18/09/2012
Aline Rodrigues Cantalogo, Denize D Campos Rizzotto, Laís de Castro Agranito, Rones Aureliano de Sousa
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Tratamento da informação |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Formas de organização dos conteúdos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Se a sua escola faz parte do projeto UCA, é necessário que os alunos saibam utilizar os programas de seu netbook, como KWord, KolourPaint, Tux Paint e Mozilla Firefox e possua noções básicas sobre a utilização do tablet. Porém, se a sua escola não participa do PROUCA (Programa Um Computador por Aluno), você poderá utilizar, nas atividades que necessitam destes recursos, o laboratório de informática ou adaptar para a não utilização de computadores.
ORIENTAÇÕES AO PROFESSOR
Professor, o processo de ensino e aprendizagem fundamentado na Iniciação Científica para as séries iniciais do Ensino Fundamental pressupõe um trabalho dinâmico e interdisciplinar, em que os alunos são os autores, ou seja, participam ativamente; problematizando, levantando as hipóteses, as fontes de pesquisa, elaborando os objetivos, utilizando diferentes estratégias de pesquisa, registrando as descobertas, socializando os resultados e avaliando o percurso. Para isso, a atuação do professor enquanto mediador, orientador deste processo é fundamental, ele tem o papel de instigar e orientar e principalmente envolver os alunos em todas as etapas, pois um projeto que foge aos interesses dos alunos não é significativo. Nas séries iniciais, a metodologia científica não visa apenas o conteúdo trabalhado no projeto, mas ensinar as estratégias de pesquisa, para que o aluno busque novos conhecimentos.
É importante lembrar que não há um método ou uma fórmula pronta para desenvolver projetos de iniciação científica com alunos das séries iniciais no Ensino Fundamental, mas sim uma concepção diferenciada do professor em relação ao como ensinar e aprender. Para que possamos ter sucesso neste trabalho é necessário estabelecer uma relação de troca e de construções sociais interativas, nas quais todos sejam colaboradores e parceiros.
Alguns trabalhos contribuem com esta concepção de aprendizagem, como Hernandes (1998). Ele aponta que “a função do projeto é favorecer a criação de estratégias de organização dos conhecimentos escolares em relação a: 1) o tratamento da informação, e 2) a relação entre os diferentes conteúdos em torno de problemas ou hipóteses que facilitem aos alunos a construção de seus conhecimentos, a transformação procedente dos diferentes saberes disciplinares em conhecimento próprio”. (HERNANDEZ & VENTURA, 1998, p. 61).
Partindo deste pressuposto, optamos por uma organização do trabalho que propõe algumas etapas, que envolvem "uma variedade de ações de compreensão que mostrem uma interpretação do tema, e, ao mesmo tempo, um avanço sobre o mesmo". (Hernández, 2000, p. 184), são elas:
Professor, para organizar, acompanhar e avaliar a aprendizagem dos alunos, podemos utilizar o “Dossiê do projeto”. Ele pode ser montado em uma pasta catálogo ou em um caderno brochura grande. Outra possibilidade ainda mais interessante é a construção do “portfólio”, pelos alunos, pois eles vão acompanhando e avaliando o seu próprio crescimento.
Professor, dialogue com seus alunos sobre esta nova forma de aprender. Vamos conversar sobre “pesquisa”, pois a ideia de iniciação científica é mais abstrata e ampla. Resgate os conhecimentos prévios que eles têm sobre o assunto, quais são as hipóteses deles. Organize-os na rodinha e, a fim de promover um debate, coloque as seguintes questões:
Depois de ouvi-los, diga-lhes que nós seremos os cientistas e vamos descobrir muitas coisas interessantes.
Posteriormente ao debate os estudantes poderão consultar no dicionário o significado da palavra “pesquisa” para que possam confrontar com a hipótese que acabaram de levantar na conversa com os coleguinhas.
Peça aos alunos que escrevam o que eles compreenderam do debate.
Elabore uma ficha para que os alunos possam padronizar o registro das atividades. Caso julgue necessário, você poderá fazer uma síntese sobre os principais aspectos discutidos, aqueles que devem ser registrados para facilitar as demais etapas do trabalho.
Professor, o sítio seguinte traz uma reportagem da revista Nova Escola - Pesquisa como princípio educativo por Pedro Demo http://www.youtube.com/watch?v=Vra4hclt7kw (acesso em 29/08/2012), que corrobora a importância da pesquisa na escola.
Professor, o tema pode ter relação com o conteúdo estudado ou surgir de alguma curiosidade dos alunos, de um fato ocorrido, de um texto, poesia, música ou história ouvida.
Mas, o projeto também pode ser desenvolvido para atender a uma demanda do currículo, para isso o seu papel enquanto orientador, motivando, mediando e envolvendo o aluno em todas as etapas, desde a escolha do tema, é fundamental.
Se surgirem diversos temas, você poderá utilizar o sistema de votação para proceder a escolha, para isso, algumas atividades interdisciplinares surgirão até a realização da eleição. O trabalho com a eleição contribui para que os alunos percebam a importância de exercermos nosso direito de escolha, de sermos cidadãos. Proporciona também autonomia e responsabilidade, além de dialogar com diferentes áreas do conhecimento, tais como:
Ética: debates, diálogos, valores, respeito;
Língua Portuguesa: gêneros textuais (texto instrucional, relatórios);
Matemática: tratamento de informação (tabela e gráfico com o resultado da eleição), resolução de problemas a partir dos dados obtidos;
Artes: autorretrato
Portanto, para que o projeto seja significativo, é importante que os alunos tenham interesse e curiosidade pelo tema proposto. Você poderá utilizar diversas formas para “detonar” o tema, ou seja, despertar o interesse dos alunos.
Com a finalidade de despertar a curiosidade das crianças com relação ao tema, diversos recursos podem ser utilizados:
O tema do projeto proposto é “Cuidar de si, do colega e do nosso lugar – o respeito ao colega/UCA” , neste caso nós utilizamos uma música, pois a sua linguagem poética e lúdica é um grande atrativo para as crianças. Além disso, este gênero textual é muito rico, pois ele possibilita trabalhar com: rimas, produção de texto, releitura da poesia, tentativas de escrita, leitura, dentre outras.
Se a sua escola faz parte do projeto UCA, solicite que utilizem seus laptops por meio da ferramenta Mozilla Firefox (metasys>favoritos>navegador de internet) ou o tablet, os quais consistem em recursos tecnológicos móveis, mas se não participam deste projeto, leve-os até ao laboratório de informática ou utilize um projetor multimídia para projetar para eles.
Para ouvirmos a canção faremos uma busca no acervo virtual do YouTube http://www.youtube.com/watch?v=yvfxVxyMhSA (acesso em 09/09/2012)
Faça a audição da música com as crianças!
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=yvfxVxyMhSA (acesso em 09/09/2012)
Sugestões de perguntas:
Professor, em um segundo momento peça que os alunos acessem novamente seus laptops ou projete para eles um segundo vídeo http://www.youtube.com/watch?v=BXQiIVF2d2I (acesso em 09/09/2012), o qual narra uma história abordando o respeito ao próximo. Depois debatam sobre o que ele mostra.
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=BXQiIVF2d2I (acesso em 09/09/2012)
Produção de Texto
Como registro, solicite que façam uma produção de texto com um comentário ou avaliação sobre o que assistiram.
Sugestão de atividade:
Se a sua escola faz parte do projeto UCA, solicite que utilizem seus laptops, e peça que cada um elabore um desenho sobre ações de respeito ao próximo utilizando a ferramentas do Tux Paint (metasys/edusyst/arte e música/ pintura digital). Mas, se não participam deste projeto, poderão fazer o desenho a mão em uma folha A4 ou no caderno de projetos.
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Esta etapa tem como objetivo elaborar coletivamente a justificativa da pesquisa, ou seja, a importância em pesquisarmos sobre Cuidar de si, do colega e do nosso lugar – o respeito ao colega. Para Antoine de Saint-Exupéry, autor do famoso livro O Pequeno Príncipe, “Num mundo que se faz deserto, temos sede de encontrar um amigo”.
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Pesquisar “Cuidar de si, do colega e do nosso lugar – o respeito ao colega” é importante porque.... __________________________________________________ __________________________________________________ _________________________________________________ |
Fonte da imagem: http://jubahiav.blogspot.com.br/2010_05_01_archive.html (acesso em 10/09/2012)
Para envolver os alunos nesta construção, faça uma explicação sobre a importância de justificar a realização do projeto (por que ele é relevante?). Por trás de toda pesquisa existe um motivo, mesmo que seja uma simples curiosidade. Solicite que registrem suas justificativas individualmente e depois façam um texto coletivo consolidando estas ideias.
Professor, nesta etapa os alunos devem elaborar, com a sua mediação, os objetivos que pretendem alcançar ao final do projeto. Para que eles compreendam, exemplifique com situações do cotidiano deles, questionando-os, por exemplo:
- Qual é o objetivo de irmos ao shopping, ou seja, o que queremos com isso?
- Então o que queremos com este projeto sobre Cuidar de si, do colega e do nosso lugar – o respeito ao colega? Veja alguns dos objetivos elencados:
Registre os objetivos em uma folha e agregue ao Dossiê ou ao Portfólio do projeto. Você pode realizar esta atividade em grupo ou individualmente, assim trabalhará a escrita a partir de um contexto significativo. Solicite que ilustrem a ideia.
Veja uma sugestão:
ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DA UFU PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DISCENTE: Cuidar de si, do colega e do nosso lugar – o respeito ao colega |
Objetivos do projeto: o que nós queremos com esta pesquisa ____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________ __________________________________________________________________ Ilustre o que você pensou
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Esta etapa consiste em elaborar com os alunos as questões que eles querem saber sobre o tema, ou seja, as perguntas que vão nortear as estratégias de pesquisa para que descubram as respostas. Para isso, instigue-os a pensar sobre suas curiosidades sobre o tema.
Solicite que registrem individualmente ou se forem alunos de 1º ano que estejam na fase silábica da escrita, utilize esta atividade para que façam a tentativa de escrita e depois faça a reescrita com eles. Outra possibilidade é solicitar a colaboração de um monitor ou estagiário para que faça o registro das questões que eles forem apresentando e depois você faz um consolidado com todas as questões levantadas e quem foi o autor da pergunta.
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Lembre-se!Sempre que terminar o registro de alguma etapa do projeto organize ou anexe ao Dossiê do Projeto ou Portfólio!!! |
Veja o exemplo de uma problematização dos alunos do 1º ano da Eseba:
ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DA UFU PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DISCENTE: Cuidar de si, do colega e do nosso lugar - o respeito ao colega |
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Alunos |
Problematização |
1- Vinícius Costa |
Por que eu tenho que respeitar o outro, mesmo que ele não é meu amigo? |
2 – Carla Almeida |
O que tem a ver cuidar do planeta e respeitar o próximo? |
3 – Andressa Carvalho |
É certo bater no colega que me bateu, porque meu pai mandou eu fazer isso? |
4 – Silvana Miranda |
Mamãe falou que eu tenho que incluir todos os colegas. Como é isso? |
5 – João Rocha |
O que é respeitar? |
Professor, as hipóteses dos alunos são referências importantes, pois além de direcionarem a pesquisa elas revelam os conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema pesquisado.
Uma interessante forma de explicar sobre o que são as hipóteses é por meio de exemplos. Você pode usar diferentes recursos, como questioná-los sobre coisas do cotidiano ou situações, tal como: questione-os sobre o lanche da escola:
- Alguém sabe o que é o lanche da escola hoje?
- Quais os ingredientes que as cantineiras utilizaram?
- Qual a quantidade que elas fizeram de lanche?
Diga-lhes que o que eles disseram são as hipóteses, mas para sabermos se estas respostas estão corretas, temos que pesquisar, investigar, sobre elas e ao final da pesquisa nós vamos descobrir se nossas hipóteses são pertinentes ou não. Para descobrir estas respostas podemos utilizar diversas estratégias de pesquisa:
Em seguida, solicite que cada aluno elabore uma hipótese sobre sua problematização (sua pergunta) ou, se preferirem, sobre a problematização levantada pelo coleguinha. Veja um exemplo:
ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DA UFU PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DISCENTE: Cuidar de si, do colega e do nosso lugar – o respeito ao colega |
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Alunos |
Problematização |
Hipótese |
1- Vinícius Costa |
Por que eu tenho que respeitar o outro, mesmo que ele não é meu amigo? |
Sofia: para não brigar. |
2 – Carla Almeida |
O que tem a ver cuidar do planeta e respeitar o próximo? |
Pedro: porque o colega precisa do planeta para viver. |
3 – Andressa Carvalho |
É certo bater no colega que me bateu, porque meu pai mandou eu fazer isso? |
Analice: de jeito nenhum. |
4 – Silvana Miranda |
Mamãe falou que eu tenho que incluir todos os colegas. Como é isso? |
Maria: é chamar todo mundo para brincar. |
5 – João Rocha |
O que é respeitar? |
Leonardo: é esperar a sua vez. |
Apesar de a execução de um projeto de iniciação científica não seguir um planejamento rígido, um bom planejamento das etapas a serem realizadas é fundamental para o sucesso do trabalho. O cronograma pode ser construído mesmo depois de iniciado o trabalho, assim você terá um parâmetro sobre o andamento da pesquisa.
Outra questão importante que você deve prever é a sua duração: em semestre ou um ano? Assim, você poderá determinar a quantidade de aulas necessárias, tendo em mente que as atividades extraescolares geralmente são desenvolvidas no contra turno. Como o projeto tem caráter interdisciplinar, em uma aula podemos trabalhar com mais de uma área do conhecimento o que pode muitas vezes acarretar um desdobramento da aula. Para facilitar faça um cronograma prévio e apresente aos alunos para que os mesmos opinem. Exemplo:
QUANDO |
O QUE |
QUEM |
Agosto |
1ª aula: aprender o que é pesquisa. |
Professor orientador e alunos |
2ª e 3ª aula: Definição do Tema. |
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4ª aula: Justificativa. |
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Setembro |
5ª aula: Construção dos objetivos. |
Professor orientador e alunos |
6ª aula: Elaboração da problematização. |
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7ª aula: Levantamento das hipóteses. |
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8ª aula: Cronograma das ações. |
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Outubro / Novembro |
9ª e 10ª aula: As fontes de pesquisa. |
Professor orientador e alunos |
11ª aula: As equipes de pesquisadores. |
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12ª a 21ª aula: Realização de diferentes estratégias de pesquisa. |
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Dezembro |
22ª aula: Confrontação das hipóteses e dos dados pesquisados. |
Professor orientador e alunos |
23ª aula: Socialização dos resultados/culminância do projeto. 24ª aula: avaliando o trabalho. |
Professor, as fontes são definidas de acordo com as questões que pretendemos responder. Como os alunos estão envolvidos com o projeto, com certeza o assunto já extrapolou os muros da escola e chegou até as famílias. O envolvimento dos pais é muito importante, pois além da parceria enriquecer o trabalho é também um fator motivador. Por isso, no dia anterior a esta aula, solicite que os alunos discutam com seus familiares se eles sabem como poderão descobrir as respostas para suas questões, ou seja, as fontes de pesquisa que podem ser úteis para suas pesquisas.
Organize os alunos em rodinha e solicite que cada um socialize as respostas que trouxeram de casa.
Nessa aula deverão ser discutidos os seguintes temas:
Jornais, livros, revistas, entrevistas, fotografias, dentre outras.
Arquivos, Bibliotecas, internet, etc.
Surge aqui um ótimo recurso para você, professor. Um ponto positivo trazido pela internet no campo da pesquisa histórica é o surgimento dos acervos digitais. Tais acervos são formados com a disponibilização, em páginas da internet, dos conteúdos existentes nos acervos físicos de instituições de preservação de acervos, sejam arquivos, bibliotecas ou museus. Utilizaremos alguns deles nesta fase da pesquisa.
Faça bom uso dos acervos digitais!!! |
FORMANDO AS EQUIPES DE PESQUISA E SUBDIVIDINDO OS TEMAS
Professor, após estruturar o projeto, vamos buscar as respostas para os questionamentos dos alunos. Para isso, retome com eles as questões e organize-as de acordo com o tema. Para abarcar todas as questões levantadas que, em muitos casos, podem requerer pesquisas diferentes, você poderá dividir os alunos em equipes de pesquisa. Cada equipe seria, então, incumbida de pesquisar um único tema.
Agrupe os alunos de acordo com o objetivo da atividade. Não permita apenas o agrupamento por afinidade, pois este é um excelente momento para trabalhar o respeito ao outro, a tolerância e a solidariedade.
Escreva as questões e as hipóteses em uma folha, recorte-as e distribua para as equipes. Estabeleça regras:
Agrupando as questões em subtemas.
ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DA UFU PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DISCENTE: Cuidar de si, do colega e do nosso lugar – o respeito ao colega |
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PROBLEMATIZAÇÃO |
HIPÓTESES |
Equipe 1 – Eu e o outro Por que eu tenho que respeitar o outro, mesmo que ele não é meu amigo? |
Sofia: para não brigar. |
Equipe 2 – O outro e o planeta O que tem a ver cuidar do planeta e respeitar o próximo? |
Pedro: porque o colega precisa do planeta para viver. |
Equipe 3 – Violência x Respeito É certo bater no colega que me bateu, porque meu pai mandou eu fazer isso? |
Analice: de jeito nenhum. |
Equipe 4 – Respeito e Inclusão Mamãe falou que eu tenho que incluir todos os colegas. Como é isso? O que é respeitar?
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Maria: é chamar todo mundo para brincar.
Leonardo: é esperar a sua vez. |
Professor, faremos a pesquisa de conteúdos específicos. É ela que nos fornecerá as referências gerais sobre o tema estudado. Ou seja: são as análises já existentes sobre o tema em questão.
Depois de organizá-los em equipes, solicite que utilizem seus laptops UCA, por meio da ferramenta Mozilla Firefox (metasys>favoritos>navegador de internet) ou o tablet, os quais consistem em recursos tecnológicos móveis, mas se não participam deste projeto, leve-os até ao laboratório de informática e solicite que acessem os links a seguir.
Pesquisa de conteúdo específico.
Eu e o outro
Vídeo Projeto Afetividade
http://www.youtube.com/watch?v=QrjamaSsl2s (acesso em 11/09/2012)
Artigo: Eu, nós e todo mundo na escola
http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/0-a-3-anos/eu-todo-mundo-escola-427849.shtml (acesso em 11/09/2012)
O outro e o planeta
Artigo: Eu, Tu, Ele, Nós e o Planeta -
http://www.visaopanoramica.com/2007/11/09/eu-tu-ele-nos-e-o-planeta/ (acesso em 11/09/2012)
Artigo: Aprender a respeitar o outro e o planeta
http://redalyc.uaemex.mx/src/inicio/ArtPdfRed.jsp?iCve=92441108 (acesso em 11/09/2012)
Violência x Respeito
Artigo: O fim da violência e o respeito aos cidadãos
http://terradedireitos.org.br/biblioteca/o-fim-da-violencia-e-o-respeito-aos-cidadaos/ (acesso em 11/09/2012)
Artigo: Violência contra idosos: o avesso do respeito à experiência e sabedoria
http://www.observatorionacionaldoidoso.fiocruz.br/biblioteca/_livros/18.pdf (acesso em 11/09/2012)
Respeito e Inclusão
Artigo: Inclusão: respeito às diferenças
http://www.lapeade.com.br/publicacoes/artigos/Inclusao-Respeito%20a%20Diferenca.pdf (acesso em 11/09/2012)
Vídeo: Respeito à diversidade
http://www.youtube.com/watch?v=3TtFQQY7Vww (acesso em 11/09/2012)
Material: Educar na diversidade
http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/educarnadiversidade2006.pdf (acesso em 11/09/2012)
Mantenha e, até mesmo, privilegie o contato das crianças com o LIVRO!
Programe também consultas ao acervo da BIBLIOTECA!!!
TAREFA DE CASA
RESOLVENDO SITUAÇÕES PROBLEMA
Professor, proponha situações-problema a partir dos depoimentos, para que possam ser resolvidas pelos alunos. As atividades contextualizadas a partir de dados concretos são mais significativas o que contribui para uma melhor compreensão e, portanto facilita a aprendizagem.
Por exemplo:
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ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DA UFU PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DISCENTE: Cuidar de si, do colega e do nosso lugar – o respeito ao colega Pesquise em casa, com familiares ou amigos e registre gestos concretos dos mesmos, quanto ao respeito aos colegas, seja do trabalho, da rua, da escola, etc. Se preferir, além do registro escrito, grave os depoimentos, para serem compartilhados na sala de aula. _____________________________________________________________ _____________________________________________________________ _____________________________________________________________ |
MÃO NA MASSA
1º momento: Como sou?
Sabemos que somos diferentes entre nós, tanto nas características físicas quanto em nossa personalidade. Mesmo que na sala existam outras pessoas com o nosso nome, sabemos que somos diferentes, pois, temos nossa própria identidade.
Mas, como é que eu me vejo: alegre ou triste? Conversador ou caladão? Envolvo-me com a turma ou sou de ficar quieto na minha?
Professor, este momento é oportuno para explorar o autoconhecimento do aluno. Será que ele já parou para refletir como ele é? Se ele pode ou não melhorar? Que ele faz parte da diversidade humana. Vejamos.
1) Assinale com um (X) as alternativas que se parecem com você:
a) ( ) alegre
b) ( ) triste
c) ( ) brincalhão
d) ( ) caladão
e) ( ) bonito
f) ( ) feio
g) ( ) alto
h) ( ) baixinho
i) ( ) querido pelos colegas
j) ( ) querido pelos professores
k) ( ) rosto fino
l) ( ) rosto arredondado
m) ( ) olhos claros
n) ( ) olhos escuros
MINHA IDENTIDADE;
Questione os alunos se eles já têm Carteira de identidade, pois muitas crianças já possuem. Apesar de não ser obrigatório para crianças algumas famílias fazem para facilitar a identificação do filho. Questione-os:
- Para que serve este documento?
- Quais informações constam nele?
- Ele conta sobre nós?
Professor, mostre para eles a imagem de um documento de identidade para observarem quais informações e como é um documento de identidade.
Se possível faça a identidade escolar com eles, seguindo o modelo da identidade. Para esta atividade eles devem trazer algumas informações ou solicite que tragam uma cópia da certidão de nascimento, caso se esqueçam, busque na secretaria escolar.
No lugar da foto solicite que desenhem sua imagem, para isso devem se olhar no espelho, observar: cabelo, olhos, pele, formato do rosto para que possam fazer o autorretrato. Uma forma de enriquecer a atividade é contar com a parceria da professora de Artes.
Se necessário, mostre alguns exemplos de autorretrato. Eles poderão pesquisar na internet utilizando o laptop UCA, por meio da ferramenta Mozilla Firefox (metasys>favoritos>navegador de internet) ou o tablet, os quais consistem em recursos tecnológicos móveis, mas se não participam deste projeto, leve-os até ao laboratório de informática.
Fonte: http://fotolog.terra.com.br/tarsilaamaral:6 (acesso em 10/09/2012)
Veja a seguir um modelo de carteira de identidade que poderá utilizar, mas lembre-se de esclarecer que é uma “carteira de identidade “ de brincadeira, pois para ter validade legal ela deve ser retirada por um órgão público responsável.
Fonte: http://meustrabalhospedagogicos.blogspot.com.br/2010/05/identidade.html (acesso em 10/09/2012)
2º Momento: Quem é o outro?
Professor, problematize com seus alunos: agora já sei quem sou. Mas, e o outro, eu sei quem é? Devo entender que, com exceção de mim, todos são “o outro”. Assim como eu, o outro merece todo o respeito. Um grande filósofo francês dizia que tenho que respeitar os direitos do outro como se fossem meus próprios direitos e também que sou responsável pelo bem estar dele.
É convivendo com os outros, tendo experiências no dia-a-dia com eles que nós aprendemos a gostar de nossas semelhanças e respeitar nossas diferenças.
Solicite que os alunos formem duplas para a realização da atividade
Peça que desenhe o colega da dupla e em seguida escreva um pequeno parágrafo sobre ele ressaltando apenas as qualidades, pois, os defeitos, ele mesmo reconhecerá no momento adequado.
- Após a realização do desenho, proponha que cada um apresente o colega para a turma, dizendo pelo menos duas qualidades do colega. Neste momento você deve ficar atento para evitar brincadeiras, caso ocorra, discuta sobre o “respeito” ao outro.
- Para finalizar, faça uma exposição dos desenhos no mural, identificando-o com: título da atividade, os autores, o objetivo e a data da realização.
3º momento: Jogo – te conheço!
Nesse jogo, os objetivos são:
1º- conhecer e praticar atitudes para a boa convivência;
2º- aproximar as crianças do ponto de vista afetivo.
4º momento: História com fantoches
Professor, providencie alguns fantoches, se não tiver você mesmo pode confeccionar. Veja a seguir algumas sugestões.
Fonte: http://cantinhoalternativo.blogspot.com.br/2011/05/passo-passo-de-fantoches-com-moldes.htm
( acesso em 12/09/2012)
Outra opção: fantoches de espuma:
http://blogtiale.blogspot.com.br/2010/09/fantoches-de-espuma-modelos-e-passo.html (acesso em 12/09/2012)
5º momento: Leitura do Estatuto da criança e do adolescente
Professor, solicite que utilizem seus laptops UCA, por meio da ferramenta Mozilla Firefox (metasys>favoritos>navegador de internet) ou o tablet, os quais consistem em recursos tecnológicos móveis, mas se não participam deste projeto, leve-os até ao laboratório de informática e solicite que acessem os links a seguir.
A Turma da Mônica em: o estatuto da criança e do adolescente.
Fonte: http://www.fundacaofia.com.br/ceats/eca_gibi/capa.htm (acesso em 11/09/2012)
Vídeo: Turma da Mônica em: Regras e exceções:
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=RRJAO24G-rs&feature=PlayList&p=240C1AA3FD8DB0C1&playnext_from=PL&playnext=1&index= (acesso em 11/09/2012)
Professor, após a leitura, organize a turma em uma roda de conversa para debaterem o material e registrem em cartazes os artigos que mais chamaram a atenção. Estes cartazes poderão fazer parte na socialização do projeto.
6º momento: Atividade
Fonte da imagem: http://talitacumi-mc.blogspot.com/2008_10_01_archive.html (acesso em 11/09/2012)
7º momento: Leitura de imagens e Produção textual
Professor, neste momento organize os alunos por equipes de trabalho, como feito na pesquisa dos conteúdos específicos. Mostre as imagens seguintes, as quais abordam os temas levantados no projeto. Você poderá utilizar um projetor multimídia para projetar as imagens ou reproduzi-las. Oriente-os na leitura de imagens:
Agora, peça para aos alunos a confecção de outras figuras/panfletos, os quais possam passar a mesma mensagem ao leitor.
Fonte da imagem: http://garotamister.blogspot.com.br/2012/05/respeito.html (acesso em 09/09/2012)
Fonte imagem: http://colunistas.ig.com.br/cip/2008/07/24/shopping-de-sp-faz-campanha-de-respeito-ao-proximo/ (acesso em 11/09/2012)
Fonte da imagem: http://fotosdenatureza.blogspot.com.br/2008/05/os-quadrinhos-de-mafalda-e-o-meio.html (acesso em 11/09/2012)
Professor, depois de realizar as pesquisas, retome com seus alunos as hipóteses que eles levantaram no início da pesquisa e solicite que confrontem com os dados obtidos, assim vão perceber quais hipóteses são verdadeiras e quais são falsas. Para facilitar entregue um quadro com as hipóteses e solicite que escrevam na frente o que descobriram.
ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DA UFU PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DISCENTE: Cuidar de si, do colega e do nosso lugar – o respeito ao colega |
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Hipóteses |
Descobertas |
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Retome com eles se todas as questões foram respondidas, se houver alguma dúvida busquem outras fontes e concluam o trabalho.
Esta etapa é tão importante quanto à realização das pesquisas, pois ela proporcionará ao aluno perceber que a pesquisa é importante e que todo conhecimento só tem validade se for conhecido por outras pessoas. Por isso, organize-os em uma rodinha e discuta com eles sobre como vão socializar o que aprenderam. Algumas sugestões podem ser discutidas com eles, tais como:
A exposição necessita de uma boa organização e planejamento envolvendo toda a turma. Além de exporem devem também divulgar na escola e convidar as famílias para que conheçam o resultado da pesquisa.
Qualquer que seja a forma de socialização os alunos devem divulgar o que aprenderam com a pesquisa, isto pode ser feito oralmente, em forma de cartazes ou mesmo vídeos produzidos por eles.
O Blog além de promover o intercâmbio virtual entre alunos da escola, socializando a pesquisa também possibilita o intercâmbio com alunos de outras escolas. Para isso você pode utilizar o recurso do Portal do Professor acessando: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/linksCursosMateriais.html?categoria=84, depois, clicar em "Produção de Textos Colaborativos usando a internet".
Outra opção: http://www.criarumblog.com/pt/ (acesso em 26/08/2012)
É importante lembrar que esta culminância deve envolver a família e a escola, para isso, algumas atividades antecedem esta realização:
Planejamento
Professor, o Portfólio ou Dossiê do Projeto oferecerá um bom material para avaliação, mas é importante reservar um espaço para que os alunos possam conversar e avaliar, não só os resultados, mas o processo, assim você terá elementos para aprimorar seu próximo trabalho.
Eles poderão fazer por escrito:
ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DA UFU PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DISCENTE: Cuidar de si, do colega e do nosso lugar – o respeito ao colega AVALIAÇÃO |
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Eu aprendi que.... |
Eu achei mais interessante... |
O que eu não gostei....
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Professor:
Dissertação de Mestrado: Cuidar de si, cuidando do outro, ampliando a consciência do eu.
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/5210/000422890.pdf?sequence=1
(acesso em 08/09/2012)
Aula: Quem sou eu? Quem é o outro? UCA
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=32179 (acesso em 08/09/2012)
Aula: O diálogo na relação com os colegas e professores
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19093 (acesso em 08/09/2012)
Aula: Cultivando a amizade desde a infância
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19200 (acesso em 10/09/2012)
Você sabe guardar segredo? http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18998 (acesso em 10/09/2012)
http://www.plenarinho.gov.br/sala_leitura/ouca-uma-historia (acesso em 08/09/2012)
http://pensador.uol.com.br/frases_do_pequeno_principe/ (acesso em 08/09/2012)
Professor, verifique se os alunos conseguiram: compreender as estratégias de pesquisa e refletir de forma crítica sobre o significado e a importância do respeito ao próximo; reconhecer que suas ações interferem na vida do outro; compreender a importância de ouvir e prestar atenção ao que o outro fala, respeitando as diferentes opiniões; participar da elaboração da síntese coletiva. Registre os avanços e as dificuldades que os alunos encontraram ao longo do trabalho e se necessário retome o que você considerar que não foi compreendido por eles.
Cinco estrelas 3 calificaciones
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07/11/2012
Cinco estrelasÓtima!
26/10/2012
Cinco estrelasParabéns pelo projeto. Muito bom. Uma experiência que servirá como sugestão de trabalho para ser desenvolvido na escola a qual eu trabalho. Iêda Lima
26/10/2012
Cinco estrelasMaravilhoso o projeto.Conseguiu proporcionar a interdisciplinariedade em todas as áreas do conhecimento.Parabéns!!!!!!!!!!!!