18/10/2013
Giandréa Reuss Strenzel
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Objetos e processos de transformação |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Perceber os sons produzidos no ambiente interno e externo da instituição;
Movimentar seu corpo de acordo com o ritmo das músicas trabalhadas;
Comunicar seus saberes aos colegas de forma compreensível e organizada;
Ampliar seu repertório musical.
Esta aula é planejada para um grupo de crianças com aproximadamente 3 anos de idade. Para sua efetivação é necessária à articulação entre professor e auxiliar de classe.
Este plano caracteriza-se como uma ampliação da aula " Que som é esse?" (Ver recursos complementares). A necessidade de ampliação surge no intuito de dar visibilidade ao processo de planejamento contínuo, ampliando os conhecimentos das crianças sobre a produção musical, bem como, as possibilidades de trabalho com esta temática. Diante disto, incluímos neste plano, momentos que envolvem histórias clássicas que abordam o fazer musical, bem como, a possibilidade de ensinar uma brincadeira cantada para grupo, com o objetivo de ensinar-lhes a relação entre os movimentos de nosso corpo e as indicações das canções sugeridas no plano.
1º Momento: Percebendo os sons de ambiente.
Materiais Necessários: Tapetes, almofadas, instrumentos musicais.
Para iniciar a aula o professor deverá convidar as crianças para sentarem em roda. Após auxiliar as crianças a se acomodarem, iniciará a conversa questionando-os sobre as novidades que desejam contar aos colegas. Neste momento as crianças terão a possibilidade de trazer suas demandas para a roda, no entanto, devem respeitar o momento de expressão dos colegas, para isso o professor atuará como mediador.
Em seguida, o professor deverá convidar as crianças para ouvirem uma história e, para isso, é necessário um espaço aconchegante em que elas possam se acomodar e ouvir a narrativa. A obra sugerida é “Os músicos de Bremen” da escritora Ruth Rocha. Escolhemos essa narrativa, para iniciar a conversa sobre a música e os instrumentos musicais. A narração pode ser realizada criando um ambiente de suspense e curiosidade, dedicando a atenção a cada aventura vivida pelos personagens.
História Os Músicos de Bremen.
Escrito por: Ruth Rocha.
Imagem disponível em: http://qrolecionar.blogspot.com.br/2011/01/os-musicos-de-bremen.html
Acesso em: 08/10/2013
Após contar a história, o professor irá questionar as crianças sobre o significado da palavra “som” e qual a diferença entre som e música. Ao ouvir as hipóteses das crianças, o professor solicitará a turma que percebam os sons presentes naquele espaço e identifiquem que objeto o produz. Passado este momento de identificação, as crianças serão convidadas a saírem de sua sala e perceberem os sons que permeiam o espaço externo da instituição. Os adultos que acompanham o grupo, devem chamar a atenção para sons que os pequenos não identifiquem, tais como, de pessoas andando, o canto de pássaros ou outros animais, o barulho de veículos, etc. Reunindo as crianças em roda no pátio, o professor irá explicar às crianças que a nossa vida está repleta de sons, o nosso próprio corpo produz muitos sons, contudo, o percebemos com clareza, ao ouvir esses sons transformados em música.
Finalizando este primeiro momento, o professor irá envolver as crianças em uma brincadeira chamada apito escondido. A brincadeira é organizada da seguinte forma: algumas crianças com apitos e outros instrumentos musicais se escondem em espaço da instituição e começam a tocar os instrumentos que tem em mãos; o outro grupo será guiado pelo som, até encontrar os colegas; neste momento as crianças trocam de posições e a brincadeira continua.
2º Momento: Uma roda de música divertida.
Materiais Necessários: Tapetes, instrumentos musicais, caixa de som e microfone.
No segundo dia, o professor deverá conversar com as famílias e profissionais da instituição, no intuito de proporcionar ao grupo uma roda de música com a presença de um adulto que toque algum instrumento musical e possa enriquecer esse momento. Caso a instituição tenha essa possibilidade de promover esse momento às crianças, o professor deve planejá-lo juntamente com este adulto, selecionado as músicas que desejam apresentar às crianças, pensando em momentos que possibilitem o movimento (dança) e outros em que as crianças possam participar cantando junto. É interessante que o professor selecione algumas músicas que as crianças não conhecem, para que tenham seu repertório musical ampliado.
Após organizar o espaço, o professor irá conduzir as crianças até os tapetes e iniciará a atividade, incentivando a participação das crianças em cada momento da proposição.
Momento da Roda de música
Acervo institucional NDI/2013
Fotografia: Saskya Bodemmuller
Se a instituição não tenha a possibilidade de um adulto para tocar com as crianças, o professor deverá organizar uma roda de música com crianças, selecionando as músicas que deseja ensinar e organizando o espaço para essa atividade. Ao iniciar a roda, o professor deverá escolher uma canção que as crianças conheçam e em seguida poderá convidar algumas crianças que desejam cantar no microfone. Em seguida, o professor cantará músicas com movimentos e as mais lentas as crianças acompanharão com os instrumentos musicais.
3º Momento: Aprendendo uma brincadeira cantada.
Materiais Necessários: aparelho multimídia, tapetes, almofadas e o DVD Brincadeira Cantadas 2 – Palavra Cantada.
No terceiro dia, o professor convidará as crianças para assistirem o vídeo do grupo “Palavra Cantada”, sugerimos a música Ciranda Caracol do álbum “Brincadeira Cantadas”. Inicialmente as crianças serão acomodadas para assistir o vídeo. É interessante que o espaço escolhido proporcione também a possibilidade de dançar. Após assistirem a primeira vez, o professor desafiará o grupo a imitar alguns movimentos indicados pelo vídeo.
Em seguida, as crianças serão convidadas para realizar algumas brincadeiras do vídeo no pátio da instituição. A primeira brincadeira será “A dança das caveiras” organizada da seguinte forma: as crianças formam um círculo e ao iniciar a música, uma criança vai ao centro e cria um movimento que deve ser imitado por todos do grupo. Em seguida é escolhida outra criança que deve criar um movimento diferente e assim segue até a música terminar. Em seguida, o grupo irá experimentar a música “Ciranda Caracol”.
Sugerimos que esse momento seja filmado, assim as crianças terão a possibilidade de avaliar sua participação nesta proposta e vislumbrar a possibilidade de criar novos movimentos.
Matéria sobre música na educação infantil:
Músicas sugeridas no plano:
http://www.youtube.com/watch?v=pGGdei-cu9c
http://www.youtube.com/watch?v=NyVCwZ5ct0M&hd=1
Aulas do portal com temática semelhante:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21388
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=37137
Aula: Que som é esse?
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=49721
As observações e o registro têm papel fundamental para a avaliação deste plano, já que é por meio dessas ferramentas que o professor deverá perceber como as crianças se apropriam dos conhecimentos trabalhados em sala. Neste caso, partimos das rodas de conversa, percebendo como as crianças estão se expressando e em seguida como as crianças perceberam os sons produzidos pelos instrumentos musicais e como se organiza a harmonia destes sons, a partir das quais pudemos avaliar o que as crianças aprenderam sobre os diferentes sons e as possibilidades de criação de movimento.
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