > Processador de Textos).
Para essa atividade, solicite que criem uma tabela com 10 linhas e 10 colunas. Na medida em que os alunos forem falando os alimentos desejados, vão pintando os quadradinhos de acordo com a cor estabelecida na legenda, ao final toda a turma visualizará os alimentos mais desejados pelos colegas.
Fonte: Acervo da autora
Em seguida, proponha um questionário para cada grupo responder:
1 – Precisamos nos alimentar? Por que?
2 – Como uma alimentação pode ser saudável?
3 – Por que as crianças estão ficando obesas?
4 – De que forma a atividade física é importante para a saúde?
A seguir, solicite aos alunos que utilizem o laptop para acessarem a internet: Mozilla Firefox ( Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) e providencie o vídeo: Obesidade infantil, produzido pela Revista Veja, o qual retrata: alimentação, obesidade infantil e atividade física.
Acesse o seguinte sítio: http://www.youtube.com/watch?v=2NduL1EZBAo
Após o vídeo estabeleça um diálogo com a turma. Pergunte:
Promova uma discussão sobre o assunto e em seguida, peça para os alunos fazerem um relatório sobre o vídeo. Esse relatório poderá ser feito no caderno de Português ou através do programa KWord ( Área de Trabalho > Processador de Textos). Se utilizar o laptop, imprima os relatórios e cole-os no caderno.
Professor, no sentido de oferecer uma alimentação mais equilibrada para as crianças, proponha uma reflexão sobre quantos e quais alimentos elas costumam ingerir. Para tanto, disponibilize para cada aluno a letra da música abaixo, ou utilizando a internet Mozilla Firefox ( Metasys > Favoritos > Navegador de Internet), solicite que os alunos vejam o vídeo dessa música acessando o seguinte sítio:
http://www.youtube.com/watch?v=taU0_Y0QaTw
Para Ter Muita Saúde: A Turma do Nosso Amiguinho
Para ter muita saúde
é preciso se cuidar
comer sempre na hora certa
beber água e descansar.
E quem sai comendo tudo
qualquer dia não sei não,
pode engolir um sapo
ou até lamber sabão.
Alimentos diferentes
formam nossa refeição
cada um tem seu trabalho
desempenha uma função.
Uns regulam, uns constrói,
outros dão muita energia
pra crescer ficar bem forte
e brincar com alegria!
A partir dessa música converse com os alunos sobre o que entenderam e questione como é importante ter uma alimentação balanceada para se ter saúde.
Como a música abordou os vários alimentos que formam a nossa refeição, então é de suma importância saber escolher os alimentos e comer na hora certa. Mostre para os alunos que a letra da música indicou três tipos de alimentos: “Uns que constroem, uns que regulam e outros que dão muita energia”. Indague, quais seriam esses alimentos.
Explique que os alimentos construtores são formados por uma grande quantidade de substâncias responsáveis pelo crescimento do corpo. Exemplos: feijão, ovo, leite, queijo e carnes (boi,ave,porco e aves dentre outras).
Os alimentos reguladores possuem grande quantidade de substâncias responsáveis pelo funcionamento do corpo. Exemplos: frutas e verduras. Explore os nomes que conhecem.
Os alimentos energéticos são aqueles que possuem grande quantidade de substâncias responsáveis pela reposição da energia para o corpo. Exemplos: massas, cereais, arroz, batata, manteiga, óleo e doces.
Professor, você poderá utilizar alguns sítios para trabalhar os seguintes temas: pirâmide alimentar; alimentos energéticos, reguladores e construtores.
http://nutricionistaclarissezanette.blogspot.com/2010/06/avalia-qualidade-da-sua-comida.html
http://www.bancodesaude.com.br/dieta/piramide-alimentar
http://www.weblaranja.com/nutricao/piramide_alimentar.htm
http://www.viaintegral.com/via2007/paginas/piramide.htm
Questione:
A partir desses questionamentos apresente aos alunos uma pirâmide alimentar ou solicite que utilizem a internet de seus laptops e acessem o programa Mozilla Firefox ( Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) e se dirijam ao seguinte sítio:
http://www.ramfit.com.br/blog/tag/piramide-alimentar/
http://www.ramfit.com.br/blog/tag/piramide-alimentar/
Explique que a pirâmide alimentar é um tipo de gráfico que mostra quais alimentos devem ser consumidos e a quantidade ideal para uma alimentação saudável. Na pirâmide alimentar todos os alimentos (energéticos, reguladores e construtores) são indispensáveis para o bom equilíbrio e o funcionamento do corpo humano.
Prepare uma pirâmide em branco, em um papel A3 e mostre à turma, veja:
Fonte: Acervo da autora
Peça aos alunos para observarem que ela é dividida em 8 grupos. Cada grupo corresponde a um tipo de alimento. É importante destacar que os alimentos da base devem ser ingeridos com maior frequência, ao contrário do topo, que devem ter pouca ingestão.
Questione:
Para saber quais alimentos correspondem a cada grupo da pirâmide alimentar, proponha a turma uma pesquisa na internet Mozilla Firefox ( Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) acessando o sítio:
http://www.nestle.com.br/Site/ferramentas/naologado.aspx
Em seguida, entre no link pirâmide alimentar.
Para tanto, organize a turma em 8 grupos, formando trios ou quartetos. Escreva em pedacinhos de papéis o nome dos 8 grupos de alimentos que compõem a pirâmide alimentar e depois solicite que um elemento de cada grupo pegue um papel.
Fonte: Acervo da autora
Organize um roteiro de pesquisa para os alunos colocarem os alimentos nos devidos lugares.
Sugerimos:
1- Qual é o seu grupo de alimentos? Desenhe um alimento correspondente ao seu grupo de alimentos da pirâmide alimentar, em um papel de 10 cm X 10 cm.
3- Em qual lugar da pirâmide alimentar o seu grupo de alimentos está localizado?
Quando todos terminarem, peça para colarem os grupos de alimentos na pirâmide alimentar (em branco) e cole no mural da sala. Seria interessante também, cada aluno registrar a pirâmide alimentar no caderno. Se preferir, poderá registrar a atividade no programa Tux Paint ( Metasys > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital) do laptop Classmate. Esse programa trabalha com pintura digital e oferece vários recursos, como: imagens prontas, linhas, formas, carimbos, dentre outros.
Professor, com as frutas que os alunos trouxeram de casa proponha preparar com a turma uma vitamina. Para tanto, providencie uma receita e peça para registrarem no programa KWord ( Área de Trabalho, Processador de Textos ). Sugerimos que trabalhe a receita abaixo:
VITAMINA TODA FRUTA
INGREDIENTES:
. UMA MAÇÃ
. UMA BANANA NANICA
. UM PÊRA
. UM PEDAÇO PEQUENO DE MAMÃO
. DEZ MORANGOS
. TRÊS XÍCARAS DE CHÁ DE LEITE
. DUAS COLHERES DE SOPA DE AÇÚCAR
MODO DE PREPARO:
Professor, essa receita rende 4 porções, se a turma tiver 25 alunos, você deverá fazer 7 receitas ( aproveite para explorar com as crianças essas quantidades). Nesse sentido, serão necessárias as seguintes quantidades de frutas: 7 maçãs, 7 bananas, 7 pêras, 7 pedaços de mamão e 70 morangos.
http://yogacentrocivico.com/blog/?p=1664
Depois de tomarem a vitamina, proponha para os alunos um jogo sobre o tema trabalhado: Pirâmide Alimentar. Solicite que acessem o sítio abaixo pelo programa Mozilla Firefox ( Metasys > Favoritos > Navegador de Internet)
http://iguinho.ig.com.br/zuzu/diversao_piramide.html
Nesse jogo, os alunos deverão se concentrar, pois os alimentos vão ficar passando de um lado para outro e o objetivo é clicar no alimento e levá-lo ao lugar correto da pirâmide alimentar, a cada alimento correto ganha-se pontos e o jogo é controlado por tempo.
Após a realização do jogo pergunte aos alunos o que acharam das atividades realizadas, é de suma importância que justifiquem a resposta. Estabeleça um diálogo com o intuito de verificar se compreenderam o que é pirâmide alimentar, bem como a importância de se ter uma alimentação saudável e balanceada.
http://www.scielo.br/pdf/rn/v12n1/v12n1a06.pdf
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20687
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20680
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=32136
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20678
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=28563
Professor, é de suma relevância observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas, a fim de auxiliá-los no processo de aprendizagem. A avaliação deverá ser feita em todos os momentos da aula, visando verificar por meio de observações e registros individuais se os alunos conseguiram: aprender a estrutura da pirâmide alimentar; reconhecer as funções dos alimentos; utilizar o laptop; bem como reconhecer a importância de uma alimentação saudável para ter uma melhor qualidade de vida.
Cinco estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
01/09/2013
Cinco estrelasAdorei seu trabalho! Estou pesquisando para um projeto escolar e seu trabalho me deu várias ideias! Muito obrigada!
24/03/2013
Cinco estrelasExcelente sugestão para o trabalho na educação! Gostaria de usar esta sugestão em minha escola, se a autora permitir.