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Edição 32 - Bullying na Escola
04/01/2010
 
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Prevenção é o melhor caminho contra o bullying

O bullying é um fenômeno que tem crescido nos últimos anos.

O bullying é um fenômeno que tem crescido nos últimos anos.

Autor: João Bittar


Quem não conhece casos de estudantes tímidos, intimidados pelos alunos mais fortes e desinibidos da escola? A menina gorda, que carrega o apelido de baleia; o garoto de óculos, conhecido por quatro olhos; o magrinho, que é chamado de palito... São muitos os exemplos de atitudes agressivas, que ocorrem na escola, que podem causar sofrimento e angústia. Essas situações não são novas, existem há muito tempo, mas foi somente a partir da década de 70 que começaram a ser estudadas com atenção, por pesquisadores de diferentes países, como integrantes de um fenômeno chamado bullying.

No Brasil, uma das pioneiras nessa área é a doutoranda em ciências da educação, Cleo Fante, que já atuou em escolas públicas e particulares do Estado de São Paulo como professora de história, geografia, e ética e cidadania. Ela explica que o bullying (do inglês bully, que significa valentão, brigão etc) é um fenômeno encontrado nas relações entre pares, em especial entre estudantes. “Na prática, acontece quando um estudante ou mais, de forma intencional, elege como alvo outro (ou outros) contra o qual desfere uma série de maus-tratos repetitivos, impossibilitando sua defesa,” diz a pesquisadora.

Com dez anos de experiência no estudo do bullying no país, ela criou o programa antibullying - Educar para a Paz -, já implantado em diversas escolas do Brasil e de Portugal. “Posso afirmar que é um fenômeno que cresce assustadoramente na medida em que, as vítimas, quando não atendidas, acabam reproduzindo a vitimização, na maioria dos casos,” salienta.

O problema pode ter inúmeras causas. A pesquisadora aponta, entre elas, os modelos educativos familiares, como o autoritarismo, a permissividade, a ausência de limites e afeto, e o abandono. Além disso, cita também fatores como a influência da mídia, principalmente por meio de programas e filmes violentos, e a influência cultural, onde o egoísmo, o individualismo e o descaso com o outro colaboram para a falta de empatia, compaixão, intolerância e respeito.

O bullying pode ocasionar sérios problemas, dependendo da gravidade e do tempo de exposição aos maus-tratos. “As vítimas podem ter seu processo de aprendizagem comprometido, podendo apresentar déficit de concentração, queda do rendimento escolar, e desmotivação para os estudos, que podem resultar em evasão e reprovação escolar”, ressalta Cleo Fante. As consequências podem atingir também o processo de socialização, causando retraimento, dificuldades no relacionamento e na tomada de inciativa e decisão. Os problemas podem atingir até a saúde das vítimas, desencadeando diversos sintomas e doenças de fundo emocional, como dores de cabeça e de estômago, febre, vômitos, alergias, fobias, depressão etc.

Segundo Cleo Fante, o mínimo que as escolas podem fazer é discutir o problema com a comunidade escolar, alertando estudantes, pais e profissionais para essa forma de violência e diferenciando-a das brincadeiras habituais e de indisciplina. “Porém, a prevenção é o melhor caminho e esta deve ser iniciada pelo conhecimento”, sustenta a pesquisadora. Ela alerta, ainda, para a ocorrência de um novo fenômeno: o ciberbullying, que é a forma virtual de praticar bullying, utilizando a internet.

Lei contra o bullying em Pernambuco - Medidas de combate ao bullying deverão ser incluídas nos projetos pedagógicos das escolas públicas e particulares de Pernambuco. Uma lei, nesse sentido, foi sancionada em dezembro de 2009 pelo governador Eduardo Campos.

(Fátima Schenini)

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