20/09/2014
Eliana Dias e Lazuíta Goretti
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: variação linguística: modalidades, variedades, registros |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Recursos linguísticos em uso: fonológicos, morfológicos, sintáticos e lexicais |
Educação Escolar Indígena | Línguas | Análise linguística e sociolinguística |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Análise linguística |
Conteúdos: concordância verbal e nominal.
Estratégias e recursos:
Professor, para essa aula ser exitosa, é imprescindível que os conteúdos concordância nominal e verbal já tenham sido ministrados.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=36069 Acesso em 18 set. 2014.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=27302 Acesso em 18 set. 2014.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=35909 Acesso em 18 set. 2014.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=16281 Acesso em 18 set. 2014.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=10394 Acesso em 18 set. 2014.
O objetivo é os alunos exercitarem o uso das regras de concordância nominal e verbal por meio de um quiz online.
A aula deverá acontecer no laboratório de informática. Os alunos deverão trabalhar em duplas, de modo que um ajude o outro.
Deverão acessar os seguintes endereços:
http://rachacuca.com.br/educacao/portugues/concordancia-verbal/ Acesso em 18 set. 2014.
http://rachacuca.com.br/educacao/portugues/concordancia-nominal/ Acesso em 18 set. 2014.
Professor, peça aos alunos para que, quando tiverem alguma dúvida, chamem-no!
O objetivo é os alunos identificarem inadequações nos exemplos listados.
O professor dividirá a sala em quatro grupos e para cada grupo apresentará 4 ocorrências de inadequações relativas à concordância nominal e verbal.
Quando autorizados pelo professor, os alunos deverão identificar a inadequação de cada exemplo, corrigi-la e citar a regra de concordância que foi infringida.
Exemplo:
Regra infringida:
Correção:
Sugestões:
http://2.bp.blogspot.com/-UOd4G0CR7Qo/TguKwCtZKMI/AAAAAAAAACU/IJZGlZhq0dY/s1600/pol%25C3%25ADcia+da+l%25C3%25ADngua+2.jpg Acesso em 18 set. 2014.
http://4.bp.blogspot.com/_7fBMwJV7rOg/TOEsY2MO2QI/AAAAAAAABmI/KvMOpnmymQ0/s1600/Confeciona-se.JPG Acesso em 18 set. 2014.
http://2.bp.blogspot.com/_66N8ybuBfFE/TAwmlTB-8tI/AAAAAAAAApg/n_iAMkFSLlQ/s1600/Praca+escola+6-6-10.JPG Acesso em 18 set. 2014.
http://1.bp.blogspot.com/-fZ1QopV9ZWk/TrHoDRe8omI/AAAAAAAAAjo/Xe40oLegmM0/s400/WSCOM_02_11.jpg Acesso em 18 set. 2014.
http://www.e-zap.net/image.axd?picture=2010%2F4%2Farmas.jpg Acesso em 18 set. 2014.
http://4.bp.blogspot.com/-gKq0ZCufaMY/UV19ZizMWfI/AAAAAAAAC-0/zZZtRNGt2_M/s1600/553051_492572547456876_340398473_n.jpg Acesso em 18 set. 2014.
O objetivo é promover uma competição interclasse sobre o reconhecimento das regras de concordância.
Os alunos, ainda trabalhando em quatro grupos, deverão buscar na internet exemplos de inadequações relativas à concordância verbal e nominal. Cada grupo deverá selecionar, pelo menos, 10 ocorrências.
De posse dessas ocorrências, a ideia é que eles organizem uma competição, que deve atender a seguinte ordem:
Para leitura do professor:
http://www.soportugues.com.br/secoes/sint/sint49.php Acesso em 18 set. 2014.
http://www.soportugues.com.br/secoes/sint/sint59.php Acesso em 18 set. 2014.
http://revistaescola.abril.com.br/formacao/video-importancia-jogos-aprendizagem-lino-de-macedo-735256.shtml Acesso em 18 set. 2014.
http://pt.slideshare.net/shycafranco1/brincar-no-ensino-de-lngua-portuguesa Acesso em 18 set. 2014.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!