08/05/2012
Elizabet Rezende de Faria
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Ser humano como agente social e produtor de cultura |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Pluralidade cultural e a vida dos adolescentes no Brasil |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Pluralidade cultural na formação do Brasil |
· Conceituar rede social.
· Compreender criticamente os efeitos das redes sociais e relacionamentos humanos.
· Conscientizar a comunidade escolar sobre a importância do cuidado nos relacionamentos, sobretudo aqueles baseados em redes sociais.
· Desenvolver uma investigação, em caráter de iniciação científica, para ampliar os conhecimentos, superar preconceitos e aprender a fazer uma leitura mais crítica sobre os relacionamentos em redes sociais.
Não há necessidade de se trabalhar nenhum conhecimento previamente.
Os impactos das redes sociais nos relacionamentos humanos
AULA 1
Apresente aos alunos a proposta de realização de uma pesquisa, demonstrando que haverá várias etapas durante o processo de construção do conhecimento.
O processo de Iniciação Científica:
Basicamente, uma pesquisa passa por quatro etapas:
1- Sensibilização e exploração inicial do tema;
2- Definição de hipóteses- formulação do problema de pesquisa, que pode ser feito em forma de pergunta;
3- Levantamento de informações e registros;
4- Análise e interpretação dos dados;
5- Conclusão e socialização da pesquisa.
1- Sensibilização e exploração inicial do tema
a) O tema da pesquisa é “Os impactos das redes sociais nos relacionamentos humanos”. Assim, para a sensibilização e exploração do tema elegemos como estratégia inicial o levantamento dos conhecimentos prévios por meio de perguntas problematizadoras.
As perguntas problematizadoras devem instigar os alunos a conhecerem mais sobre o assunto. A função desta etapa é sensibilizar a turma para o tema que será alvo da pesquisa. É importante que todo o material pesquisado seja registrado em caderno específico, que os alunos deverão providenciar.
Sugestões de perguntas problematizadoras:
· O que são redes sociais?
· Como as redes sociais afetam os relacionamentos entre as pessoas?
· Quais são as redes sociais mais conhecidas e como elas funcionam?
· Quais os objetivos das redes sociais?
b) Oriente aos alunos para que discutam as questões em duplas e, individualmente, registrem as suas respostas no caderno. Depois, proponha um debate com a turma toda, no qual os alunos compartilharão os seus conhecimentos prévios sobre o tema.
AULAS 2 e 3
2- Formulação do problema de pesquisa (definição de hipóteses)
Explicar aos alunos que toda pesquisa parte de uma questão, um problema a ser investigado. Assim, a presente pesquisa terá como pergunta principal:
Quais são os impactos das redes sociais nos relacionamentos humanos?
Observação: caso o professor perceba o interesse da turma em formular uma pergunta diferente, relacionada ao tema, fica a critério do professor fazer as adaptações necessárias para buscar respondê-la.
3-Levantamento de informações e registros- Parte I: conceitos básicos
a) Explique aos alunos que a segunda etapa da pesquisa será um levantamento de informações, momento em que eles utilizarão o acervo da biblioteca da escola como livros, revistas e também as bases digitais, que podem ser encontradas no laboratório de informática ou pelo laptop do aluno, caso tenham (como acontece em algumas escolas que trabalham, por exemplo, com o projeto governamental Um Computador por Aluno- UCA). Sugerimos que este momento seja realizado em parceria com áreas de saber envolvendo Informática e Língua Portuguesa.
b) Divida a turma em grupos pequenos que se reunirão para fazer um estudo dirigido a partir de três roteiros diferentes, correspondentes a subtemas. Toda a pesquisa deverá ser registrada no caderno.
FORMAÇÃO DOS GRUPOS
TEMA 1: SIGNIFICADO DE REDES SOCIAIS
Roteiro para a pesquisa:
· Defina Redes sociais;
· Liste as principais redes sociais e explique como elas funcionam;
· Faça uma síntese sobre os principais assuntos tratados a partir da pesquisa;
· Elabore uma apresentação criativa de 10 minutos para o grupo, expondo os principais aspectos e características das redes sociais. A apresentação deverá conter a síntese do levantamento feito pelo grupo que poderá utilizar cartazes, encenações, paródias, dentre outras atividades.
Fontes:
http://pt.wiHYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/Rede_social"kipedia.org/wiki/Rede_social (acesso em 20-03-2012).
Texto introdutório- básico para todos os grupos.
http://www.igeduca.com.br/artigos/nunca-e-tarde-para-aprender/o-que-HYPERLINK "http://www.igeduca.com.br/artigos/nunca-e-tarde-para-aprender/o-que-sao-redes-sociais.html"sao-redes-sociais.html (acesso em 18-03-2012).
http://h30458.www3.hp.com/br/ptb/smb/941786.html (acesso em 18-03-2012).
TEMA 2: REDES SOCIAIS E MERCADO DE TRABALHO
Roteiro para a pesquisa:
· Defina Redes sociais;
· Relacione mercado de trabalho, redes sociais e gerações;
· Faça uma síntese sobre os principais assuntos tratados a partir da pesquisa;
· Elabore uma apresentação criativa de 10 minutos para o grupo, expondo as relações possíveis entre redes sociais e mercado de trabalho. A apresentação deverá conter a síntese do levantamento feito pelo grupo que poderá utilizar cartazes, encenações, paródias, dentre outras atividades.
Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Rede_social) (acesso em 20-03-2012).
Texto introdutório.
Gerações no Mercado de Trabalho- Parte 3- Jornal da Globo
http://www.youtube.com/watch?v=filGzBj_NRo (acesso em 20-03-2012).
Gerações no Mercado de Trabalho- Parte 1- Jornal da Globo
TEMA 3: ÉTICA E REDES SOCIAIS
Roteiro para a pesquisa:
· Defina Redes sociais;
· Relacione ética e redes sociais;
· Faça uma síntese sobre os principais assuntos tratados a partir da pesquisa;
· Elabore uma apresentação criativa de 10 minutos para o grupo, expondo a importância da ética nas redes sociais e como ela ocorre. A apresentação deverá conter a síntese do levantamento feito pelo grupo que poderá utilizar cartazes, encenações, paródias, dentre outras atividades.
Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Rede_social (acesso em 20-03-2012).
Texto introdutório.
(acesso em 20-03-2012).
http://designburger.com.br/blog/HYPERLINK "http://designburger.com.br/blog/devaneios-sobre-etica-e-as-redes-sociais/"devaneios-sobre-etica-e-as-redes-sociais/(acesso em 20-03-2012).
Devaneios sobre ética e as redes sociais.
(acesso em 20-03-2012).
c) Compartilhando o levantamento de informações:
Os grupos farão apresentações de 10 minutos cada. Este momento será a culminância do levantamento que servirá de base para o trabalho de campo, próxima etapa da pesquisa.
d) Diante do levantamento realizado, o professor voltará ao problema de pesquisa: Quais são os impactos das redes sociais nos relacionamentos humanos? Juntamente com os alunos, fará uma lista no quadro constando uma síntese dos principais aspectos levantados pelos grupos.
AULAS 4 e 5
Levantamento de Informações e registros- Parte III- Pesquisa de campo
A pesquisa de campo será realizada a partir da elaboração e aplicação de um questionário, que será respondido por três grupos distintos:
1) adolescentes;
2) pais;
3) professores.
a)Dividir a turma em grupos pequenos que ficarão com a tarefa de aplicar o questionário em cada público específico.
Instruções para a aplicação do questionário:
A aplicação do questionário poderá ser realizada na escola e em casa (no caso dos grupos que farão a aplicação junto aos pais) com data marcada para a análise dos dados. Cada aluno pode ficar responsável pela aplicação de um questionário. Abaixo, segue uma sugestão de modelo de questionário. Contudo, é importante incentivar os alunos a elaborarem as suas próprias questões, a partir de seus interesses, dúvidas e curiosidades. O modelo de questionário abaixo é formado por perguntas abertas, mas pode ser feito um questionário com perguntas fechadas.
Modelo de Questionário:
Idade: Profissão: |
1- Você utiliza redes sociais no seu cotidiano? |
2-Qual é a principal rede social que você utiliza? |
3- Com que frequência você utiliza as redes sociais? |
4- Que tipo de relacionamento você mantém nas redes sociais (amizade, namoro, profissional, etc.) ? |
5- Você já sentiu ou sente alguma dificuldade /desvantagem em se relacionar por meio das redes sociais? |
6-E dificuldades/desvantagens? |
SUGESTÃO DE TRABALHO INTERDISCIPLINAR:
Para a elaboração do questionário, aplicação e análise de dados, é importante contar com a colaboração e apoio de docentes da área de Língua Portuguesa e Matemática, uma vez que eles estarão atentos ao registro escrito e também aos procedimentos necessários no momento das análises.
4- Análise e interpretação dos dados
Após a coleta dos dados do questionário, os grupos farão as análises e interpretação dos dados. Para isso cada grupo deverá:
1-Agrupar todas as respostas do público pesquisado, de acordo com a pergunta.
2-Buscar as semelhanças e diferenças nas respostas. Somar respostas semelhantes, formando uma categoria. Por exemplo: na questão 2, 10 adolescentes utilizam o orkut como principal rede social, enquanto apenas 3 citaram o facebook.
3-Fazer uma síntese de todas as respostas, registrando no caderno cada etapa de análise.
4-Os grupos que tiveram o mesmo público pesquisado deverão se unir para fazer uma conclusão utilizando como referência o levantamento de informações realizado na etapa anterior e a partir das sínteses elaboradas. Tal conclusão deverá ser exposta num painel, no qual, os vários grupos compartilharão uns com os outros dos seus registros.
Instruções para a análise/ interpretação dos dados
Para a análise dos dados, é importante que os alunos utilizem o conhecimento científico para auxiliar na interpretação/explicação dos dados coletados, comparando o que a ciência diz com o que eles já sabem ou pensam sobre o assunto, para que o conhecimento seja ampliado. Além disso, o painel deverá responder à pergunta da pesquisa: “Quais são os impactos das redes sociais nos relacionamentos humanos?”, uma vez que ela é o eixo condutor do trabalho. Assim, o professor deverá retomar com eles o início da pesquisa, resgatando as anotações iniciais do caderno, no qual eles escreveram sobre os seus conhecimentos prévios acerca do tema e percorrer a memória coletiva da turma, mostrando as etapas da pesquisa e a construção do conhecimento, que culminou com o levantamento de informações na pesquisa de campo. Só a partir daí é que os alunos estarão preparados para montar um painel sobre os impactos das redes sociais nos relacionamentos humanos.
Como montar o painel:
AULA 6 e 7
5-Conclusão e socialização da pesquisa
Todo o trabalho realizado durante as etapas da pesquisa pode e deve ser divulgado para o restante da escola e, quiçá, para os demais professores e pais. Nesse sentido, sugerimos que o professor designe subtemas para que cada grupo escreva uma resenha, que poderá ser inserida num blog, encaminhada para ser publicada em revista digital ou impressa da escola e/ou universidade e jornal da cidade.
Como montar um blog:
(acesso em 18-03-2012).
►Sugestões de links para alunos:
■http://drauziovarella.com.br/dependencia-quimica/alcoolismo-na-adolescencia/
Acesso em 18-03-2012.
■http://www.mundovestibular.com.br/articles/4285/1/ALCOOL-NA-ADOLESCENCIA/Paacutegina1.html . Acesso em 18-03-2012.
►Sugestões de links para professores:
■ Artigo “O jovem brasileiro e as redes sociais“.
http://comunicadores.info/2011/07/20/o-jovem-e-as-redes-sociais/. Acesso em 18-03-2012.
►Links do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula:
■ Aula: “As redes sociais: por dentro do twitter”. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21080
Acesso em 24 de março de 2012.
■ Aula: “UCA- Quais as informações de um perfil em um site de relacionamento”. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=33558
Acesso em 23 de março de 2012.
Deverá ser avaliado:
-o envolvimento do aluno nas atividades propostas como os registros e debates;
-o desenvolvimento de atitudes do aluno na escola que demonstrem a sua compreensão acerca do impacto das redes sociais nos relacionamentos humanos. Nesse sentido, avaliar o posicionamento do aluno mediante o tema, ao final das aulas.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
13/02/2015
Cinco estrelasAmei esse plano de aula. com certeza irá me ajudar muito para tornar minhas aulas criativas e prazerosas, afinal, todo adolescente adora as redes sociais e temas que fazem parte da sua vida, do seu cotidiano.