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Edição 32 - Bullying na Escola
04/01/2010
 
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Escola e família se unem contra o bullying

Alunos e familiares fizeram cartazes contra a violência

Alunos e familiares fizeram cartazes contra a violência

Autor: Arquivo da escola


A constatação de que a escola tem sido palco para a prática de bullying, embora seja um local de suma importância na vida das pessoas, levou a professora Cristina Lins, de Dourados (MS), à criação de um projeto para auxiliar no combate a essa prática que inclui comportamentos agressivos e antissociais.

O projeto Unidos no combate da prática do bullying – jornal, literatura, comunidade e cidadania, uma grande parceria!, desenvolvido em 2008 e em 2009, foi um dos vencedores da quarta edição do Prêmio Professores do Brasil. Ele atingiu, inicialmente, os alunos do primeiro ano do ensino fundamental da Escola Municipal Neil Fioravanti - Centro de Atenção Integral à Criança e Adolescente (Caic). Mas acabou por integrar toda a escola, as famílias dos estudantes e a comunidade.

“Sempre fui consciente de que a educação é papel de todos. Não se pode pensar no envolvimento dos pais apenas nos momentos de reuniões para apresentação de resultados bimestrais e, sim, integrá-los no início, meio e fim do caminhar pedagógico”, salienta a professora. O primeiro passo foi apresentar o projeto aos pais e à equipe pedagógica, para esclarecer questões a respeito do objetivo do trabalho e ressaltar a importância da colaboração de todos para o êxito do trabalho.

Uma das atividades que reuniu alunos e seus familiares foi a confecção de cartazes contra a violência, que foram depois colados por toda o colégio. As famílias também participaram da criação de reivindicações contra a violência na escola, que foram encaminhadas aos responsáveis pelo Projeto Político Pedagógico (PPP) e à Secretaria Municipal de Educação de Dourados (Semed), para que, caso haja interesse, articule o programa da Neil Fioravanti com as demais escolas da rede do município.

O projeto trabalhou os diferentes conteúdos de modo interdisciplinar. Na área de língua portuguesa, por exemplo, foram explorados textos conhecidos da literatura infantil, como O Patinho Feio e A cigarra e a Formiga, e notícias de jornal, visando confrontar a ficção e a realidade no que se refere ao relacionamento humano. Os alunos reescreveram as histórias e encenaram uma peça de teatro - A Cigarra cantora e a formiga solidária. Em ciências, por meio do estudo do corpo humano, houve a valorização das características físicas de cada um e o respeito à diversidade.

De acordo com Cristina, as leituras, bem como as demais atividades desenvolvidas em parceria, forneceram suportes para que pudessem ir da reflexão à ação. Assim, aos poucos, foram revistos alguns conceitos que provocaram mudanças, positivas, nas atitudes. E as brigas, que eram constantes, diminuíram. “Quando ocorrem, os próprios alunos causadores repensam automaticamente, revendo suas atitudes e se “autopoliciando”, analisa a professora. Outro efeito positivo foi o aumento na interatividade da turma, que se tornou mais solidária.

Jornal da Cidadania – Para registrar e divulgar o que aprendeu sobre o combate ao bullying, a turma criou o Jornal da Cidadania, distribuído às famílias e à comunidade. "Procuramos conscientizar os leitores da importância da justiça, da ética e da colaboração para uma boa convivência. Também integramos mensagens reflexivas ligadas à paz, ao respeito e a valorização da diversidade”, explica Cristina.

(Fátima Schenini)

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