Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 32 - Bullying na Escola
04/01/2010
 
ou
NOTÍCIAS
 

Escola do Distrito Federal usa esporte contra o bullying

Esporte foi a solução adotada em Santa Maria (DF)

Esporte foi a solução adotada em Santa Maria (DF)

Autor: Arquivo pessoal


Desenvolver um projeto de enfrentamento à violência por meio de práticas esportivas que contemplassem todas as turmas foi a solução adotada por um colégio do Distrito Federal para combater o bullying. A Escola Classe 203 (EC 203), localizada na cidade satélite de Santa Maria, a cerca de 35 Km de Brasília, promoveu uma gincana para os alunos da educação infantil e um campeonato com diversas modalidades para os alunos das séries iniciais do ensino fundamental, no segundo semestre do ano passado.

“Excelentes resultados foram alcançados”, diz a orientadora educacional da instituição, Anita Maria Lins da Silva. Segundo ela, os alunos que brigavam passaram a organizar os times, suas estratégias de jogo e as torcidas organizadas. E as crianças da educação infantil fizeram faixas, roupas de TNT e participaram das atividades com muita alegria.

Graduada em pedagogia, com especialização em orientação educacional, supervisão escolar e séries iniciais, pós-graduada em psicopedagogia, atualmente fazendo mestrado em psicologia, Anita está no magistério desde 1999. Na EC 203, onde se encontra desde o início do ano letivo de 2009, ela observa que, na maioria das vezes, as crianças agridem moral e fisicamente seus colegas, independente da faixa etária. “O que mais acontece é a agressão física por motivos diversos ou apenas para oprimir e intimidar”, explica.

O projeto de realização de práticas esportivas foi criado após a constatação de casos de bullying tanto nas salas de aula quanto durante os períodos de recreio, por meio da observação e relato dos professores. “Nosso objetivo era desenvolver o respeito mútuo, o fortalecimento dos laços afetivos, o respeito às regras e limites além de estimular um ambiente de motivação e alegria”, salienta Anita. Ela acrescenta, ainda, que os professores também se divertiram muito e fortaleceram sua relação com os estudantes: “as crianças passaram a nos procurar mais para resolver os diversos tipos de problemas”. O trabalho foi tão positivo que será realizado novamente no início do ano letivo de 2010.

(Fátima Schenini)

Leia também o artigo de Anita - O bullying e a orientação educacional

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.