03/05/2010
Claudia Helena Azevedo Alvarenga
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Artes | Música: Estruturas sintáticas |
Ensino Médio | Artes | Música: Canal |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes | Música: desenvolvimento da linguagem musical |
Ensino Médio | Artes | Música: Estruturas morfológicas |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico |
Ensino Médio | Artes | Música: Contextualização |
a) Conceituar "variação" em Música;
b) Compor variações sobre temas apresentados.
Não é obrigatório algum conhecimento formal prévio, mas a aula será melhor aproveitada e os resultados dos trabalhos propostos serão mais enriquecedores, se os alunos tiverem a experiência anterior de aulas regulares de música na escola, além de conhecerem o vocabulário básico em música. Para tanto, recomendamos as aulas sobre os parâmetros do som:
MÚSICA: Parâmetros do som 1 - altura
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15573
MÚSICA: Parâmetros do som 2 - duração
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15575
MÚSICA: Parâmetros do som 3 - intensidade
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15576
MÚSICA: Parâmetros do som 4 - timbre
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15577
Caro professor, a coleção “Música: Composição” tem o propósito de oferecer um grupo de aulas introdutórias que despertem o interesse dos alunos sobre o ato de compor e de mostrar a existência de um trabalho racional por trás do que muitas vezes é considerado um trabalho divino, um ato de pura inspiração.
Atividade 1
Inicie a aula discutindo sobre a rotina do dia-a-dia. A ida para a escola durante a semana nos mesmos horários, a agenda de aulas sempre a mesma, a hora do almoço e do jantar... enfim, a existência de uma tendência à repetição no cotidiano.
No entanto, pergunte se eles fazem exatamente as mesmas coisas nas aulas. Pergunte se acontecem exatamente as mesmas coisas no caminho para a escola. Eles comem as mesmas coisas todos os dias nas refeições?
Conclui-se que existem variações no dia-a-dia, mas também há uma referência. Isso acontece também em Música quando utilizamos um tema musical como referência e a partir deste tema criamos posteriores variações.
Atividade 2
Passe a um trabalho de audição. Dê exemplos musicais e comente. Tente fazer com que os alunos descubram onde está o tema e onde estão as variações. Que elemento ou quais elementos foram modificados? A seguir, sugerimos três exemplos:
- Quinteto “A truta” (Schubert) - http://www.youtube.com/watch?v=wlxVTpEyMEw
- Variações de samba ao pandeiro - http://www.youtube.com/watch?v=BXAZfqrZYiw
- Variações sobre Scarborough Fair - http://www.youtube.com/watch?v=KRqtA4gBYQM
Atividade 3
Agora passe ao exercício de composição. Divida a turma em grupos de até quatro alunos e peça para que eles criem uma ou mais variações sobre um tema determinado. É interessante oferecer um tema simples e conhecido: uma canção do repertório do grupo ou uma canção que esteja fazendo sucesso na mídia, por exemplo.
Outra possibilidade é oferecer um ostinato (veja mais em Recursos Complementares) para o grupo tocar ou cantar, e depois criar variações sobre o ostinato. Veja os exemplos abaixo:
Visite os grupos durante o exercício ajudando a achar soluções para variar o tema, seja no andamento, no acompanhamento (pode ser feito com percussão corporal ou vozes, por exemplo) ou na duração de certas palavras, enfim, da forma como a criatividade permitir e de modo que o tema original ainda possa ser identificado e reconhecido.
"Variação" em Música na wikipédia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Varia%C3%A7%C3%A3o_(m%C3%BAsica)
Música - Pedal e Ostinato, uma experiência de composição com alunos em sala de aula - aula 01
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=6382
Música - Pedal e Ostinato, uma experiência de composição com alunos em sala de aula - aula 02
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=6384
Ao final, os alunos deverão apresentar seus trabalhos. Se possível, grave para posterior apreciação. A seguir, promova uma discussão sobre o que foi mostrado e analise o resultado junto com a turma. Provoque com perguntas e observações que destaquem características das peças compostas:
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
15/03/2011
Cinco estrelasPesquisando na internet, encontrei esse site que realmente é muito útil na vida do educador musical. Parabéns pela iniciativa.