19/01/2009
Erwin Doescher, Andréa Marques Leão Doescher
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
As estratégias utilizadas nestas aulas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática.
Motivação:
O professor deverá iniciar a aula mostrando as imagens de Chaves (Fig.1) e Xuxa (Fig.2), que são artistas muito conhecidos, principalmente entre as crianças. Após mostrar a imagem de cada um deles, pedirá que escrevam seus nomes. Provavelmente algum aluno perguntará com que letra se escreve Xuxa e/ou com que letra se escreve Chaves. Então poderá introduzir a temática da aula, enfatizando que apesar algumas palavras terem o mesmo som não são escritas da mesma forma, com as mesmas letras, como é o caso do exemplo acima (Xuxa e Chaves). Poderá enfatizar que em todas as línguas, não somente na Língua Portuguesa, existem regras para a escrita das palavras e estas precisam ser conhecidas e seguidas! Feito isto, o professor deverá apresentar o recurso de vídeo, postado abaixo, aos alunos que ilustra isto muito bem.
Figura 1 - Imagem do Personagem Chaves. Disponível em: http://br.geocities.com/pensamentoadolescente/chaves.jpg Acesso em: 15. Jan. 2009.
Figura 2 - Imagem de Xuxa. Disponível em: http://fabiaolima.files.wordpress.com/2008/04/xuxa31.jpg Acesso em: 15. Jan. 2009.
Recurso:
O recurso é um episódio do programa “Orto e Grafia”, apresentado pela TV Escola, que por meio do teatro de bonecos, ensina a grafia correta de algumas palavras grafadas com -X e com –CH.
Link do Recurso no site do Portal do Professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/658/me001155.wmv
Atividade 1
Após a apresentação do vídeo, o professor deverá perguntar aos alunos se havia alguma palavra no diálogo entre as personagens do recurso que eles não conheciam. Assim, o professor poderá auxiliá-los a procurar a palavra desconhecida no dicionário para saber qual é o seu significado.
Sugestão: os alunos poderão, em conjunto, formarem um glossário (o professor deverá explicar qual a diferença entre glossário e dicionário) com todas as palavras que eles tiveram dificuldade na apresentação do recurso.
Atividade 2
Nesta atividade, os alunos poderão através dos links abaixo ler algumas histórias infantis de Ruth Rocha (em cada link há uma história de Ruth Rocha e o professor poderá previamente dividir os alunos em pequenos grupos para que cada grupo leia uma das histórias elencadas nos links abaixo) e fazer uma lista de palavras que são escritas com X e CH e depois socializar com os demais grupos, já que nem todos os alunos lerão a mesma história. Assim, esta atividade tem o objetivo de levar os alunos a conhecer as histórias de Ruth Rocha e nelas selecionar as palavras com as grafias X e CH, maximizando a possibilidade de aumentar o repertório de conhecimento de palavras dos alunos.
Figura 3- Imagem de uma das histórias de Ruth Rocha. Disponível em: http://www2.uol.com.br/ruthrocha/historias_01.htm Acesso em: 30. Dez. 2008.
http://www2.uol.com.br/ruthrocha/historias_01.htm "Meus lápis de cor são só meus".
http://www2.uol.com.br/ruthrocha/historias_15.htm "Bom dia, Todas as cores!".
http://www2.uol.com.br/ruthrocha/historias_06.htm "A escolinha do mar".
http://www2.uol.com.br/ruthrocha/historias_14.htm "As coisas que a gente fala".
http://www2.uol.com.br/ruthrocha/historias_10.htm "Gabriela e a Titia".
http://www.colegiosaofrancisco.com.br/alfa/literatura-infantil-ruth-rocha/o-menino-que-quase-virou-cachorro.php "O menino que quase virou cachorro".
http://www.colegiosaofrancisco.com.br/alfa/literatura-infantil-ruth-rocha/a-arca-de-noe.php "A arca de Noé".
http://www.colegiosaofrancisco.com.br/alfa/literatura-infantil-ruth-rocha/faca-sem-ponta-galinha-sem-pe.php "Faca sem ponta Galinha sem pé".
http://www.colegiosaofrancisco.com.br/alfa/literatura-infantil-ruth-rocha/faz-muito-tempo.php "Faz muito tempo".
http://www.colegiosaofrancisco.com.br/alfa/literatura-infantil-ruth-rocha/davi-ataca-ao-outra-vez.php "Davi ataca outra vez".
Atividade 4
Neste momento o professor deverá pedir aos alunos que eles elaborem um texto, uma história infantil, por exemplo, contendo palavras com som de X ou CH. Terão como inspiração as histórias que acabaram de ler da escritora Ruth Rocha.
Feito isto, os alunos deverão verificar a escrita destas palavras (que escreveu na história) no dicionário. Para o enriquecimento da elaboração da história, os alunos poderão confeccionar desenhos ou então procurar imagens para ilustrar suas histórias em revistas, jornais ou mesmo na internet, se houver esta possibilidade.
Sugestões
É importante que o professor fique por dentro das mudanças das regras ortográficas que entraram em vigor no dia primeiro de janeiro de 2009. Através do site indicado abaixo poderá conhecer tais mudanças. Uma outra sugestão é que o professor verifique se há alguma palavra nas histórias de Ruth Rocha que mudaram a escrita e então alertar os alunos para isso!
http://g1.globo.com/Noticias/Vestibular/0,,MUL936903-5604,00.html
Aulas Publicadas no Portal do Professor que versam sobre a Escrita de Textos:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=654
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=659
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=491
Nome | Tipo |
---|---|
Achado | Vídeo |
Quatro estrelas 17 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
26/07/2015
Três estrelasBoa aula.
09/09/2013
Cinco estrelasAdorei a aula, pois a mesma abordou de uma forma divertida um conteúdo que na maioria das vezes é considerado chato pelos estudantes. Acredito que ela contribuirá de forma efetiva para aprendizagem dos estudantes.
29/11/2011
Cinco estrelasmuito legal...amei,parabéns
30/10/2011
Quatro estrelasAdorei as sugestões! Continuem, isso nos auxilia muit em nossa prática docente.
22/03/2011
Cinco estrelasadorei e um maximo a explicaçao
23/02/2011
Cinco estrelasmuito bom!!!! parabêns
11/11/2010
Cinco estrelasgostei muito das dicas de aula elas me ajudaram bastamte a dar aula mais ciente do que estou encinando aos meu alunos ja me cadastrei todosos dias vou entra ai minhas aulas vam melhorar cada vez mais
24/06/2010
Cinco estrelasMuito boa as estrategias e a aula.
10/06/2010
Cinco estrelaseu adorei a aula foi demais.......
24/03/2010
Três estrelasGostei muito das atividades,mas devem ser trabalhadas a palavra associada a imagem para melhor fixação da grafia da palavra.
24/03/2010
Três estrelasOLÁ! GOSTEI DA ATIVIDADE MAS VC PODERIA TAMBÉM TRABALHAR NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA COM O PROGRAMA TUX- PAINT DO LINUX EDUCACIONAL O DESENHO FEITOS PELOS ALUNOS COM A ESCRITA DAS PALAVRAS COM COM CH E X, PERCEBENDO OS SONS E SUA GRAFIA CORRETA. PARA MELHOR COMPREENSÃO.
24/03/2010
Cinco estrelasGostei muito da proposta apresentada!
24/03/2010
Quatro estrelasAdorei essa proposta de se trabalhar com x/ch, concerteza quero usá-la, depois direi como foi.
24/03/2010
Cinco estrelasParabéns Minha Resposta Para Você é Excelente..abração
24/03/2010
Três estrelasGostei muito das atividades,mas devem ser trabalhadas a palavra associada a imagem para melhor fixação da grafia da palavra.
24/03/2010
Quatro estrelasotimo muito criativo
24/03/2010
Quatro estrelasMuito bem!Sou bastante criativa e trabalho muito com atividades desse tipo.Espero que esta atividade chegue até os olhos de prafessores que desejam trabalhar dessa forma mas não sabe como se organizar.