Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Bullying: conhecendo para combater

 

03/07/2012

Autor y Coautor(es)
Lérida de Oliveira
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia Regina Montes Gumerato

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Filosofia Ética
Ensino Médio Biologia Transmissão da vida, ética e manipulação genética
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Ensino Médio Filosofia A construção do sujeito moral
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Compreender o conceito de bullying.
  • Explicar as possíveis consequências, em termos físicos e psicológicos, do bullying.
  • Valorizar a cordialidade e o respeito entre os alunos em sala de aula.
Duração das atividades
05 AULAS (50 MINUTOS CADA)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Noções de cidadania (Temas Transversais dos Parâmetros Curriculares Nacionais).
  • Noções básicas de Informática.
Estratégias e recursos da aula

1ª Atividade – Roda de leitura

Nessa atividade da aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a se organizarem em quatro grupos. Esses grupos deverão posicionar as carteiras em forma de círculo, facilitando, assim, a leitura e a discussão entre os membros dos grupos.

Os alunos utilizarão seus netbooks para essa atividade. Cada grupo ficará responsável pela leitura de um texto dentre aqueles disponíveis nos links a seguir.

Grupo 1: Escolas apostam em prevenção 

Disponível < http://veja.abril.com.br/especiais_online/bullying/abre.shtml    > acesso feito dia 12/05/2012

Grupo 2: Faltam números sobre ocorrências

Disponível < http://veja.abril.com.br/especiais_online/bullying/numeros.shtml   > acesso feito dia 12/05/2012

Grupo 3: Pais devem impor limites e escutar

Disponível < http://veja.abril.com.br/especiais_online/bullying/pais.shtml   > acesso feito dia 12/05/2012

Grupo 4: O lado ruim da rede

Disponível < http://veja.abril.com.br/especiais_online/bullying/cyberbullying.shtml    > acesso feito dia 12/05/2012

OBSERVAÇÃO: O/a professor/a poderá executar previamente o download dos textos nos sites mencionados e providenciar uma cópia os grupos.

Finalizada a leitura dos textos pelos grupos, cabe ao/a professor/a ser o mediador de uma problematização. Cada grupo deverá apresentar para os/as demais colegas de classe uma síntese sobre o texto lido, destacando os aspectos que considerou mais importantes. Concluída essa apresentação, o/a professor/a deverá iniciar a problematização propriamente dita a partir do recurso às questões a seguir.

1. Quais são os métodos de bullying mais comuns entre os adolescentes?

2. Vocês conhecem alguém que sofreu bullying?

3. Na sua opinião, quais sãos as atitude que os pais devem tomar para prevenir que seus/suas filhos/as pratiquem ou sofram bullying?

4. Como as escolas podem combater o bullying?

5. O que é cyberbullying? Explique.

6. Você conhece o bullying musical? Explique.

7. Vocês sabem quais são os direitos de uma pessoa que sofre bullying?

Finalizada a problematização, os/as alunos/as serão convidados a assistir em seus netbooks os Vídeos 1 e 2 , que se encontram disponíveis nos sites abaixo.

 

bullying 3         Disponível < http://www.youtube.com/watch?v=aIjRTYa7UK0 > acesso feito dia 12/03/2012

bullying 4         Disponível <   http://www.youtube.com/watch?v=eM4x38y3kxI     > acesso feito dia 14/05/2012

OBSERVAÇÃO: O/a professor/a pode executar previamente o download  dos Vídeos 1 e 2 nos sites mencionados para, empregando seu netbook, exibi-los durante a aula utilizando um kit multimídia e um data show. Essa estratégia seria uma alternativa caso o acesso à  internet, no momento da aula, esteja impossibilitado por qualquer razão.

Cabe ao/a professor/a, por fim, retomar as questões utilizadas anteriormente na problematização, no sentido de confrontar as respostas apresentadas pelos/as alunos/as naquele momento com o conteúdo dos Vídeos 1 e 2.

2ª Atividade – Pesquisa sobre bullying

Nessa atividade da aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a se organizarem em doze grupos para a coleta de dados de uma pesquisa que envolverá a aplicação de um questionário sobre bullying junto a seus/suas colegas de escola.

Esse questionário servirá como base para o reconhecimento do ambiente escolar. Os/as participantes da pesquisa não precisarão se identificar para que possam ficar à vontade para responder o questionário.

A aplicação do questionário poderá ser executada durante o período de intervalo ou mesmo nos momentos de entrada e saída dos/as alunos/as, já que é relativamente rápida.

Questionário sobre bullying

1 - Como é seu relacionamento com as pessoas na sua sala de aula e/ou escola?

(     ) Conversa com todos/as, afinal todo/as são amigos/as de todos.

(     ) Possui poucos amigos e não tem muita facilidade de se entrosar com a turma.

(    ) Conversa com seus/suas amigos/as e faz questão de não se enturmar com pessoas de estilos muito “diferentes” de você ou tímidas.

 

2 - Como você se sente a maior parte do tempo na escola?

(     ) Com baixa auto-estima, impaciente e retraído/a

(     )Tranquilo/a e calmo, como em outros lugares

(     ) Popular, “poderoso/a” e influente na turma

 

3 - Em relação à sua participação nas aulas de Educação Física, qual das alternativas abaixo mais se aproxima de você?

(      ) Faz questão de jogar com pessoas boas no esporte e não deixa as que não levam muito jeito entrarem no seu time.

(    ) Faz qualquer tipo de esporte, pois acha que todo mundo é capaz de praticar exercícios.

(      ) Se não for muito bom/boa em algum esporte, prefere não participar para a turma não caçoar de você.

 

4 - Em geral, você:

(       ) Chama as pessoas por apelidos que você e/ou a turma dá aos outros, mesmo que a pessoa que os recebeu não goste deles.

(       ) Recebe apelidos que não lhe agradam muito e se sente ofendido/a e chateado/a com eles.

(      ) Recebe e dá apelidos nos colegas, mas se preocupa se quem os recebe se sente ofendido. Você consegue expressar quando não gosta do apelido colocado em você.

 

5 - Como um todo, de que jeito você vê as pessoas da sua sala e/ou escola?

(       ) Como pessoas que não são muito simpáticas, difíceis de fazer amizades e não respeitam os outros.

(       ) Tem sua rede de amigos, mas sempre há alguns “esquisitos/as” com os/as quais vocês não conversam e não deixam participar do grupo.

(       ) Acha que existe muita gente diferente, mas isso não faz ninguém melhor ou pior.

 

6 - Assinale a situação na qual você se enquadra mais frequentemente:

(    ) Se você e seus amigos passam por alguém vestido de forma “estranha”, ou falando de um jeito diferente, vocês acabam espalhando comentários sobre essa pessoa pela sala.

(   ) Procura não se envolver muito em boatos e evita situações de violência ou constrangimentos.

(    ) Seus colegas de classe geralmente falam mal de você, o que te faz se sentir intimidado/a e triste.

 

7 - O que é a escola para você?

(      ) Um lugar pouco acolhedor, inseguro e que não te atrai.

(       ) Um lugar de competitividades, onde precisa sempre ser o/a melhor ou estar perto de pessoas populares.

(      ) Um lugar onde existem conflitos entre as pessoas, mas que, independente disso, é possível viver coisas boas lá dentro.

 

8 - Qual das alternativas abaixo apresentam características que mais se aproximam de você?

(        ) Impulsivo/a, controlador/a, líder.

(        ) Sociável, amigável, seguro/a.

(        ) Tímido/a, triste, inseguro/a.

 

9 - Assinale a alternativa que indica uma situação pela qual você já passou e/ou passa frequentemente:

(      ) Sofre gozação dos colegas da sala, é alvo de chacotas e não se sente integrado à turma.

(       ) Presencia situações em que algumas pessoas ofendem e perseguem outra pessoa.

(       ) Tira sarro, zoa, ignora e exclui pessoas que você não gosta.

 

10 - Em relação à violência física na escola, você:

(        ) Já agrediu alguém, uma vez ou mais.

(        ) Já foi agredido/a por alguém, uma vez ou mais.

(        ) Já presenciou uma agressão.

 

11 - Quando uma pessoa na sua sala te incomoda, você:

(      ) Tenta evitá-la, com medo ou receio que ela lhe faça algum mal ou te incomode mais ainda.

(        ) Fica “na sua” e tenta agir normalmente, evitando grandes conflitos.

(        ) Faz comentários negativos sobre a pessoa, provoca-a e faz com que seus amigos se sintam incomodados com ela também

 

12 - O que você procura fazer na hora do intervalo?

(        ) Está sempre com muitos amigos, mas não deixa que pessoas que você não gosta circulem entre seu grupo.

(        ) Se isola num canto, onde preferencialmente não passa muita gente. Fica a maior parte do tempo sozinho/a.

(        ) Conversa com os amigos e dá uma circulada pela escola.

Disponível < http://guiadoestudante.abril.com.br/testes-vocacional/voce-pratica-ou-vitima-bullying-550911.shtml > acesso feito dia 14/05/2012

Finalizada a aplicação do questionário em pelo menos um terço dos/as alunos/as, o professor deverá solicitar que os grupos construam gráficos com o conjunto dos dados coletados, utilizando, para tanto, o software Microsoft Excel. Cada grupo deverá trabalhar com os dados referentes a uma pergunta do questionário. Cabe ao/a professor/a designar a pergunta com a qual cada grupo irá trabalhar.

Finalizada a construção dos gráficos, os grupos deverão apresentá-los usando, para tanto, um netbook conectado a um data show.

Os gráficos poderão ainda ser expostos nos murais da escola, para que todos – alunos/as, professores/as, funcionários/as e pais – tenham acesso aos dados coletados.

3ª Atividade - Criando uma história em quadrinhos

Nessa atividade da aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a se organizarem em cinco grupos para criarem uma pequena história em quadrinhos sobre o tema da aula. Para tanto, o/a professor/a deverá orientá-los/as a, empregando seus netbooks, acessar os  sites  abaixo, nos quais os procedimentos pertinentes se encontram detalhados. Vale destacar que tais sites são autoexplicativos.

Historia em quadrinhos

Disponível < http://penta3.ufrgs.br/tutoriais/hagaque/ > acesso feito dia 12/05/2012

Disponível < http://materialdidatico.pbworks.com/w/page/20509747/Tutorial%20Hag%C3%A1Qu%C3%AA > acesso feito dia 12/05/2012

Cada história em quadrinho poderá ter um enfoque diferente, dependendo da criatividade dos grupos, mas todas elas devem ser referentes ao tema da aula e transmitir uma mensagem positiva.

Finalizada a elaboração das histórias em quadrinhos, cabe ao/a professor/a propor aos/as alunos/as que publiquem as histórias em quadrinhos em um blog da turma, o qual será importante meio de comunicação, interação e exploração do conteúdo da aula.

Para tanto, o/a professor/a deverá orientar os/as alunos/as a assistirem o Vídeo 1, no qual são apresentadas informações básicas sobre blogs. O Vídeo 1 se encontra disponível no  site  abaixo:

Tutorial: Criando um  blog (Motivação) - Disponível < http://www.youtube.com/watch?v=X5GlHTfDNa0  > acesso feito dia 24/06/2012

OBSERVAÇÃO: O/a professor/a pode executar previamente o download do Vídeo 1 no site mencionado para, empregando seu netbook, exibi-lo durante a aula utilizando um kit multimídia e um data show. Essa estratégia seria uma alternativa caso o acesso à internet, no momento da aula, esteja impossibilitado por qualquer razão.

O/a professor/a é quem será responsável pela criação do blog, devendo, para tanto, seguir o passo-a-passo detalhado no Vídeo 2.  O Vídeo 2 se encontra disponível no  site  abaixo:

Tutorial: Como criar um  blog (Passo a passo) - Disponível < http://www.youtube.com/watch?v=2V5a2m30n3A&feature=related > acesso feito dia 24/06/2012

O site para a criação do blog encontra-se disponível no link a seguir - Disponível < https://accounts.google.com/ServiceLogin?service=blogger&ltmpl=start&hl=pt-BR&passive=86400&continue=http://www.blogger.com/home#s01   > acesso feito dia 24/06/2012

Uma vez criado o blog da turma, os grupos deverão publicar suas histórias em quadrinhos. O/a professor/a deve acompanhar atentamente esse processo.

Os/as alunos/as deverão ainda ser orientados/as pelo/a professor/a a navegar no blog da turma e comentar as história em quadrinho dos colegas por meio de posts. Em casa, os/as alunos/as deverão ainda convidar seus familiares para navegarem no blog para explorar mais esse recurso digital.

OSERVAÇÃO: A criação do  blog  poderá ser utilizada pelo/a professor/a em outras atividades da disciplina, fomentando, assim, o interesse dos/as alunos/as nas atividades escolares.

4ª Atividade - Navegando nas mídias sociais

Nessa atividade da aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a trabalharem em duplas para acessar a internet com o intuito de realizar uma pesquisa junto às mídias sociais para consolidar o conteúdo da aula. Para tanto, os links abaixo podem ser indicados.

Essa atividade se justifica tendo em vista que as mídias sociais são populares entre a faixa etária na qual os/as alunos/as do ensino médio se encontram.

bullying 1

Disponível < http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=1818305  > acesso feito dia 12/05/2012

bullying 2

Disponível < http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=108332177  > acesso feito dia 12/05/2012

Concluída a leitura do conteúdo das mídias sociais, os/as alunos/as deverão ser orientados/as pelo/a professor/a a realizar um júri simulado.

A realização do júri simulado em sala de aula exigirá que o/a professor/a divida os/as alunos/as em três grupos: o primeiro grupo fará a DEFESA, o segundo grupo fará a ACUSAÇÃO e o terceiro grupo será o JUIZ.

Os/as alunos/as devem escolher cinco argumentos contrários e cinco argumentos favoráveis ao bullying dentre aqueles encontrados nas mídias sociais.

Nesse momento, o/a professor/a deve observar a capacidade de argumentação dos/as alunos/as, a maneira como cada um/a expõe suas idéias, defende os seus argumentos e discute com os/as colegas de sala. Além disso, deve enfatizar que, apesar da veiculação de argumentos favoráveis ao bullying nas mídias sociais, tal prática tem consequências, em termos físicos e psicológicos, extremamente prejudiciais, de modo que não se justifica e tampouco pode ser minimizada.

Após a realização do julgamento, os papéis podem ser invertidos, de modo que o grupo que inicialmente defendeu irá então acusar e o grupo que julgou poderá defender.

5ª Atividade - Nas ondas do intervalo

Nessa atividade da aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a criar um programa de rádio na escola, no qual os/as mesmos/as serão responsáveis pela criação de todo o conteúdo apresentado.

Será necessário construir um projeto para o programa, o qual deverá estar vinculado ao projeto pedagógico da escola. Os/as alunos/as poderão buscar o apoio e a orientação de professores de diferentes áreas, exercitando, assim, a interdisciplinaridade na escola.

O programa poderá funcionar uma vez por semana, por exemplo, às sextas-feiras durante o intervalo. O programa poderá ter duas partes. Na primeira, podem ser destinados quatro minutos para as notícias, cinco para músicas e um para o intervalo comercial. Na segunda parte, pode haver uma entrevista de três minutos, dois minutos para prestação de serviços (avisos, recados, divulgação de eventos, achados e perdidos, etc) e mais cinco minutos para músicas. Tanto no quadro de notícias quanto no quadro de prestação de serviços e nas entrevistas o tema “bullying” poderá ser abordado, de modo a sensibilizar e informar a todos acerca do assunto.

Local e suas características:

Se a escola não tiver uma rádio, é possível criar uma. Inicialmente será necessário escolher um nome para a rádio, o que poderá ser feito por meio de uma gincana ou de uma eleição. Dessa forma, toda a comunidade escolar poderá participar.

Além disso, os materiais necessários para a criação de uma rádio na escola são os seguintes:

1. Aparelho de som com CD player, rádio, toca-fitas e entrada para microfone. Será utilizado para reproduzir sons e gravar aquilo que não entrará ao vivo, como vinhetas e comerciais;

2. Fone de ouvido. Será utilizado para prover o retorno do som em execução para a pessoa que está no comando do som;

3. Sistema de alto-falantes. Será utilizado para reproduzir o que está sendo veiculado pela rádio da escola.

4. Microfone. Será utilizado para captar a voz do responsável pela locução;

5. Mesa de som e potência. Será utilizada para conectar o microsystem, o microfone e os fones de ouvido. Além disso, da mesa de som é que sairá a fiação para as caixas de som.

Disponível <http://www.infoescola.com/comunicacao/radio-escolar/ > acesso feito dia 12/05/2012

Disponível < http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2010/09/aprenda-editar-audios-com-o-audacity.html > acesso feito dia 12/05/2012

Recursos Complementares

Sugestões de link para aluno/a:

Sugestão de pesquisa e leitura para o/a aluno/a < http://educador.brasilescola.com/trabalho-docente/bullying-escolar.htm > acesso feito dia 14/05/2012

Sugestão de pesquisa e leitura para o/a aluno/a < http://revistaescola.abril.com.br/crianca-e-adolescente/comportamento/bullying-escola-494973.shtml> acesso feito dia 14/05/2012

Sugestões de link para professor/a:

Sugestão de leitura para o/a professor/a < http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/video-bullying-642479.shtml > acesso feito dia 12/05/2012

Sugestão de leitura para o/a professor/a < http://revistaeducacao.uol.com.br/textos/172/pensamentos-sob-o-olhar-235000-1.asp > acesso feito dia 12/05/2012

Link do Portal que pode ser consultados pelo/a professor/a no planejamento de sua aula < http://bullyingportalprofessor.wordpress.com/  > acesso feito dia 12/05/2012

Link do Portal que pode ser consultados pelo/a professor/a no planejamento de sua aula < http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=931 > acesso feito dia 18/05/2012

Link do Portal que pode ser consultados pelo/a professor/a no planejamento de sua aula < http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23916 > acesso feito dia 18/05/2012

Avaliação

A avaliação dos/as alunos/as pode ser feita em todos os momentos da aula, a partir das contribuições individuais ou das contribuições do grupo como um todo, assim como a partir do envolvimento dos/as mesmos/as nas atividades solicitadas.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 4 calificaciones

  • Cinco estrelas 4/4 - 100%
  • Quatro estrelas 0/4 - 0%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Valéria Freitas, Colégio EA , Ceará - dijo:
    valeriafreitaspsi@yahoo.com.br

    26/10/2015

    Cinco estrelas

    Parabéns professora! Aulas muito bem embasadas e elaboradas. Vou aproveitar algumas de suas ideias, dando o crédito a você, claro! rsrs


  • LIGIA MARIA DE MESQUITA, PREF MUN DE NOVA VENEZA , Goiás - dijo:
    ligiamoles@hotmail.com

    11/07/2012

    Cinco estrelas

    Adorei gente!!!!


  • Ricardo Luiz, Escola Estadual , Rio de Janeiro - dijo:
    ricardinho23@gmail.com

    05/07/2012

    Cinco estrelas

    Aula muito bem elaborada, de fácil compreensão e muito criativa. Vivência bem a nossa realidade escolar.


  • Marilda Amaral, EE Pedro Alvares Cabral , Minas Gerais - dijo:
    mamaral@yahoo.com.br

    03/07/2012

    Cinco estrelas

    Irei usar essa aula com as minhas turmas, muito bem elaborada. Excelente material. Parabéns Professora, continue mandando aulas assim.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.