Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Os impactos das redes sociais nos relacionamentos humanos

 

08/05/2012

Autor y Coautor(es)
Cláudia Silva de Souza
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Elizabet Rezende de Faria

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Ser humano como agente social e produtor de cultura
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Pluralidade cultural e a vida dos adolescentes no Brasil
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Pluralidade cultural na formação do Brasil
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·       Conceituar rede social.

·       Compreender criticamente os efeitos das redes sociais e relacionamentos humanos.

·       Conscientizar a comunidade escolar sobre a importância do cuidado nos relacionamentos, sobretudo aqueles baseados em redes sociais.

·       Desenvolver uma investigação, em caráter de iniciação científica, para ampliar os conhecimentos, superar preconceitos e aprender a fazer uma leitura mais crítica    sobre os relacionamentos em redes sociais.

Duração das atividades
7 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de se trabalhar nenhum conhecimento previamente.

Estratégias e recursos da aula

Os impactos das redes sociais nos relacionamentos humanos

 

AULA 1

ddd

Apresente aos alunos a proposta de realização de uma pesquisa, demonstrando que haverá várias etapas durante o processo de construção do conhecimento.

 

O processo de Iniciação Científica:

 

Basicamente, uma pesquisa passa por quatro etapas:

 

1-    Sensibilização e exploração inicial do tema;

2-    Definição de hipóteses- formulação do problema de pesquisa, que pode ser feito em forma de pergunta;

3-    Levantamento de informações e registros;

4-    Análise e interpretação dos dados;

5-    Conclusão e socialização da pesquisa.

 

1- Sensibilização e exploração inicial do tema

a) O tema da pesquisa é “Os impactos das redes sociais nos relacionamentos humanos”.  Assim, para a sensibilização e exploração do tema elegemos como estratégia inicial o levantamento dos conhecimentos prévios por meio de perguntas problematizadoras.

 

As perguntas problematizadoras devem instigar os alunos a conhecerem mais sobre o assunto. A função desta etapa é sensibilizar a turma para o tema que será alvo da pesquisa. É importante que todo o material pesquisado seja registrado em caderno específico, que os alunos deverão providenciar.

 

Sugestões de perguntas problematizadoras:

 

perguntas

                                                                                                                           

 

·       O que são redes sociais?

·       Como as redes sociais afetam os relacionamentos entre as pessoas?

·       Quais são as redes sociais mais conhecidas e como elas funcionam?

·       Quais os objetivos das redes sociais?

 

b) Oriente aos alunos para que discutam as questões em duplas e, individualmente, registrem as suas respostas no caderno. Depois, proponha um debate com a turma toda, no qual os alunos compartilharão os seus conhecimentos prévios sobre o tema.

AULAS 2 e 3

 

2- Formulação do problema de pesquisa (definição de hipóteses)

 

Explicar aos alunos que toda pesquisa parte de uma questão, um problema a ser investigado. Assim, a presente pesquisa terá como pergunta principal:

 

                                 Quais são os impactos das redes sociais nos relacionamentos humanos?

 

 

Observação: caso o professor perceba o interesse da turma em formular uma pergunta diferente, relacionada ao tema, fica a critério do professor fazer as adaptações necessárias para buscar respondê-la.

 

3-Levantamento de informações e registros- Parte I: conceitos básicos

 

lupa

 

 

a) Explique aos alunos que a segunda etapa da pesquisa será um levantamento de informações, momento em que eles utilizarão o acervo da biblioteca da escola como livros, revistas e também as bases digitais, que podem ser encontradas no laboratório de informática ou pelo laptop do aluno, caso tenham (como acontece em algumas escolas que trabalham, por exemplo, com o projeto governamental Um Computador por Aluno- UCA). Sugerimos que este momento seja realizado em parceria com áreas de saber envolvendo Informática e Língua Portuguesa.

 

 

b) Divida a turma em grupos pequenos que se reunirão para fazer um estudo dirigido a partir de três roteiros diferentes, correspondentes a subtemas. Toda a pesquisa deverá ser registrada no caderno.

 

 

FORMAÇÃO DOS GRUPOS

 

TEMA 1: SIGNIFICADO DE REDES SOCIAIS

 

Roteiro para a pesquisa:

 

·       Defina Redes sociais;

·       Liste as principais redes sociais e explique como elas funcionam;

·       Faça uma síntese sobre os principais assuntos tratados a partir da pesquisa;

·       Elabore uma apresentação criativa de 10 minutos para o grupo, expondo os principais aspectos e características das redes sociais.   A apresentação deverá conter a síntese do levantamento feito pelo  grupo que poderá utilizar cartazes, encenações, paródias, dentre outras atividades.

 

Fontes:

 

http://pt.wiHYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/Rede_social"kipedia.org/wiki/Rede_social (acesso em 20-03-2012).

Texto introdutório- básico para todos os grupos.

 

http://www.igeduca.com.br/artigos/nunca-e-tarde-para-aprender/o-que-HYPERLINK "http://www.igeduca.com.br/artigos/nunca-e-tarde-para-aprender/o-que-sao-redes-sociais.html"sao-redes-sociais.html (acesso em 18-03-2012).

 

 

http://h30458.www3.hp.com/br/ptb/smb/941786.html (acesso em 18-03-2012).

 

 

TEMA 2: REDES SOCIAIS E MERCADO DE TRABALHO

 

Roteiro para a pesquisa:

 

·       Defina Redes sociais;

·       Relacione mercado de trabalho, redes sociais e gerações;

·       Faça uma síntese sobre os principais assuntos tratados a partir da pesquisa;

·       Elabore uma apresentação criativa de 10 minutos para o grupo, expondo as relações possíveis entre redes sociais e mercado de trabalho. A apresentação deverá conter a síntese do levantamento feito pelo grupo que poderá utilizar cartazes, encenações, paródias, dentre outras atividades.

 

Fontes:

 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Rede_social) (acesso em 20-03-2012).

Texto introdutório.

http://www.youHYPERLINK "http://www.youtube.com/watch?v=xcYyTuxWJ3U&feature=related"tube.com/watch?v=xcYyTuxWJ3UHYPERLINK "http://www.youtube.com/watch?v=xcYyTuxWJ3U&feature=related"&HYPERLINK "http://www.youtube.com/watch?v=xcYyTuxWJ3U&feature=related"feature=related (acesso em 20-03-2012)

Gerações no Mercado de Trabalho- Parte 3- Jornal da Globo

 

http://www.youtube.com/watch?v=filGzBj_NRo (acesso em 20-03-2012).

Gerações no Mercado de Trabalho- Parte 1- Jornal da Globo

 

 

TEMA 3: ÉTICA E REDES SOCIAIS

etica

Roteiro para a pesquisa:

 

·       Defina Redes sociais;

·       Relacione ética e redes sociais;

·       Faça uma síntese sobre os principais assuntos tratados a partir da pesquisa;

·       Elabore uma apresentação criativa de 10 minutos para o grupo, expondo a importância da ética nas redes sociais e como ela ocorre. A apresentação deverá conter a síntese do levantamento feito pelo grupo que poderá utilizar cartazes, encenações, paródias, dentre outras atividades.

 

Fontes:

 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Rede_social (acesso em 20-03-2012).

Texto introdutório.

 

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embeddedHYPERLINK "http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=wf_dzUamjwg"&HYPERLINK "http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=wf_dzUamjwg"v=wf_dzUamjwg

(acesso em 20-03-2012).

 

http://designburger.com.br/blog/HYPERLINK "http://designburger.com.br/blog/devaneios-sobre-etica-e-as-redes-sociais/"devaneios-sobre-etica-e-as-redes-sociais/(acesso em 20-03-2012).

Devaneios sobre ética e as redes sociais.

 

http://janelatecnologica.blogspot.com.br/2010/06/etica-na-internet-reHYPERLINK "http://janelatecnologica.blogspot.com.br/2010/06/etica-na-internet-redes-sociais.html"des-sociais.html

(acesso em 20-03-2012).

 

 

c) Compartilhando o levantamento de informações:

 

Os grupos farão apresentações de 10 minutos cada. Este momento será a culminância do levantamento que servirá de base para o trabalho de campo, próxima etapa da pesquisa.

 

d) Diante do levantamento realizado, o professor voltará ao problema de pesquisa: Quais são os impactos das redes sociais nos relacionamentos humanos? Juntamente com os alunos, fará uma lista no quadro constando uma síntese dos principais aspectos levantados pelos grupos.

 

 

AULAS 4 e 5

 

Levantamento de Informações e registros- Parte III- Pesquisa de campo 

 

   pesquisa

                           

 

A pesquisa de campo será realizada a partir da elaboração e aplicação de um questionário, que será respondido por três grupos distintos:

 

1) adolescentes;

2) pais;

3) professores.

 

a)Dividir a turma em grupos pequenos que ficarão com a tarefa de aplicar o questionário em cada público específico.

 

Instruções para a aplicação do questionário:

 

A aplicação do questionário poderá ser realizada na escola e em casa (no caso dos grupos que farão a aplicação junto aos pais) com data marcada para a análise dos dados. Cada aluno pode ficar responsável pela aplicação de um questionário. Abaixo, segue uma sugestão de modelo de questionário. Contudo, é importante incentivar os alunos a elaborarem as suas próprias questões, a partir de seus interesses, dúvidas e curiosidades. O modelo de questionário abaixo é formado por perguntas abertas, mas pode ser feito um questionário com perguntas fechadas.

 

                      Modelo de Questionário:

 

Idade:                                     Profissão:

1- Você utiliza redes sociais no seu cotidiano?

2-Qual é a principal rede social que você utiliza?

3- Com que frequência você utiliza as redes sociais?

4- Que tipo de relacionamento você mantém nas redes sociais (amizade, namoro, profissional, etc.) ?

5- Você já sentiu ou sente alguma dificuldade /desvantagem em se relacionar por meio das redes sociais?

6-E dificuldades/desvantagens?

 

 

SUGESTÃO DE TRABALHO INTERDISCIPLINAR:

 

Para a elaboração do questionário, aplicação e análise de dados, é importante contar com a colaboração e apoio de docentes da área de Língua Portuguesa e Matemática, uma vez que eles estarão atentos ao registro escrito e também aos procedimentos necessários no momento das análises.

 

 

4- Análise e interpretação dos dados

 

Após a coleta dos dados do questionário, os grupos farão as análises e interpretação dos dados. Para isso cada grupo deverá:

 

1-Agrupar todas as respostas do público pesquisado, de acordo com a pergunta.

 

2-Buscar as semelhanças e diferenças nas respostas. Somar respostas semelhantes, formando uma categoria. Por exemplo: na questão 2, 10 adolescentes utilizam o orkut como principal rede social, enquanto apenas 3 citaram o facebook.

 

3-Fazer uma síntese de todas as respostas, registrando no caderno cada etapa de análise.

 

4-Os grupos que tiveram o mesmo público pesquisado deverão se unir para fazer uma conclusão utilizando como referência o levantamento de informações realizado na etapa anterior e a partir das sínteses elaboradas. Tal conclusão deverá ser exposta num painel, no qual, os vários grupos compartilharão uns com os outros dos seus registros.

 

Instruções para a análise/ interpretação dos dados

 

Para a análise dos dados, é importante que os alunos utilizem o conhecimento científico para auxiliar na interpretação/explicação dos dados coletados, comparando o que a ciência diz com o que eles já sabem ou pensam sobre o assunto, para que o conhecimento seja ampliado. Além disso, o painel deverá responder à pergunta da pesquisa: Quais são os impactos das redes sociais nos relacionamentos humanos?”, uma vez que ela é o eixo condutor do trabalho. Assim, o professor deverá retomar com eles o início da pesquisa, resgatando as anotações iniciais do caderno, no qual eles escreveram sobre os seus conhecimentos prévios acerca do tema e percorrer a memória coletiva da turma, mostrando as etapas da pesquisa e a construção do conhecimento, que culminou com o levantamento de informações na pesquisa de campo. Só a partir daí é que os alunos estarão preparados para montar um painel sobre os impactos das redes sociais nos relacionamentos humanos.

 

 

Como montar o painel:

 

  • Utilizar cartolina ou papel pardo e registrar as informações coletadas, por meio de imagens, desenhos, frases e palavras que representem as principais ideias elencadas pelo grupo, a partir das observações e das entrevistas realizadas. Dar um tempo para os grupos confeccionarem os seus painéis.
  • Cada grupo apresentará o seu painel para a turma.
  • O professor auxiliará na análise comparativa das informações expostas nos painéis, acrescentando também as suas próprias considerações acerca do trabalho de campo.

AULA 6 e 7

 

5-Conclusão e socialização da pesquisa

 

 

Todo o trabalho realizado durante as etapas da pesquisa pode e deve ser divulgado para o restante da escola e, quiçá, para os demais professores e pais. Nesse sentido, sugerimos que o professor designe subtemas para que cada grupo escreva uma resenha, que poderá ser inserida num blog, encaminhada para ser publicada em revista digital ou impressa da escola e/ou universidade e jornal  da cidade.

 

  •   A montagem de um blog poderá contar com o auxílio do professor de Informática da escola ou responsável pelo laboratório.

 

  • É importante que a criação do blog seja divulgada na escola por meio de cartazes. Ressaltamos que a alimentação do blog poderá será feita mediante as anotações dos cadernos de pesquisa e as informações dispostas nos painéis.

 

  • Outra sugestão é que se crie um momento com a comunidade escolar (para pais e alunos), para que professores e alunos apresentem a pesquisa realizada.

 

 

Como montar um blog:

 

http://www.criarumblog.com/

(acesso em 18-03-2012).

Recursos Complementares

Sugestões de links para alunos:

 

http://drauziovarella.com.br/dependencia-quimica/alcoolismo-na-adolescencia/

Acesso em 18-03-2012.

 

 

http://www.mundovestibular.com.br/articles/4285/1/ALCOOL-NA-ADOLESCENCIA/Paacutegina1.html . Acesso em 18-03-2012.

 

Sugestões de links para professores:

 

Artigo “O jovem brasileiro e as redes sociais“.

http://comunicadores.info/2011/07/20/o-jovem-e-as-redes-sociais/. Acesso em 18-03-2012.

 

 

Links do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula:

Aula: “As redes sociais: por dentro do twitter”. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21080

Acesso em 24 de março de 2012.

■ Aula: “UCA- Quais as informações de um perfil em um site de relacionamento”. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=33558

Acesso em 23 de março de 2012.

 

Avaliação

Deverá ser avaliado:

-o envolvimento do aluno nas atividades propostas como os registros e debates;

-o desenvolvimento de atitudes do aluno na escola que demonstrem a sua compreensão acerca do impacto das redes sociais nos relacionamentos humanos. Nesse sentido, avaliar o posicionamento do aluno mediante o tema, ao final das aulas.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • VIVIANE MATTOS PEREIRA, E M E F BELARMINA SOARES , Pará - dijo:
    vivianemattospereira@hotmail.com

    13/02/2015

    Cinco estrelas

    Amei esse plano de aula. com certeza irá me ajudar muito para tornar minhas aulas criativas e prazerosas, afinal, todo adolescente adora as redes sociais e temas que fazem parte da sua vida, do seu cotidiano.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.