21/07/2009
Eziquiel Menta
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
Conhecer as doenças atuais que se consideram epidemias e sua transmissão.
Diferenciar o conceito de endemia, epidemia e pandemia.
O tema da gripe suína está presente nos dias de hoje na maioria dos telejornais e veículos de comunicação. Fala-se muito dela e dos números de pessoas infectadas, mas afinal porque este assunto gera tanta polêmica? Propomos algumas reportagens disponíveis na internet para o professor trabalhar com seus alunos. O professor poderá imprimir uma das sugestões abaixo (ou pesquisar notícias mais recentes) e trabalhar a leitura e o grau de atenção com seus alunos em sala de aula. Caso não seja possível imprimir cópias para os educandos, o professore pode-se utilizar um projetor multimídia ou um retroprojetor.
Informe que os alunos deverão fazer uma leitura e que a cada parágrafo você irá chamar um nome para continuar a leitura (assim já aproveitamos para fazer a chamada não é?). A cada dois parágrafos faça questionamentos para outros alunos (preferencialmente fora de ordem afim de fazer todos participarem).
Mais Comunidade. Anvisa adota novas medidas para o controle da gripe suína em fronteiras do país. Acessada em 23/06/2009. Disponível em: http://www.maiscomunidade.com/conteudo/2008-05-19/brasil/11586/ANVISA-ADOTA-NOVAS-MEDIDAS-PARA-O-CONTROLE-DA-GRIPE-SUINA-EM-FRONTEIRAS-DO-PAIS--.pnhtml
Faça uma breve discussão com os alunos sobre:
· Os conceitos relativos à reportagem.
· O que é epidemia, pandemia e endemia.
Pergunte se eles:
· Vocês têm medo desta nova gripe?
· Que preocupações os noticiários estão despertando nas pessoas, na sua família e nos moradores próximos as fronteiras do Brasil?
Instrua-os a confeccionar um mapa conceitual com os conhecimentos que eles detêm até o momento.
Mapas ConceituaisÉ uma técnica pedagógica para organizar e representar o conhecimento. Os conceitos e as proposições são os blocos de construção do conhecimento em qualquer domínio, cuja essência é que as idéias novas ancoram-se em conceitos relevantes que o aprendiz já sabe (subsunsores), pré-existentes na estrutura cognitiva de quem aprende. A edição de mapas pode ser feita manuscrita, ou com auxílio de softwares apropriados, tais como o Cmap Tool, um programa livre e em português. Os estudantes podem elaborar duas versões de mapas conceituais: a primeira, no início da atividade proposta e a segunda após os estudos realizados expressando o grau de entendimento do tema proposto.Veja mais: http://penta2.ufrgs.br/edutools/tutcmaps/tutindicecmap.htm |
RECURSOS DE APRENDIZAGEM
Leve os alunos ao laboratório de informática. Ali será possível explorar os conceitos da nova gripe e de pandemias de forma dinâmica. Explique aos alunos que eles deverão estar atentos às informações contidas nas indicações de pesquisa e animações, devendo anotar informações e conceitos que julguem importantes, para a posterior confecção da primeira versão dos mapas conceituais. Avise-os que estes mapas serão à base da avaliação desta aula.
Importante! O professor deve avisar o tempo máximo de pesquisa e também para a confecção dos mapas conceituais. Avalie a sua classe de alunos e se necessário reserve uma aula para a elaboração dos mapas.
É interessante recolher os mapas conceituais no mesmo dia, assim o professor poderá ter uma noção melhor da participação e conhecimento adquirido em aula por seus alunos. Se houver disponibilidade de impressora, o professor poderá optar pela impressão dos mapas. Mas também há a possibilidade de salvar os arquivos em uma pasta compartilhada, assim o professor poderá em sua hora atividade, acessar os arquivos e fazer suas anotações. Além de que esta prática poupará papel e tinta, ajudando o meio ambiente.
Professor! Passe aos alunos os endereços sugeridos no Quadro de Giz, antes de levá-los ao laboratório, fazendo as orientações necessárias, de forma que o tempo seja melhor aproveitado.
Orientações que o professor deve dar aos estudantes:
Primeiro acesse os sítios sugeridos abaixo. Nos primeiros há um infográfico que mostra como a gripe suína apareceu e se alastrou. O terceiro trata de explicar o que é epidemia, endemia e pandemia. A gripe suína está no grupo das doenças virais. Relembre os alunos do conceito de vírus e sua constituição pedindo que eles acessem o objeto de aprendizagem do Portal do Professor: Estrutura do vírus. Após a visualização do objeto, peça que os alunos pesquisem imagens do vírus H1N1/Influenza A e comparem com a animação.
ROTEIRO DE DISCUSSÃO:
Continuando as pesquisas no laboratório:
Para exemplificar a forma de combate às doenças virais, acesse com os alunos o objeto de aprendizagem abaixo:
Biologia/Identidade dos seres vivos
ANIMAÇÕES e VÍDEOS
Para melhorar a assimilação destes conceitos, o professor poderá acessar algumas animações e vídeos selecionados.
EM PORTUGUÊS
http://aeiou.expresso.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=ex.stories/511447
EM INGLÊS
Agora que os alunos têm informações aprofundadas e diversificadas, como eles podem sintetizá-las? A partir do mapa conceitual elaborado anteriormente, eles poderão complementar com os conceitos adquiridos ao longo da aula. Uma dica é pedir aos alunos que escrevam os novos dados com uma cor diferente da inicial.
WEBQUEST:
Para trabalhar com pesquisas direcionadas, ou até propor trabalhos mais autônomos aos alunos, o professor pode lançar mão da webquest. Sugerimos algumas que tem relação com o tema da aula.
WebquestÉ uma metodologia de pesquisa online, orientada por um roteiro com os seguintes passos: introdução, tarefa, recursos, processo, avaliação, conclusão. O Professor indica os sites, pré-selecionados, para que a aula seja aproveitada ao máximo, de forma que os alunos não se percam diante de tantas informações da internet, organizem a tarefa e concluam com sucesso as demais atividades propostas.Sugerimos que utilize o site http://www.webquestbrasil.org/ para criar e postar sua webquest. |
O professor poderá acessar outras aulas publicadas no Portal e na internet que de alguma forma estão relacionadas com o tema desta aula, e retirar delas algumas atividades interessantes.
· Portal do Professor. GRIPE SUÍNA / Endemias, Epidemias ou Pandemias? Disponível em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=2054 Nesta aula trabalha-se conceitos de diversas doenças contagiosas que se transformaram em epidemias.
· Portal do Professor. Gripe Suína: o que é isso? Disponível em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=2011 Aula que trabalha a diferença sobre resfriado e gripe e dados da gripe suína.
· Portal do Professor. Vírus e Viroses. Disponível em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=565 Aula que trabalha conceito de vírus e doenças virais.
· Portal do Professor. AIDS? Tô fora! Características dos Vírus e Prevenção à AIDS. Disponível em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1844 Aula que trabalha informações e atividades sobre a AIDS.
· Nova Escola. Gripe suína: uma epidemia. Disponível em http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/pratica-pedagogica/gripe-suina-epidemia-466672.shtml Plano de aula que trabalha com reportagens as questões da gripe suína e epidemias.
O recurso de filmes enriquece, motiva, ilustra, comprova, reforça conceitos... Porém alguns cuidados devem ser tomados. É imprescindível que o professor analise o conteúdo do filme, se a classificação indicada é coerente com a idade de seus alunos. O ideal é selecionar apenas algumas cenas que seriam mais importante para nossa aula. Pode ser feita direto do http://www.youtube.com ou no computador com leitor de DVD e gravar as cenas no pen-drive ou em o CD, DVD. As escolas do Paraná contam com televisores multimídia que podem reproduzir certos formatos de vídeo direto da pen-drive e de cartões de memória. Outra opção é conectar o pen-drive em um computador da escola com um projetor multimídia.
A indústria do cinema aposta na temática Epidemia para arrecadar bilheterias. Sugerimos alguns filmes que trabalham a questão de epidemias e vírus. O professor poderá trabalhar trechos previamente selecionados do filme ou propor aos alunos que formem grupos e no contraturno se encontrem na casa de um dos integrantes para assistir o filme.
DICA! É importante que o professor veja previamente e correlacione o filme escolhido com o conteúdo em sala de aula, contextualizando com atividades, mesmo que simples roteiros direcionados. Desta maneira a atividade deixa de ser simplesmente um passatempo, tendo fundo educativo.
Os filmes abaixo listados são todos ficção. Alguns podem ser mais fantásticos, outros mais ligados à situações reais. O foco é a disseminação de doenças contagiosas, podendo gerar epidemias e pandemias.
Epidemia
A epidemia
Vírus
Eu Sou a Lenda
Osmose Jones
Após todas as atividades que utilizou com sua turma, vamos proceder à elaboração da segunda versão do mapa conceitual. Solicita à turma que revejam suas anotações. Abram o arquivo da primeira versão do mapa conceitual e a partir deste momento, acrescem, modifiquem, reconstruam se necessário o mapa, demonstrando o quais os novos conteúdos que se apropriaram.
Vamos levantar com a turma o que podemos fazer para evitar a endemia, epidemia e pandemia, e no caso de contaminação que atitudes devem ser tomadas. Liste no quadro as sugestões para que todos possam acompanhar as discussões, dividindo o quadro em duas partes:
Nome | Tipo |
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Professor utilize a produção dos mapas conceituais feitos pelos alunos para avaliá-los. A técnica de mapas conceituais além de demonstrar a organização do pensamento, leva o aprendiz a se auto-avaliar, diante de suas pesquisas e reflexões, podendo comparar a sua evolução durante todo o processo de construção do conhecimento. É uma forma de avaliar qualitativamente o aprendiz e o processo de ensino-aprendizagem, além de demonstrar claramente como os temas estudados precisam ser retomados, quais os pontos falhos na aprendizagem e os que foram apropriados significativamente.
Lembre-se de dar um retorno aos alunos sobre esta produção, verificando se houve aprofundamento de conhecimentos e caso não tenha ocorrido, retomar as partes do tema que não ficaram bem compreendidas.
Cinco estrelas 3 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
24/03/2010
Cinco estrelasSua aula está muito bem estruturada; rica em conceitos e utilização das mídias em sala de aula. Parabéns!
24/03/2010
Cinco estrelasadorei a aula. Achei muito rica em irformações e meios de aquisição de informações. E também muito bem estruturada. Parabéns!
24/03/2010
Cinco estrelasAndrea, sua proposta é completa, sem falhas. Com certeza suas sugestões vão melhorar minha prática. Obrigada e fique com Deus!